UPE – Universidade de Pernambuco

FFPNM – Faculdade de Formação de Professores de Nazaré da Mata Licenciatura plena em Letras

Estágio I – Reconhecimento geral da escola

Relatório de estágio elaborado pela aluna Pamella Souza do curso de licenciatura em letras, para a obtenção de nota parcial da disciplina Estágio I – Reconhecimento geral da escola oferecida pela instituição FFPNM/UPE, ministrada por Joseane Brito.

Nazaré da Mata 2010

mas também as dificuldades. Será mostrado não só os méritos das visitas. durante a cadeira Estágio I – Reconhecimento geral da escola.Introdução Tendo em vista os conteúdos abordados em sala de aula. que consiste nas visitações ao âmbito escolar. há no relatório a análise de toda a escola. uma vez que estamos nos formando professores e logo estaremos no lugar daqueles que observamos e seremos os responsáveis pela educação de muitos alunos. desde a estrutura até o comportamento dos estudantes. A função do presente relatório não é julgar as partes envolvidas ou denegrir a imagem dos professores e funcionários que se dispuseram a se deixar observar. permite aos alunos analisar tudo que foi visto. a parte prática. Além da análise do papel dos docentes. mas sim tomar como exemplo as características positivas e melhorar as características negativas. . que não foram poucas.

É uma típica escola de bairro. a coordenadora Marileide Maia. pois isso acontece mais no período das férias: como os alunos já possuem as primeiras notas. que são as turmas mais numerosas. principalmente as da quinta e sexta série. Em 2009. pois não me foi permitido entrar neles. três pessoas realizam. dois banheiros. com a permissão da diretora Maria da Paz. desses 30 desistiram e 25 forma reprovados. não sendo muito grande. já que minha observação foi destinada ao ensino fundamental e médio que funcionam em outro prédio. A diretora chama-se Maria da Paz. procuram um colégio de nível mais baixo. No ano de 2009 estavam matriculados 85 alunos. que são muito ativos por serem pequenos. sendo apenas a do terceiro ano climatizada com ar-condicionado. A quadra é relativamente grande. geralmente municipal. 200 alunos estavam matriculados. Há 13 professores nesse prédio. dos quais 20 desistiram.Reconhecimento da escola O Colégio Princesa Isabel localiza-se na Rua Belém. dividida em dois prédios: o primeiro é onde está localizada a secretaria e estudam os alunos do maternal à quarta série. e uma coordenadora. Próximo à escola. e são espaçosas. pois a evasão ocorre no período de férias. na qual aconteceram as observações. dois banheiros e uma sala reservada para guardar materiais. Dentro da escola. tendo espaço para algumas atividades de educação física e uma arquibancada que comporta perfeitamente os alunos durante o intervalo. São 8 salas de aula. de modo que não há alunos cursando o segundo ano. apenas um aluno foi reprovado. n no bairro de Jardim Brasil II em Olinda. sala dos professores. a secretaria. um espaço para lavar as mãos e um espaço onde ficam os bebedouros. que consiste na quadra do colégio. Não posso descrever os espaços por dentro. para que não reprovem. Pernambuco. Possui um espaço na entrada para lazer dos alunos. a secretária Eliane e a escola pertence a gre (COLOCAR A GRE). por exemplo. 180 alunos estão matriculados e não há nenhuma desistência. Esse prédio possui 10 salas de aula. no qual são realizadas as atividades de educação física de grande porte. Até maio de 2010 há a mesma quantidade de alunos matriculados antes das desistências. Nesse prédio estão os alunos da quinta série até o terceiro ano. As salas são ventiladas. O segundo prédio fica na rua de trás da escola. sendo assistidos por 9 professores diferentes. Em 2009. o trabalho autônomo de venda de lanche . Nesse ano. uma sala que serve de coordenação e sala dos professores. aqueles que não se acham em condições de passar de ano. como jogos internos. há um enorme campo.

para os alunos. Apenas alguns livros Para-didáticos são adotados nas salas e trabalhados durante as aulas e nas provas. a diretora resistiu em me deixar estagiar em seu estabelecimento. e foi necessário ser feito na secretaria foi mais difícil. Infelizmente o PPP da escola não foi disponibilizado. sendo muito bem recebida no prédio em que funciona o ensino fundamental e o médio. tendo cursado da quinta à oitava série na escola. da qual a coordenadora é responsável. e de diversas leituras. (FALAR SOBRE O TEMPO ESCOLAR) Projeto Político Pedagógico Após os debates realizados em sala. Mesmo sendo ex-aluna da escola. A coordenadora. unido ao compromisso sócio-político que está num constante processo de reflexão e discussão dos problemas da escola na busca de soluções viáveis. e se não fosse por ela. ficando por isso em aberto a questão da análise do PPP. Depois de dias. funcionários. . Foram dias de insistência. Projetos Não há na escola nenhum projeto de língua portuguesa. uma vez que até para conseguir os números referentes à evasão e desistência foi difícil. porém tudo que se deu fora da quadra. merecendo destaque a leitura do texto Projeto Político-Pedagógico da Escola: Uma construção possível pode-se dizer que um projeto político-pedagógico é um planejamento das realizações futuras definido coletivamente por pais. que ainda é a mesma da época em que estudei lá. no qual eu tinha de assistir uma aula apenas. consegui a autorização e realizar as observações. A escola não possui grêmio escolar ativo. eu teria procurado outra escola. demonstrou muita boa vontade em me ajudar. e que já havia conseguido permissão com a diretora para que eu elaborasse um trabalho da cadeira de prática ministrada pela professora Joseane Brito. nem mesmo no intervalo. que não podem sair da escola durante o período de aulas. educadores e alunos.

O diferencial está no fato de ter uma divisão: A primeira parte consiste numa gincana e a segunda nos jogos de fato. Sendo assim eles procuram os professores para saber como encaixar as matérias em seus projetos e acabam chegando a conclusões inesperadas. há algumas atividades interdisciplinares que consistem em visitas aos mais variados lugares. Perguntas e respostas: ganha a equipe que responder mais questões certas. a união de três disciplinas. Trabalha leitura e produção de texto. os alunos são estimulados a abordar diversos conteúdos e procuram os professores para ajuda-los. pois terão que falar sobre o conteúdo do livro aos jurados. posso dizer que essa procura realmente acontece. é abranger as matérias exatas. Os alunos tiveram que analisar as obras de arte. Todos os alunos da escola participam. Dentre outras atividades que transformam o mês de outubro no mais esperado pelos alunos. Melhor mensagem: Todo ano um tema é dado aos alunos e eles têm que confeccionar uma mensagem para ler no dia da gincana. Como ex-aluna. Dança: ganha a equipe que tiver a coreografia mais criativa. ou seja. ano não na escola: As Olimpíadas CPI. Trazer o livro mais antigo: os alunos que encontrarem o livro mais antigo ganham a prova. pois as provas são das mais diversas: Arrecadação de alimentos: ganha a equipe que arrecadar mais alimentos para doação a abrigos.Quanto ao projeto interdisciplinar. vôlei dentre outros. os alunos não vêem sentido em ganhar pontos nas matérias que já estão com boas médias. Envolve educação artística e física. . o único existente é a feira de conhecimentos realizada todos os anos. O que torna esse projeto interdisciplinar é o fato de os pontos serem atribuídos apenas às matérias exploradas nas apresentações dos alunos. Aborda o gênero livro. Uma semana antes do início do estágio. afinal. que são as que geralmente preocupam mais os alunos no que diz respeito a notas. a interdisciplinaridade. a parte histórica e confeccionar um relatório descrevendo toda a visita. os alunos fizeram com a professora de história. como futebol. queimado. Outro projeto é a gincana que acontece ano sim. pois as perguntas podem ser desde cálculos matemáticos até atualidades. português e educação artística. uma visita ao Museu de Ricardo Brenam. por parte deles. Envolve conhecimentos gerais. Sendo assim. O problema maior. A interdisciplinaridade se dá na primeira parte. Houve então. envolvendo assim toda a escola. Trabalha sociologia. Além disso.

Currículo formal e Currículo Real .

Bibliografia .