Exercícios Sobre Verbos Questão 01 - Sabendo que verbo é a palavra que indica ação, estado e fenômeno da natureza e que

mais sofre alterações, assinale a alternativa que analisa CORRETAMENTE os verbos. No trecho: “...mas não vejo a fé. E por que não aparece a fé nesta casa?.” - há dois verbos e estes estão empregados no pretérito perfeito do indicativo. a) Na oração: “... a risco de quebrar...” gerúndio. b) Na oração: “das janelas vejo ao perto jardins” - o verbo está empregado na 1ª pessoa do singular, no presente do indicativo. c) Na oração: “Eu o direi ao dono dela” o verbo está empregado no futuro do pretérito. d) Na oração “ Eu faria tudo se pudesse, o verbo está no presente do indicativo. Questão 02 - Verbo é a palavra que indica ação, estado ou fenômeno da natureza. É a classe gramatical que mais sofre flexão. Suas flexões são quanto ao modo, ao tempo, ao número e à pessoa. quanto Observe a oração abaixo e assinale a alternativa CORRETA, à análise do verbo destacado. “...Tais demonstrações não chegariam a mudar.” a) É um verbo da 3ª conjugação. b) Está empregado na 3ª pessoa do singular. c) É um verbo regular porque segue um verbo paradigma e não sofre modificações no radical ao ser conjugado. d) Está empregado no modo imperativo. o verbo destacado está empregado no

1

estes furtam e enforcam.Sabendo que os verbos podem ser conjugados no presente. c) Na oração: “. e que podem pertencer à 1ª/2ª/3ª conjugação.. tempo e modo empregados: “Meu Deus.Questão 03 . no presente do indicativo.. b) Na frase: “Só sei que nada sei”.as palavras destacadas são verbos da 2ª conjugação porque terminam em ar. analise as afirmações abaixo e assinale a alternativa CORRETA: a) Na frase “Você é um bom aluno. assinale a alternativa que analisa CORRETAMENTE os verbos. a) O verbo destacado encontra-se flexionado na segunda presente do indicativo.” d) No período: “.Sabendo que verbo é a palavra que indica ação.Os verbos estão empregados no pretérito imperfeito.os outros ladrões roubam um homem”.Analisando a flexão do verbo extraído do TEXTO III.. no futuro do pretérito. pessoa do plural do b) O verbo está flexionado na segunda pessoa do plural do futuro do presente do indicativo.”. assinale a alternativa CORRETA quanto à pessoa. Questão 04.. ficaria assim: se o verbo destacado “. estado e fenômeno da natureza e que mais sofre alterações. b) Na oração: “... Questão 05 . que estais pendente de um madeiro.. a) Na oração: “das janelas vejo ao perto jardins” na 1ª pessoa do singular.. a risco de quebrar.” . d) O verbo destacado encontra-se na segunda pessoa do singular do pretérito do indicativo.os outros ladrões estivesse empregado roubavam um homem... pretérito ou futuro.” gerúndio.. o verbo destacado está empregado no o verbo está empregado no presente do perfeito 2 .” O verbo em destaque está indicativo.. c) O verbo está empregado na terceira pessoa do pretérito imperfeito do indicativo.

Sabendo que verbo é a palavra que indica ação. Questão 07 . b) Na oração: “vejo criados de diversos calibres” . E por que não aparece a fé nesta casa?.... estado e fenômeno da natureza e que sofre muitas flexões na sua conjugação.o verbo está empregado na 1ª pessoa do singular.” Os verbos estão no pretérito perfeito do indicativo.Você estudou que verbo é a palavra que indica ação.fosse empregado no pretérito imperfeito do indicativo ficaria assim: “. nem têm nome de casas” pretérito perfeito do indicativo.” dois verbos e estes estão empregados no pretérito perfeito do indicativo.há d) Na oração: “Eu o direi ao dono dela” o verbo está empregado no futuro do pretérito. Observe os verbos e assinale a alternativa que está CORRETA: a) Na frase “É preciso ter esperança.há três verbos e todos estão empregados no os que cortam ...” o verbo destacado é um verbo regular da 2ª 3 .. a quem os reis encomendam os exércitos” .. onde das casas dos pequenos não se faz caso.mas não vejo a fé. b) No trecho: “. estes furtam e enforcam” os verbos destacados estão empregados na 3ª pessoa do plural.c) No trecho: “. no presente do indicativo. c) Se o verbo da oração: “.. estado e fenômeno da natureza e que é a palavra que mais sofre alterações.. assinale a alternativa que analisa CORRETAMENTE os verbos: a) O trecho: “Como estamos na corte. d) Na oração: “. a quem os reis encomendariam os exércitos”. conjugação. Questão 06 ... . c) Na oração: “desde os telhados até os alicerces estão chovendo os suores dos jornaleiros” o verbo destacado está empregado no particípio.. d) Se o verbo da oração: “Eu o direi ao dono dela” estivesse empregado no pretérito perfeito ficaria assim: “Eu o diria ao dono dela” .

b) 2ª conjugação. 3ª conjugação. Questão 09 - Sabemos que os verbos flexionam-se de acordo com as pessoas do que estão empregados os verbos e assinale a alternativa discurso (1a/2a/3a/) e em número (singular/plural). 3ª conjugação. à 2ª ou à 3ª conjugação.. d) 2ª conjugação. b)configuração de um fato já passado. d) Se o período: “. roubei e despojei os povos”. b) No trecho “É preciso amar as pessoas como se não houvesse amanhâ. c) 1ª conjugação. c) As formas verbais: “roubam” e “furtam” estão na 3ª pessoa do plural. 1ª conjugação. já com força..Sabendo que os verbos podem pertencer à 1ª. relativamente a um momento passado. na seqüência: “. assinale a alternativa que apresenta a conjugação CORRETA dos verbos abaixo.. 2ª conjugação... relativamente a um momento futuro. se tivesse tempo. já com força.Questão 08 .Qual o significado do futuro do pretérito desta frase? “ Eu estudaria. se queriam ir buscar a vida a outra parte” a) 1ª conjugação. 2ª conjugação. analise as pessoas CORRETA: a) Na frase: “ Viver e não ter a vergonha de ser feliz”. d) suposição. 1ª conjugação. 4 . c)suposição.. 1ª conjugação. Questão 10. a)fato anterior a outro fato futuro. Os verbos estão na 1ª pessoa do singular. roubam e despojam os povos” fosse flexionado na 1ª pessoa do plural ficaria: “.” Os verbos deste período estão todos no infinitivo. Com base nessas informações. 3ª conjugação.

Sign up to vote on this title
UsefulNot useful