ETEC STO AMARO

Extintores de Incêndios

Nome: Camila da Silva Ribeiro, nº 03 Matéria: PCS Curso: TST ± 3º Módulo

2. Sobre rodas (carretas) . pois. espuma. 1. em condições deoperacionalidade .1 Portáteis Tip de exti tores Segundo a Norma Portuguesa ± 1589 de 84 um exti tor portátil é o ³extintor concebido para ser transportado e utilizado manualmente e que. cujos princípios são pequenos focos. Quando você pressiona a alavanca da parte superior do cilindro.CO2. tem uma massa inferior ou igual a 20 Kg (l)´. E i i i Os aparelhos extintores destinam-se ao combate imediato de pequenos focos de incêndio.Projeto do extintor 1. Normalmen os aparelhos extintores recebem o te nome do agente extintor que neles contém. pó químico ou dióxido de carbono . 1.2. 1. desde que.3.3. parecida com a pressão utilizada em uma lata de aerosol. São de grande utilidade. pois podem combater a maioria dos incêndios. o material é expelido com grande pressão. manejados adequadamente e no momento certo.1. acondicionam pequenos volumes de agentes extintores para manterem a condição de fácil transporte. Figura 1 . Defi içã Os extintores de incêndio são cilindros de metal que contém um agente extintor (água.3.

Incêndios com brasas . B (neblina) e C. Convém antes de tudo definir o que é um agente extintor: Agente extintor ± ³Produto ou conjunto de produtos contidos no extintor cuja ação provoca a extinção. Extintores de Pó Químico ( BC e ABC ) Fogos da Classe A. merecem atenção especial quanto aos prazos para inspeção mencionados no item anterior. Quando o extintor de incêndio estiver submetido à ação do tempo e à condições agressivas. Ti o de extintor Extintor de Água Pressuri ada A lica ões Fogos da Classe A. Quadro 1 1. assim como a sua utili ação e restrições no uso.5.Fogos da classe D .São equi entos utili os para combater princípios de incêndio. B e C.Produtos que reajam com a água . estão disponí eis nas capacidades de at 55 kg 1. Manuten o A manutenção dos extintores devem ser feita conforme os requisitos determinados pelo Inmetro. que são: Os extintores de gás carbônico devem ser inspecionados semestralmente.Produtos que reajam com a água .Diretamente em pessoas (queimaduras) .Equipamentos elétricos e eletrônicos delicados .Incêndios em equipamentos elétricos sobre tensão . Restri ões .Líquidos inflamáveis não solúveis na água ( pode arrastar as chamas ) .Instalações elétricas .´ (NP 1589 / 84).Pode danificar equipamento eletrônico .Fogos da classe D Extintores de Espuma (física ou química) Fogos da Classe A e B Extintor de Di xido de Carbono (C 2) Fogos da Classe A (inicio do fogo). vai variar conforme o tipo de agente extintor nele contido como est representado no quadro 1. Montados sobre rodas para facilitar o transporte. que podem ser reduzidos em y y . anualmente.Incêndios de gases . Classifica o dos extintores segundo agente extintor Consequentemente o tipo de extintores. B e C (pó especial conforme material). cujo peso total ultrapassa 20 kg.Incêndios que resultam da fuga de líquidos sobre pressão . Os demais.Fogos profundos: classe A .4.Materiais instáveis .

Quadro de redução para baixa tensão. y y y y 1. O extintor deve estar afixado na parede (não deverão ter sua parte superior a mais de 1. O local onde o extintor está instalado precisa ser sinalizado adequadamente com uma placa. Outros que necessitam de proteção adequada. Indicador de pressão: todos os extintores que possuem esse indicador devem ser verificados se o mesmo está na posição correta.60m acima do piso) ou no chão. desde que esteja apoiado em um suporte apropriado. . Em caso de dúvida. e O extintor não deve apresentar sinais de ferrugem ou amassados Todo extintor deverá ter uma ficha de controle de inspeção (Norma Regulamentadora 23. Em locais de riscos isolados devem ser instalados extintores de incêndio. Casa de bombas. Caso o piso seja rústico. extintores substitutos para deixar no local.1).razão y do estado em que o extintor se apresentar. com o ponteiro na área verde. Automóveis também são obrigados a possuírem extintores portáteis adequados para conter um princípio de incêndio em caso de problemas de natureza elétrica ou mecânica. Casa de força elétrica. e em locais de risco baixo pode chegar até a 25 metros. Exija. garantindo sua segurança e a do seu patrimônio e. essa área precisará ser no mínimo de 1. também.6. a ordem de serviço devidamente preenchida e assinada pelo técnico responsável.0800 285-1818 ou para os Institutos de Pesos e Medidas do seu estado (esta lista está disponível na primeira página deste site). Central de Gás. da empresa que fará a manutenção. Transformadores. Localiza o e Sinaliza o A distância máxima a ser percorrida por uma pessoa do incêndio até o extintor varia com o risco de incêndio ao qual a construção está exposta. Assim como a relação das peças trocadas. Não permita que pessoas e empresas não habilitadas inspecionem seu extintor. Elevador (casa de máquinas). ligue para a Ouvidoria do Inmetro . Em locais de risco alto não pode passar de 15 metros. Isto orienta os engenheiros a como posicionar os extintores e quantos deles serão necessários. Contêineres de telefonia. no qual. tais como: Casa de caldeira. Casa de máquinas.00m. Escada rolante (casa de máquinas). deve haver uma marcação. Incinerador. Ponte rolante. Galeria de transmissão.00m x 1. Gerador. independente da proteção geral da edificação ou risco.

Rótulo de um extintor Cada extintor deverá ter uma etiqueta de identificação presa ao seu bojo. Simbologia 1. data para recarga e n mero de identificação.7.1.1.2. com data em que foi carregado. Si al identificativo A simbologia normalmente utilizada na identificação de um extintor é a seguinte: 1.7.7. Figura 3 ± Modelo de Rótulo .

. . . PÓ QUIMICO SECO (PQS) .Atacar o fogo acionando o gatilho. .Não usar em equipamentos elétricos. PÓ QUÍMICO SECO COM CILINDRO DE GÁS . . dirigindo o jato para a base das chamas.Acionar a válvula dirigindo o jato para a base do fogo.Pode ser usado em qualquer tipo de incêndio.Atacar o fogo.8. Co o utilizar o extintor de incêndio ÁGUA PRESSURIZADA . *Utilizar o pó químico em materiais eletrônicos. somente em último caso.Pode ser usado em qualquer tipo de incêndio.Abrir a válvula do cilindro de gás. papel. plásticos e similares.Retirar o pino de segurança. .Pode ser usado em qualquer tipo de incêndio. dirigindo o jato para a base do fogo. . . .Retirar o pino de segurança quebrando o lacre. fibras.Apertar o gatilho e dirigir a nuvem de pó à base do fogo.Abrir a ampola de gás. *Utilizar o pó químico em materiais eletrônicos.Não usar em equipamentos elétricos. e só cessará quando a carga estiver esgotada. ESPUMA . ÁGUA PRESSURIZÁVEL (ÁGUA/GÁS) . . papel. somente em último caso. . . GÁS CARBÔNICO (CO2) . plásticos e similares.Só usar em madeira.Inverter o aparelho o jato disparará automaticamente. fibras. . .Retirar o pino de segurança. .Não usar em equipamentos elétricos.Empunhar a pistola difusora.1.Só usar em madeira.Empunhar a mangueira e apertar o gatilho.

com.br/legislacao/normas_regulamentadoras/nr_23. Referências Rótulos de extintor de incêndio.hidrofire. papel) Produtos inflamáveis.mte.asp> Acesso em: 11/05/2011 Informações básicas sobre o acionamento dos extintores de incêndio. Ex. Disponível em <http://www.blogspot.html > Acesso em 11/05/2011 NR 23 ± Proteção Contra Incêndios. Disponivel em <http://www.br/extintores-de-incendio1.br/imprensa/releases/extintor.htm > Acesso em 11/05/2011 Como funcionam os extintores de incêndio. Disponível em < http://contatoandrejesus.inmetro.: fios.htm > Acesso em 11/05/2011 .uol. Ex. Disponível em <http://www.: zinco A B C D 2. Elementos pirofóricos. Ex.hsw.1. Classe Classifica o do fogo Definição Materiais de fácil combustão (superfície e profundidade) Ex: madeira.: óleos Equipamentos elétricos energizados. Disponível em < http://2.pdf> Acesso em 11/05/2011 Extintor de incêndio: o que muda.br/acionamento.blogspot.9.bp.jpg> Acesso em 11/05/2011 Infográfico de um extintor de incêndio Cliente ALL.com. Disponível em < http://casa.com/2010/05/infografico-de-um-extintor-deincendio.gov.gov.com/-PEJIVwkjGo/Ta4p-gKbRGI/AAAAAAAAID0/_vMHSTDAi-8/s1600/1179_1.