geoparalinux.wordpress.

com

21 02 2011
Esdras Andrade

Mosaico de imagens no gvSIG 1.9 « Geoprocessamento para Linux

F

inalmente consegui algum tempo para testar a mosaicagem de imagens usando o gvSIG 1.9. Esta funcionalidade está disponível através da extensão Sensoriamento Remoto que pode ser baixada neste link https://gvsig.org/web/projects/ gvsig-desktop/devel/remote-sensing/product. No exemplo de hoje utilizei duas imagens que foram capturadas a partir do Google Earth e passaram pelo processo de georreferenciamento. Este procedimento foi adotado porque das inúmeras outras vezes que tentei fazer o procedimento de mosaicagem utilizando cenas inteiras Landsat e Cbers (CCD e HRC) o gvSIG levou meu computador à exaustão e não conseguiu realizar a tarefa como deveria. Desta forma, com imagens mais leves e menos abrangentes, finalmente, foi possível realizar a operação. Mas afinal, o que é mosaicagem? Entende-se por mosaicagem a técnica ou processamento de unir em uma única imagem duas ou mais cenas ou extratos de imagens. É um procedimento PDI muito comum por conta da dificuldade em que os satélites têm de capturar imagens em grandes extensões territoriais contíguas. Este é um processo que transcende a visualização porque o resultado final depende dos parâmetros cartográficos inerentes a esta técnica. Embora seja possível, não recomendamos realizar o mosaico de imagens tomadas em diferentes datas por conta das deformações apresentadas na faixa de intersecção das imagens decorrentes de diferenças de ângulo de visada na hora da tomada das imagens brutas.

PASSO 1: Carregue as imagens (quantas forem necessárias) dentro do gvSIG.

PASSO 2: Habilite a ferramenta Raster Process e em seguida a ferramenta Mosaico.

Click here to send your feedback

PASSO 3: Dentro da janela de diálogo, na aba Operação -> Seleção de imagens, marque as imagens você deseja que compunham seu mosaico. No campo Métodos, deixe a caixa de seleção desmarcada. Caso você marque esta opção, será feito o ajuste de similaridade entre as imagens componentes. Isto fará com que uma ou várias imagens obtenham os valores de brilho, contraste, cor e saturação de cada pixel tomando como referência outra imagem, afim de se obter uma única imagem mais homogênea possível. No campo Overlap, deixe a função selecionada em Máximo.

Printed with

joliprint

http://geoparalinux.wordpress.com/2011/02/19/mosaico-de-imagens-no-gvsig-1-9/

Page 1

clique em Aceitar.wordpress. você pode nomear o arquivo final e definir se ele será gerado apenas na memória do computador ou se será salvo um arquivo no disco rígido. http://geoparalinux. Click here to send your feedback Aguarde o final do processamento… joliprint Printed with Na aba Opções.geoparalinux. Por fim. além de demandar muito tempo de processamento. Caso você queira experimentar.com/2011/02/19/mosaico-de-imagens-no-gvsig-1-9/ Page 2 . Acho isso desnecessário.com Mosaico de imagens no gvSIG 1.wordpress. esta função fará com que a borda de intersecção entre as imagens fique em degradê. deixe-a desmarcada também.9 « Geoprocessamento para Linux 21 02 2011 Em Feathering (Plumagem). no campo Saída.

Perceba que como existiam pixels com cores diferentes dos demais pixels mosaicados.9 « Geoprocessamento para Linux 21 02 2011 …e você terá como resultado final suas imagens mosaicadas. indico como referência a dissertação de mestrado Mosaicagem de Imagens Digitais do autor Elias Ribeiro de Arruda Junior. Até a próxima.com Mosaico de imagens no gvSIG 1. Click here to send your feedback joliprint Printed with Se você quiser se aprofundar mais sobre este assunto.fct. http://geoparalinux. geralmente não comprometem as informações contidas nas imagens.wordpress.br/pos/cartografia/docs/teses/d_arruda_jr_er. isso é tudo.geoparalinux.com/2011/02/19/mosaico-de-imagens-no-gvsig-1-9/ Page 3 .pdf Por hoje. na faixa de intersecção eles são mostrados como resíduos que. pessoal.unesp.wordpress. disponível neste link www4.