Aprendendo Estatística no Excel

Elaborado por José Brito da Silva (jbritoSilva@gmail.com)

Índice Pg 2 .

3 . mostrando-os na forma de gráficos ou analisando-os por meio de funções estatísticas. como é mostrado abaixo: Gráfico dos 10 melhores colocados 35 30 Relação entre clubes e empates 8 Número de clubes ATLÉTICO-MG SÃO CAETANO FLUMINENSE INTERNACIONAL ATLÉTICO-PR PONTE PRETA SÃO PAULO PALMEIRAS SANTOS PARANÁ Pontos ganhos 25 20 15 10 5 0 6 4 2 0 0 1 2 3 4 5 6 7 8 Número de empates Clubes O aluno. além do aluno aprender a matéria Estatística. vamos utilizar um conjunto de dados que é a tabela de classificação mostrada ao lado.1 INTRODUÇÃO Nesta apostila procurei tornar o aprendizado da Estatística uma atividade que seja agradável ao aluno. para poder acompanhar esta apostila. deve ter um mínimo de conhecimento sobre o programa Excel. mas que poderão ser úteis para quem não está habituado com o Excel. Caso contrário será necessária a ajuda de um monitor. Portanto. abra o Excel e. por último clique em colar ou tecle Ctrl+V. ou quem for utilizar esta apostila. se esta apostila está impressa. utilizei a tabela de classificação dos clubes de um campeonato de futebol como incentivo à utilização das funções e métodos estatísticos. Portanto. que se chamará “Dados”. na barra de ferramentas. Todavia. deve-se copiar a tabela ao lado e colar seu conteúdo em uma planilha do Excel. em copiar (pode-se teclar Ctrl+C). O procedimento é o seguinte: selecione todas as colunas da tabela (a coluna selecionada fica escurecida). de quebra adquire conhecimentos em computação. vou iniciar com procedimentos bastante básicos.1ª FASE Clubes AMÉRICA-MG ATLÉTICO-MG ATLÉTICO-PR BAHIA BOTAFOGO BOTAFOGO-SP CORINTHIANS CORITIBA CRUZEIRO FLAMENGO FLUMINENSE GAMA GOIÁS GRÊMIO GUARANI INTERNACIONAL JUVENTUDE PALMEIRAS PARANÁ PONTE PRETA PORTUGUESA SANTA CRUZ SANTOS SÃO CAETANO SÃO PAULO SPORT VASCO VITÓRIA PG J E GP 14 15 5 16 32 15 2 33 27 15 3 30 21 15 3 21 18 15 3 19 9 15 3 11 20 15 5 29 18 15 3 20 16 15 4 20 16 15 4 14 27 15 6 24 14 15 8 16 23 15 2 21 22 14 4 18 16 15 4 18 24 15 3 23 16 15 7 16 29 16 2 29 24 15 0 21 24 15 6 26 23 15 2 17 11 14 5 16 25 16 7 22 28 15 4 23 24 15 3 26 11 15 2 12 19 15 7 26 23 15 5 19 Depois dos dados copiados para a planilha poderemos trabalhá-los. a tabela está copiada. clique na primeira célula. No decorrer desta apostila. Para tanto. Outro incentivo é a utilização do programa Excel que. CLASSIFICAÇÃO . numa planilha vazia. você terá que copiar os dados manualmente. clique. Pronto.

Para inserir uma nova planilha clique no menu <Inserir> e escolha a opção <Planilha>.No Excel. Quando clicamos em uma dessas células. Quando se tem um número grande de planilhas é mais prático identificá-las com nomes que tenham relação com o que é trabalhado nelas. Para tanto é preciso mudar o nome anterior clicando com o botão direito do mouse na seleção de planilhas na parte inferior da pasta. O nome será mudado para “Estatística”. escolha <Renomear> para mudar o nome da planilha. Depois que aparecer o menu de seleção.. os dados são organizados em planilhas. que pode ser um número. 2. O primeiro passo é selecionar a planilha “Dados”. uma fórmula. para que as operações entres os dados possam ser efetuadas.. INSERINDO NOVA PLANILHA Ao trabalhar um conjunto de dados é interessante inserir uma nova planilha e copiar a tabela para esta planilha. COPIANDO CÉLULAS Se na planilha “Dados” está a tabela com os dados ainda não trabalhados. clicando na seleção de planilhas na parte inferior da pasta. . Exemplo: se uma célula está na coluna B e na linha 3. 4 . Com isso será aberta uma nova planilha e é interessante dar um nome a ela. . mas poderia ser qualquer um.) e sua linha (1. B. C. sendo estas compostas por várias células. Para tanto uma operação de copiar-e-colar deve ser feita. na parte superior da planilha (Barra de fórmulas) visualizamos a informação que está dentro da célula. devemos passá-los para a planilha “Estatística”. ou um texto.). Voltar ao Índice 3... esta célula é a B3. Cada célula é localizada por sua coluna (A. 3. Voltar ao Índice 2.

Com isso a tabela ficou selecionada e o passo seguinte será copiá-la. pode-se mudar a formatação das células. que é feita selecionando-se estas células e clicando no botão <Mesclar>. como demonstrado na figura ao lado. ou as células da tabela. Em seguida deve-se arrastar o mouse (com o botão pressionado) até a célula inferior direita da tabela. 5 . Depois é necessário formatar a largura das colunas para que todas as informações caibam dentro delas. Isso é feito clicando e segurando pressionado o botão esquerdo do mouse na célula superior esquerda da tabela.Na planilha “Dados” há a tabela que será copiada. é algo muito simples: basta clicar no botão <Copiar> localizado na barra de ferramentas. sendo que esta deve ser selecionada primeiro. Toda a tabela será enviada para a área de transferência e estará disponível para ser colada em qualquer lugar. Em seguida clica-se no menu <Formatar>. A primeira mudança será a mesclagem de 5 células em uma. FORMATANDO CÉLULAS Com a tabela colada na planilha de trabalho “Estatística”. que é o <AutoAjuste da seleção>. Neste caso é a coluna <A>. Assim seleciona-se a coluna inteira clicando na letra da coluna. então clica-se no botão <Colar>. E. e na opção <Coluna> selecionamos a opção seguinte. Copiar a tabela. Voltar ao Índice 4. A tabela será colada na planilha “Estatística”.

As figuras mostram a seleção. COLOCANDO VALORES EM ORDEM Muitas vezes os dados coletados estão embaralhados. ou em ordem crescente. que é feita selecionando-se as células a serem centralizadas e clicando-se no botão <Centralizar>. Em seguida clica-se no menu <Dados> e escolhe-se a opção <Classificar>. Para que a coluna PG apareça na opção de classificação é necessário que a seleção “Minha lista tem” esteja em <Linha de cabeçalho>. ou em ordem decrescente. sendo que a coluna que iremos classificar em ordem decrescente é a de Pontos Ganhos (PG). porque será mais prático para visualizar qual o clube que tem mais pontos ganhos. e há a necessidade de colocá-los. Para tanto deve-se selecionar todos os dados da tabela. Porque há relação entre os dados. Voltar ao Índice 6.Outra formatação é a centralização do conteúdo das células. como explicitado na figura ao lado. Quando a coluna PG for ordenada todas as outras colunas também serão alteradas. MUDANDO AS CORES 6 . porque todas as colunas estão relacionadas entre si. Voltar ao Índice 5. A janela de classificação irá aparecer.

Neste caso é a cor “Amarelo claro”. com a mesma célula selecionada. No botão <Cor da fonte> clique na seta para baixo. iremos tornar o texto em negrito e aumentar o tamanho da fonte clicando. Para as células que contêm os rótulos das colunas vamos escolher outro tipo de borda. Novamente tem-se que selecionar as células em questão. COLOCANDO BORDAS Para uma melhor discriminação dos dados é prático separar as colunas e as linhas por bordas. Em seguida basta escolher uma cor de preenchimento. Voltar ao Índice 7.Continuando com a formatação das célula agora iremos mudar a cor de preenchimento. Ou seria cor amarela clara? A cor do texto (fonte) também pode ser alterada. Como mostrado nas figuras do lado esquerdo (negrito) e do lado direito (Tamanho da fonte). Em seguida. em <Negrito> e em <Tamanho da fonte>. Depois das células selecionadas clica-se na seta do botão de bordas e basta escolher a opção de bordas em todas as células. 7 . Com isso irá aparecer a caixa de cores e uma cor poderá ser selecionada. respectivamente. Para tal a célula deve estar selecionada. No botão <Cor do preenchimento> clique na seta para baixo para aparecer as opções de cores. No passo seguinte será aplicado bordas finas nas células selecionadas da tabela.

E. ou clicar <OK> na barra de edição de fórmula. que aparecerá sua referência na fórmula (E3). O resultado da divisão feita acima pode não ter sido exato e o número apareceu com muitas casas decimais. tomando o cuidado de diferenciar os dados. Para concluir basta teclar Enter. ou seja. GP/J. Voltar ao Índice 8. Devemos selecionar a célula que receberá a fórmula (e o resultado também). A figura ao lado mostra a barra de edição de fórmula. em seguida. Neste caso. Depois de alterar as cores e as bordas teremos a tabela parecida com a que está representada na figura da direita. vamos arredondá-lo para apenas uma casa decimal. Isso é feito formatando-se a célula que contém o número. Para isso devemos começar com o sinal de igual (=). Mas é claro que você pode escolher uma formatação que mais lhe agrada. Pronto. a fórmula está digitada. O sinal de igual pode ser escrito direto ou pode ser clicado na barra de edição de fórmula. Na figura ao lado foi selecionada a célula onde irá conter a relação dos gols que cada clube fez por jogo. O primeiro passo é como escrever uma fórmula que efetue operações entre duas células e dê o resultado em outra célula. escolher borda fina em cima e bordas duplas embaixo. Os gols por jogo de cada clube são obtidos dividindo-se todos os gols pró daquele clube pelo número de jogos que ele teve. Depois digita-se a operação desejada (/) e clica-se na célula da coluna J. ou seja. Para o primeiro clube clica-se na célula da coluna GP. clica-se no menu <Formatar> e escolhe-se o opção <Células>. 8 . o que será escrito não é nem um número e nem um texto qualquer. ou seja. CALCULANDO Terminada a formatação vamos às contas. Para escrever uma fórmula primeiro devemos informar ao Excel que é isso mesmo que queremos.

Para transferir uma fórmula para as demais células de uma coluna (ou de uma linha) clica-se no marcador que se situa no canto inferior direito da célula selecionada (um pequeno quadrado preto). utilizando fórmulas iguais mas com referências diferentes. Esta fórmula deverá ser usada para calcular os gols/jogos dos demais clubes. Saber a média de gols do campeonato também é interessante. se um clube joga uma vez e outro clube também joga uma vez. porque há a opção de transferência de fórmulas. A operação seguinte é a somatória de um conjunto de dados. Para calculá-la soma-se todos os gols que os clubes fizeram e divide-se esta soma pelo número total de jogos. 9 . o número de jogos não será igual a 2. onde será escolhida uma casa decimal. mas será igual a um. Neste caso iremos obter o número total de jogos do campeonato. O total de jogos é obtido somando-se o número de jogos que cada clube teve. Ao fazer isso o cursor tomará a forma de uma cruz. ou seja. metade. aparecerá a opção de <Casas decimais>. e será aguardada a introdução da referência do conjunto de dados a ser somado.Ao aparecer a janela “Formatar células” escolhemos a opção <Número>. A seleção dos dados é feita clicando-se na primeira célula e arrastando-se o cursor até a última célula do conjunto de dados. A função de soma está simplificada podendo-se clicar diretamente no botão <AutoSoma>. as células registrarão os GP/J de cada clube. que é a soma dos jogos de cada clube. Terminada a formatação basta clicar em <OK>. Então arraste o cursor até a última célula que se quer inserir a fórmula. Assim. Porém esse valor deve ser dividido por dois porque. Novamente seleciona-se a célula que conterá a fórmula e seu resultado. Mas não é necessário rescrevê-la 27 vezes (ufa!). Com isso. e em “Categoria” também optamos por <Número>.

Depois de selecionar a célula que receberá a fórmula. seria oportuno saber quanto esses dados estão variando em relação ao valor médio obtido. Vamos usar a função que calcula a média aritmética de um conjunto de dados para encontrar a média dos empates. Porém. Na coluna “Nome da função” há várias opções de funções. O resultado da função está ao lado. ao tirarmos a média de um conjunto de dados. A janela de funções irá aparecer e escolheremos em “Categoria da função” a opção <Estatística>.Voltar ao Índice 9. COLANDO FUNÇÕES Há. Escolhida a função basta clicar em <OK>. clica-se no botão <Colar função>. funções específicas que podem ser coladas numa fórmula. Na janela de seleção de argumentos clique em e selecione os valores da coluna de empates de todos os clubes. também. mas a que queremos é a <MÉDIA>. Para isso devemos obter o desvio padrão em relação à média. 10 .

Na janela de funções optamos por <MED>. No Excel há a ferramenta “Assistente de gráfico” que torna a criação dos gráficos uma tarefa simples. Por que da população? Porque estamos tirando o desvio de todos os dados da coluna de empates. e não de apenas uma parcela. Vamos escolher a opção <Colunas>. Portanto. classificação dos dez clubes melhores colocados campeonato. através da apresentação de janelas informativas. O resultado ficou assim: Outra função que podemos utilizar é a mediana de um conjunto de dados. o desvio padrão da população. em gráfico de colunas. que é a mediana. Assim como fizemos para a MÉDIA. Porém na janela “Colar função” escolhemos a opção <DESVPADP>.O procedimento é o mesmo que para a função MÉDIA. e selecionamos os dados da coluna PG. CRIANDO GRÁFICOS Quando se tem muitos valores agrupados em tabelas. a visualização e interpretação tornam-se difíceis. no caso os pontos ganhos. iremos colar uma função na célula selecionada. Depois de efetuada a operação o resultado será o seguinte: Voltar ao Índice 10. Iremos representar. representar esses valores na forma de gráficos é muitas vezes a melhor opção. ou seja. a no de de 11 . Quando clicamos no botão <Assistente gráfico> aparece a janela de escolha do tipo gráfico.

janela irá diminuir de tamanho e podemos selecionar os dados das colunas clubes e PG. eixo X e eixo Y. Na em Essa janela “dados de origem do gráfico” clicamos <Intervalo de dados> como na figura ao lado.Escolhido o tipo de gráfico. 12 . Depois dos dados selecionados devemos teclar Enter para passarmos à próxima etapa. temos de informar ao Assistente quais dados queremos graficar. Em seguida. na terceira etapa. preenchemos o título. Como mostrado na figura abaixo.

Os 10 melhores colocados 35 30 25 Pontos ganhos 20 Seqüência1 15 10 5 0 O L TA S G R E N -M -P TO IO N N IR N E TA C O A O E R N R A S Ã O P U LO S A S A Á LM E C E M IN C TI TI A A A P A TL É A U N É TL O P FL R TE Ã A A S Clubes Há vários tipos de gráficos.Por último. A diferença e que agora nós escolhemos a opção <Barras> para o tipo de gráfico. e sua escolha dependerá do que está sendo representado. IN P O N TE C S P 13 . Mas seria melhor escolher um nome que tenha a ver com o que é mostrado no gráfico. O procedimento não muda muito do que foi feito para o gráfico anterior. que irá se chamar “Gráfico 1”. Vamos representar a classificação dos dez últimos clubes do campeonato através de outro tipo de gráfico: um gráfico de barras. criaremos o gráfico em uma nova planilha. A figura abaixo representa o gráfico da classificação dos primeiro dez colocados.

Se esta 14 . temos um quadrado. que chamamos caixa de seleção. Selecionamos o item <Dispersão (XY)> e clicamos em <Avançar> Na janela “dados de origem do gráfico”. eixos X e Y. Na janela “opções de gráfico”. selecionamos a coluna dos empates (E) e novamente clicamos em <Avançar>. Os 10 piores colocados BOTAFOGO-SP SPORT SANTA CRUZ GAMA Clubes AMÉRICA-MG JUVENTUDE GUARANI FLAMENGO CRUZEIRO CORITIBA 0 2 4 6 8 10 12 14 16 18 Seqüência1 Pontos ganhos Um tipo de gráfico também bastante utilizado é o de dispersão. como na figura ao lado. Na janela aberta a seguir. Clicamos agora em <Legenda>.O resultado é um gráfico de barras onde estão representados os pontos ganhos pelos piores clubes do campeonato. digitamos o título. Clicamos no assistente de gráfico. Em seu lado esquerdo. teremos a opção <Mostrar legenda>.

Ao clicarmos na figura. voltamos à tabela fora da janela. aparecerá a janela “Formatar seqüência de dados”.estiver preenchida com um x. Selecionamos a célula que contém o valor do Desvio Padrão da Média. na planilha “Estatística”. que servem para ver se os valores estão próximos ou distantes da média. dizemos que a opção está selecionada. no item “Exibir”. Para isso. Clique na caixa para anular a seleção. selecionamos a opção <Ambas>. Em seguida. seguiremos alguns passos: Clicamos em um dos pontos do gráfico: Feito isso. 15 . clicamos agora na figura ao lado do sinal “+”. No item <Personalizar>. V a r ia ç ã o d o n ú m e r o d e e m p a t e s Este então é o gráfico de dispersão. Clicamos no botão <Barras de erros Y>. 9 8 7 6 5 4 3 2 1 0 0 5 10 15 20 25 30 Número de empates C la s s if ic a ç ã o d o c lu b e Voltar ao Índice 11. INSERINDO BARRAS DE ERROS Podemos incluir no gráfico anterior algumas barras verticais. chamadas barras de erros.

Veja: V a ria ç ã o d o nú m e ro d e e m p a te s 12 10 8 6 4 2 0 -2 0 -4 5 10 15 20 25 30 C la s s ific a ç ã o d o clu b e Voltar ao Índice 12. selecionamos o item <Ferramentas de análise> e clicamos no botão <OK> para confirmar. seguindo os passos abaixo: No menu principal selecionamos o item <Ferramentas>. GERANDO UM HISTOGRAMA Uma outra modalidade de análise pode ser feita observando o gráfico do histograma. e clicamos na opção <Suplementos>. 16 . As barras de erros foram incluídas e a legenda ao lado do gráfico foi suprimida.Retornando sinal “-” padrão. Na janela dos “Suplementos”. novamente clicamos na figura ao lado do selecionamos o desvio Número de empates Nosso gráfico agora possui algumas modificações. Se a ferramenta “Análise de dados” não estiver no menu <Ferramentas> deveremos incluí-la. à e janela.

clicamos em <Histograma> e <OK>. selecione a opção <Resultado do gráfico>. Depois. no menu principal. Vamos clicar nela. selecionamos coluna dos empates: a De volta à janela “Histograma”.A seguir. Observe que agora temos uma nova opção: <Análise de dados>. Assim: Clicamos agora em <Ferramentas>. clicamos no botão do <Intervalo do bloco>: Selecionamos intervalo: os valores desse No item “Opções de saída”. já na planilha. No item “Ferramentas de análise”. clique na opção <Nova planilha> e digite “Histograma”. Assim: 17 . Clicamos no botão da opção <Intervalo de entrada>: Na tabela. com os valores de 0 a 8. digitaremos o “Intervalo do bloco”.

com) e seu uso é livre. É interessante retirar a legenda e alterar os rótulos dos eixos X e Y. Voltar ao Índice 18 . No caso da legenda basta apagá-la (delete). Rótulo do eixo das Categorias (X) : “Número de Empates” Rótulo do eixo das Abcissas (Y): “Número de clubes” Por fim teremos o gráfico com a freqüência de empates. Para fazer isso basta clicar nestes rótulos e digitar o novo texto. Número de clubes 8 6 4 2 0 0 1 2 3 4 5 6 7 8 Mais Número de empates Histograma Este material educacional foi elaborado por José Brito (jbritosilva@gmail.O resultado será o gráfico de histograma da figura ao lado.

Sign up to vote on this title
UsefulNot useful