Capítulo 1 Primeiro Passo Uma simples mudança de hábito representa 90% do sucesso da tarefa de organização.

Pense nos costumes e comportamentos que estão, muito provavelmente, contribuindo para a instalação do caos em sua vida. Antes de tentar modificar qualquer coisa, você deve reconhecer e aceitar a responsabilidade de seu papel no CAOS doméstico e estar disposto a mudar padrões de pensamento que o impediram até agora de alcançar o seu objetivo de levar uma vida mais organizada. Se começar a pensar e agir como uma pessoa organizada, você se tornará uma. Felizmente, quanto mais desempenhar esse papel, mais natural ele será. Pense em sua motivação. O que você tem a ganhar se organizar sua vida? E o que tem a perder se não fizer isso? Crie um plano mensal. Escolha as cinco coisas que mais deseja organizar no próximo mês. Numere-as de acordo com a prioridade de cada uma. Se, no final de um mês, você ainda não tiver cumprido todas as cinco tarefas, faça outro plano mensal detalhando os objetivos - e o que está disposto a fazer para conseguir isso. Entre em ação imediatamente. Escolha uma das dicas deste livro e pratique-a hoje mesmo. Ou reserve 5 minutos para organizar a gaveta de meias. Decida iniciar hoje a tarefa de organização. Conte a sua decisão a alguém. Comece escolhendo um espaço para organizar. Em seguida, feche os olhos e imagine como seria esse espaço se ficasse livre de bagunça - e como você se sentiria depois disso. Não é necessário interromper tudo o que você está fazendo para organizar. Você só precisa COMEÇAR. Torne o hábito da organização uma parte de sua rotina diária. Faça isso primeiro. Faça depressa. Você já foi organizado? Tente lembrar-se. O que aconteceu? Você mudou de casa? Constituiu família ou mudou de emprego? Casou-se? Divorciou-se? Passou pela perda de um ente querido? Boas notícias: se um dia você foi organizado, é mais fácil retornar esse hábito. Acredite nisso!! Comece pelo espaço onde houver mais bagunça. O resultado óbvio de limpeza e ordem lhe dará grande confiança para continuar. Converse com seus familiares sobre os motivos da decisão de se organizar. Peça ajuda a eles. Talvez seja preciso incentivá-los. Idéias: Estabeleça um sistema de recompensas para quem aderir às novas regras domésticas; programe um passeio em família após uma grande tarefa de limpeza, ou prometa aumentar a mesada dos seus filhos.

Comece pela bagunça diária. Faça o que for necessário para cuidar da correspondência, da louça, da lavagem de roupa. Depois arrume o que está fora de lugar. Comprometa-se a reservar um período de seu dia para dedicar às atividades de arrumação e organização. Prefira um horário em que você esteja com a mente descansada. Marque um compromisso consigo mesmo e anote em sua agenda. Cumpra esse compromisso como cumpriria qualquer outro. Se for impossível fazer isso todos os dias, marque períodos de arrumação de 30 minutos duas ou três vezes por semana. Escolha com antecedência a recompensa que dará a si mesmo quando completar cada etapa de organização. Idéias: Compre flores, faça uma massagem relaxante ou convide amigos para um café ou lanche em sua sala recém-organizada. Relacione suas metas de organização a um objetivo de vida mais amplo. Pense nas chances que uma casa organizada lhe dará: você terá mais tempo e mais espaço para investir em seus sonhos ou simplesmente para aproveitar a vida doméstica de maneira mais calma e prazerosa. Estabeleça um prazo. Ofereça um jantar para sua família num feriado ou marque uma data para dar uma festa em sua casa. Sim, organização significa trabalho. Mas nada é tão complicado quanto você imagina. A parte mais difícil é COMEÇAR Estabeleça também uma recompensa diária para cada tarefa cumprida. Você pode, por exemplo, navegar na Internet, ver um programa de TV ou bater um papo no telefone depois de concluída a tarefa - não antes. Peça a alguém para verifica, uma vez por semana, seus progressos na tarefa de organização. Sem comprometimento, nada se pode fazer. Escreva seus objetivos e ponha o lembrete no espelho do banheiro ou em qualquer outro local bem visível - para lembrar-se deles todos os dias. Não esqueça as finalidades de sua decisão. Tenha sempre em mente o bem-estar que vai sentir depois de organizar sua casa e sua vida. Tente se lembrar disso quando ficar "tentado" a esconder uma pilha de papéis na gaveta mais próxima ou comprar mais um objeto desnecessário. Veja o que você está dando bom resultado. Se você foi bem-sucedido na arrumação de um cômodo, aplique os mesmos métodos em outras áreas da casa. Procure conhecer todos os produtos de organização doméstica disponíveis. Você vai encontrar a solução ideal para vencer qualquer desafio. Não acha tempo para se organizar? Encontre esse tempo ligando o televisor 15 minutos depois do horário de costume e desligue-o 15 minutos antes.

Seja realista com relação ao que você pode ou não pode fazer. Não é possível organizar a casa toda da noite para o dia. Mas é perfeitamente possível arrumar uma gaveta em apenas 15 minutos. Aproveite o horário que você assiste à TV para arrumar alguma coisa. Leve uma gaveta para a sala, por exemplo, e despeje todo o sei conteúdo sobre a mesa ou o tapete. Durante os comerciais, separe os objetos em quatro grupos: para jogar fora, para guardar no lugar certo, para doar e para manter. Devolva à gaveta apenas o último grupo. Comece agora mesmo. Nos próximos cinco minutos, recolha cinco objetos e guarde-os no lugar certo. Ponha o cérebro Complete os seguintes pensamentos: Sou desorganizado por que... As três principais razões que me impedem de ser organizado são... O que realmente causa desordem aqui em casa é... Eu poderia ser mais organizada se... Quero me organizar por que... Ser eu fosse bem organizado, poderia... Nossa experiência é orientada por nossas crenças. Se você acreditar, por exemplo, que todo esforço não fará diferença, essa será sua EXPERIÊNCIA. Procure identificar alguma crença desse tipo que talvez esteja limitando sua capacidade de organização. Estabeleça metas simples, “Hoje vou arrumar a gaveta da escrivaninha e depois vou parar" como: para funcionar.

Organizar um cômodo de cada vez. E vá por partes: um móvel ou uma gaveta por vez. Se você sempre foi bagunceiro, é provável que nunca tenha aprendido como se organizar. Mas poderá aprender lendo livros sobre o assunto e observando como as pessoas organizadas agem. Programe-se para aprender habilidades de organização. Faça um planejamento. Tarefas de organização aleatória também são boas, mas, se você realmente quiser agilizar o processo, planeje. Por onde vai começar? Quanto tempo por dia vai dedicar-se às tarefas? Arranje companhia - alguém que, tanto quanto você, queira se organizar. Façam isso em conjunto. Conversem toda semana, pessoalmente ou por telefone, para comentar seus progressos, trocar sugestões e motivar-se. Peça ajuda a um amigo ou parente para arrumar algumas áreas de sua casa em troca de um favor que você possa fazer ou ajude-o também na organização da casa dele.

Organize uma reunião da limpeza progressiva. Convide alguns amigos ou parentes para passar um sábado em sua casa arrumando o quarto da bagunça. Ofereça um lanche e música para animar o ambiente. No sábado seguinte, continuem a reunião na casa de um deles para organizá-la também. Pense na possibilidade de solicitar ajuda profissional. Há algumas firmas que poderão orientá-lo. Uma boa conversa pode ser o incentivo que você precisa para começar. Mantenha um diário de suas atividades de organização. Anote, por exemplo, o tempo gasto nas tarefas de cada dia, o cômodo ou as coisas que você arrumou, o que sentiu ao concluir o trabalho e sua meta para o dia seguinte. Torne suas tarefas de organização mais divertidas. Ligue o rádio ou ouças seus discos favoritos. Programe uma comemoração pelo sucesso de seu projeto de organização doméstica para daqui a três meses. Marque a data no calendário. Mantenha um registro de seus progressos. Use uma caneta colorida para marcar no calendário (com um X) os dias em que você passou menos de 5 minutos limpando e organizando sua casa e suas coisas. Adote o método dos dois passos para arrumar a casa toda. Comece recolhendo e levando para o lugar certo as coisas que estiverem espalhadas. No segundo passo, arrume os objetos em cada cômodo. Divida os projetos maiores em etapas, um passo de cada vez. Comece com uma lista de todas as etapas e organize-se depois, segundo a prioridade de cada uma. Partindo do prazo que estabeleceu para a conclusão de seu plano de organização, escolha uma data para cada etapa e marque-a no calendário. Se ainda não tem um prazo para seu projeto, estabeleça um hoje mesmo. O que você costuma fazer que talvez esteja contribuindo para a desordem e o caos em sua vida? Identifique seu pior HÁBITO bagunceiro e trabalhe para mudar esse comportamento durante o próximo mês. Ajuste o despertador (TIMER) ou qualquer outro tipo de alarme para marcar o tempo de cada tarefa e para ajudá-lo a manter-se concentrado no que estiver fazendo. Dedique toda a sua atenção a cada tarefa de organização. Para não ser interrompido, deixe que a secretária eletrônica registre as chamadas. Já tentou organizar antes e acabou desistindo por se achar um fracasso? Não foi você que falhou, e sim seu plano. Talvez tenha tentado fazer tudo de uma vez e depressa demais. Tente lembrar o que aconteceu e o que aprendeu com a experiência. Faça de forma diferente agora e conseguirá um resultado também diferente.

Escolha um deles e divida-os em miniprojetos. trabalhe num miniprojeto de cada vez. Renova as coisas desnecessárias e guarde-as em outro lugar ao invés de carregá-las com você. 2. 3. cozinha ou garagem.Faça uma lista de vários projetos de organização. Organize sua bolsa. 1. Elimine da lista o projeto cumprido e passe para o seguinte. esses miniprojetos podem incluir a bancada da pia. por exemplo. Jogue fora tudo o que não tiver serventia. Na cozinha. 4. Isso vai apenas dificultar o trabalho. Resista ao impulso de ser criativo em seu método de organização. entre outras coisas. Cinco maneiras de motivar os outros membros da família a ser mais organizadas. receitas. a despensa. Explique tudo o que incomoda você e os motivos disso Mude a maneira de solicitar colaboração (ordem em vez de negociação) Ofereça todo apoio para ajudá-los a mudar seus hábitos Mostre-se disposto a fazer acordos Prepare-se para aceitar o fato de que talvez nem tudo seja feito da forma exata como você gostaria ou faria. . Para tornar as tarefas de organização uma prioridade crie recompensas financeiras. com o dinheiro ganho com a venda dos objetos dos quais não precisa ou que não quer mais? Use essa idéia como incentivo: quanto mais coisas dispensar e vender. fotos. Use nécessaire para guardar objetos de higiene pessoal. Reduza ao mínimo indispensável o número de objetos para encontrá-los mais facilmente quando precisar deles. Canalize sua criatividade para outras áreas. o gabinete. Durante um período de 5 a 15 minutos por dia. mais dinheiro poderá ganhar. o freezer e as receitas. O que você faria. até concluir todo o projeto principal. a geladeira. Retire todo o conteúdo dela. por exemplo. tais como arquivos. as gavetas de talheres.

Mesmo que disponha de apenas 5 minutos. isso é melhor que nada. Remova todo o conteúdo e separe os objetos em 5 categorias: 1. Guardem no lugar certo as coisas que pertencerem a outro cômodo ou móvel. Conservar Jogue fora tudo o que estiver na primeira categoria. talvez decida ir até os 15 minutos ou até mais. Devolva ao lugar apenas o que deve ficar ali. . você eliminará a necessidade de tomar várias decisões isoladas mais tarde. Vender 5.Capítulo 2 Livre-se da Bagunça Remova primeiro a bagunça . Se você começar.qualquer um. Guardar no lugar certo 3. Reserve 15 minutos por dia para livrar seu espaço da bagunça. A organização fica muito mais fácil quando há menos coisas em seu caminho. as coisas que você realmente gosta e deseja conservar. Conservar ou dispensar? Pergunte-se: Usei esse objeto no ano passado? Vou precisar dele no futuro? Preciso conservá-lo por motivos Legais? Seria difícil conseguir outro em caso de necessidade futura? Se a resposta a todas as perguntas for negativa. Escolha um cômodo . ele só vai ocupar um espaço precioso que você poderia destinar a coisas que realmente usa. Quando acha que estará disposto a abrir mãos das coisas que não precisa nem usa mais? Seis meses? Um ano? Dois anos? Uma vez estabelecido esse prazo. Jogar fora 2. ou seja. o objeto está apenas ocupando espaço.só depois comece a pôr tudo em ordem. Seja honesto com relação às coisas que você precisa realmente conservar. Escolha agora uma gaveta ou prateleira existente nesse cômodo e comece por aí. dispense o objeto. Ponha uma caixa tudo o que pretende dar ou vender. Se conservar um objeto desnecessário. Doar 4. Continua indeciso? Pergunte-se: Qual é o propósito útil desse objeto em minha vida? Trata-se de uma coisa que você usa ou lhe dá satisfação? Em caso negativo. É difícil para você tomar essas decisões? Estabeleça então um prazo para dispensar determinados objetos.

Escreva na caixa o conteúdo da caixa e a data. Estabeleça limites para coisas como sacolas de plásticos (vinte são mais que suficientes). transportar. Se você tem dificuldade de abrir mão de suas coisas. Admita que você não é mais a pessoa que era dez anos atrás. Peça a alguém que guarde provisoriamente as coisas que você ainda não decidiu se vai conservar ou descartar.O passo final da sessão de arrumação da bagunça é o mais importante: programe a próxima sessão. Mas que valor tem um conjunto que. Seus interesses. Guarde-as em uma caixa. depois do qual se estragam. apenas acumulando pó? Nenhum. Nós costumamos nos apegar a coisas que já não usamos porque "custaram caro". Uma grossa camada de poeira sobre um objeto é um sinal claro demais que você não precisa dele. passe adiante o objeto. A conservação de um objeto faz aumentar o apego a ele. Siga as regras do bom senso: alguma coisa é feia e não lhe serve. seus gostos e seu estilo mudaram. Você tem COISAS DEMAIS? Mudar-se para uma casa ou um apartamento maior não é a solução. Sem dúvida. Remova de seu espaço físico todas as coisas que não usa. está pendurado há anos em seu armário. e não dos que vai descartar. pense em termos dos objetos que vai conservar. Se você levar mais de 60 segundos para decidir se vai ou não conservar um objeto. mas será que você precisa mesmo disso? Permita a si mesmo livrar-se do que já não é necessário. Passe-o adiante. desembalar e instalar esse objeto na nova casa?" Se a resposta for negativa.e remova o restante. embora elegante. é muito provável que não precise dele. dê outro destino a ela. potes de margarina ou de iogurte (de quantos você precisa de fato?). sempre é possível usar uma camiseta velha como pano de limpeza. panos de limpeza (tenha apenas o necessário) e papel para impressora. Livre-se de tudo que já não tem utilidade nem sentido para você. Decida com antecedência uma quantidade razoável e elimine o excesso. Faça de conta que você está de mudança e pergunte-se: "Vale a pena o esforço de empacotar. . mas das quais não consegue separar-se. Todos os objetos têm um período de vida útil. e ele poderá adquirir imenso valor para alguém que o use em uma entrevista e consiga a vaga. Tome a decisão de cercar-se apenas das coisas que você ama e usa . doe a caixa inteira. Se no prazo de seis meses ou um ano não precisar dessas coisas. Procure tomar decisões com rapidez. Doe esse conjunto. Procure cercar-se das coisas que fazem parte de seu modo de ser atual.

desde livros e roupas até utensílios domésticos em geral. ACREDITE . Se você não é o causador da bagunça. tampouco é responsável por ela.guarde-a com carinho! . Se houver alguma coisa supérflua. Programe a retirada de seus donativos. Melhor ainda. Se a bagunça está interferindo em seus relacionamentos ou em seu trabalho. Quando tiver de tomar decisões sobre objetos de valor sentimental.ou pense em reciclagem. Considere o projeto de organização como uma oportunidade de dar suas coisas supérfluas a quem precisa delas mais do que você .a quem de direito. Permita a si mesmo livrar-se do restante. se necessário. Procure cercar-se de coisas BELAS e úteis. Há muitas coisas que só ocupam espaço e acabam por deprimir você.e trabalho . Pense na possibilidade de doar suas coisas ou levá-las a um brechó para que outras pessoas as vendam. Valorize seu tempo.nem mesmo como donativos. encontre uma que envie um veículo para recolher seus donativos. Procure uma Instituição de caridade que aceite donativos. Existe sempre a probabilidade de sentir falta de alguma coisa. Transfira a responsabilidade . Compare o aborrecimento de abrir mão dos objetos que não lhe servem mais com o desconforto de viver com todos eles entulhando sua casa. removaas de sua casa tão depressa quanto possível. procure o apoio de pessoas amigas e organizadas que possam ajudálo e orientá-lo. Não perca tempo tentando vender coisas imprestáveis ou obsoletas.Depois de tomar a decisão de se desfazer de algumas coisas. Não acumule coisas para vender num bazar de caridade se ainda não houver data marcada para o evento. Ninguém quer essas coisas . ou leve-os pessoalmente Empacote o que vai jogar fora e deixe tudo junto com o lixo diário para ser recolhido pelos garis. Algum PROGRESSO é melhor que nenhum progresso. Contrate um carreto para remover os objetos se for necessário. Programe a vinda do veículo dessa Instituição para recolher seus donativos no máximo em uma semana ou leve-os você mesmo.você vai tomar a decisão correta! Não encare a tarefa de arrumação como uma necessidade de se desfazer de suas coisas. como livros didáticos. mas raramente se lembrará disso. Nesse caso. É necessário ter muito tempo e energia para planejar um bazar de caridade bem-sucedido. não se sacrifique separando-se dela . mas de grande valor sentimental para você. é melhor doá-las. conserve apenas aqueles que lhe trazem boas lembranças. velhos equipamentos de informática ou objetos que não tem conserto.

Para guardar uma recordação dos desenhos e trabalhos escolares de seus filhos sem ocupar muito espaço. cartões. . entre outras emoções negativas. limite o número de caixas a uma para cada morador. Se você tem muita bagunça em casa. Há ainda as alternativas de vender os mais valiosos e fazer uma doação em nome do ente querido. Procure uma forma de exibi-los e até de usá-los. isso quer dizer que você é mais rico do que imagina. Se houver pouco espaço em sua casa. nem pode apreciá-los. O ato de doar algumas de suas posses materiais pode ajudá-la a libertar-se de culpas e rancores. Transforme a bagunça em dinheiro:      Participando de um bazar de caridade Anunciando objetos de marca no jornal do bairro Vendendo esses objetos em consignação Vendendo-os para um brechó Usando a internet para vendê-lo Limpe e organize seu local de trabalho. Encare o projeto de organização como uma oportunidade de COMPARTILHAR sua abundância . encontre um modo de honrar sua memória.pode ser uma gaveta.com pessoas que fariam bom uso do que não lhe serve mais. Em seguida. tire fotos deles para guardar como recordação. Crie um espaço para guardar material de escritório . desenhos ou gravuras. entre outras lembranças.as coisas das quais não precisa . Existe um problema com relação aos objetos de valor estimativo que ficam guardados: ninguém os vê. Crie uma caixa de recordações para guardar cartas de amor. O segredo é o desapego. tire fotos deles ao lado de suas obrasprimas e organize-as em um álbum. Em vez de guardar todos os objetos pertencentes a um ente querido que já faleceu. será mais fácil verificar o que você tem e do que precisa. Se resolver dispensar objetos de valor sentimental. Idéias: faça uma reunião familiar e filme seus parentes enquanto examinam os objetos e trocam recordações provocadas por eles. Depois dê os objetos a quem demonstrar interesse. faça isso mesmo assim. descarte os objetos originais. Peça a eles que ponham etiquetas com seu nome nos objetos que quiserem levar e doe tudo o que sobrar depois da reunião. um arquivo ou um armário. Ofereça uma "reunião de doação" de objetos de algum valor ou de antiguidades que você decidiu não conservar e convide amigos e parentes. Aceite o fato de que você não poderá controlar a sua vida se ficar apegado demais às coisas. Dessa forma. Organize os objetos por tipo. Se você sente medo de se desapegar de alguma coisa.

Limpe também sua mesa de trabalho e deixe apenas o que você usa todos os dias. Tenha cuidado quando se desfizer de medicamentos. Tudo o que estiver com a data de validade vencida. para que fiquem fora do alcance das crianças e dos animais de estimação. Protetores solares com mais de 2 anos. Faça um rodízio deles conforme a estação do ano. receitas velhas e remédios ou outros produtos vencidos. se for o caso. Organize suas prateleiras e seus armários de modo a facilitar a visão do conteúdo e abra espaço para guardar novos estoques. vitaminas. Ponha coletores de bagunça em lugares onde as coisas naturalmente se acumulam: um porta-chaves na entrada. uma caixa para correspondência e outra para papéis escolares de seus filhos e ganchos presos à parede para pendurar casacos ou mochilas. Se você possui muitos quadros ou gravuras e gosta de todos. Jogue fora sobras de medicamentos. Fotos de família emolduradas e reunidas no mesmo espaço têm efeito tocante e mais "limpo". Guarde tudo o mais em gavetas ou armários. Guarde o restante e. deixando ali apenas o que você usa pelo menos duas vezes por semana. em prateleiras ou no armário. Ponha rótulos com data nos potes de sobras de comida. cosméticos e quaisquer produtos potencialmente prejudiciais. Jogue os líquidos e comprimidos no vaso sanitário e proteja os demais objetos em latas ou sacos plásticos bem fechados quando puser no lixo. Reserve uma prateleira ou um espaço da geladeira para as sobras de comida. Limpe suas paredes. Doe tudo o que não tiver utilidade para você. não os pendure simultaneamente. Guarde os outros objetos em gavetas. armários ou gavetas. Guarde seu estoque de artigos de banho e higiene pessoal no armário. . Se houver em seu banheiro produtos que não usa há mais de um mês. no gabinete da pia ou no banheiro dos hóspedes. por exemplo. junto com o material de escritório. Verifique o prazo de validade e descarte:     Frascos de perfume com mais de 3 anos Cosméticos com mais de 1 ano. Retire tudo o que está pendurado nelas e devolva apenas o que você realmente aprecie. Use um nécessaire para os cosméticos. Limpe o armário dos remédios. livre-se deles. Deixe apenas o sabonete ou algum objeto que tenha que ficar à mão. Jogue fora também os cosméticos que você nunca usa. Mantenha livre a bancada da pia de seu banheiro. Isso evitará que elas fiquem esquecidas e se estraguem. Mantenha livres as bancadas da cozinha. Mantenha etiquetas e canetas sempre à mão.

Experimente todas as peças e conserve apenas as que você mais aprecia ou lhe servem. Isso facilitará acesso às roupas diárias. Começando por uma das extremidades do guarda-roupa. separe as roupas em 3 pilhas: A. provavelmente não precisará também nos próximos 12 meses. B e C. Jogue fora amostras grátis e outros produtos promocionais sem utilidade. quando necessário. Na pilha A ficam as roupas que você usa. . Se não quiser descartar as peças que não tem usado. Reserve algum tempo para fazer uma "inspeção" em seu guarda-roupa. Livre-se de peças que você não usa porque não gosta ou não lhe caem bem. em um recipiente grande de plástico que você possa puxar. Talvez. Guarde as roupas da pilha A. Há também a alternativa de reunir produtos similares. Durante a limpeza de armários e gavetas. para vender em consignação. Mantenha as peças e os acessórios que você usa apenas em ocasiões especiais reunidos em uma das extremidades do armário. como se fosse uma gaveta. passe adiante as peças da pilha C. para consertar ou ajustar. Na pilha B coloque as peças que não sabe se vai doar ou não. como frios ou frascos de condimentos. examine e remova todas as peças que não usa há mais de um ano. Separe as peças de roupas em categorias: para dar. Examine outra vez a pilha B para decidir o que vai fazer.Instale uma ou mais prateleiras giratórias na geladeira para facilitar o acesso às coisas guardadas no fundo. Descarte o restante. aprecia e deseja conservar. Passe adiante essas peças e aproveite o espaço livre aberto em seu armário. guarde-as no espaço reservado às roupas para ocasiões especiais. dentro de algum tempo você resolva desfazer-se delas. A pilha C é para as peças que você não usa há muito tempo. Se não precisou delas no ano que passou. Finalmente.

você pode começar a decidir o que vai fazer com cada um deles. Primeiro passo: escolha uma pilha qualquer e faça uma lista das categorias de papel que encontrar. Determine um lugar específico para as contas a pagar. E nós. Reúna todos os papéis espalhados pela casa ou pelo escritório. Isso vai ajudá-lo a ter idéia dos vários tipos de arquivos que precisará criar. Dê o primeiro passo. no entanto. eles logo deixarão de ser uma simples pilha e se transformarão numa montanha. permitirmos que se acumulem. bilhetes. dados para relatórios.Capítulo 3 O que fazer com a papelada Papéis e documentos fazem parte do dia-a-dia da vida moderna. uma calculadora e um grampeador. Abra pastas suspensas para esses arquivos ativos e pendure-as numa caixa ou gaveta especial para esse fim. impostos e . papéis a arquivar ou discutir com seu chefe ou seu cônjuge e ainda papéis a encaminhar a outro departamento ou a outro membro da família. Há um sistema simples de pagamento quinzenal de contas: arquive as contas que devem ser pagas na segunda quinzena de cada mês numa pasta com a etiqueta "a pagar entre 16º a 31º". Torne mais fácil a tarefa de pagar as contas.seguros. finanças ou prazos. No passo seguinte. não queremos isso! A melhor forma de lidar com eles é organizá-los por categoria documentos. Separe os papéis diários em arquivos ativos: contas a pagar. Anote na agenda as datas de pagamentos das contas. Selecione-os rapidamente em categorias. Classifique antes de arquivar. Uma boa alternativa é arquivar todas as contas e os respectivos recibos numa pasta do tipo sanfona. Ponha todos em caixas. catálogos. use uma pasta de dois bolsos. cartas. Tenha sempre à mão canetas. revistas. Se. Transforme pilhas em arquivos. com exceção dos mais importantes . Arquive ambas numa pasta maior com a etiqueta "Contas a Pagar" ou. Idéias: crie um arquivo ativo para sua mesa de trabalho ou uma pasta suspensa. Isso significa que é preciso tomar algumas decisões. enfim. naturalmente. Faça o mesmo com as contas a pagar na primeira quinzena e coloque a etiqueta "a pagar entre 1º e 15º". Nesse meio-tempo. tudo. listas. se preferir. você saberá onde está toda a papelada que ainda não organizou.que em geral se relacionam a projetos. cujas divisões se destinem a cada mês do ano. recibos a entrar. faturas e recibos. jornais. O que é realmente necessário manter? Onde e como arquivar a papelada? Comece pela organização dos papéis mais importantes para você e sua rotina. Depois cuide dos menos urgentes. Coloque pastas suspensas numa caixa de papelão especial para esse fim e arquive por categoria .

Esse sistema tem uma grande vantagem: é possível selecionar seus papéis onde achar mais confortável e até na frente da televisão . manuais e recibos de equipamentos eletroeletrônicos. hipotecas. invalidez. por exemplo. e isso pode retardar a transferência de seus bens.ou talvez nem seja necessário guardá-lo. Adote também um código de cores para separar os arquivos profissionais dos pessoais ou para fazer qualquer outra distinção que quiser. documentos de compra de automóveis e recibos de oficinas. Registros médicos. médico Finanças . casa. decoração. separe-o em duas pastas. Coloque as etiquetas na mesma posição em cada pasta suspensa. quando quiser examinar o conteúdo de uma pasta. Depois de classificar todos os seus papéis.de carro. não será preciso rearranjar as etiquetas. Quando etiquetar uma nova pasta. pois os clipes tendem a soltar ou enganchar-se em papéis ou pastas próximos.recibos de casa (reformas. se você acrescentar ou retirar algumas pastas da gaveta.contas bancárias.recibos. Faça fotocópias de seus arquivos domésticos e confie os originais a seu advogado. Assim. Lembre-se de que a razão principal para arquivar seus papéis é a facilidade de encontrá-los quando for necessário. próprias para arquivos suspensos. Registros veterinários Se o conteúdo de uma pasta de arquivo exceder dois centímetros de espessura. Além disso. Coloque etiquetas coloridas em suas pastas para criar código de cores que diferencie as várias categorias de papéis arquivados. .basta levar a caixa de papelão com você. Não guarde seu testamento num cofre de segurança bancário alugado apenas em seu nome. O cofre será selado em caso de morte. transfira cada categoria para uma pasta maior já existente. como ocorre no caso de aplicá-las em seqüência. Cole uma etiqueta no alto de cada pasta para identificar a categoria a que pertence. contas de crédito. investimentos Propriedades . Mas não precisa pensar muito: a primeira palavra que lhe vier à mente será provavelmente a melhor. vida. será melhor arquivá-lo em outra pasta . Se o conteúdo não tiver importância suficiente para merecer um rótulo próprio. Prefira usar um grampeador para prender papéis. Evite colocar etiqueta "Diversos" em arquivos e pastas. Impostos . Oriente-se pelas categorias mais comuns para formar seu arquivo:       Seguros . objetos de valor). pense numa palavra que defina os papéis que vai arquivar ali.recibos do ano em curso e outros documentos relativos a taxas em geral. pois será mais fácil vê-las quando as pastas estiverem alinhadas. Use etiquetas de plástico. basta puxar a etiqueta e abrir a pasta sem tirá-la da gaveta.

será mais fácil ALIVIAR o acúmulo de coisas que entulham o seu espaço. Você deve guardar notas fiscais e certificados de garantia de bens duráveis pelo período de vida útil dos produtos. Inutilize os manuais de equipamentos que você não tem mais. . Se você tivesse 20 minutos para evacuar a sua casa e pudesse levar apenas o que coubesse em seu carro. Não perca tempo arquivando papéis desnecessários. Crie uma pasta com o rótulo de "Notas Fiscais" e coloque as mais novas na frente das demais. Ponha num arquivo suspenso a etiqueta "Idéias" depois rotule uma pasta suspensa com o número "1". use o comando de busca de palavras-chaves de seu programa. Experimente um sistema numérico para arquivar idéias. Abra e numere quantas pastas forem necessárias para arquivar todas as folhas. Trabalhe em uma gaveta de cada vez e comece pelas pastas da frente. Depois de verificadas e pagas. Descarte os documentos relativos aos anos anteriores após receber os comprovantes do ano em curso.em ordem alfabética ou segundo o cômodo da casa onde estão instalados. anote os números em uma única folha de papel. não há necessidade de arquivá-las. quando interromper a limpeza. dos quais você pode precisar por vários motivos. antiguidades e obras de arte. o que escolheria? A maior parte dos objetos pode ser facilmente substituída. Se você costuma comparar. Guarde recibos correspondentes num cofre de segurança bancário. por exemplo . como jóias. o consumo de energia elétrica. inclusive para a comprovação de pagamentos. razão para conservar contas pagas de tarifas públicas por mais de cinco anos. Arquive essas e descarte o restante. Faça uma lista dos objetos de valor de sua propriedade. Crie no computador um índice com duas a cinco palavras-chaves para descrever cada folha de papel. Não há por exemplo. Libere espaço em seus arquivos eliminando papéis e pastas dos quais já não precisa. Organize-os por categorias . Se adquirir consciência disso. Conserve apenas a atual apólice de seguro de imóveis e automóveis. Escreva "1" no canto superior direito de dez a doze folhas de papel e coloque-as na pasta.televisor ou geladeira. Quando quiser acessar uma em particular. para documentá-los em caso de pagamento de seguro.As informações se tornam OBSOLETAS rapidamente. as faturas do cartão de crédito devem ser mantidas pelo período de um ano. marque a pasta em que parou para saber em que ponto recomeçar. para resguardar-se de qualquer defeito de fabricação. Confira cuidadosamente os canhotos de cheques e guarde apenas os mais recentes. Se você sabe onde encontrar informações mais atualizadas. mês a mês. Arquive em pastas suspensas ou em fichários os manuais de instrução dos equipamentos que possui. água e outros serviços públicos.

Documentos relativos a divórcios e acordos. nascimento e óbito. Talvez você esteja pensando que precisa de outro gabinete. testamentos e procurações.para uma prateleira mais alta do armário ou para a garagem. Abra pastas suspensas rotuladas para o seguinte:      Proventos . Prefira caixas de papelão resistentes. É necessário por razões legais ou tributárias? Mantenha-o. para reduzir o risco de roubo ou fraude de identidade. por exemplo. Escrituras de imóveis e certificados de propriedade de automóveis. Todos os contratos. Ponha rótulos nas caixas: "Restituição de impostos 1990-1999".recibos de Instituições de caridade (em dinheiro ou não) Tratamento médico . inclusive:       Certidões de casamento.comprovantes de pagamentos recebidos e declarações de juros e dividendos ganhos com investimentos tributáveis. É recomendável organizá-lo em caixas do mesmo tamanho que possam ser empilhadas com segurança.recibos de despesas médicas e hospitalares particulares ou conveniadas Imóveis . Crie um arquivo para os impostos. pergunte a si mesmo se realmente precisa dele. inclusive senhas bancárias. Mantenha o arquivo morto separado do arquivo ativo. Documentos relativos a heranças. Por isso. Não se preocupe em criar o sistema de organização PERFEITO para arquivar contas e outros papéis. O que está feito está perfeito. disponíveis em qualquer loja de material de escritório. Remova o arquivo morto . . Doações . com tampa. consulte órgãos governamentais ou fale com um contador de sua confiança. Alugue um cofre de segurança bancário para guardar documentos financeiros e legais importantes ou qualquer outra coisa que seria difícil ou impossível substituir. assim como de órgãos governamentais.Rasgue todos os papéis dispensáveis relativos a finanças que contenham dados pessoais de identificação. quando na verdade basta apenas liberar espaço no arquivo ativo armazenando o excesso de pastas no arquivo morto. Existe uma cópia já arquivada? Descarte-o. Pastas relativas a projetos concluídos é um bom exemplo. Organize imediatamente todos os documentos relacionados a impostos e taxas. Essas caixas têm uma borda interna própria para pastas suspensas.recibos de despesas com tratamento médico e educação de seus filhos.comprovantes de hipoteca e de impostos territoriais e urbanos Dependentes . Documentos de adoção. entre outros comprovantes.com pastas suspensas e tudo . custódia e serviço militar. Arquive também qualquer correspondência recebida de médicos ou convênios de saúde. Para obter orientação completa e atualizada sobre documentos relativos a pagamentos de impostos que devem ser conservados. por exemplo. Estudos comprovam que 80% dos papéis arquivados nunca são procurados novamente. antes de arquivar um papel.

Ponha sua leitura em dia em menos de 60 segundos. Em vez de guardar revistas inteiras para consulta posterior. faça a si mesmo as seguintes perguntas:     Seria prático poder transportar essas informações? Preciso cruzar informações? Tenho espaço para acomodar fichários? Se a resposta às três perguntas for negativa. por exemplo. por exemplo. Não conserve todas as edições das revistas que assina. Proteja os recortes em envelopes de plástico transparentes. Apólices e ações. Se você acumulou muita correspondência promocional que nem sequer abriu. Na próxima vez em que se queixar porque não tem TEMPO para organizar-se. fotos e recibos de objetos de valor.conforme o espaço de que você dispões. destaque no sumário de cada revista os artigos de maior interesse para você leia apenas esses.  Inventário doméstico. pare. Todos nós temos tempo. que provavelmente pode cair pela metade. Decida quais delas gostaria de guardar . para ler durante o trajeto entre a casa e o trabalho. é claro. Use fichários para arquivar recortes de jornais e revistas. Não perca tempo em verificar essas cartas.em sua pasta ou bolsa. "dormitório" e "cozinha". A maneira como o usamos é que depende de cada um. Se você está um pouco atrasado com seus hábitos de leitura. pois outras certamente já estão a caminho. Cancele as assinaturas de revistas que não leu nos últimos 3 meses. Se estiver muito atrasado com relação à leitura. programe algum tempo todo dia para atualizar-se. Depois descarte a revista. Descarte o restante. Limite o número atual de revistas que você assina. Talvez receba um reembolso pelo período das assinaturas que não usou. Deixe as revistas e outros materiais de leitura nos locais em que você costuma ler . ou em sua mesa-de-cabeceira."banheiro". “Destine um fichário para cada categoria. um arquivo convencional pode ser a melhor solução. Descarte tudo o que colocou na pilha de coisas para ler . destaque e arquive apenas os artigos de seu interesse. Separe as seções com folhas etiquetadas . Há também a alternativa de suspender temporariamente as assinaturas ou transferi-las a um amigo ou parente mediante a solicitação de alteração do nome e do endereço para remessa. sempre será possível comprar uma edição avulsa ou renovar a assinatura. Os fichários são uma forma simples e conveniente de guardar material de consulta. jogue tudo fora. Para decidir entre fichários e arquivos. . Se sentir falta de algumas delas. como “idéias de decoração de interiores” ou idéias de viagens de férias”.e jure manter-se em dia daí em diante.

Liberte-se de crenças como estas:      Tudo vai ficar em desordem outra vez. Pastas de papelão com elástico são ótimas para organizar. Classifique as receitas por categoria e arquive-as em envelopes de plástico transparente para protegê-las. como bilhetes de permissão. em ordem cronológica. Se decidir usá-los . os papéis e trabalhos escolares de seus filhos. Tarefas de mudança de organização de 1 minuto por vez PERMITIRÃO uma adaptação gradual aos novos hábitos. por exemplo. Cole as receitas recortadas de jornais ou revistas em uma folha de papel que se ajuste ao tamanho do fichário. e a retirar. Organize suas receitas em um fichário. Dá trabalho. Não sei como fazer isso. mas vale a pena. Utilize separadores de cores diferentes para dividi-los em seções: "aperitivos".Guarde apenas os catálogos mais recentes e descarte os outros. Idéias: abra pastas para cada uma delas e verifique-as todas as manhãs durante o café. Considere se a economia que você faz com o uso de cupons vale o trabalho de recortá-los e enviá-los ou levá-los ao estabelecimento que os fornece. lembretes de eventos e outros compromissos. . Não sei por onde começar. "sobremesas" e "receitas novas". de forma simples e barata. Use imãs de geladeiras grandes para prender e organizar. Telefone para a empresa remetente e solicite a retirada de seu nome e endereço da mala direta. Ensine seus filhos a lidar com pastas suspensas. verifique o prazo de cada um e jogue fora os que estiverem vencidos. no final de cada ano letivo. Não tenho tempo. Dê uma pasta a cada um deles ou reserve uma gaveta para cada criança caso dividam o mesmo quarto. trabalhos e provas com nota e comunicados em geral. Reconheça que é natural sentir certo receio diante da necessidade de se organizar mesmo quando você deseja essa mudança. arquivando seus papéis por assunto. Crie um sistema de devolução de papéis escolares para as crianças. [Já tentei me organizar antes e fracassei. tudo o que se referir à série concluída para abrir espaço. Destine uma pasta ou caixa de madeira aos papéis escolares de seus filhos que você precisa examinar.] Reduza o volume de correspondência não solicitada que recebe. Eis um truque inteligente para arquivar catálogos de seu interesse: abra o catálogo bem no centro e pendure-os nas bordas da gaveta de pastas suspensas. Crianças com idade escolar poderão aproveitar muito um arquivo só para elas.

A melhor solução é. como mesinhas do tipo baú e camas com gavetas. checagem de correspondência e de contas a pagar. Será sempre melhor e mais prático manter um objeto no local onde é mais usado. pendurar as coisas. Procure pelas coisas que estão sempre espalhadas aqui e ali.Capítulo 4 Cada coisa em seu lugar Encontre o lugar certo para todos os objetos "sem teto" que houver em sua casa. Organize nas várias áreas todos os utensílios necessários a essas atividades. fita adesiva. Procure e use espaços úteis ocultos: Guarde papel de embrulho e outros acessórios em caixas escondidas debaixo das camas. Use etiquetas ou um pincel atômico para fazer rótulos limpos e legíveis. Percorra sua casa e observe tudo. fichários. Quando precisar de mais espaço. fitas e laços podem ficar bem protegidos dentro de sacos plásticos presos em cabides por um alfinete de segurança. Ponha rótulos em tudo: pastas. As pessoas é que têm poder sobre as coisas . entre outros recursos. não se esqueça de olhar para cima. vídeos. escolha aqueles que dispõem de espaços ocultos. Basta usá-lo e levá-lo de volta ao lugar. Elas não têm onde ficar? Organização significa a tarefa de estabelecer o lugar mais adequado para seus pertences . Se decidir onde guardá-lo.e assim achá-los o mais rapidamente possível quando você precisar deles.e não o contrário. paredes e até mesmo o teto como espaço vertical para guardar objetos de todo os tipos: sapateiras de plástico penduradas atrás das portas. ganchos ou racks acopláveis de metal. Procure formas de usar portas. caixas. Uma organização melhor não acabaria com sua frustração? Procure organizá-las o mais breve possível ou reserve 15 minutos e faça isso agora mesmo. Guarde controles remotos e outras miudezas que podem causar certa desordem se ficarem espalhadas numa cesta ou caixa decorativa e coloque-a sobre a mesa de centro ou sobre uma prateleira. prateleiras. fita métrica. canetas. prateleiras. Preste atenção nas áreas que deixam você frustrado. . hobbies e lavagem de roupas. Quando comprar móveis. Decida usar esse poder para RETOMAR O CONTROLE de seu espaço e de seu tempo. Coloque tesouras. Estabeleça áreas de trabalho para atividades como costura. ele nunca mais vai incomodar você. Alternativa: encoste rolos de papel de presente num dos cantos do armário. papel e outros utensílios nos locais que são mais usados. cestas. com freqüência.

Mantenha um cesto de metal perto da porta para deixar os guardachuvas. Não há armários suficientes para guardar casacos e peças maiores? Instale ganchos ao longo de uma parede para pendurar casacos. pequenos brinquedos. Escolha um local próximo da porta de sua casa para deixar vídeos ou livros que precisa devolver. história e narrativas de viagem. casados e outras peças de inverno. consertar seus sapatos preferidos ou trocar a bateria de seu relógio? Ponha essas coisas no carro e programe um horário para levá-las aonde for necessário. Aproveite o espaço das malas vazias para guardar cobertores ou lençóis sobressalentes e deixe-os nos maleiros ou esconde-as debaixo da cama. Use . Separe os livros em duas categorias: Ficção e Não Ficção. Escreva o que planeja fazer nas tarefas seguintes. Arranje os livros da forma como são arrumados nas livrarias e bibliotecas. nos maleiros do armário. E vá além: disponha os livros de ficção em ordem alfabética por autor e os de não ficção por categoria: biografias. Use organizadores de gavetas. edredons. instale alguns ganchos mais abaixo. caixinhas ou bolsas de plástico transparente para juntar as miudezas. material de limpeza. coloque-o num armário e retire-o de lá quando precisar dele.Reúna todas as peças de roupas sem botões. guarde cobertores. Para poupar espaço durante os meses quentes. por exemplo e depois também em ordem alfabética por autor. Use um biombo para separar uma área de trabalho do resto do ambiente ou ocultar caixas empilhadas. Você precisa emoldurar um quadro. Se tiver filhos pequenos. ferramentas e outras miudezas. Pendure um suporte de sapatos de plástico transparente atrás de uma porta e transforme-o num local prático e conveniente para guardar revistas. ao alcance deles. envolvidos em sacos de algodão. jaquetas e mochilas. correspondência para remeter ou roupas para levar à lavanderia. Agrupe objetos de coleção em uma única prateleira para dar ao cômodo um aspecto mais "limpo". Tenha sempre à mão um bloco de anotações durante suas tarefas de organização. Você não tem escritório em casa? Guarde a papelada doméstica num gaveteiro avulso. que de outro modo acabariam espalhados por toda parte. com bainha por fazer ou rasgados e coloque-as numa cesta para consertar. Reserve algum tempo para isso ou leve as peças à costureira ou ao alfaiate. Isso impedirá que você se desvie do roteiro traçado e perca tempo.

São também ideais para transportar objetos que você decidiu doar. sapatos e acessórios. Existe uma diferença entre ser organizado e ser apenas ORDEIRO. como pregos. ou se você tiver um. Mantenha na área de serviço uma caixa para recolher objetos que devem ser guardados junto de outros similares. pequenos brinquedos. tachinhas e parafusos. Calcule o número necessário e compre-os do mesmo tamanho para empilhá-los facilmente e obter um efeito mais "limpo". assim como lembranças de viagens. Guarde alguns lençóis extras estendidos debaixo do colchão. Guarde caixas e recipientes com os rótulos voltados para frente de modo a encontrar facilmente o que você quer sem necessidade de remover nada. Arranje algumas com tampa. Para criar mais espaço em sua garagem ou área de serviço. coisas como equipamentos esportivos. Caixas de papelão também são ótimas para armazenar coisas. junto aos pés da cama. Recipientes de plástico transparente com tampa são os melhores produtos para organizar objetos de todos os tipos. para organizar. bem resistentes para poder empilhá-las. Para encontrar alguma coisa. Uma boa alternativa é colar nas caixas uma lista de seu conteúdo para achar o que você quer sem precisar abri-las. Ponha-os no lugar correto tão logo seja possível. Cole etiquetas bem legíveis em todas as caixas. por categoria. Transforme vidros vazios com tampa em recipientes úteis para organizar e conter pequenos objetos de metal. Abra um espaço na garagem ou na área de serviço para armazenar suas coisas. Use-as para guardar enfeites de Natal ou de festas de aniversário das crianças. Considere a idéia de numerar caixas e recipientes e manter no computador um índice com o número. rodos e outros utensílios de cabo longo. o conteúdo e a localização de cada um deles. já organizados em caixas. . por exemplo. Socar as coisas dentro das gavetas e empilhar cuidadosamente pastas e papéis não significa organização. Instale prateleiras numa das paredes da garagem.malas com cadeado para guardar objetos que você não quer que seus filhos encontrem. Eles servem também para acomodar equipamentos esportivos. use o comando de busca de seu programa e uma palavra-chave. coloque pregos numa das paredes a intervalos de cerca de 30 centímetros para improvisar suportes para vassouras. Prefira sempre ser "organizado" a ser "ordeiro". que requerem fácil acesso e devem ser mantidos em contêineres de plástico. no baú. e mantenha-os na oficina ou na área de serviço.

louça e talheres perto da lavadora ou da mesa. se houver. Não coloque utensílios muito usados nos armários que ficam sobre o fogão. vá ao local e faça uma avaliação cuidadosa: as coisas armazenadas compensam o dinheiro gasto ou você poderia descartá-las parcial ou até mesmo totalmente? Se começar a pôr em dúvida sua CAPACIDADE de se organizar. tais como massas. como ganchos para xícaras e canecas. como aspirina. Para abrir espaço no banheiro para os artigos de higiene pessoal. Na despensa. recipientes que possam ser empilhados e outros recursos de preços módicos. aproveite o espaço vertical vazio. por exemplo. Remova os utensílios de cozinha usados raramente . Para organizar um armário ou uma despensa em desordem. Arrume suas coisas de uma forma que faça sentido para você. Tenha o cuidado de distribuir o peso nos arquivos verticais. guardar os filtros de papel. ou num dos armários da cozinha. Organize os utensílios da cozinha nos locais em que são usados: panelas e caçarolas perto do fogão.Alugue espaço em guarda-móveis para armazenar seus pertences apenas como último recurso. Organize o conteúdo das gavetas de sua mesa de trabalho por categoria .para áreas de acesso mais difícil. cestos presos na parte inferior de uma prateleira.assadeiras grandes. o açucareiro e as colheres de café junto das xícaras ou manter os medidores de farinha e de líquidos dentro da batedeira. Talvez prefira. sopas e enlatados. embalagens de alimentos e recipientes ao lado da geladeira. no banheiro de hóspedes. Resolva o problema das toalhas e dos roupões de banho molhados pendurando-os em ganchos instalados atrás da porta do banheiro. Use prateleiras giratórias de dois níveis. a impressora e o cesto de papel sem precisar levantar-se. como uma prateleira alta ou mesmo a despensa. sopeiras e poncheiras. Isso torna mais fácil e rápida a . organize as prateleiras pela categoria dos alimentos. lembre-se disto: você pode fazer qualquer coisa se estiver determinado a isso. por exemplo. Caso já tenha espaço alugado. o gabinete cairá sobre você. Se abrir uma gaveta superior mais pesada que as inferiores. por exemplo .artigos de escritório em uma gaveta e papéis e agendas em outra. o teclado. cereais. Arrume seu escritório de modo a alcançar o telefone. pois existe o risco de você se queimar caso precise deles enquanto cozinha. guarde o material de primeiros socorros e os remédios mais comuns.

instale um gancho extra para as roupas que pretende usar na manhã seguinte. do contrário. Se preferir. Instale ganchos no armário de roupas ou no closet para pendurar roupões. vinte pares de sapatos. você terá acesso mais fácil a essas peças . por exemplo. Conte quantos você possui. Guardem os outros nas prateleiras mais altas ou no canto de um armário. . Sempre haverá alguém que poderá aproveitar o que lhe sobra. Além de desafogar as gavetas. em média. Organize seu armário de roupas da mesma forma. num suporte extra de cabide. como meias de náilon e esportivas. Dobre o espaço do seu armário pendurando peças curtas. em cada divisão e empilhe as bandejas em uma gaveta. você acabará aumentando a confusão. Se você costuma conservar os sapatos nas caixas originais.sem amassá-las. Além de eliminar a desordem. Separe sapatos que você usa regularmente daqueles que reserva para ocasiões especiais. Se você rotular as prateleiras. numa sapateira ou num suporte de sapatos de plástico transparente. como blusas. qualquer pessoa poderá ajudá-lo a guardar as compras. Mantenha os primeiros em lugar visível e de fácil acesso. Tentar organizar a casa toda em APENAS UM DIA é como tentar engolir uma enorme fatia de bolo de uma só vez. tire uma foto de cada par e cole-a na respectiva caixa para rápida identificação. Organize-as segundo a cor e o tipo.localização dos gêneros alimentícios. Arrume seu armário separando as peças de roupas em seções. Evite colocar peças de roupas e objetos no chão do armário. Guarde suas meias e meias-calças num suporte de plástico transparente com bolsos. têm dez. Organize suas jóias e bijuterias em bandejas de cubos de gelo. Se você estiver muito acima desse número. compre alguns cabides múltiplos para pendurar blusas. esportivas ou para usar em ocasiões especiais. pijamas e outras peças que você esteja usando. Depois separe as peças em subcategorias. Se preferir. Se as gavetas de sua cômoda estiverem superlotadas e houver espaço no armário. agrupe-as segundo a cor. As mulheres têm. sem fazer bagunça. passe adiante os pares que não usa mais. os homens também em média. Agrupe as peças por categoria: sociais. como os de sapatos. como calças. isso facilita a limpeza. Faça um plano de organização dividido em pequenas etapas. Você ficaria sufocado. saias e camisas de mangas curtas e longas. Coloque um par de brincos. Deixe uma sacola de náilon ou plástico pendurada no closet para recolher as roupas que devem ser levadas à lavanderia. camisetas e calças jeans. um colar ou uma corrente.

Transforme a tarefa de guardar as coisas num momento divertido e agradável para seus filhos. Você também pode classificá-las por eventos (formaturas). Reserve alguns minutos por semana para selecionar as fotografias da família. abotoaduras e miudezas de todos os tipos. pois elas podem ficar "escondidas" debaixo da cama. e será mais provável manter o quarto deles em ordem.Coloque um prato decorativo sobre a cômoda ou a mesa-de-cabeceira para recolher jóias. joelheiras e outros acessórios esportivos. "lugares onde moramos" e "lugares que visitamos". Organize os brinquedos por categoria em recipientes de plástico transparente. guarde-as em caixas com rótulos ou em álbuns também rotulados. Dê caixas de sapatos vazias para seus filhos guardar miudezas e objetos de coleção. capacetes. Decore o quarto das crianças com os desenhos que elas fizeram e substitua periodicamente os antigos pelos mais recentes. Exemplo: deixe uma cesta no chão para que "brinquem de basquete" atirando os sapatos dentro dela. O orçamento Experimente estas idéias que custam pouco: está apertado? Aproveite algumas embalagens vazias para organizar os trabalhos escolares e os desenhos de seus filhos. Depois de separá-las por categoria. geralmente grandes. Assim você saberá o número necessário de álbuns ou de caixas para guardá-las. carrinhos e bichinhos. camisetas e calças jeans dobradas. brinquedos e jogos. por etapa da vida (tempos de faculdade) ou por membros da família. até concluir essa tarefa. pois as crianças têm muitas vezes de retirar todo o conteúdo delas até encontrar o que querem. tais como "amigos". Instale no armário das crianças. As caixas de brinquedos. um suporte de cabides de pressão que fique ao alcance delas e possa ser erguido à medida que crescerem. facilitam a desordem. "família". Organize os brinquedos de seus filhos em pequenas bacias de plástico colorido e guarde-as em prateleiras. Divida as fotografias entre cinco e sete grupos. Camas de pés altos fornecem um espaço excelente embaixo para guardar brinquedos. Essas mesmas caixas de plástico. coloridas e de tamanhos diferentes. roupas de cama e casacos durante um tempo. "netos". . Empilhe as caixas de plástico nos armários das crianças para guardar malhas. Exemplo: blocos de montar. Estenda uma rede de náilon no quarto das crianças para acomodar bichinhos de pelúcia ou num canto da garagem para guardar luvas. tornam-se excelentes nichos para guardar livros.

As fotos de férias. Use sacos de papel com rótulos para guardar as subcategorias de fotos enquanto não compra os álbuns necessário ou opte por pastas do tipo sanfona e rotule as divisões. Escolha o método que preferir para organizar suas fotografias e persista nele: álbuns ou caixas do tipo arquivo com divisórias. Descarte duplicatas de fotos ou coloque-as num envelope com essa etiqueta e guarde-o junto com os álbuns ou as caixas. podem ser subdivididas por ano ou por membro da família. .Divida cada categoria de fotos em subcategorias. Jogue fora fotos que não ficaram nítidas ou são muito parecidas com outras de melhor qualidade. por exemplo.

recados e números de telefone mais usados numa caderneta e elimine. a causa disso talvez seja o fato de que as coisas estão escapando do seu controle. Crie um sistema que o ajude a manter-se em dia com os compromissos. Você quer lembrar-se de coisas como livros para ler. Se você está um pouco estressado. filmes para assistir ou restaurantes e lugares para conhecer? Há três maneiras muito simples:  Use uma caderneta com divisões para fazer listas separadas. será muito gratificante pra você. Antes de guardar um objeto pergunte-se: "É aqui que ele fica?" Se não for. Limite o número de decisões diárias que você precisa tomar. Você deve. Não fique preocupado em criar o sistema perfeito. gaste mais um minuto e leve-o ao devido lugar. portanto. para não perder muito tempo com isso todos os dias. buscar maneiras de simplificar as tarefas diárias. Fique atento àquelas que procura adiar ou evitar. você saberá onde encontrá-los. Exemplos: faça o cardápio da semana e prenda-o na geladeira com imã. aqueles pequenos pedaços de papel espalhados que se perdem facilmente. aproveite esse tempo para arrumar a gaveta dos talheres. pois pode aprimorá-lo com o passar do tempo. Prefira um corte de cabelo fácil de manter. Recupere o controle reservando algum tempo de seu dia para organizar suas coisas e logo se sentirá melhor. Agrupe no guarda-roupa as peças que você mais gosta de combinar.Capítulo 5 Estratégias diárias Manter sua casa organizada será muito mais fácil do que foi o trabalho de organizá-la. isso sim. retirar alimentos vencidos do refrigerador ou fazer a lista de supermercado. por sua vez. Habitue-se a escrever as coisas que deve fazer e comprar em vez de tentar lembrar-se delas. Compre roupas que possam ser lavadas na máquina e dispensem o ferro de passar. com o pagamento de contas e com as informações que recebe. pondo em ordem as coisas de rotina. Enquanto espera que o café passe pelo coador. Anote lembretes. . Adote o método "lavar e usar". Comece. para tornar mais fácil a decisão de escolher o que vestir todas as manhãs. A organização dessas tarefas tornará mais simples sua execução – e isso. Determine imediatamente um lugar para cada nova aquisição. Desanuvie sua mente. Se precisar deles. assim.

informações das quais possa precisar enquanto fala pelo telefone ou preenche formulários: número da identidade. Faça uma lista dos números de telefone necessários a qualquer momento. Estabeleça rotinas que ajudem você a manter-se em dia com suas tarefas. Se você não tem tempo para organizar suas fotografias em álbuns num único dia. reserve 15 minutos para isso durante vários fins de semana. Quando procurar um número de telefone na lista. Se você é adepto de atividades físicas. entre outros. Em vez de guardar uma folha inteira de papel com apenas uma informação. como batizados e casamentos. destaque-o com um marcador de papel para facilitar a tarefa de encontrá-lo na próxima vez. por exemplo. Recorra ao computador e crie listas eletrônicas de cada categoria. se for o caso. do dentista e do veterinário. Arquive as informações sobre prestadores de serviços segundo a categoria: jardineiros ou contadores. do CPF. Marque o tempo gasto e depois tente fazer isso em menos de 60 segundos. pois isso dá um aspecto instantâneo de limpeza ao quarto. provavelmente já esqueceu em casa acessórios necessários a pratica de exercícios. da matrícula do convênio médico. Será mais fácil encontrar o que deseja mesmo que não se lembre o nome da pessoa ou empresa. anote-o em sua agenda. Pense em organizar fotos de eventos formais. numa agenda ou caderneta. Faça downloading e arquive suas fotos eletronicamente. entre outros documentos. Exemplos: faça back-up do computador na sexta-feira e limpe a geladeira antes de fazer as compras do supermercado. Arrume a cama toda manhã. como o do médico. Mantenha sempre à mão. como um número de telefone. Caso você realmente não goste de lidar com álbuns. talvez a solução seja uma câmera digital.   Abra uma pasta com o rótulo "Quero" para guardar as listas do que você quer fazer. Se você tem filhos. . registre em vídeo os aniversários e outros eventos importantes da vida das crianças. e deixe-a perto do telefone ou dentro da agenda. Se precisar do número com certa freqüência. Descarte as fotos sem nitidez não apenas porque elas não registram fielmente o momento como também para aliviar a tarefa de organização de seus álbuns. Faça pequenos álbuns com as duplicatas para dar de presente a seus parentes mais próximos. num álbum de família. mas não se esqueça da importância do back-up regular. do cartão de crédito e do passaporte. registre a informação na agenda ou no computador e descarte o papel. como tênis ou toalhas. além do código do assinante de publicações.

Crie uma lista de compras do tipo formulário que contenha todos os mantimentos existentes em sua despensa e outros que você usa regularmente. deixe o cartão de crédito em casa. Além disso. secador de cabelos portátil e chinelos. devolva-as aos cabides viradas ao contrário. No inicio do verão e do inverno pendure as roupas nos cabides voltadas para o mesmo sentido e. faça uma lista desses acessórios e deixe-a na mochila. mas não escolheu. Compre o que você precisa. grãos e assim por diante. na roupa escolhida. Para evitar a confusão e demora ao vestir-se. Prenda sua lista na geladeira com um imã e circule os mantimentos que você precisa comprar quando for ao supermercado. Calcule a quantidade necessária para os próximos três. Faça um estoque de artigos que você usa continuamente. Você também terá mais alguns minutos para passar ou fazer um rápido reparo. se for necessário. Se viajar com freqüência. pense no lugar em que poderá guardá-la quando voltar pra casa. laticínios. Pense na maneira de tornar cada ambiente de sua casa mais agradável. Considere o custo real de suas compras. você poderá conferir as pecas que usou e as que não usou. que permitem várias combinações. Pense nestes termos: quantas horas você precisa trabalhar para pagar cada artigo que deseja comprar? Reflita: o objeto desejado vale esse gasto de tempo e energia? Antes de comprar qualquer coisa. Agrupe-os por categoria: frutas frescas e vegetais. Quando pagamos as compras com dinheiro. depois de usá-las. Não se esqueça de deixar algumas linhas em branco no final da lista de cada categoria para incluir produtos de última hora.Para evitar isso. Proceda da mesma forma com relação a seus filhos e também quando a família sair para uma viagem de férias. seis ou doze meses e compre no atacado. entre outros. Compre peças de roupas coordenadas. você precisará de menos sapatos e acessórios para completar os trajes. Isso lhe dará tempo para guardar as peças que tirou dos cabides e das gavetas. . mantenha na mala as coisas que você sempre leva: artigos de higiene pessoal. Se não houver espaço. Para inibir o impulso de comprar. não compre. guarda-chuva dobrável. o que lhe dará mais espaço nos armários. Não compre produtos só porque estão em promoção. como cartuchos de tinta ou toalhas de papel. separe à noite a roupa que vai usar na manhã seguinte. a tendência é pensar duas vezes. Procure formar um guarda-roupa com peças clássicas que permitam diversas combinações. congelados. Você não vai querer nada fora do lugar. Assim quando a estação terminar.

Questione todos os papéis que você guarda. Forme conjuntos com as roupas das crianças que ainda não sabem combinar cores e deixe-os pendurados ou dobrados ao alcance delas para acelerar o processo de vestir-se pela manhã. Ler alguma coisa no jornal ou na revista da semana. Em períodos de 5 a 10 minutos . material de escritório e de limpeza e artigos de farmácia. Arrumar sua bolsa. pendurar peças pequenas em cabides pequenos. Vá às compras apenas quando precisar. Arranje uma cesta ou bandeja de plástico ou madeira para convertê-la em sua "caixa de entrada".Quando comprar roupas para as crianças. Faça isso com mantimentos. Será mesmo necessário manter a nota do supermercado? Por que arquivar um papel que nunca mais vai procurar? Jogue-o fora. que ainda não sabem ler. Não devolva nenhum papel que tirar dela. Lembre-se de que nunca é fácil fazer as coisas que valem à pena. Você tem papéis a arquivar? Ajuste um alarme para 15 minutos e comece. Faça uma lista dos artigos necessários e mantenha-se fiel a ela. Recolha alguma coisa e guarde-a no lugar certo. Nunca saia de um cômodo sem melhorar a aparência dele. Escrever um bilhete. compre também cabides infantis. Mantenha material de leitura ou estudo em sua pasta ou bolsa e aproveite os momentos livres ou de espera para ler. para você e para elas. pare e retome a tarefa no dia seguinte. pois é mais fácil. Quando uma coisa estiver acabando. Cole no lado externo das gavetas desenhos ou fotos do conteúdo para que até mesmo as crianças pequenas. Pelo . possam manter suas roupas organizadas. Procure manter livre cerca da metade do espaço de seu guarda-roupa. Tome a decisão de comprar coisas novas apenas para substituir o que está quebrado ou velho. Quando as peças não estão amontoadas. Quando o alarme tocar. Isso vai evitar a bagunça e poupar seu dinheiro. Mantenha uma lista atualizada do que precisa comprar. anote-a na lista. Aproveite qualquer momento livre para recolher e organizar suas coisas. Pregar um botão. você pode:      Atualizar seu talão de cheques. Isso vai incentivá-las a guardar as próprias roupas. é muito mais fácil retirá-las e devolvê-las ao lugar certo. Tenha a lista sempre à mão para atualizá-la fácil e rapidamente.

Adote o hábito de revelar suas fotos logo que o filme termine. jogar fora. Escreva lembretes até acostumar-se Arrume imediatamente as fotos reveladas em álbuns. tais como cartões de aniversário comprados com antecedência. Termine o que estiver fazendo antes de começar uma nova tarefa. imediatamente. Varie e compre cartões de congratulações. transfira-o para a pasta correspondente ou jogue-o fora. de agradecimento e também cartões em branco. num fichário ou numa caixa especial para cartões. convites ou passagens aéreas.contrário. decida o que fazer com os papéis logo após recebê-los: passar adiante. Reserve algum tempo para arquivar papéis pelo menos uma vez por semana ou quando sua pasta "a arquivar" estiver repleta. de aniversário. inesperados ou não. Compre um sortimento de cartões para tê-los sempre à mão quando surgirem eventos. . Use-o para arquivar papéis dos quais . ler ou responder. Para evitar acúmulo de papelada. Acrescente a sua agenda diária a nota "checar arquivo-calendário" até adquirir o hábito de fazer isso sem precisar de lembrete. Guarde-os numa pasta suspensa. Renove o compromisso de atingir sua meta e insista na tentativa de adotar novos hábitos. Separe o restante em categorias. Se preferir. Arquive as coisas importantes. Jogue fora o "lixo". arquivar. Faça a triagem da correspondência assim que receber. alegre-se! Se puder reconhecer um comportamento. será capaz de mudálo. que podem servir para qualquer circunstância. Faça compras on-line. Crie um arquivo calendário com doze pastas para os meses e 31 pastas menores para os dias do mês. Programe os números que você mais usa no telefone fixo. Faça uso da tecnologia para agilizar as tarefas de rotina:    Pague suas contas pela internet. como contas a pagar. Aprenda a usar a tecnologia a seu favor. Basta escolher os programas que podem simplificar sua vida e aprender a lidar com eles – um de cada vez. Ponha os papéis nas pastas correspondentes ao dia e ao mês. no celular ou no fax. abra pastas para separá-los até que sejam encaminhados. Não é preciso tornar-se um perito em informática para isso. Se você sentir que está tendo uma "recaída" nos velhos hábitos. tais como "para ler". "para telefonar" ou "para Fulano". se for o caso. você vai precisar em data futura.

Quando arquivar um papel. poderá descartar os extratos e comprovantes relativos ao período em vez de guardá-los durante o mês inteiro. crédito e outros documentos. Quando retirar papéis de uma pasta para consultá-los. Dessa forma. cadeiras dobráveis e caixa de primeiros socorros. devolva-os ao lugar assim que terminar sua tarefa. verifique rapidamente a pasta para ver se há alguma coisa que já pode ser descartada. Arquive as contas e descarte a papelada promocional que freqüentemente as acompanha. verifique com atenção todos os campos para não deixar passar nenhuma informação importante. Não deixe pastas nem papéis sobre sua mesa se não estiver trabalhando diretamente com eles. Se isso não for possível. Ao arquivar um novo documento. negue imediatamente essa idéia dizendo a si mesmo: "estou ficando mais organizado a cada dia que passa". tente o caixa automático. Verifique sua conta on-line toda semana. Acostume-se a reabastecer o tanque do carro quando o combustível chegar ao nível de um quarto ou à metade da capacidade. essa medida poupará seu tempo e até algum dinheiro que seria gasto com transporte ou gasolina. Autorize o banco a pagar automaticamente suas contas de tarifas públicas. entre outros. Vigie sua voz interior. Verifique e atualize o conteúdo da pasta uma vez por semana ou mensalmente. em uma pasta pequena que caiba em sua bolsa. Além de segura e prática. abra imediatamente uma pasta para arquivar os papéis relativos a ele. Organize cartões de débito. Quando iniciar um projeto. .Quando receber suas contas. seguros e cartões de crédito. Se você pensar "sou muito relaxado". Uma alternativa é digitar e imprimir os números de telefone constantes nos cartões e reduzir a folha de papel para que caiba na sua carteira. Use prendedores de papel para guardar cartões de locadoras e lojas em sua bolsa. Você não precisará perder tempo na fila do banco nem com o preenchimento de cheques. inclusive recibos. Exemplos: mapas. coloque-o na frente dos outros já existentes na pasta para manter seus papéis em ordem cronológica inversa. esteiras. Deixe os objetos necessários durante as viagens no porta-malas do carro e livre-se da preocupação de guardá-los em outro lugar qualquer. A melhor alternativa para pagar as contas é o pagamento on-line.

Caminhe e fale mais lentamente. .Vá com calma. Dê a si mesmo mais tempo para chegar aonde deseja e completar seu trabalho. Ponha em prática o conceito de "andar em vez de correr".

Quando um objeto entra pela porta da frente. mais cuidadoso deverá ser com relação ao impulso de comprar novos objetos. de utensílios domésticos a presentes. Marque essas datas hoje mesmo em seu calendário. Guarde-a numa pasta com o rótulo "Para comprar". Divida essa tarefa com outros membros da família – cada um deles tomará conta de um cômodo. como uma pasta.Capítulo 6 Controle a bagunça A organização diária é a melhor defesa contra a bagunça doméstica. Uma vez por ano é bom. Com isso será mais fácil encontrar o que deseja sem necessidade de manter o catálogo inteiro. programe pequenas revisões regulares:       Janeiro: arquivos Maio: despensas e armários Junho: roupas de verão Julho: roupas das crianças Outubro: roupas de inverno Novembro ou Dezembro: brinquedos. para transformá-las em "dias de doação". . outro deve sair pela porta dos fundos. Duas vezes por ano é melhor. recolha e guarde dez coisas que estejam fora de seu lugar. Nunca coloque um objeto maior. Faça uma "coleta" de 5 minutos todas as noites antes de deitar-se. guarde-as – e aproveite para limpar e arrumar. É importante lembrar que a bagunça não se detém na porta da sua casa. Escolha duas datas por ano. Tome a decisão de não trazer para casa objetos comprados por impulso e ficará livre do problema inevitável causado pela necessidade de encontrar um lugar para eles. utensílios domésticos ou móveis. Dê um saco plástico às crianças pequenas para que ajudem nessa "ronda" noturna. Antes de comprar alguma coisa. Quando tiver 10 minutos livres. Isso evitará que você perca tempo procurando as coisas. Faça uma revisão periódica de seus pertences. Se preferir. Não deixe as coisas em qualquer lugar. sobre outro menor. por exemplo. como um recibo. Não se esqueça de que as aquisições não planejadas geralmente levam a mais bagunça. outro sai". Se você encontrar num catálogo alguma coisa que tenha interesse em comprar. Quanto mais dificuldade você tiver de se separar de suas coisas. Viva de acordo com a regra "um entra. no início do verão e do inverno. Aplique essa regra a tudo: de roupas a papéis. destaque a página e descarte o restante. decida o que vai descartar parar abrir espaço à sua nova aquisição.

Por mais coisas que você compre. é praticamente impossível ter tudo o que deseja. Brinque de rotular a bagunça. Procure ser feliz com aquilo que já possui. isso significa que já não servem ou elas não gostam das roupas. passe-o adiante sem culpa. Fica muito mais fácil organizar tudo quando há menor acúmulo de coisas. talvez eles pensem duas vezes. Se perguntarem o . Reserve uma caixa grande para recolher as doações de todos os membros da família ao longo do ano ou do semestre. Acrescente-as às doações e faça uma lista de tudo o que será necessário substituir. Afinal. Se houver peças que eles não usaram nos últimos doze meses. uma faxina geral nos armários. você saberá que não da muita importância ao objeto. recolha tudo num cesto de lixo e leve-o para a garagem. Ensine o espírito de solidariedade mostrando a eles que os presentes recebidos no passado serão agora de grande valor para crianças que talvez só ganhem presentes através de doações. logo em seguida. Você pode aproveitar os "dias de doação" para marcar. Nesse caso. Haverá sempre um produto novo e melhor no mercado. deverão ser jogados no lixo ou reciclados. todos os jornais. Quando comprar roupas de banho ou de cama. livros e roupas que não usem nem queiram mais. Estabeleça para as crianças uma regra bem clara: se deixarem seus pertences espalhados. terão de fazer uma tarefa extra. na estante e na despensa. no futuro. Pouco antes do Natal ou do aniversário. antes de deixar suas coisas espalhadas por toda parte. Seguindo a "trilha" da própria bagunça. Estabeleça uma regra doméstica: no final de cada dia. Embale-as e leve-as logo que puder a uma instituição de caridade. Guarde imediatamente suas roupas após tirá-las ou leve-as à área de serviço para que sejam lavadas. mesmo os que não foram lidos. amanhã as notícias serão velhas. Se os outros membros da família deixarem suas coisas fora do lugar. leve-a a uma instituição de caridade. Quando lhe perguntarem pelos objetos. Se quiserem reavê-los. Se uma delas não fizer o trabalho. Faça um inventário das roupas das crianças antes da volta às aulas.Prepare-se para os "dias de doação": percorra toda a casa e recolha as coisas que estão apenas ocupando espaço em seus armários e nas gavetas e podem ser doadas. você os "seqüestrará". não deixe que as peças velhas fiquem ocupando espaço inutilmente em seus armários. diga que estão na garagem. Dê um rolo de etiquetas a seus filhos para que rotulem todos os objetos que estiverem fora do lugar. Faça uma doação agora e proporcione a alguém a satisfação de também trocar seu enxoval de banho ou de cama. Quando estiver cheia. nas gavetas. peça a seus filhos doações de brinquedos.

brinquedos e jogos enquanto ainda são populares. é provável que tenha chegado a hora de eliminar o acúmulo excessivo de coisas. Livre-se da crença de que. Apenas agradeça. Se organizar um bazar beneficente com seus vizinhos. O mesmo se aplica a acessórios esportivos. Se eles procurarem por algum dos brinquedos. . responda que você os encontrou espalhados pela casa e pensou que fosse lixo. terá de mantê-lo para todo o sempre. livre-se dele. crie uma pasta para ele no hard drive. Guarde numa caixa os brinquedos que seus filhos não usam mais e marque a data. pois uma coisa quebrada deve ir para o lixo. devem ser vendidos antes que se tornem obsoletos. Quando abrir pastas eletrônicas.apague periodicamente os arquivos que já não são necessários. . como celulares e computadores. seja franco. leve todos os artigos que sobrarem a uma instituição de caridade ou peça que venham buscá-los. Mas. Ponha um cesto de papéis em cada cômodo. Procure vender as roupas que não usa antes que saiam de moda. Aumente seus ganhos vendendo objetos usados em bom estado e que ainda têm valor. organize-as da mesma forma que faz com pastas físicas.se deseja salvar um e-mail. Os equipamentos eletrônicos e de alta tecnologia. devolva-o. Programe algumas sessões de arrumação. passe-os adiante.apague todos os e-mails que não tenham interesse para você.Se alguém lhe perguntar o que deseja ganhar de presente. Quando você sentir que precisa de mais espaço. Para reduzir a bagunça virtual:     .Não faça festa diante de um presente que não lhe agrada. se depois de seis meses as crianças não sentirem falta deles. Mantenha um saco de lixo no carro. . se você ganhou um objeto.evite imprimir e-mails a menos que realmente precise de uma cópia. Se algum objeto se quebrar e você o substituir. . Eles entenderão bem depressa a idéia. Venda livros. . Crie pastas secundárias dentro das principais para organizar os arquivos. Está planejando colaborar com um bazar beneficente? Incentive as crianças a doar brinquedos. jogos e livros que não usam mais e dê a elas uma pequena porcentagem sobre o dinheiro arrecadado com a venda ou a rifa de suas coisas. Há muitos presentes bem-intencionados que acabam fazendo parte da bagunça caseira. Eis algumas estratégias para evitar isso:   .motivo.

para evitar desordem nos outros cômodos da casa. a bagunça será o preço que terá de pagar.Dê o presente que você não apreciou a alguém que realmente goste dele. os brinquedos das crianças ao quarto delas. tire fotografias ou compre cartões-postais. . Procure limitar os papéis de presente a um ou dos tipos e fitas e laços a uma só cor que se preste a qualquer ocasião. faça uma revisão periódica em sua biblioteca e conserve apenas aqueles que pretende reler ou precisa consultar. Quando terminar de ler um livro. Na próxima vez. mostre a elas que a inexistência de bagunça permite que você tenha tempo para fazer pipoca. torne a guardá-la Pense duas vezes antes de comprar lembranças de viagem. Será mais provável que todos recebam alguma coisa que realmente desejam ou da qual precisam. cartas. Ter menos significa ser capaz de apreciar mais o que você tem.Procure trocar um presente que você não aprecia ou não pode usar. se possível. tome a decisão de adiar para o dia seguinte todos os seus impulsos de comprar alguma coisa. mas acabei por doá-lo a uma pessoa que de fato precisava dele". Arrume a mesa como se fosse oferecer um jantar formal para desencorajar seus familiares de transformá-la em depósito de mochilas. Restrinja.se tirar alguma coisa do lugar enquanto está aqui. . você provavelmente vai achar que não vale a pena voltar à loja por causa disso.se trouxer alguma coisa.     . Além disso. . Em vez disso. Considere a idéia de delimitar uma ou duas "zonas francas de bagunça" em sua casa. livros e tudo aquilo que entra com eles pela porta. Depois de 24 horas. Se alguém comentar que você não tem mais o presente que lhe deu. responda simplesmente: "Apreciei muito seu presente.Mantenha os presentes durante algum tempo e depois passe adiante. Eleja um cômodo para esse fim e estabeleça regras:   . passe-o adiante. Ajude as crianças a compreender a relação entre bagunça e tempo. . Cada parente sorteia o nome de uma pessoa a quem deve presentear. Quando a casa estiver em ordem. leve-a de volta. biscoitos e outras coisas que elas adoram. . Combine com sua família a adoção do método do "amigo secreto" em ocasiões como o Natal ou a Páscoa. Se você costuma comprar compulsivamente.Espalhe a notícia de que você não precisa de determinados objetos que costuma ganhar de presente. .Deixe que as pessoas saibam que presente você adoraria ganhar. Mantenha um cesto plástico na sala de estar para recolher objetos espalhados e evitar e formação de bagunça.

Se você quer que seus filhos cresçam com a consciência de que as melhores coisas da vida não são materiais. reflita e pare de dar tantos presentes a eles. .

formulários e avisos da escola. Dê uma "caixa de entrada" a cada membro da família. Faça da arrumação um projeto familiar. e não mais tarde. pois pode haver alguém que não esteja entendendo os benefícios de ser organizado.  Faça receitas dobradas e congele a metade para consumir em outro dia. deixando nelas doces ou balas. Ajude seus filhos a adquirir habilidades de organização que vão acompanhá-los durante a vida toda: Incentive neles o hábito de fazer as lições de casa todos os dias na mesma hora. Saiba que os melhores sistemas de organização domésticas são criados pelos usuários finais. Tente envolver toda a família na elaboração de um bom sistema.  Compre uma pequena agenda para cada um e ensine-os a anotar compromissos e datas importantes. Aproveite a oportunidade para saber o que acontece com seus filhos na escola e o que se passa na cabeça deles. é hora de tentar alguma coisa diferente.  Se seus filhos têm dificuldade de acordar ou precisam levantar-se muito cedo. quando voltarem para casa. você talvez precise ser criativo com relação aos incentivos. e você também. não tenha medo de experimentar.  Ensine as crianças a separar a roupa que vão usar na manhã seguinte e arrumar a mochila todas as noites antes de deitar-se. Se. Peça às crianças que. deixe a mesa pronta para o café da manhã. no entanto. Para motivar todos.  Ajude-os a organizar seus trabalhos e deveres escolares em pastas e fichários. mas preste atenção. Estabeleça uma regra doméstica: quem fizer a bagunça terá de acabar com ela – agora. Sendo assim.  Ligue o ferro só quando houver bastante roupa para passar. Evite passar apenas uma ou duas peças de cada vez. com um mês de antecedência.Capítulo 7 Administração doméstica Não existe uma forma correta de organizar as coisas. e não três ou quatro vezes.  Compre. Todos juntos. devem arrumar um cômodo de cada vez. ponham em sua caixa bilhetes para assinar.  . Se seu sistema de organização dá bom resultado está perfeito. todos os cartões de aniversário (ou outros eventos) de que precisar. Incentive-as a verificar suas caixas todos os dias. Aprenda alguns truques para poupar tempo e energia: Vá ao supermercado apenas uma vez por semana. ele não funciona.

talvez seus familiares estejam usando esse fato como desculpa para serem eles também. Há ocasiões em que a melhor estratégia para lidar com a bagunça de um filho adolescente é mesmo fechar a porta. Coloque um cesto para a roupa suja em cada quarto. que são leves e podem ser levados sem dificuldade à área de serviço. Prefira cestos de palha. Use os extratos do cartão de crédito e de sua conta-corrente para fazer listas. se você promover mudanças. serão apenas 15 minutos no total. Se você gastar 5 minutos limpando o banheiro três vezes por semana. Estabeleça um esquema de lavagem de roupas: alguns tipos devem ser lavados em certos dias da semana. por categoria. A lavagem de roupas fica mais fácil e rápida se as peças estiverem previamente divididas segundo o tipo. Some o total de cada categoria e divida-o por 6 para obter a despesa média mensal de cada uma. coloridas e delicadas. se você tem sido o criador da bagunça. Se tiver filhos pequenos. precisará de mais de meia hora para limpar a bagunça acumulada e a sujeira. Caso lave roupas diariamente. óculos. Ponha temporariamente num cesto os objetos avulsos que encontrar em casa: botões. Digite e arquive no computador listas padronizadas de instruções para a faxineira. Se alguém procurar por um desses objetos. Ensine as crianças a dividir as próprias roupas em peças brancas. Peça a sua família para virar todas as camisas. os outros precisarão de tempo para ajustar-se a essas mudanças. avise a todos que deixem as peças na área de serviço até determinada hora e cada um terá de recolher e guardar as próprias roupas. Quando precisar delas.Faça um orçamento doméstico baseado em despesas reais. peça que verifique no "posto de achados e perdidos" e guarde o que pertencer a ele. a babá ou a empregada. Mas. Crie em sua casa uma área para preparar as contas a pagar e mantenha no local todo o material necessário para isso: as próprias contas. estabeleça um prêmio para quem atender seu pedido. de todos os gastos efetuados nos últimos seis meses. Guarde esses objetos em uma gaveta próxima ou numa caixa que pode ser deixada dentro do armário enquanto você não precisa deles. Admita que. evitando assim que você precise fazer isso antes de lavá-las. pés de meia sem par e tudo que estiver perdido. Mantenha três cestos na área de serviço para esse fim. relaxados. se esperar para fazer isso só uma vez por semana. lápis e grampeador. caneta. Rotule os cestos conforme o conteúdo. só terá de imprimilas. calculadora. Mas. . calças e meias pelo lado direito.

Qualquer tarefa é muito mais agradável quando podemos alcançar facilmente os utensílios necessários sem que nuvens de pó nem montes de outras coisas caiam sobre nossa cabeça. Se seus filhos costumam ir com você ao supermercado. faça o seguinte: escreva as instruções de lavagem de cada tipo de roupa numa folha de papel e prenda-a no cesto correspondente. Dessa forma. Organize um cardápio mensal. . dê alfinetes de segurança a todos para que prendam os pares certos antes de lavá-los. Use o tampo da própria secadora para separar e dobrar as peças. Separe facas. Simplifique o planejamento de refeições e a compra de mantimentos. Bastará então acrescentar à lista de compras semanais ou mensais os ingredientes que faltarem. Custam um pouco mais. Coloque as roupas dobradas num cesto para depois distribuílas a seus donos. Experimente incorporar ao cardápio regular da família produtos précozidos ou congelados prontos para comer. carregar e descarregar o carrinho e guardar as compras quando chegar em casa. Será mais fácil guardá-los depois de limpos. Mantenha sempre um punhado desses alfinetes à mão. por exemplo. Deixe bem claro às crianças mais velhas e aos adolescentes que seus privilégios dependerão de seu comportamento. Podem. colheres e garfos quando os colocar na lavadora. Escreva o cardápio completo do dia na frente de uma ficha ou folha de papel e anote os ingredientes no verso. Acesse web sites que oferecem receitas e procure-as por ingredientes. Dê alguns pontos com linhas de cores diferentes na ponta dos pés das meias. Elas ajudam muito quando sua geladeira está cheia de alimentos perecíveis. localizar as promoções. Use uma bacia de plástico para recolher toda a louça suja da mesa.Se a lavagem de roupas for tarefa de mais de uma pessoa (ou se você quiser ajuda). Se não completarem em tempo as tarefas pelas quais se responsabilizaram. Se as meias são um problema em sua casa. perto do cesto de roupa suja de cada quarto. frango assado e refeições congeladas. peça ajuda a eles. Não lave peças que não estiverem preparadas conforme você pediu aos outros membros da família. qualquer um poderá dobrar as peças limpinhas. dobre ou pendure cada peça assim que retirar da máquina. No fim do mês. Caso você tenha secadora de roupas. você terá 28 idéias para escolher em cada semana. por exemplo. Idéias: carnes prontas para grelhar. Reserve algum tempo para arrumar a área de serviço e o armário de material de limpeza. mas algumas vezes valem à pena. nada de privilégios. Dê uma recompensa a eles por essa colaboração. saladas embaladas. Adote um código de cores para as roupas das crianças.

o tampo do gabinete e as torneiras todas as manhãs após o uso. Experimente o método da jarra para escolher os trabalhos domésticos: escreva as tarefas de rotina em pedaços de papel e ponha-os numa jarra. . A organização da casa não é trabalho de um dia apenas. troque-a pela tarefa que outro membro da família mais detesta fazer.  Mantenha os produtos de limpeza mais usados no banheiro e na cozinha para agilizar o trabalho. Execute pequenas operações de limpeza com freqüência: Use diariamente no box. em sistema de rodízio. Esse é também um meio fácil de marcar e consultar números de telefone que não constam de sua agenda pessoal. após o banho. Uma vez por semana. um produto próprio para evitar a formação de bolor nos azulejos e no piso. Ofereça em troca um pagamento por tarefa ou uma recompensa semanal. os membros da família. Talvez não seja necessário tanto tempo quanto imagina para executá-lo. Se há um trabalho que vive adiando porque não gosta de fazer. será mais fácil enfrentá-lo. o que está esperando? Há muita coisa boa no mercado. Peça a ajuda deles para lavar roupas. Escreva uma lista das tarefas que precisam ser feitas regularmente. não estará fazendo nenhum favor a seus filhos. acorde as crianças a intervalos para evitar atropelos e brigas por causa do banheiro. como desinfetantes em spray e escovas e panos de limpeza pré-umedecidos e perfumados. entre outras coisas. Depois de perceber isso. Faça isso com um pano de limpeza ou uma toalha velha. Deixe que seus familiares comecem por aquelas que preferem. Se ainda não experimentou produtos de limpeza novos e revolucionários. Mantenha um bloco perto do telefone para anotar recados e avisos destinados aos demais membros da família. É um processo contínuo. Depois disso. Estabeleça um sistema de pontos como incentivo.Se você detesta determinada tarefa. Se você se encarregar de todo o trabalho doméstico.  Limpe a pia. Crie um sistema semelhante para escolher as tarefas que não são rotineiras. será mais fácil aceitar um rodízio que inclua as tarefas mais odiadas por todos. retiram novos papéis da jarra. louças e para limpar. Faça o mesmo. marque o tempo que ele exige de você. Elogie as tarefas bem-feitas para melhorar a auto-estima deles.  Nos dias de aula.

Se. . enquanto estiver no trabalho. você se lembrar de que precisa executar alguma tarefa doméstica. deixe uma mensagem na secretária eletrônica de sua casa como lembrete.

pois algumas vezes é necessário apenas ser em vez de fazer. Faça pelo menos uma coisa todos os dias para aproximar-se de um objetivo de longo prazo. Marque os compromissos profissionais e pessoais com lápis ou marca-texto de cores diferentes. em intervalos regulares. Poupe seu tempo agrupando tarefas semelhantes: . Programe seu dia com horários de 15 a 30 minutos. maior será o domínio que terá sobre o rumo de sua vida. Reserve em seu horário diário alguns momentos para relaxar. como limpeza da casa e compra de mantimentos. Seu corpo. Será mais fácil consultá-lo todos os dias. Não se aborreça. Estudos científicos recentes comprovam que a execução simultânea de múltiplas tarefas não é tão eficiente quanto se imagina. Idéias: dê um telefonema. você sabe que fará as coisas mais importantes. Use o mesmo calendário para o trabalho e as tarefas domésticas. Isso ajudará você a manter os afazeres domésticos bem organizados sem ficar sobrecarregado. Programe uma hora todos os dias para trabalhar em projetos ou objetivos de longo prazo.Capítulo 8 Horários e afazeres Organize seus horários conforme as prioridades. Deixe sempre um intervalo de alguns minutos entre seus compromissos para prevenir problemas criados por eventuais atrasos e acontecimentos imprevistos. sua mente e seu espírito precisam disso. organize uma pasta. Programe as tarefas mais difíceis – aquelas que exigem criatividade e tomada de decisões – para o período do dia em que você esta com mais energia e disposição. Suas tarefas podem render mais se você usar pequenos períodos de tempo para concentrar-se nelas. pense e anote suas idéias ou procure aconselhamento profissional. compareça a uma reunião importante. Procure um calendário ou uma agenda que seja de fato conveniente para você. abra uma conta-corrente. Programe as tarefas de rotina. entre outras coisas. pagar contas e comprar suprimentos. Dedique-se uma vez por semana (pela manhã ou à tarde) às tarefas administrativas de sua casa: arquivar. Quanto mais controle você exercer sobre os horários. Elabore horários flexíveis. Aceite o fato de que provavelmente não será possível fazer tudo o que consta de sua lista de afazeres. Procure concentrar-se na tarefa do momento. Além disso.

Quando marcar compromissos em sua agenda anote também um número de telefone para avisar alguém caso você se atrase. faça uma verificação "geográfica". Reserve um dia da semana para verificar se os equipamentos domésticos precisam de manutenção e faça isso de uma só vez na casa toda.a de "tarefas agradáveis" Decida qual é a tarefa mais importante de sua lista diária e dê prioridade a ela . Com base nela. Elabore uma lista geral de coisas que precisa ser feitas. Transfira os afazeres agradáveis. faça suas listas diárias de tarefas. para outra lista . Apenas 20% das tarefas de sua lista diária representam prioridades. Elabore uma lista segundo esse roteiro. identifique quatro (20%) que são realmente importantes e concentre toda a sua energia na execução delas. Como acontece com a manutenção da casa. o relógio ou o despertador para dar o alarme e lembrá-lo da hora de sair para um compromisso ou de fazer um telefonema importante. deseje confirmar ou precise adiar o encontro. e não durante o tempo todo. Não se esqueça da manutenção periódica do carro. isso evitará imprevistos e reparos de última hora. .disponíveis em boas papelarias]. por áreas. Aceite o fato de que será preciso mudar alguns hábitos. Monitore os horários da família utilizando uma agenda igual às usadas pelos médicos para marcar consultas [Agendas Comerciais . Se você insistir em fazer as coisas sempre do mesmo jeito. Avalie cada tarefa de sua lista geral. escreva uma lista de afazeres para o dia seguinte. Se houver vinte tarefas em sua lista geral. Programe uma reunião semanal da família para rever e acertar futuros compromissos. As múltiplas colunas de cada página permitem ver os compromissos que seus familiares devem atender em cada hora de cada dia.faça-a primeiro. geralmente mais caros.  Verifique as mensagens de e-mail e responda os recados telefônicos uma ou duas vezes por dia. Adote o princípio "80 por 20". aproveite a mesma viagem para levar outras peças que precisam ser lavadas. obterá sempre os mesmos RESULTADOS. mas não urgentes. Mantenha a agenda familiar em local acessível para que todos os membros da casa possam anotar compromissos e eventos. Depois de encerrar as tarefas de cada dia. Ajuste a agenda eletrônica. Quando for buscar peças de roupa enviadas à lavanderia. Para poupar tempo e energia.

. Em seguida. trabalhar em planos de longo prazo ou simplesmente descansar. Decida rapidamente o que fazer com a correspondência e outros papéis que receber todos os dias. você sentirá reanimado para continuar seu trabalho cotidiano. Se conseguir mais tempo livre for uma prioridade para você. abra espaço em seu horário para suas prioridades. Depois programe os outros afazeres a cumprir. Acrescente o item "limpar minha escrivaninha" à lista diária de tarefas até adquirir esse hábito e dispensar o lembrete. Feche o programa de e-mails ou abaixe o volume dos auto-falantes para não ouvir o aviso de entrada de mensagens. Depois de completar a primeira tarefa. Antes de assumir uma nova responsabilidade. como fazer café. Se acabar o projeto antes do fim da semana. risque-a da lista e continue com os demais afazeres. Apague ou transfira para pastas secundárias as outras mensagens. Não importa onde. acrescente à lista de afazeres uma tarefa inicial simples. Se você está envolvido com atividades que não se alinham com seus valores nem com suas prioridades. Se sobrar tempo no final do dia. No início de cada semana. dê preferência a isso em seu horário. Reduza as possibilidades de distração enquanto você trabalha. Só depois programe as demais atividades. Se você tem dificuldade para começar a rotina de cada doa. O importante é DAR O PRIMEIRO PASSO de alguma forma. aproveite o resto do tempo para brincar ou sair com seus filhos. ou verificar a agenda. você pode sempre acrescentar mais uma tarefa à lista. nem como você vai começar a se organizar. Exemplo: se você deve dar uma resposta. COMECE agora mesmo. Reserve 15 minutos por dia para cumprir etapas de um projeto de organização semanal. pergunte a si mesmo se ela se ajusta a suas prioridades. mas precisa antes obter uma informação por telefone. arquive o papel na pasta "Para Telefonar". programe a organização de um projeto pessoal ou de uma área de sua casa para a semana seguinte. Aproveite os intervalos para executar as tarefas de rotina. Deixe as chamadas com a secretária eletrônica. Mantenha no computador apenas os e-mails que ainda precisa responder. Verifique sua "caixa de entrada" diariamente. qualquer forma.O segredo do sucesso para cumprir as tarefas diárias é a elaboração de uma lista enxuta. Escreva apenas as 3 coisas mais importantes a fazer. Entre em uma dieta de compromissos. arquive-o na página adequada. Na manhã de segunda-feira ou na noite de sexta-feira. Se não houver necessidade de providência imediata.

Delegue todas as tarefas que não exijam seus conhecimentos nem suas habilidades. você está passando a alguém a oportunidade de aprender alguma coisa e progredir. marque uma consulta para se informar sobre impostos com seu contador. Elabore sua lista de afazeres em torno dessas prioridades. Talvez uma recusa se torne mais fácil quando não existe pressão para dar uma resposta imediata. Evite desviar-se de seu plano de organização. preencher um cheque ou fazer qualquer outra coisa. a saúde ou qualquer outro aspecto da vida em que tenha grande interesse. Se você tem dificuldade de dizer "não". Ouça música enquanto trabalha ou dê a si mesma uma pequena recompensa depois de concluí-las. Se necessário. as pessoas compreenderão. sua lista de afazeres não tem nem remotamente a mesma importância de sua capacidade de ser. peça algum tempo para pensar. faça já! Tenha cuidado com o hábito de deixar papéis sobre a mesa como lembrete de providência a tomar. Escolha duas ou três coisas que considera mais importantes para você. Antes de concordar em assumir uma nova atividade.pense na idéia de abandoná-las. Até meados de março você deve entregar ao contador todos os documentos relativos ao imposto de renda que reuniu. Tudo ficará bem. Você precisa fazê-la imediatamente ou pode executá-la mais tarde? Torne mais agradável as tarefas mais chatas. ao deixar de exercer uma atividade. Pense que. reflita se ela é importante. "desligue" outra. Lembre-se de que. tais como a carreira. Se você precisa de menos de 1 minuto para arquivar um papel. Prenda um lembrete no painel do carro. Anote um lembrete em sua agenda para começar a reunir e organizar os documentos para a declaração de imposto de renda no início de março. a família. Prenda um lembrete no batente da porta de entrada. diante das grandezas da vida. Se você mesmo prepara . Passe-as a seus familiares ou contrate serviço externo. É melhor anotar o que você precisa fazer e arquivar na pasta de coisas a fazer. visite os lugares que aprecia. faça as coisas que lhe dão mais prazer. Ao iniciar uma tarefa. Dedique boa parte de seu tempo ao convívio com as pessoas que você ama. Algumas formas simples de lembrar coisas importantes a fazer quando você estiver fora de casa:    Ponha perto da porta de entrada ou no assento do carro os objetos que devem sair de casa com você. Aplique a regra de "ligar/desligar" aos compromissos.

energia e dinheiro e para evitar frustrações. organização e simplificação da vida. na agenda eletrônica ou até pela internet. marque com um prendedor de papel o ponto em que parou. Exemplo: se você já sabe que terá férias em julho. Se precisar continuar outro dia. Não fique SOBRECARREGADO pensando em todo o trabalho que você precisa fazer. transfira para a agenda nova todas as datas especiais que você não deve esquecer. Escreva também lembretes para fazer manutenção de rotina do carro (revisão de pneus. por exemplo) Planeje com antecedência tudo o que puder para poupar tempo. Anote em sua agenda um lembrete para fazer uma revisão nas roupas de seus filhos antes da volta às aulas e uma seleção de seus brinquedos no final de dezembro. Descarte todos os papéis que se tornaram desnecessários e mantenha ou aumente as pastas importantes. No final de cada ano. Marque os aniversários e as datas importantes na agenda eletrônica. por exemplo. na agenda de papel ou no calendário de mesa. Conferencista e especialista em limpeza. para doar aqueles que as crianças não usam mais (veja outras idéias sobre o assunto no capítulo 6). comece a fazer planos de viagem em janeiro ou fevereiro.sua declaração de renda. Programe uma revisão geral de seus arquivos para o final ou início de cada ano. Simplesmente faça o que puder hoje. via e-mail. Nunca esqueça uma ocasião especial. Use qualquer método como lembrete: anotações na agenda de papel. Donna Smalli é também autora de Organize-se (Editora Gente). Woman´s Day e The New York Times . ela é colaboradora de revistas e jornais americanos como Reader´s Digest. comece a fazer isso logo que tiver recebido todos os comprovantes necessários. entre outras coisas) e em sua casa (equipamentos elétricos. troca de óleo. contrariedades e desapontamentos futuros.