You are on page 1of 14

Diferenças entre os métodos Analíticos e Sistémicos no treino de Guarda-redes

Docente: Prof. Ricardo Duarte Discente: Tiago Rasquete Nº22273

resulta da soma de todos os factores de rendimento.) A performance do guarda-redes.Treino analítico em Guarda-redes Utilização dos factores de rendimento de forma separada no treino (fortes cargas físicas na pré-época. . Treino que procura fornecer rotinas comportamentais de âmbito fechado ao guarda-redes. etc.

Treino analítico em Guarda-redes Aprendizagem da técnica através da análise repetitiva do gesto técnico. . leva por vezes à antecipação. Os estímulos de treino em que o atleta já sabe o que vai ocorrer. O poder de decisão é influenciável pelos exercícios de carácter fechado.

Exercício específicos de acordo com o modelo de jogo adoptado. . (na posse de bola o GR dá superioridade) Factores de rendimento utilizados de forma integrada no treino.Treino sistémico em Guarda-redes Modelo de jogo como base do processo de treino.

físicas e coordenativas. (importantíssimo para o enriquecimento motor dos GR) Treino que desenvolve as tomadas de decisão. em correlação permanente com o MODELO DE JOGO ADOPTADO pelo treinador e respectivos PRINCÍPIOS que lhe dão corpo. “Só podemos falar de especificidade no treino quando existe uma relação constante entre as componentes táctico-técnicas. (capacidade essencial para o GR) Exercícios de treino abertos onde existem variadas interacções. psicognitivas. 2004) .” (Oliveira.Treino sistémico em Guarda-redes Aprendizagem da técnica jogando.

Entrevista a um antigo treinador de GR Que tipo de gestos e variedades de treino devem ser integradas no treino de GR? Deve-se planificar o treino tendo em conta as características do indivíduo ao qual se destina. cama elástica. . circuitos de treino analíticos. O objectivo deve ser sempre o de potenciar todas as qualidades físicas. Poder-se-á utilizar exercícios de ginastas de solo e de trampolim. de leitura de jogo e de poder de decisão. técnicas.

o treinador tem de encontrar exercícios que induzam a sua equipa a fazer aquilo que faz no jogo. capacidade física. A equipa e o seu sistema de jogo. 2003 in “A Bola”) . como e de que forma A planificação de treino de guarda-redes de guardadeverá ser guiado o treino deverá ter em conta múltiplos factores: redes? As características do indivíduo . isto é. estado emocional em competição. principalmente em jogo.No seu entender. “Treino para mim só é bom quando se consegue operacionalizar o que é a ideia-chave.técnica. leitura.” (Mourinho. capacidade psicológica para aplicar todas as suas potencialidades.

físicas e de raciocínio. O problema poderá ser a coordenação entre a defesa e o GR e as dinâmicas aleatórias do jogo. ● O rendimento: .O “erro” é visto como forma de aprendizagem. .O GR é sempre um pré-destinado para jogar. permitam corrigir deficiências técnicas. ● . . . A formação: . treino onde a integração de factores analíticos e sistemáticos.Deve ser planificada e executada com objectivos a longo prazo.A base do treino deve ser executada com circuitos diversificados e várias formas de jogo com a equipa.Deve-se privilegiando sempre o método analítico. onde nestes últimos a performance se encontra sempre associada.Que tipo de treino é importante ser fornecido aos guarda-redes de formação e de rendimento.

sofreu o golo… . fica na retina é o último… O que. Mas. na verdade. na maior parte dos indivíduos. técnicos e tácticos possuem. O GR têm que ser muito forte psicologicamente . têm maior influência na performance do GR? O factor psicológico é aquele que. invariavelmente. qual ou quais. Tendo em conta os factores de rendimento. lhes permite aplicar de forma adequada todos os outros aspectos. o que. Toda a equipa falha quando se sofre um golo. em competição. graus muito idênticos de importância.Os factores físicos.

Por exemplo no futebol moderno o guarda-redes é utilizado como mais um elemento para fazer posse de bola. .O modelo e os princípios de jogo da equipa devem influenciar o tipo de treino do guarda--redes. com os restantes sectores da Para a coordenação do guarda-redes Para quê? equipa. Para integrar o GR no sistema de jogo que a equipa utiliza.

os atletas adquirirem a capacidade de leitura e poder de decisão. O treino analítico não contribui para o poder de decisão pois o GR não decide por si. mas pelo que lhe é .forma de treino mais utilizada e mais importante. . O modelo analítico : analítico ou sistémico? .muito importante no processo de aprendizagem do guarda-redes. nomeadamente nas posições dentro e fora dos postes.Que tipo de treino considera mais apropriado para a aprendizagem do guarda-redes. modelo sistémico: .

Facilidade de execução no terreno. Procura da técnica prefeita. Desvantagens: exercícios extremamente faccionados que empobrecem as sessões de treino. •Nível de desmotivação elevado •Não tem em conta a micro função do GR no macro sistema.Vantagens vs Desvantagens do método analítico no treino de GR Vantagens: GR aprende a técnica de base mais rapidamente. • cada individuo possui a sua técnica. • .

Desvantagens: Controlo observável individual menos preciso. • . A concentração.Vantagens vs desvantagens do método Sistémico no treino de GR Vantagens: O GR é treinado de acordo com a sua função no sistema. Treino com caris de aleatoriedade. • Elevado tempo na planificação. Reportório motor vasto. motivação e empenho tem influência no treino o que leva ao aumento da performance. Aprender jogando o jogo.

Obrigado pela sua ATENÇÃO! .