Koselleck – Fichamento continuação Pg 85 Bacon – articulação da historia em naturalis e civis contudo concebia a natureza como algo histórico, mas

modificável por meio da técnica humana Temporalização da natureza – abria seu passado finito a um futuro infinito e preparava o caminho para sua interpretação histórica. E corresponde ao conceito de historia do século XVIII. Esta investigação da natureza desaparecera paulatinamente do universo das ciências históricas. Natureza e historia andavam separadas. Em 1788 Kant intentava assegurar a historia natural para uma marcha de observação cientifica que vinha das forças da natureza, segundo leis casuais, a conexão da condição presente das coisas da natureza, com suas causas nos tempos antigos. Geschichte narração Historie - descrição Da historia sacra a historia da salvação A historia sagrada foi tratada bem separadamente da historia política A expulsão da historia divina do universo dos saberes históricos. A fundação da historia sagrada dentro da historia mundial havia sido preparada dentro da historiografia protestante da igreja. Edgar Bauer – Pela religião a historia se converte em uma fabula, pela historia a religião se converte em um mito, e na historia, a verdade de hoje refuta a verdade de ontem para ser logo tirada pelo canto a sua vez pela verdade de amanhã, enquanto que a religião não falaria mas que uma única verdade. A pressão da alternativa obrigava a historicização. Foi ante esta reta que se acunou o termino da historia da salvação. Da Historia Universalis a historia mundial. A transformação que levou a natureza da historia sacra dentro do processo histórico geral produziu um consenso do conceito de história, basta fazer um conceito fundamental da experiência e da expectativa humana. E a expressão humana historia mundial resultou particulamente apropriada para precisar o resultado desse processo.pg 97. Enquanto avança a conquista de terras de ultramar e se desfaz a unidade cristã, começam a acumular títulos da historia universal, destinados a registrar e unificar as novas e heterogêneas experiências. Resurge assim o século XVIII a perdida expressão da história do mundo. A historia moderna que remete a si mesma, intentava encontrar com a historia do mundo um asidero empírico. E ela devia estar no campo de ação que o sujeito hipotético do gênero humano que só em aua extensão temporal aberta podia ser pensado como unidade..

O surgimento de uma ciência autônoma pode atribuir-se a essa burguesia culta. 107. Nessa medida. seus livros e suas revistas que foram se multiplicando pouco a pouco durante o ultimo terço do século XVIII e os que surgiram sobretudo no século XIX. O que mantinha unidos a ambos níveis lingüísticos eram os ciclos da burguesia culta. numerosas associações e instituições. – pg.discussões cientificas com o espaço lingüístico político social da vida cotidiana.Direção da formação moterna que determinaram os conceitos determinantes de historia moderna 1 Funções sóciais e políticos do conceito de historia . a genesi do conceito moderno de historia coincidiu com sua função política e social .