UNIVERCIDADE PEDAGÓGICA FACUDADE DE CIÊNCIAS NATURAIS E MATEMÁTICA Departamento de física Didáctica de física IV Plano de Aula

Nomes dos estudantes: Afonso Naftal Panzambila e Alberto Malfazer Mussa VII° Semestre 4° Ano Data 26/04/2011 IVª Unidade Temática: Mecânica dos Fluidos ± Hidrodinâmica 12 ª classe Tema da Aula: Equação da Continuidade

Objectivos da Aula:  Cognitivos No fim da aula o aluno sabe que:  A expressão matemática da Equação de Continuidade é   



â

; 

½½ Ataxa de escoamemento atravéz do tubo é uma constante¾¾ ou ½½ o produto da área de secção transversal A e da velocidade em qualquer ponto é uma constante¾¾;  A partir da Equação da Continuidade pode-se calcular a velocidade dos fluidos num ponto estrangulado do tubo;  princípio de Continuidade pode ser usado no dia-a-dia e na técnica. 

Afectivos No fim da aula o aluno desenvolve as seguintes atitudes:  Reconhece a importância do tema no seu dia-á-dia e identifica na técnica exemplos da aplicação deste princípio;  Desenvolve capacidades de realizar experiencias individuais ou colectivas.

um tubo de mangueira de 30cm e 1 garrafa cortada ). Meios de ensino  Meios básicos (Quadro preto. Apagador. . Giz.  Material para a realização da experiência ( 1 garrafa plástica de 5L. Livro do aluno)  Cartaz ilustrativo.

O que caracteriza a viscosidade? R ± A viscosidade caracteriza o grau de atrito interno entre o fluido e as paredes do recipiente que o escoa. viscosidade e velocidade. Aluno Tema: Equação da Continuidade Na nossa vida diária é frequente ouvirmos e usarmos expressões como fluido. .Tempo (min) Função Didáctica Formas de socialização Metodologia e Organização Conteúdo Act. Professor Act.Qual é a expressão matemática de vazão? R±   10µ Motivação Segurança do Nível Inicial e orientação dos objectivos Elaboração conjunta Faz revisão da matétria Responde as perguntas   .Quem se recorda da definição do que é um caudal ou vazão? R ± É o volume da massa liquida que escoua pela secção transversal do tubo na unidade de tempo.O que é um fluido? R ± É uma substância ( liquida ou gasosa) que pode escoar. Agora pergunto: .Como calculamos a velocidade de um corpo? R ± Calculamos pela variação do espaço em função do tempo:      . na 9ª Classe e mesmo na aula passada ja definimos estes conceitos todos. caudal.  . . Ora.

coloca .IDEALIZAÇÃO DO TUBO Motivação Segurança do Nível Inicial e orientação dos objectivos Elaboração conjunta Explica. Escreve o tema no quadro. Cola o cartaz na parede da sala.Porque é que isso acontece? R ± Porque a área da secção do tubo diminui e o fuido ganha uma maior velocidade. O tema da nossa aula é: Equação da continuidade. Copia o tema para o caderno e reflete sobre a figura do cartaz e acompanha a dedução da fórmula . hoje vamos estabelecer uma relação matemática que vai-nos permitir determinar a velocidade do fluído nas extremidades durante o escoamento.Quem já realizou ou viu uma uma situação igual? questões aos alunos  . .Porque é que um jardineiro aperta a extremidade da mangueira? R ± Aperta com o dedo polegar a extremidade deixando um pequeno orficio (diamétro) para que o fluido escoe com muita rapidez / velocidade. deduz a fórmula Observa e acompanha a explicação Tratamento da materia nova 20¶ Frontal Observando a fig. Então. do cartaz ela representa um tubo de escoamento com área de secção transversal variável (  e ) percorrido por um fluido ideal com velocidades (  e ).

durante um intervalo de tempo fluido percorre uma distância . isto é.1 ± Se a velocidade do fluido é . uma grandeza conservada ( volume constante em todos os pontos do tubo ) logo segue:    4 ± Aplicando as expresões (2) e (3) em (4) temos:      5 ± Substituindo (1) em (5) surge:  6 ± Dividindo (6) pelo intervalo de tempo durante o qual o fluido se move. temos: . então temos:   o 2 ± O volume do fluido que entra no sistema no ponto (1) é:   (2) e o volume que sai do sistema no ponto 2 é  3 ± Como o volume do fluido incompressivél.

da expressão em (7) resulta:  Com base nesta expressão (8) e de acordo com a nossa experiência temos:    Conclusão: A velocidade é elevada onde o tubo é estreito e baixa onde o tubo é largo. A expressão: Continuidade chama-se Equação da Este princípio diz que: ½½ Ataxa de escoamemento atravéz do tubo é uma constante¾¾ ou ½½ o produto da área de secção transversal A e da velocidade em qualquer ponto é uma constante¾¾. a razão entre a distância percorrida e o intervalo de tempo é a velocidade instantânea do fluido.   (7) 7 ± Considerando que o intervalo de tempo diminui para zero. . Nota: As velocidades de escoamento são inversamente proporcionais à secção transversal do tubo que escoa o liquido. Logo.

O que aprenderam nesta aula? R ± Como deduzir a Equação da Continuidade. .Com base neste princípio pode-se estudar a eficiência de um sistema de irrigação.  .qual é a expressão matemática que relaciona este princípio? RExercícios 1 ± A velocidade de um fluido ideal num tubo de 6 cm de diâmetro interno é de . .Usar a Equação de Continuidade para calcular as velocidades do fluido nas extremidades do tubo.  O que diz esse princípio? R ± A faxa de escoamento atravéz do tubo é uma constante.9 .A importancia do uso deste principio no dia-a-dia e na técnica. Calcula a velocidade num ponto estreito do tubo 10¶ Consolidação Elaboração conjunta e trabalho individual Faz a revisão da matéria. Escreve o exercício no quadro e orienta a sua resolução Responde as questões colocadas e resolve o exercício no caderno de 3cm de diametro interno. Elaboração conjunta e trabalho individual Dados  Fórmula Resolução =  Consolidação 6cm =  Faz a revisão da matéria. Escreve o exercício no quadro e orienta a sua resolução Responde as questões colocadas e calcula e tira conclusões   =  ? R ± A velocidade no ponto estreito do tubo é de 0.

B ou C)? b) Compara a velocidade nos pontos A e B? c) Sabendo que a área de secção no ponto C é de 1 cm e a Acompanha os alunos de inicio ao velocidade neste ponto é de .TPC 1 ± Dada a figura a baixo.  = = 2 cm R ± No ponto A a área de 2cm de diâmetro. ela representa um tubo percorrido por um fluído ideal. faz ponto A cujo valor da velocidade é de perguntas orais e dá TPC Resposta 1 . . b) A = B A velocidade é a mesma. isto é uma constante. TPC 5¶ Elaboração conjunta e trabalho individual a) Em que parte do tubo a velocidade é maior (A. Avaliação econtrole.a) A velocidade é maior no ponto C. Determine o valor da área no fim da aula. c) Dados:   ?  Regista o TPC no caderno Fórmula:  Resolução: =    = = =  .

com o volume constânte segue que:  Dividindo (6) pelo intervalo de tempo. temos:  (8).Imagem de quadro Data 26 / 04 / 2011 Tema: Equação da Continuidade Dada a fig. Sabendo que:        em . oque é equivalente afirmar que o produto da ária de secção transversal A e da velocidade  em qualquer ponto é uma constante. As velocidades de escoamento são inversamente proporcionais à secção transversal do tubo que escoa o fluído.¾¾ . Desta expressão resulta: . (2) e em é     Aplicando as expressões (2) e (3) em (4) teremos: Substituindo (1) na espressão em (5) segue que:    (7). Conclussão: A velocidade é elevada onde o tubo é estreito e baixa onde o tubo é largo. a baixo pode-se determinar a Equação da Continuidade. O princípio de continuidade afirma que: ½½ A taxa de escoamento atravéz do tubo é uma constante. é  . Essa expressão designa-se Equação de Continuidade.

Exercício de aplicação 1 ± A velocidade de um liquido ideal num tubo de 6 cm de diâmetro interno é de tubo de 3cm de diametro interno. Determine o valor da ária no ponto .9 TPC 1 ± Dada a figura a baixo. B ou C)? b) Compara a velocidade nos pontos A e B? c) Sabendo que a ária de secção no ponto C é de 1 cm e a velocidade neste ponto é de . Dados  . a) Em que parte do tubo a velocidade é maior (A. Calcula a velocidade num ponto estreito do Fórmula Resolução =  6cm =    =  ? R ± A velocidade no ponto estreito do tubo é de 0. ela representa um tubo percorrido por um fluído ideal.

= = .A cujo valor da velocidade é de Resposta 1 . = = 2 cm R ± No ponto A a área de 2cm de diâmetro.a) A velocidade é maior no ponto C. b) A = B A velocidade é a mesma ( isto é uma constante ) c) Dados:  Fórmula:  =  Resolução: =  ? .