You are on page 1of 2

CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO DAS ÁREAS DE PROJECTO – ENSINO BÁSICO ANO LECTIVO: 2010 /2011

MENÇÃO Não satisfaz PERFIL DE COMPETÊNCIAS
O aluno não revela interesse na concepção, realização e avaliação dos projectos. Não resolve os problemas que lhe são apresentados nem participa nas actividades de grupo. Não desenvolve técnicas de pesquisa e de intervenção em torno dos problemas apresentados. Não utiliza, em situações reais, os conhecimentos adquiridos nas diversas áreas disciplinares. O aluno revela interesse na concepção, realização e avaliação dos projectos. Resolve os problemas que lhe são apresentados e participa nas actividades de grupo. Utiliza, em situações reais, os conhecimentos adquiridos nas diversas áreas do saber. Usa adequadamente as tecnologias da informação e da comunicação. O aluno revela muito interesse na concepção, realização e avaliação dos projectos. Resolve com facilidade os problemas que lhe são apresentados, revelando poder de autonomia, cooperação, criatividade, organização, iniciativa e espírito crítico. - Utiliza, em situações reais, os conhecimentos adquiridos nas diferentes áreas do saber, promovendo a sua integração e defendendo os seus pontos de vistas. - Usa adequadamente as tecnologias da informação e da comunicação e promove a integração de saberes através da sua aplicação contextualizada.

Satisfaz

Satisfaz Bem

Na atribuição da menção qualitativa que avalia estas áreas curriculares não disciplinares devem ter-se ainda em conta os seguintes parâmetros de valores e atitudes: respeito por colegas e professores; não interrupção das aulas a despropósito; ausência de participações de carácter disciplinar; respeito pelas instalações e pelo ambiente; pontualidade e assiduidade.

ÁREA DE PROJECTO – 7º e 9º ANOS O trabalho do aluno merece NÃO SATISFAZ se não tiver atingido, pelo menos, TRÊS das seguintes competências: - Colaborou na concepção do projecto (1ºP) ou na realização e avaliação do projecto (2º/3º P) - Cooperou com os outros elementos do grupo em tarefas comuns - Apresentou propostas/ideias válidas para a resolução dos problemas - Respeitou os colegas e professor e intervem na aula de forma oportuna - Utilizou adequadamente as TIC de forma a obter informação sobre o tema - Utilizou, em situações reais, os conhecimentos adquiridos nas diversas áreas do saber O trabalho do aluno merece SATISFAZ se tiver atingido, pelo menos, TRÊS das competências acima referidas. O trabalho do aluno merece SATISFAZ BEM se tiver atingido, além das competências acima referidas, mais DUAS das que se seguem: - Realizou as tarefas propostas com iniciativa e criatividade - Revelou autonomia e espírito crítico - Além de pesquisar, seleccionou e organizou os dados recolhidos promovendo a integração de saberes através da sua aplicação contextualizada. - Promoveu a integração dos conhecimentos adquiridos nas diferentes áreas do saber - Defendeu os seus pontos de vistas de uma forma correcta

em situações reais. pelo menos.Utilizou a World Wide Web e os seus principais motores de busca para obter informação sobre o tema .Revelou autonomia e espírito crítico . além das competências acima referidas.Apresentou propostas/ideias válidas para a resolução dos problemas .ÁREA DE PROJECTO – 8º ANO O trabalho do aluno merece NÃO SATISFAZ se não tiver atingido.Além de pesquisar. pelo menos.Realizou as tarefas propostas com iniciativa e criatividade .Defendeu os seus pontos de vistas de uma forma correcta INSTRUMENTOS DE AVALIAÇÃO:      Fichas de planificação Fichas de auto e hetero-avaliação dos trabalhos Registo de observação de aula E-portefólio Resultados dos trabalhos concretizados/apresentados à turma e à comunidade A coordenadora das NAC’s Alexandra Esteves . TRÊS das competências acima referidas.Utilizou. . O trabalho do aluno merece SATISFAZ BEM se tiver atingido. referendos etc . seleccionou e organizou os dados recolhidos promovendo a integração de saberes através da sua aplicação contextualizada. os conhecimentos adquiridos nas diversas áreas do saber O trabalho do aluno merece SATISFAZ se tiver atingido. TRÊS das seguintes competências: . .Cooperou com os outros elementos do grupo em tarefas comuns . publicando e/ou respondendo a questionários.Utilizou de forma activa a plataforma Moodle (em fóruns de discussão. mais DUAS das que se seguem: .Desenvolveu a utilização de todas as TIC na elaboração dos projectos.Colaborou na concepção do projecto (1ºP) ou na realização e avaliação do projecto (2º/3º P) .