1

Centro de estudos da Religião Wicca ± Antigos Caminhos

Ano I

2 As Origens do Ogham Ogham foi criado na Irlanda meridional, ao redor do começo da era Cristã, aproximadamente 500 a.C. Quem inventou ou como foi inventado é um mistério mas alguns estudiosos acreditam que era baseado no entalhe usado para contar o número das ovelhas ou gado em um rebanho. Ogham é escrito criando entalhes na extremidade de uma pedra ou pedaço de madeira. As maiorias das inscrições escritas no alfabeto ogham são comemorativas da natureza. Geralmente seguiam esta fórmula: maqi liag maqi erca traduzido: [a pedra] do filho de Liag o filho de Erc. Geralmente as inscrições estão no genitivo e são traduzidas assim como "a pedra do filho de" etc. A forma "maqi" em nossa inscrição é uma forma mais antiga da palavra irlandesa arcaica "maicc" o genitivo de macc que significa "do filho," e representa uma fase lingüística mais antiga do idioma; antes que a letra "i" no final tinha sido derrubada. O uso da figura que corresponde à letra "q" também demonstra a natureza arcaica do idioma usado, sendo que o som [kw] virou [k] em irlandês antigo clássico.

A figura acima é uma transcrição no alfabeto ogham da inscrição dada no primeiro parágrafo. Enquanto esta figura usa golpes para representar as vogais inscrições verdadeiras usavam golpes menores ou, até mesmo, pontos.

Nós podemos ter certeza que o ogham era usado para propósitos ocultos na Irlanda antiga, mas nós não podemos ter certeza que era de fato o tipo de ogham que nós estamos discutindo aqui. É altamente possível que um sistema de adivinhação mais antiga, baseado nas árvores, foi misturada com o alfabeto de ogham desde que os nomes das letras tiverm sua correpondência feita com nomes de árvores. Nós podemos afirmar com toda segurança que um sistema de adivinhação existiu entre os celtas antigos porque as palavras colbren (G), crannchur (IrMod) significam ³loteria´ e incorporam as palavras

3 para ³madeira´ ou ³árvore´ (bren > G pren, ³madeira´ e IrMod. crann, ³árvore´). A maioria das inscrições de ogham podem ser encontradas na Irlanda e na Escócia, em menor número também podem ser achadas na Cornualha e no País Gales onde foram criadas pelos colonizadores ou invasores irlandeses que vieram para a Inglaterra ceraa de 700 d.C. Inscrições na Cornualha e no País de Gales freqüentemente foram acompanhadas por inscrições latinas bilíngües. O governante de Dyfed, no sul do País de Gales, Voteporigis (um nome britânico latinizado) é escrito em ogham como Votecorigas. Nós podemos ter certeza que o ogham foi baseado no alfabeto latino porque as letras correspondem basicamente aos sons do alfabeto latino, mas o sistema fonético de irlandês antigo conteve mais sons do que foram representados no alfabeto ogham ou no alfabeto latino, assim o uso de um sistema ortográfico complicado era requerido. Entendendo o Alfabeto O ogham é dividido em quatro grupos de cinco sons. Cada destes um grupos é chamado aicme (IrAr e IrMod, raça, espécie) e cada aicme é nomeado para a árvore que começa o grupo. Assim o aicme da letra ³b´ é nomeado aicme beithi, beithe do IrAr, bétula. Embora o símbolo para ³h´ existiu no alfabeto tradicional, não foi usado em inscrições sendo que o ³h´ no alfabeto latino medieval usado para escrever o irlandês antigo realmente não tinha nenhum som. Cada letra foi chamada um fid (madeira, pl. feda) e foi escrita em um stemline, chamado o flesc, entretanto a palavra druim (cume) era normalmente usada para descrever pedras. Inscrições foram lidas do direito para a esquerda ou do fundo para o topo. Embaixo é uma tabela com os nomes das letras de Ogham (IrAr. feda in ogaim, IrMod. feánna an oghaim). Note que os nomes irlandeses modernos não são as formas modernas dos nomes das árvores mas os nomes modernos das letras que representam.

O site da Paróquia de Ballymote descreve o livro como uma compilação de trabalhos mais antigos. O nome dele parece ter sido uma forma gaelicizado de Ogmios. Fid Valor Fonético Nome Celta Nome Português em Nome Científico Betula Pendula B Beith Bétula L Luis Tramazeira Sorbus Acuparia F. esperamos achar o nome dele no nominativo do irlandês arcaico como Ogme com uma forma genitiva de Ogmi que não é o caso como nomes como Áth Ogma (vau de Ogma) demonstram. principalmente manuscritos soltos e documentos valiosos passados da Antigüidade que entraram na possessão da família McDonagh. provavelmente encontrado por estudiosos medievais nas obras de Luciano.4 Inventado pelo deus Ogma e os dois nomes parecem ser etimologicamente relacionados e talvez a origem desses nomes venha de uma palavra que significa ³corte. As discussões mais completas do uso e da criação de Ogham chegam a nós do Livro de Ballymote. V Fearn Amieiro Alnus Glutinosa S Saille Salgueiro Salix Alba .´ Ainda há debate considerável sobre se Ogma era de fato uma deidade irlandesa nativa ou não.

5 N Nuin Freixo Flaxinus Excelsior H Huathe Piriteiro Crataegus Oxyacantha D Duir Carvalho Quercus Robur T Tinne Azevinho Ilex Aquifolium C. SS. K Coll Avelãzeira Corylus Avellana Q Quert Macieira Pyrus Malus M Muin Videira Vitis Vinifera G Gort Hera Hedra Helix NG Ngetal Junco Phragmides ST. Z Straif AmeixeiraBrava Prunus Spinosa .

proteção e eliminação das vibrações negativas de pessoas e ambientes. Costuma ser associada ao aspecto feminino de Deus .a Grande Deusa Mãe. Em geral.BIRCH . boa fortuna.BÉTULA UM NOVO COMEÇO A primeira das árvores ogâmicas simboliza novos começos. J. aconselha a aproveitar as boas energias circundantes para realizar algo novo em . Y Ioho Teixo Taxus Baccata O ALFABETO DAS ÁRVORES BETH . Indica também sorte.6 R Ruis Sabugueiro Sambucus Nigra A Ailim Abeto Abies Alba O Ohn Tojo Ulex Europaeus U Ur Urze Calluna Vulgaris E Eadha Choupo Populus Tremula I.

significa um alerta para a possibilidade de interferências indesejáveis. aprendizado evolutivo. proteção e controle dos sentidos contra encantamentos. malevolência e contratempos. Insights. LUIS ROWAN TRAMAZEIRA BÊNÇÃOS DISCERNIMENTO E Apoio. Significa ainda pórtico para a exploração de outros mundos. . é aconselhável uma certa precaução contra riscos desnecessários. Sendo as energias em questão extremamente positivas e benéficas. Para o caso de não haver problemas ou obstruções em evidência. Também utilizada para o desenvolvimento dos poderes da percepção e da premonição. capacidade de separar o joio do trigo. Para o caso de as coisas não estarem muito bem. existe o risco de alguma impetuosidade ou imprudência . pois o descompasso é temporário e facilmente sanável. distrações. ataques psíquicos.7 detrimento de insistir em algo velho. aconselha paciência e controle.ainda que a boa fortuna possa prevalecer. tais como inveja e algumas formas de "magia contrária".

desta forma indicando proteção espiritual e poderes oraculares. A dica é manter-se alerta às sinalizações sutis enviadas pelo invisível. A madeira do amieiro é também resistente à corrupção. Assim. à Lua e aos aspectos femininos de ambos os sexos. Bran era oracular. ao inconsciente. É símbolo da intuição. confere tenacidade. determinação e ações honoráveis. SAILLE SALGUEIRO WILLOW - INTUIÇÃO Indica ciclos. coragem e resistência. seu primeiro símbolo é uma ponte. .8 FEARN AMIEIRO ALICERCE ALDER - PODEROSO Árvore associada a Bran (herói lendário da mitologia céltica) e à maneira pela qual ele usava o próprio corpo como uma ponte para transpôr águas perigosas. Está estreitamente conectada à água. Em adição. da habilidade em estabelecer conexões e obter conhecimento sem saberse exatamente como e porque sabe-se. ritmos e o fluxo e refluxo das marés. simbolizando assim vigor moral.

9 NUIN . ou uma escolha impensada entre alternativas conflitantes. a melhor atitude é a inação. normalmente a sabedoria jaz numa reflexão equilibrada entre ambos.é um freixo.de grande significado na tradição mágica . neste mundo e nos planos paralelos. um paradigma de união entre o microcosmos e o macrocosmos. ao invés de se pôr em marcha impulsivamente em busca de uma solução. um elo de ligação entre o interno e o externo. HUATHA . Um outro símbolo dessa dualidade refere-se à sexualidade. A dica é observar como todos os aspectos interagem simultaneamente nas circunstâncias. Por vezes.HAWTHORN PILRITEIRO PACIÊNCIA Espinhos aguçados e belas flores e folhas ilustram seu simbolismo: dualidade e perigo em potencial. podendo indicar tanto castidade quanto .FREIXO CONEXÕES Yggdrasil.ASH . Simboliza conexões e movimentos entre os mais variados lugares e aspectos da realidade. a Árvore do Mundo .deixar-se quedar na densa moita do piriteiro e utilizar seus espinhos como defesa. uma sintonia entre o espírito e a matéria. pacientemente dar tempo ao tempo . Ainda que não seja difícil enxergar os extremos de uma questão.

quanto pode ser fechada contra movimentos indesejados. DUIR . indica proteção . simboliza força e limites apropriados. Também indica a possibilidade de acessar universos paralelos e comunicar-se com o invisível. Em adição.OAK . uma porta que tanto pode ser aberta para a conquista do que se almeja.o líder de um grupo ou um líder por natureza (aquele que tem a resistência do carvalho).10 luxúria . conferindo o poder necessário para a superação de qualquer obstáculo.CARVALHO UMA PORTA PODEROSA Árvore extremamente poderosa e sagrada em toda a Europa.uma porta de entrada para mistérios e intensidades. indica permanecer de pé por conta própria .proteção e purificação. Por esta razão. .

as cascas das avelãs comidas pelo salmão eram utilizadas para finalidades de magia. COLL .HAZEL . o azevinho simboliza equilíbrio direcionado e virilidade. Como a lança deve ser erguida em simultaneidade à avaliação de seu peso para ser arremessada. divinação e meditação à sombra e .AVELEIRA SABEDORIA POÉTICA Muitas das lendas célticas referem-se ao Salmão Sagrado e sua associação com avelãs. habilidade e boa disposição para lutar por justiça.11 TINNE AZEVINHO PROMOVENDO EQUILÍBRIO HOLLY - As qualidades da fuste da lança são equilíbrio e direcionamento. O salmão alojava-se sob a proteção da avelãzeira e comia as 9 castanhas da sabedoria poética . indicando assim uma inesgotável fonte de inspiração para a poesia. compensar desacertos e vivificar o equilíbrio. Varinhas de avelãzeira ("varinhas de condão") também eram usadas em processos divinatórios. é uma indicação de paternidade. desta forma simbolizando a introvisão necessária para iluminar a criatividade e resolver conflitos. Essencialmente masculina.

VINE .a Ilha das Maçãs .12 proteção dessa árvore .VIDEIRA REVELAÇÕES Os efeitos do vinho são bem conhecidos. MUIN . Também indica uma escolha necessária entre duas excelentes alternativas. todavia.uma conexão à habilidade de descobrir coisas belas e fazer bom uso das palavras. A videira simboliza a verdade que podemos encontrar interiormente. vitalidade.a celebração da vida. QUERT MACIEIRA APPLE - BELEZA E ETERNIDADE Avalon . Desinibe e perfila-nos a falar e agir mais espontaneamente.é um lugar de restauração e cura nas lendas arturianas. de resvalarmos na autodecepção e auto- . Com o risco. amor e romance . de maneira audaz e desinibida. A maçã simboliza beleza. juventude eterna.

e tenacidade face às dificuldades encontradas pelo caminho. considerando e avaliando uma possível deficiência de julgamento e discriminação. de maneira a evitar um desperdício inútil de energia na conquista dessa meta. . e ainda as divagações da alma em suas viagens internas e externas em busca de alimento e experiências. simboliza o progresso direcionado à uma meta.13 indulgência. A dica é determinar com sabedoria a meta de maior valia que ser atingir.HERA PROGRESSO TENACIDADE E A hera é capaz de crescer e espalhar-se em quaisquer condições climáticas.IVY . Também pode significar um labirinto de emoções e pensamentos contraditórios em busca de algo que faça sentido. Também indica a liberação de poderes proféticos. Em um sentido mais físico. A dica é saber equilibrar com sabedoria o bom senso e a libertação dos instintos GORT . Seu formato voluteado simboliza as espirais da personalidade e a procura pela individuação.

JUNCO EXPERIÊNCIA PRESERVAÇÃO E Enquanto o junco não seja propriamente uma árvore. papelão alcatroado para cobertura de telhados e para forrar o chão. os antigos celtas costumavam defini-lo como tal pela sua estirpe de arborização e amadeiramento. STRAIF . Ao mesmo tempo em que era utilizada para fabricar setas.BLACKTHORN ABRUNHEIRO RESISTÊNCIA ADVERSIDADE NA Trata-se de uma árvore invernal. gaita de foles e flautas . amadurecem só depois de crestados pelo congelamento.14 NGETAL . por sua característica pontiaguda.uma indicação de que os guerreiros cantavam e dançavam antes de enfrentar uma batalha. entre outros usos domésticos. O abrunheiro .REED . quanto preservação em geral. o junco era usado na feitura de lápis. Em adição. Nesses tempos. Seus frutos (ameixa selvagem) adocicados. o junco indica ação direta e o encontro das direções significativas para o propósito de uma jornada. o junco simboliza tanto conhecimento e escolaridade. mensuração. e eram usados para produzir beberagens aromáticas. De maneira que. simbolizava também música. papel.

Varetas de sabugueiro eram usadas como cavaletes mágicos pelos feiticeiros. fora de controle. indica a inexorável força do destino ou influências externas. Indica o fim no começo e o começo no fim .morte na vida e vida na morte. AILIM ABETO SILVER FIR - OBJETIVIDADE .15 cresce em densas moitas. a força necessária para superá-la. e sua madeira negra era usada na feitura de cajados e bordões. Simboliza. e de seus frutos pode ser fabricado um vinho com propriedades de cura. seus espinhos tortuosos eram utilizados para unir imagens de cera. RUIS ELDER SABUGUEIRO RESTAURAÇÃO - Um chá das flores do sabugueiro purifica o sangue. ao mesmo tempo que adversidade. que devem ser aceitas. Em extremos. O sabugueiro indica cura rápida e rapidamente restaura qualquer parte que esteja ferida.

Também indica procura e coleta dos elementos necessários para se atingir uma meta. Por isso simboliza objetividade e perspectiva. queimava-se a velha produção para dar lugar à nova. uma distância que acrescenta uma visão clara e abrangente. A dica é saber-se exatamente para onde se deseja ir antes de dar o primeiro passo. Os brotos amassados provinham alimento para os cavalos e as ovelhas.16 O abeto é a mais alta das árvores nativas e cresce em colinas e montanhas. Na primavera. Simboliza tanto generosidade quanto constância. OHN . o que aumenta a sua altura. Indica uma perspicácia abrangente do que está deixando de ser e do que está por vir. Suas flores são abundantes em pólen e néctar e exalam um forte aroma adocicado de mel. . Os responsórios cônicos do abeto fecham-se com chuva e abrem-se com o sol. além de integração e fertilidade. As flores eram freqüentadas pelas primeiras abelhas do ano. descortinando amplos horizontes.FURZE (GORSE) TOJO GENEROSIDADE CONSTÂNCIA E O tojo floresce o ano inteiro.

e suas flores são consideradas símbolo de sorte e amor. mas a árvore permanece inabalável. EADHA .URZE SONHOS E ROMANCE A urze tem sido considerada ao longo dos tempos uma árvore de sorte. e sua madeira era usada como escudos protetores.CHOUPO RESISTÊNCIA E VALENTIA As folhas do choupo tremulam e estremecem (como calafrios) à mais leve das brisas.WHITE POPLAR (ASPEN) . e proteção e resistência quando . simbolizando valentia face ao medo e obstáculos.HEATHER . A maioria das variedades da urze é sempre-viva. Portanto. Essas florações também atraíam as abelhas e eram consideradas como uma inigualável fonte de doçura em aroma e delicadeza. Suas florações eram usadas no preparo de chá. Desta forma. e dizia-se que produziam bons sonhos. era considerada como uma troca de mensagens entre o mundo dos espíritos e dos humanos. em relação à posição e ângulo do sol. A viagem de volta das abelhas da urze para a colméia.17 UR . além de restabelecimento e cura. Vergônteas de urze eram usadas como macias roupa de cama. a urze indica contatos íntimos com o mundo dos espíritos.

Como as etapas do tojo . À medida em que a árvore externa declina. sussurrante e palpitante. Simboliza morte e regeneração.YEW . .TEIXO MUDANÇA REGENERAÇÃO E O teixo é uma árvore sempre-viva com as folhas espiraladamente aderidas aos galhos. A madeira do teixo é escura e muito forte. uma nova árvore cresce interna. o velho findando dando lugar ao novo. IOHO . o velho pode ser lamentavelmente pranteado. Barris de vinho eram construídos de tojo para simbolizar a morte da videira. Neste sentido. indicando habilidade em discurso e linguagem para conquistar. associada aos ventos.algumas partes morrem mas o todo sobrevive por cerca de 2000 anos . Era costume referir-se ao choupo como uma árvore falante.o desafio é equacionar a dor da perda que uma profunda transformação pode causar . O tojo indica renascimento.18 necessário.mesmo quando o novo é bem vindo. Era usada na manufatura de arcos.

A madeira era usada na confecção de pinos. o carvalho) e um ribeirão. Nesse lugar aconteciam as reuniões onde os celtas se envolviam "na face do Sol e no ôlho da Luz". trata-se de uma pequena e delicada árvore de folhas brilhantes. onde todos os envolvidos estão reunidos. OIR EVÔNIMO SPINDLE - GENTILEZA E HONRA Embora a madeira do evônimo seja dura e resistente. . Era onde os agravos. carretéis. gentileza e o êxtase de revelações súbitas. queixas ou ressentimentos eram discutidos e os julgamentos proferidos. a união de todo conhecimento passado.nunca eram cortadas ou podadas. portanto. presente e futuro. bilro. casca suavemente acinzentada e hastes esguias. Por sua delicadeza e suavidade. canilha e roca de fuso. em unicidade.19 KOAD ARVOREDO MUDANÇA GROVE E REGENERAÇÃO Trata-se de pequenos bosques que continham vários tipos de árvores (entre elas. o evônimo simboliza a honra da comunidade. O arvoredo indica. para a resolução dos conflitos. Essas árvores eram reverenciadas .

nossas origens e nosso destino. Maternidade. Indica questões de culpa internas. A essência do pinho é usada no alívio da culpa. . Indica desejos ocultos. Este Ogham também é desigando O Mar. Suas folhas aguilhoadas são uma valiosa fonte de vitamina C. Suas folhas e flores se entrelaçam e exalam um perfume doce e embriagador. significando nossa viagem rumo ao self e à Mãe. segredos e a trajetória pela procura da individualidade.20 UILLEAND HONEYSUCKLE MADRESSILVA SEGREDOS - Também conhecida como videira virgem. PION . Era conhecida como "a mais doce das madeiras". a madressilva cresce espiralada como a hera.PINE ± PINHO Ou O MAR CULPA O pinho é uma árvore sempre-viva.

proteger e prover uma base sólida com a qual contar. indica herança ancestral para obter revelações. faça com que elas se enraízem firmemente na sua mente. de maneira que seria sábio preparar o terreno ± resolvendo velhas questões. muita coisa será diferente na sua vida. era muito fácil para trabalhar.21 PHAGOS . Faia e livro são palavras da mesma origem. também eram usados tabletes de faia para escrever.para abrir espaço às novidades . protegido das negatividades e das influências indesejadas. MUDANÇAS. Depois disso. Faia. Enfoque o branco da bétula e incorpore-o para libertar-se de quaisquer pensamentos negativos. DESAFIOS. concernentes a conhecimentos ancestrais revelados em objetos antigos. . proporcionando um acabamento suave de superfície. por exemplo .FAIA SABEDORIA ANCESTRAL A madeira da faia. Evite apenas baixar a guarda. Habilite-se para começar novamente de outra forma. compactamente granulada.BEECH . Devido a essas qualidades. lugares e escritas. Concentrado em suas aspirações mais elevadas . portanto. PURIFICAÇÕES Você está abençoado pela boa sorte. e prepare-se para receber as grandes e promissoras mudanças em curso. SIGNIFICADOS ORACULARES 1)BÉTULA (Birch) a 20/01 Classe: camponês Data: 24/12 NOVOS COMEÇOS.

Em caso de ser consultado. 3) AMIEIRO (Alder) 17/03 AJUDA ESPIRITUAL. ajuda espiritual e proteção. e aquilo que pode vir a lhe causar dano. mantenha os olhos abertos para ver o inusitado e expanda a terceira visão para reconhecer que você faz uso de algo que previamente domina muito bem. ofereça orientações objetivas. ESCOLHAS Classe: chefe ORIENTAÇÃO. Você não poderá mais ser enganado. . Conscientize-se dessa unicidade. O período de má sorte e as ações nocivas que intentaram contra você estão perdendo o efeito nas correntes circunstâncias. Precaver-se contra possíveis distrações também é recomendável. além de requerer percepção exata entre o racional e intuitivo da mente. daquilo que poderá vir a beneficiá-lo. A extensão de suas ações contribuirão para respaldá-lo. PROTEÇÃO Data: 18/02 a PARA FAZER Habilidade oracular. Suas convicções vigorosas e coragem moral irão ajudá-lo em quaisquer circunstâncias. 2) SORVEIRA (Rowan) 21/01 a 17/02 Classe: camponês Data: CONTROLE SUA VIDA E PROTEJA-SE CONTRA O DOMÍNIO DOS OUTROS Não tenha medo. você estará protegido pela sua força. Comportar-se com honra. Preserve a sua engenhosidade e inteligência contra a malevolência e contratempos. trapaceado ou logrado. vai direcioná-lo aos melhores resultados. mesmo que algum infortúnio venha a ameaçar os seus planos e sua serenidade.22 pois existe algum risco de impetuosidade e irreflexão. A sua própria perspicácia e discernimento foram as melhores armas para amenizar os danos e estragos que lhe causaram. Mantenha o critério dos seus próprios sensos para distinguir o Bem do mal. mesmo em situações difíceis. De agora em diante. requer receptividade e alinhamento adequado às orientações positivas do invisível. pelo seu vigor e pela sua experiência prática.

Transija. ÀS VEZES ÀS CUSTAS DE EXPERIÊNCIAS DOLOROSAS Aprenda a brincar com alegria e leveza dentro da natureza cíclica das coisas. quanto nos ritmos cíclicos dos valores. ACONTECIMENTOS LIMITANTES As suas ações ecoam no Cosmos tal e qual as ondulações provocadas por uma pedra atirada num lago. Examine suas questões ampliando-as sob a ótica do contexto de um senso-comum. Mudanças são necessárias para crescer. Conscientize-se de que suas ações são parte de um grande plano e afetam todos os integrantes.23 4) SALGUEIRO (Willow) 18/03 a 14/04 Classe: camponês Data: PROCURAR O EQUILÍBRIO NA VIDA. Um perseverante acumular de fatos é o alicerce que traz entendimento. Uma relação confortável entre o mundo material e o mundo espiritual está plena de lições. equacione. reside entre o subconsciente e a mente consciente. A habilidade em estabelecer conexões e obter conhecimento sem saber-se exatamente como e porque sabe-se. o mais abrangentemente que puder. intercambie opiniões. Tudo faz parte de uma grande teia abrangente. Seja cauteloso: você e o mundo estão interconectados. Este é um período de abrandamento. Repetição é a chave. contemporize. Diminua a marcha. 5) FREIXO (Ash) Classe: chefe Data: 15/04 a 12/05 SENTIR-SE PRESO. da mesma forma. Não se pode aprender tudo em uma só lição. tanto nos ritmos cíclicos das mutações. Dê-se tempo e oportunidade para permitir que seu subconsciente comunique o conhecimento acumulado a você. Seus problemas e dúvidas não são só seus isoladamente: os outros também têm ponderações semelhantes. os valores. Balanceie suas necessidades com as necessidades da Terra 6)PILRITEIRO OU ESPINHEIRO ALVAR(Hawthorn) .

bebendo. empenhando-se no sentido de melhorar as suas condições físicas. algumas difíceis. Você mesmo deverá atravessar um portal que lhe possibilitará seguir adiante no seu aprendizado. grandes doses de sabedoria ± é chegado o momento de aplicá-las praticamente. as opções que se apresentarem parecerão todas desfavoráveis. FORÇA Classe: camponês Data: 10/06 Utilize o seu vigoroso poder de resistência para tomar decisões. ou dar-lhe a oportunidade de mapear um meio termo entre outras possíveis alternativas indesejáveis que se apresentarem. o tempo por ele mesmo pode aperfeiçoar a situação. Adote uma dieta compatível às circunstâncias e pratique exercícios adequados ao momento. ou então. Examine seu passado recente e veja se você comportou-se impetuosamente na escolha entre duas opções indesejáveis. 7)CARVALHO (Oak) a 07/07 SEGURANÇA. fumando e comendo convenientemente. você acabará por sair vitorioso. A ação apropriada talvez não seja possível por algum tempo. descobrindo novas e insuspeitáveis fontes energéticas. ou sinta-se um mestre. mantenha sua flexibilidade e capacidade de recuperação rápida ante as impraticabilidades injuriosas da vida. Sinta-se você um discípulo. Decida quais portas devem ser abertas. Por mais que isso pareça espinhoso. Você vem acumulando. prudente e experiente para continuar com sua trajetória. você está forte e sábio. Faça fazendo: é andando que aprende-se a andar. Assim como um carvalho está para a descarga de um raio. quais fechadas e quais mantidas como estão. provocando esta situação desconfortável e frustrante em que você se encontra. sobretudo espiritualmente. que vão se apresentar a partir das atuais circunstâncias ± e habilite-se para tomá-las corretamente. ao longo do tempo.24 Classe: camponês Data: 13/05 a 09/06 FICAR BLOQUEADO OU PARADO POR ALGUM TEMPO Purifique seus pensamentos e liberte a sua mente das densas imposições da ignorância e dos fatos falsos. Avançando aos poucos. .

Desafios e difiiculdades serão sobrepujados com unicidade e esforço concentrado. tanto em você. 9) AVELÃ (Hazel) Classe: Chefe Data: 05/08 a 1º/09 ENERGIAS CRIATIVAS PARA TRABALHOS E PROJETOS Ainda que você acredite não ter todas as informações necessárias para resolver o que quer que se lhe apresente nas atuais circunstâncias. assim também você deve treinar e aprender diariamente. e sua alma vibrará com mais poesia 10) MACIEIRA (Apple) UMA ESCOLHA DEVE SER FEITA Classe: arbusto Data: não tem . Resguarde-se em sua habilidade de deslizar pelo vai e vem da grande variedade de estilos comportamentais presentes na vida diária. Este saldo positivo o habilitará para tomar sábias e criativas atitudes. faça uma profunda reflexão. tanto lógica quanto intuitivamente. encarando-as como a uma simples realidade do aqui e agora. divinação e inspiração ± torne-se um catalisador desse manancial e. quanto na sua vida exterior. sobre como tem sido a sua vida até o presente momento ± você poderá perceber que a soma das experiências soará positiva.25 8) AZEVINHO (Holly) a 04/08 Classe: camponês Data: 08/07 ENERGIA E ORIENTAÇÃO PARA RESOLVER OS CONFLITOS QUE ESTÃO POR VIR Existe a ameaça de um conflito se aproximando. cultivando a intuição dinâmica e instintiva para responder às situações que se movem velozes à sua volta. Faça do equilíbrio uma extensão de suas ações. tanto material quanto espiritualmente. Siga sua intuição até à fonte e descobrirá que existe aí um manancial de poesia. inspire os outros a desenvolver as habilidades deles nessas artes. Você será recompensado com mais sabedoria. interiormente. Como um guerreiro treina e retreina em seus exercícios diários. mostrando-se perspicaz ao lidar com o meio ambiente circundante. através de exemplos práticos. até que o que ele pretende fazer com a lança aconteça instintivamente. requerendo força e justa ação.

Todavia. amor e romance são uma constante na sua vida. No entretanto. mesmo quando confrontado com adversidades e obstáculos. PORÉM DEIXE TEMPO PARA A chave está inserida dentro da questão ± ou seja. símbolos. Seja cauteloso e sábio o suficiente para direcionar suas energias na escolha adequada. use sua razão e intuição e confie. 11) VIDEIRA (Vine) 24/09 DESENVOLVIMENTO RELAXAR Classe: Chefe Data: 02/09 a INTERIOR. Abra-se para o seu interior. É dessa maneira que você continuará a progredir em seu desenvolvimento com sabedoria. ou ludibriado pelas memórias imprecisas. fortalece e o leva a reconhecer que um bem temporariamente perdido pode ser reencontrado e celebrado sucessivas vezes ao longo da vida. muito menos incorra no risco inútil de escolher dez alternativas de uma só vez para a sua jornada. viço e vigor. Existe um risco de confusão entre o que você necessita fazer e o que você gostaria de fazer. algumas vezes é sábio retroceder e reconsiderar essas metas à . dentro de você mesmo e não como um resultado das circunstâncias externas. prognósticos e presságios de que for capaz de entender. pois você pode terminar com nada além de um gosto de insatisfação em cada uma delas. colha e reúna todos os signos. a capacidade de ver beleza em todas as coisas. SENÃO VC FARÁ UMA ESCOLHA ERRADA Você tem traçado e perseguido suas metas com admirável persistência e tenacidade. Isto o encoraja. Conduzase a uma retrospectiva audaz de seus atos com isso em mente e seja confiante e resoluto. ou contra o auto-engano de acreditar que alguma coisa pode não ser inteiramente verdadeira.26 Ainda que você tenha enfrentado ou venha a enfrentar períodos penosos e difíceis. Melhor ser mestre de um. 12) HERA (Ivy) Classe : chefe Data: 25/09 a 25/10 OUÇA SUA VOZ INTERIOR. Precavenha-se contra ser mal conduzido por possíveis desorientações. do que especialista de nenhum. Não procrastine. existem momentos na vida em que faz-se mister escolher apenas uma entre várias alternativas excelentes.

e o seu sucesso será o deles. como a hera. Tudo isso o torna hábil para encontrar ordem e equilíbrio onde outros encontram e criam apenas o caos. que acabam se tornando.se de fato são os melhores para as suas empreitadas. Ponha-se em movimento. Nessa nova jornada. da mesma forma que já ampararam e continuam amparando a você. Existe uma inadequada tendência à acomodação que poderá retardar o seu progresso. Talvez seja uma boa idéia reavaliá-las de maneira a aperfeiçoá-las. enturme-se. envolva-se com as pessoas.. quanto com transtornos e perturbações. Seja responsável e não se distraia de seus objetivos. modificá-las. ou mesmo estabelecer novas metas. é de se esperar que você se depare tanto com experiências surpreendentemente agradáveis. este não é o momento para estar só. o sucesso deles será o seu. misture-se à multidão. Por outro lado. quer através das coisas que a muitos passam desapercebidas no vai e vem acelerado da vida de todos os dias -.quer com os livros e pesquisas.. conseguindo resultados tão claros e seguros quanto as intenções que o motivam. Estando todos entrelaçados. Também deixe-se absorver mentalmente a grupos que você reconheça exercerem influências espirituais positivas. você já está bem equipado com talento. afinal de contas. perícia e habilidade para sobrepujar todos os eventuais problemas que surgirem no seu caminho.27 luz das circunstâncias em mutação. para assegurar-se de quais metas são prioritárias e questionar-se quanto aos métodos que você tem usado . um aprendizado tão valioso quanto a jornada em si. 14) ABRUNHEIRO OU ESPINHEIRO NEGRO (Blackthorn) . Pense nisso enquanto você avança rumo a novos empreendimentos. busque aprender mais sobre si mesmo através do convívio com os outros ± vá para as ruas. É chegado o momento de você colocar esse seu valioso talento para trabalhar na nova jornada que ora se inicia. Vem despendendo com galhardia o seu tempo em aprender através de seus próprios métodos de estudo e de seus intercâmbios culturais . quer com outras pessoas. Todavia. 13) JUNCO (Reed) 26/11 SURPRESAS E REVIRAVOLTAS Classe: Arbusto Data: 26/10 a Ao longo de sua jornada você vem progredindo degrau por degrau na preservação dos seus valores. Ampare-os nas jornadas deles.

saiba que mesmo os mais antigos ferimentos serão sanados e não o aborrecerão mais. 15) SABUGUEIRO (Elder) 27/11 a 22/12 FIM DE UM PROBLEMA OU DE UM CICLO Classe: arbusto Data: Aproxima-se o seu momento de restauração e cura. Entregue-se confiante . Evite ao máximo visões negativas como ira. já conhece as ferramentas necessárias para resistir à porfia e aos estragos que podem estar lhe causando. exuberantes e variados métodos para atingir as suas metas ± não se restrinja a um só. Ao final. Promova um renascimento. Coragem. você se dará conta que muita coisa mudou para melhor. Então. Portanto.28 Classe: Chefe Data: não tem PROBLEMAS. Persista na luta e tenha em mente que você possui energia suficiente para sobreviver e triunfar. 16) ABETO OU PINHEIRO PRATEADO (Silver Fir) Classe: arbusto Data: não tem APRENDER COM OS ERROS DO PASSADO. Aproveite o momento e reflita sobre os aspectos da sua vida que estão ultrapassados e aproveite para introduzir novas idéias. Encare as questões de frente. raiva ou obstinação ± isso só tornará as coisas piores e o ferirão ainda mais. Os atuais eventos assumiram proporções tamanhas que podem estar sobreforçando-o a uma linha de conduta desagradável. criativos. baixe as armas. TER CUIDADO NAS ESCOLHAS ... conduzem a constantes renovações. festeje e celebre sua vitória. e regozije-se na paz do seu triunfo. Os elos que se formam continuamente. OBSTÁCULOS Estes são tempos difíceis e a sua situação não é das melhores. pensamentos e reflexões no seu estilo de vida. Lembre-se que no passado você já encarou situações semelhantes. Planos alterados. BUSCAR SOLUÇÕES NAS EXPERIÊNCIAS. e venceu-as de maneira grandiosa. mudanças indesejáveis. espiritualmente. Pesquise sobre os mais excelentes. bem como as novas fases da vida e as experiências que se repetem em diferentes formas. ou piores. quer você esteja consciente ou inconsciente disso.

físico e espiritual. separando o que está deixando de ser do que está se aproximando. Acolha do passado vigor e restauração para equipar-se com insights e sabedoria para o seu futuro. Você está ingressando num tempo de restauração e descanso . Entrelace seus sonhos com a sua vida cotidiana ± o tempo para realizá-los se aproxima. Integre-se em sua unicidade e relaxe nos fundamentos dos sonhos que você tem tido ao longo da vida. DESCANSO E DESENVOLVIMENTO ESPIRITUAL Escute as mensagens do seu corpo. Todavia. Você possui a percepção necessária para entender tudo a partir do ponto em que está localizado ± física. outras nem tanto. essa visão clara pode ter sido nublada pela grande quantidade das circunstâncias imediatas ± algumas muito boas. Tente lembrar-se dos pormenores de todas essas circunstâncias usando a sua peculiar clareza.mental.29 Você tem conseguido enxergar claramente os seus problemas. Continue persistente em sua generosidade. 17) TOJO (Furze) Classe: chefe Data: não tem DESCOBERTA DE INFORMAÇÕES QUE PODEM MUDAR SUA VIDA Não armazene a abundância de bênçãos que você possui a bordo da sua viagem espiritual: compartilhe-a com os outros. 18) URZE OU VISCO (Heather) Data: não tem Classe: camponês CURA. Você está entrando num período de boa fortuna e abundância . Não favoreça o estresse. Todas as demais questões podem esperar. pois você está apenas no começo da colheita e não no fim do trabalho. Essas bênçãos e esse conhecimento são benefícios do seu trabalho e perseverança. mais recentemente. o conhecimento que vem você vem acumulando ao longo do tempo: dissemine-o como a abelha espalha pólen e néctar que ela extrai das flores do tojo. da mesma forma. Conscientize-se dos progressos que você vem obtendo na sua jornada. e através da maneira pela qual você costuma resolver as coisas com objetividade.seja sábio e prudente para recebê-lo. mental e espiritualmente. É desta forma que você harmonizará os seus objetivos: personalizando sua visão sobre os problemas. 19) CHOUPO ou FAIA BRANCA (Aspen) arbusto Classe: .

MAL ENTENDIDOS Este pode ser um tempo de desafios para você. você resistirá e conquistará sua merecida vitória através de firme determinação. a sua vida está mudando. Você tem resistido a grandes desafios no passado: utilize-se de sua experiência e esteja certo de vencer. novas oportunidades e possibilidades estão surgindo. Por difíceis que as coisas possam se apresentar agora.30 Data: não tem PROBLEMAS. Não deixe que a tristeza ou o sentimento de perda enfraqueça sua vontade. Mesmo que em alguns momentos você possa vacilar ± persevere. não como uma inimiga. 20) TEIXO (Yew) Classe: chefe Data: não tem MUDANÇA COMPLETA DE ATITUDE OU DIREÇÃO DE VIDA Você está atravessando um período de profundas transformações. Não se precipite. ou seja você mesmo naturalmente o árbitro de um conflito. Tome o tempo que for necessário para refletir a respeito e permita-se sentir todas as emoções correlacionadas. COMUNIDADE. saiba que os desentendimentos. sejam elas negativas ou positivas. tampouco se detenha. As melhores armas para enfrentá-los e fazer prevalecer a sua vontade. podem ser aplainados se . É possível também que você tenha que lutar contra uma tendência ao apego. Experiencie a mudança como uma aliada. Quaisquer que sejam. DÚVIDAS. vai ajudá-lo a atravessar este período com conforto. Mantenha seus pensamentos afastados dos medos e das dúvidas. Não ceda às pressões temporais do mundo. em geral. já não são de nenhuma valia. Em meio a muitos acontecimentos. 21) ARVOREDO (Grove) Classe: não tem SABEDORIA ADQUIRIDA EM VIDAS PASSADAS. MEDOS. Você pode curvar. Conscientizar-se de que nada dura para sempre. tranqüilidade e desembaraço. VER ALÉM DAS ILUSÕES Caso você venha a ser convidado para participar na resolução de uma discórdia. é adotar uma atitude confiante e positiva. Coisas estabelecidas por muito tempo estão ficando ultrapassadas deixe-as ir. mas não quebrar.

23) MADRESSILVA (Honeysuckle) Data: não tem AJA COM CAUTELA Classe: camponês Prosseguir fiel às suas crenças e princípios. Desempenhe suas obrigações e cumpra suas tarefas por elas mesmas ± não por recompensa. não implica. mas por dever. Eles estão simplesmente enevoados nas flutuações dos seus pensamentos tumultuados. não são tão impenetráveis quanto você suspeita. Saiba também que os desejos que você procura manter como segredos escondidos. Atuando desta forma. Fique atento 24) PINHO (Pine) não tem ou O MAR Classe: não tem Data: . Você não é um monge. da reprovação. SENÃO SUA VIDA NÃO PODE PROGREDIR Desenvolva uma conscientização de camaradagem ± tanto em família. à sutileza dos valores da vida que estão acima da censura. você se dará conta de uma grande felicidade e bem-estar. tenacidade e determinação na sua jornada rumo à individuação. alegrar-se. em abstinência e renúncia aos prazeres carnais e sensuais. E lembre-se que é através de exemplos práticos e objetivos que melhor podemos ensinar aos outros. 22) EVÔNIMO OU FUSO (Spindle) Data: não tem Classe: camponês USE A DISCIPLINA E A RESPONSABILIDADE PARA TERMINAR SUAS OBRIGAÇÕES E TAREFAS. quanto na comunidade. do opróbrio. Tente aliar a densa energia do julgamento.31 todas as partes envolvidas unirem esforços nessa direção.. honra e prazer.. necessariamente. e entenderá que as realizações entre direitos e deveres são a base da autoridade de um líder. deleitar-se. Busque alinhar-se para usufruir também da experiência de gozar. Ofereça-as com generosidade. com firmeza.

Da mesma forma. o que se liga às suas origens e busca delas. As construções erigidas pelos antepassados e o legado das experiências adquiridas por eles tem um alto valor enriquecedor. de onde vc veio e para onde voltará. . o seu próprio passado e as suas próprias experiências.tanto as suas próprias. o que procura? 25) FAIA (Beech) Classe: chefe Data: não tem CHEGANDO. Reavive suas memórias . INFORMAÇÕES OPORTUNIDADES APARECENDO Não negligencie a sabedoria ancestral como algo fora de moda ou meras palavras ao vento.32 VIAGEM FÍSICA. quanto às legadas pela sabedoria ancestral: a somatória de ambas trará o entendimento necessário às circunstâncias atuais e funcionarão como base para que você erija melhor o seu futuro. Reativando e respeitando suas vozes internas. no vasto oceano Dela. MENTAL OU ESPIRITUAL. você não caminhará errado. Representa tudo o que é maternal. Para onde vc viaja agora. NOVAS EXPERIÊNCIAS. MATERNIDADE Há as profundezas do desconhecido. quando mergulhar na Mãe. Perceba essas experiências ecoando em sua mente.

Sign up to vote on this title
UsefulNot useful