BIOGRAFIA ‡ Nasceu no Rio de Janeiro em 1960 ‡ Cursou de comunicação social no Rio de Janeiro ‡ Inicia sua carreira artística dando seu primeiro passo. em 1981 ao ingressar na Escola de Artes Visuais do Parque Lage ‡ Sua primeira exposição individual aconteceu no Centro Cultural Banco do Brasil com o nome de Mares do Sul ‡ De 1995 a 1996 a artista brasileira cursou arte gravura em metal e linóleo no Atelier 78 ‡ Faz parte das exposições que caracterizam a Geração 80 .

no instante que são transferidos para a tela. devido à profundidade características de cada cor ‡ Sua técnica começa de maneira conservadora e tradicional e porém após os decalques.CARACTERÍSTICAS ‡ Cria um cenário carnavalesco ‡ Projeta um barroco formal ‡ Utiliza formas circulares e símbolos florais ‡ Utiliza técnicas de colagens e sobreposições. camadas de cor criando uma harmonia de excessos ‡ O espaço é formado por diversos níveis. adquirem um novo conceito .

suas obras não se enquadram em nenhum estilo ou movimento ‡ Organiza as cores e formas.CARACTERÍSTICAS ‡ Inspira-se nas formas da natureza e nas cores fortes ‡ Para a artista. em busca do equilíbrio ‡ Muitas de suas composições são simétricas. principalmente as telas quadradas ‡ Nas ferramentas de composição. o círculo possui um caráter elementar que elucida ideia e sensação de movimento ‡ Os títulos de suas obras são dados posteriores a sua pintura .

OBRAS .

OBRAS .

OUTROS TRABALHOS Exposição Pinacoteca Exposição Pinacoteca .

OUTROS TRABALHOS Intervenção no Metrô de Londres Intervenção no Metrô de Londres .

OUTROS TRABALHOS Intervenção na Fachada da Loja Selfridge em Manchester Intervenção Museu de Arte Contemporanea em Tokio .

entretanto. A artista explora. um trajeto já repetidamente percorrido tanto pela arte como pelo design. no qual sua obra atinge o mais alto valor para artista brasileiro em leilão realizado em Nova York.CRÍTICAS Com uma arte abstrata. A trajetória da artista parece calcada numa única fase. alegre e colorida. sem. apresentam a características muito semelhantes. desse modo. a pesquisa iniciada por Kandinsky ainda na década de 10 do século passado. a carioca Beatriz Milhazes conquistou rapidamente o mercado de arte internacional. uma vez que observados seus trabalhos de períodos distintos. apontar uma nova direção. essa linguagem plástica deu origem a uma arte de estilo jovial e vibrante. Com estilo ornamental e decorativo. Flávia Rudge Ramos . associada ao movimento hippie. Milhazes segue. espirais e curvilíneos. Nos anos 70. pintados em cores vivas. portanto. apresenta composições baseadas na sobreposição e acumulação de elementos florais.

S. na contramão do mercado de arte contemporânea. é uma artista extremamente profissional.a obra de Milhazes é um labor de disciplina dos sentidos e concentração mental. de padrão internacional. Fernando Cocchiarale O motivo da valorização é a ousadia.. mas talvez falte conhecer as expansões de seu trabalho de pintura.folha.uol..com. É possível entender como ela chegou onde está hoje. Paulo Herkenhoff Sei que algumas pessoas implicam com a obra dela.dasartes.com/site/index. que hoje valoriza obras densas. que tem uma obra vigorosa.br .php?option=com_content&view=article&id=126&Itemid=9 0&showall=1 www1. T. como a loja da Taschen que ela fez com Philippe Starck e outras intervenções. Eliot dizia que a humanidade não pode suportar muita realidade Kátia Mindlin (consultora da Sotheby s no Brasil) Fontes: http://www. Beatriz ousou não ter medo de ser vista como decorativa.CRÍTICAS .

dasartes.com.html(Acessado em 30/04/2011) http://www.com/site/index.scribd.BIBLIOGRAFIA HERKENHOFF. Beatriz Milhazes.br/arquivos/noticias/arquivos/46/anex os/D02_Rui_versao_final.pucsp.php?option=com_content&view= article&id=126&Itemid=90&showall=1(Acessado em 30/04/2011) http://beatrizmilhazes.sp.com/doc/32891644/Olhar-Maes-BeatrizMilhazes(Acessado em 30/04/2011) http://pt. São Paulo: Pinacoteca do Estado.zip. 2008. Pintura.pdf (Acessado em 30/04/2011) http://bravonline.com/doc/32891644/Olhar-Maes-BeatrizMilhazes(Acessado em 30/04/2011) .abril. MILHAZES. Mares do Sul.scribd. Editora Francisco Alves.net/index. Colagem. Beatriz.br/pos/cos/cps/pt-br/arquivo/BiblioLucia2.br/conteudo/artesplasticas/artesplasticasm ateria_261676. Beatriz.pdf(Acessado em 30/04/2011) http://pt. http://www.iararevista. MILHAZES. Editora Centro Cultural Banco do Brasil.shtml (Acessado em 30/04/2011) http://www4. Paulo.senac.

Sign up to vote on this title
UsefulNot useful