You are on page 1of 14

Engenharia de Software IV – Qualidade de Software Especificação e casos de testes

E1 – Manter Correntista
Versão <1.2>

Aluno : Zenon José da Silva Júnior

Brasília, 6 de maio de 2008.

....................................................................7 2......................................................................................................................................................................Indice Analítico HISTÓRICO DE REVISÕES ..............................................PÓS-CONDIÇÕES ............................. 10 3..................................................................PASSOS A SEREM EXECUTADOS ................................................ 9 CASOS DE TESTES ................................. REQUISITOS ESPECIAIS ...FLUXO DE EVENTOS .....................................................12................. PONTOS DE EXTENSÃO.....................................................2 FLUXOS ALTERNATIVOS ...................................................... 8................................................. PÓS-CONDIÇÕES .........................................................EXECUÇÃO ................................................................14 2 ................... 3 CASO DE USO ....................................................................................................................................................................MANTER CORRENTISTA ESPECIFICAÇÃO ..............................................................................................................INTRODUÇÃO ........................ 4 1....................................................... 4 BREVE DESCRIÇÃO ...........13............................................................PRÉ-CONDIÇÕES .......................... 5....................... 9 6..................... 4 1.............................................................................................................................................. 4 1................................... 10 5........................................ 10 6...................................6......................................................................................................... 10 2............................. 9 4.................. 9 5.1 FLUXO BÁSICO............................... 10 4........................................REQUISITOS ..........................................9 3............... 10 1........................... FLUXOS DE EXCEÇÃO .............................. 11.................................................................................................................................................... PRECONDIÇÕES ........................................................................................................................................................................

0 1. Silva Jr 3 .Histórico da Revisão Data 22/04/2008 26/04/2008 06/05/2008 Versão 1. Silva Jr Zenon J.2 Descrição Inicio do documento Atualizando dados Finalizando Fluxos de Eventos Autor Zenon J.1 1. Silva Jr Zenon J.

3. endereço. ou número da conta. como cadastramento. O fluxo básico é encerrado. tempo de conta. O funcionário solicita a opção de consulta do cliente. 2.Manter Correntista Breve Descrição Esta especificação irá descrever as funcionalidades de manipulação das informações relacionadas correntista do banco. nome. telefones. e contas cadastradas. cep. consulta. O sistema apresenta as informações detalhadas do cliente como : CPF.Fluxo de Eventos 1. 4. 6. Além de tratar o relacionamento com as aplicações de empréstimo e de cartão de crédito e apresentar os casos de testes para tal especificação. renda salarial. exclusão e alteração de dados do mesmo. 1. ou o nome do cliente. ou o nome do cliente. O sistema solicita o número do CPF. RG. 4 . local de trabalho. 5. O sistema pesquisa as informações. O funcionário informa o número de CPF. ou número da conta. data de nascimento.1 Fluxo Básico 1. filiação.

7 – O funcionário seleciona a opção : Abrir conta. A2. renda salarial. A2. A1. data de nascimento e cpf do cliente consultado. A2. cnpj.5 – O sistema apresenta o nome. endereço.8 – O sistema gera automaticamente um número de conta para o cliente composto de 10 dígitos numéricos sendo um o digíto verificador alfa-numérico. telefone escritório. A2. A1. filiação.O funcionário preenche as informações solicitadas. A2 – Abrir Conta Corrente A2.3 – O funcionário fornece o cpf do cliente. A2. data de nascimento. nome da empresa onde trabalha. local de expedição do RG. A1.2 .7 – O fluxo alternativo é encerrado. A2. 5 . naturalidade. cep. A2.4 – O sistema armazena as informações inseridas pelo funcionário. A1. A2. data de admissão.O funcionário solicita a opção de cadastrar cliente.Cadastrar Cliente A1.5 – O sistema apresenta a mensagem : Cliente cadastrado com sucesso ! A1. telefone residencial. nome.2 Fluxos Alternativos A1 .1 – O sistema apresenta a opção : Abrir Conta Corrente.1.9 – O sistema apresenta a mensagem : Conta aberta com sucesso ! A2. A1. A2. telefone fax.11 – O fluxo alternativo é encerrado. bairro. RG.2 – O funcionário seleciona a opção de abertura de conta.10 – O sistema apresenta as opções : Contratação de Empréstimos e Contratação de Cartão de Crédito.6 – O sistema apresenta a opção : Abrir Conta Corrente.4 – O sistema pesquisa o cpf fornecido.6 – O sistema apresenta a opção : Abrir conta.O sistema solicita informações de cadastro de cliente como CPF. cidade.3 .1 .

MASTERCARD INTERNACIONAL e MASTERCARD NACIONAL. A3. data de nascimento.4 – O sistema pesquisa os dados fornecidos. A3. data de nascimento. 6 . A4.2 – O funcionário seleciona a opção : Contratos de Cartão de Crédito.8 – O funcionário informa o valor total e número de parcelas desejado. A3.7 – O sistema apresenta os campos de valor total do empréstimo e número de parcelas.4 – O sistema pesquisa os dados fornecidos.3 – O funcionário fornece o cpf ou conta do cliente. A3. SERASA e a renda do cliente.6 – O sistema apresenta a opção : Contratar Cartão de Crédito. A4. A3. A4. A3. A3. A4.6 – O sistema apresenta a opção : Contratar Empréstimo.1 – O sistema apresenta a opção : Contratos de Empréstimo. A4.10 – O sistema apresenta a mensagem : Empréstimo efetuado com sucesso ! A3.11 – O fluxo alternativo é encerrado. A4 – Contratar cartão de crédito A4.5 – O sistema apresenta o nome. A4. A3. A3.A3 – Contratar empréstimo A3.5 – O sistema apresenta o nome.2 – O funcionário seleciona a opção : Contratos de Empréstimo.8 – O funcionário seleciona a bandeira desejada.9 – O sistema pesquisa o SPC. cpf e conta do cliente. VISA NACIONAL. A4. cpf e conta do cliente consultado.7 – O sistema apresenta as opções : VISA INTERNACIONAL.3 – O funcionário fornece o cpf ou conta do cliente.1 – O sistema apresenta a opção : Contratos de Cartão de Crédito.

A6. local de trabalho.7 – O sistema apresenta a mensagem: Cliente excluído com sucesso! A5.7 – O sistema solicita informações do cliente.2 – O funcionário seleciona a opção: Atualizar Cliente. A6.6 – O funcionário seleciona o dado a ser alterado. A4.8 – O fluxo alternativo é encerrado. RG.12 – O fluxo alternativo é encerrado.5 – O sistema apresenta as informações detalhadas do cliente como : CPF.4 – O funcionário fornece os dados solicitados.Excluir Cliente A5. A6. A5. A6. A6 . A4. A6.A4. tempo de conta. cep.3 – O sistema solicita o CPF e/ou nome do cliente. A6.1 – O sistema apresenta a opção: Atualizar Cliente. A5.2 – O funcionário seleciona a opção: Exclusão de cliente. endereço. A5. data de nascimento. cidade.3 – O sistema solicita o CPF e/ou nome do cliente.11 – O fluxo alternativo é encerrado. A6.8 – O funcionário altera os dados do campo desejado. A5.6 – O sistema exclui os dados do cliente.9 – O sistema armazena as informações.Alterar Dados do Cliente A6. A6.9 – O sistema pesquisa o SPC.10 – O sistema gera um limite baseado em até 75% da renda do cliente. A5. telefones. renda salarial. A5. SERASA e a renda do cliente. nome.5 – O sistema pesquisa os dados fornecidos.11 – O sistema apresenta a mensagem : Cartão de Crédito solicitado com sucesso! A4. 7 .10 – O sistema apresenta a mensagem: Informações Atualizadas com Sucesso! A6.1 – O sistema apresenta a opção: Exclusão de cliente. A6. filiação.4 – O funcionário fornece os dados solicitados. bairro. e contas cadastradas. A5 .

No passo A4. e só irá consultar o SPC. caso o sistema não encontre o CPF.3 do fluxo alternativo A4. Fluxos de Exceção E1. No passo 4 do fluxo básico. E8. E3. e o CPF seja válido o sistema apresentará a seguinte mensagem: O CPF informado ainda não é cliente do banco/ A conta 8 . E5. o sistema apresentará a seguinte mensagem: CPF ou Conta inválido! Logo em seguida apresentará a opção para uma nova consulta. E6. e o CPF seja válido o sistema apresentará a seguinte mensagem: O CPF informado ainda não é cliente do banco/ A conta informada é inexistente!.2. o sistema apresentará a seguinte mensagem: CPF inexistente! E abre novamente a tela para novo cadastramento. E9. caso o CPF inserido não exista no banco de dados de clientes cadastrados. Logo após apresentará a opção para cadastramento de cliente. ou o nome do cliente. No passo A4.3 do fluxo alternativo A1.9 do fluxo alternativo A3. caso o CPF inserido não exista no banco de dados de clientes cadastrados ou conta seja inexistente. No passo 3 do fluxo básico. caso o funcionário forneça número de CPF inválido ou número de conta inexistente. o sistema irá consultar o SPC. SERASA e caso haja algum registro o procedimento será interrompido e o sistema apresentará a seguinte mensagem: O cliente possui registros no SPC/SERASA! Logo em seguida retornará para a opção de manter correntista. o sistema apresentará a mensagem: Cliente não encontrado! E logo após apresentará a opção para uma nova consulta. No passo A2. caso o funcionário preencha com um número de CPF inválido. E4.3 do fluxo alternativo A3. No passo A3. e o CPF seja válido o sistema apresentará a seguinte mensagem: O CPF informado ainda não é cliente do banco/ A conta informada é inexistente!.3 do fluxo alternativo A2. No passo A1.3 do fluxo alternativo A5. E7. No passo A3. ou o número da conta. caso o CPF inserido não exista no banco de dados de clientes cadastrados ou conta seja inexistente. o sistema irá consultar o SPC. caso o CPF inserido não exista no banco de dados de clientes cadastrados ou conta seja inexistente. No passo A3. SERASA caso o parâmetros adotados sejam atendidos. No passo A5. SERASA e caso haja algum registro o procedimento será interrompido e o sistema apresentará a seguinte mensagem: O cliente possui registros no SPC/SERASA! Logo em seguida retornará para a opção de manter correntista. Logo após apresentará a opção para cadastramento de cliente. E2. e o CPF seja válido o sistema apresentará a seguinte mensagem: O CPF informado ainda não é cliente do banco.8 do fluxo alternativo A3.9 do fluxo alternativo A4. Logo após apresentará a opção para cadastramento de cliente. E10. o sistema irá avaliar o valor desejado e a quantidade de parcelas desejada com a renda do cliente e seu perfil dentro do banco.

informada é inexistente! Logo após apresentará a opção para cadastramento de cliente. 3.3 do fluxo alternativo A6.Pós-condições Não se aplica. 9 . No passo A6. Logo após apresentará a opção para cadastramento de cliente.  A opção de Manter Correntista deverá estar selecionada. 4.Precondições  O funcionário deverá estar logado no sistema.Requisitos Especiais Não se aplica. 6. e o CPF seja válido o sistema apresentará a seguinte mensagem: O CPF informado ainda não é cliente do banco/ A conta informada é inexistente!. caso o CPF inserido não exista no banco de dados de clientes cadastrados ou conta seja inexistente.Pontos de Extensão Não se aplica. 5. E11.

informar CPF.Requisitos • • • • Estar logado no sistema.Pré-Condições • O ator deve estar logado no sistema e com permissão de acesso a esta funcionalidade. 10 . 3. 2. • Fluxo Alternativo 6 passo A6. estado. 4. conta ou nome do cliente.Passos a serem executados • Fluxo Básico passo 3. onde o funcionário fornece o valor do empréstimo e número de parcelas desejados. cep. onde o funcionário fornece o número do CPF do cliente. • Fluxo Alternativo 2 passo A2. cnpj. local de expedição do RG.3. Possuir as regras de negócio.8. telefone fax. nome da empresa onde trabalha.Introdução Este Caso de teste tem por finalidade apresentar os resultados obtidos durante a realização dos testes funcionais para o caso de uso – Manter Correntista em alguns passos do Fluxo Básico e do fluxo alternativo. endereço. • Fluxo Alternativo 1 passo A1. telefone residencial. data de nascimento. Possuir a documentação do caso de uso Manter Correntista.Casos de Testes Manter Correntista 1. 5. renda salarial. data de admissão. RG. filiação. onde o funcionário altera os dados do campo desejado. • Fluxo Alternativo 3 passo A3.Pós-Condições • A tarefa deverá estar incluída ou alterada no banco de dados do sistema. naturalidade. Possuir as especificações suplementares. telefone doescritório. bairro. informar CPF.3.8. cidade. nome.

e permitir. Inserir números. e apresentará a seguinte mensagem: No campo nome não deverá permitir. O campo será limpo e disponível para nova tentativa de inserção. O sistema apresentará a seguinte mensagem: O campo CPF deverá conter 11 dígitos! Inserir caracteres alfanuméricos.3 CPF. O sistema deverá pesquisar pelos caracteres inseridos. O sistema apresentará a seguinte mensagem: O não deverá permitir. O sistema apresentará a seguinte mensagem: O campo CPF deverá conter apenas números! nome. O campo será limpo e disponível para nova tentativa de inserção. O cursor permanecerá na última posição com última letra válida digitada. O sistema apresentará a seguinte mensagem: O campo CPF deverá conter 11 dígitos! Inserir menos de 11 números. Inserir mais de 11 números. inserção. O sistema deverá pesquisar pelos caracteres inseridos. Inserir mais de 9 números.Execução Fluxo Básico Passo 3 Parâmetro CPF. o sistema não deve O campo será limpo e disponível para nova consulta. sistema não deverá permitir. apresentará a seguinte mensagem: No campo nome não deverá conter números! Inserir mais de 30 caracteres. O sistema apresentará a seguinte mensagem: O campo CPF deverá conter apenas números! conta. O sistema apresentará a seguinte mensagem: O campo CPF deverá conter 11 dígitos! Inserir menos de 11 números. o sistem O campo será limpo e disponível para nova tentativa de não deverá permitir. campo conta deverá conter 11 dígitos sendo apenas o dígito verificador alfa-numérico! Inserir menos de 9 números. Teste Resultado Inserir mais de 11 números. O sistema apresentará a seguinte mensagem: O campo conta deverá conter 11 dígitos sendo apenas o dígito verificador alfa-numérico! nome do cliente Inserir o nome incompleto. o sistem O campo será limpo e disponível para nova tentativa de não deverá permitir. sistema não deverá permitir. inserção. O campo será limpo e disponível para nova tentativa de inserção. Inserir o nome incompleto. Alternativo 1 A1. inserção. o sistem O campo será limpo e disponível para nova tentativa de não deverá permitir. sistema não deverá permitir. o sistema não deve O campo será limpo e disponível para nova consulta. o sistem O campo será limpo e disponível para nova tentativa de inserção. Inserir números. 11 . O sistema apresentará a seguinte mensagem: O campo CPF deverá conter 11 dígitos! Inserir caracteres alfanuméricos. O campo será limpo e disponível para nova tentativa de inserção. sistema não deverá permitir.6. sistema não deverá permitir.

o sistem inserção. estado. de do O campo será limpo e disponível para nova tentativa de Inserir mais de duas letras. Falta execução dos testes dos campos ao lado citados neste documento. data de admissão. campo data de nascimento deverá conter apenas 8 dígitos numéricos! RG. SP – São Paulo. telefone doescritório. sistema não deverá permitir. o sistema não deve O campo será limpo e disponível para nova tentativa de permitir. O sistema apresentará a seguinte mensagem: O campo data de nascimento deverá conter apenas 8 dígitos! Inserir letras/espaços/barras. endereço. data nascimento.. Exemplo: MG – Minas Gerais. sistema não deverá permitir. O cursor permanecerá na última posição com última letra válida digitada. Inserir letras. Falta execução dos testes dos campos ao lado citados neste documento. inserção. renda salarial. O sistema apresentará a seguinte mensagem: O não deverá permitir. telefone residencial.3 CPF Inserir mais de 11 números. cep. O sistema apresentará a seguinte mensagem: O campo RG deverá conter apenas dígitos numéricos! local expedição RG. nome da empresa onde trabalha. o sistem O campo será limpo e disponível para nova tentativa de não deverá permitir. inserção. O sistema apresentará a seguinte mensagem: O não deverá permitir. campo Local de Expedição deverá conter apenas 2 letras. bairro. o sistem O campo será limpo e disponível para nova tentativa de inserção. filiação. o sistem O campo será limpo e disponível para nova tentativa de não deverá permitir. O sistema apresentará a seguinte mensagem: O campo CPF deverá conter 11 dígitos! Inserir menos de 11 números. O campo será limpo e disponível para nova tentativa de 12 . inserção. Alternativo 2 A2. cidade.conter números! Inserir mais de 30 caracteres. telefone fax. cnpj. O campo será limpo e disponível para nova tentativa de inserção. naturalidade. inserção. de Inserir mais de 8 números. O sistema apresentará a seguinte mensagem: O campo data de nascimento deverá conter apenas 8 dígitos numéricos! Inserir menos de 8 números. o sistem O campo será limpo e disponível para nova tentativa de não deverá permitir.. O sistema apresentará a seguinte mensagem: O campo CPF deverá conter 11 dígitos! Inserir caracteres alfanuméricos.

12. 32 ou 36 parcelas. numéricos! RG. o sistem O campo será limpo e disponível para nova tentativa de não deverá permitir. o sistema não deve O campo será limpo e disponível para nova tentativa de inserção. 08. O sistema deverá pesquisar pelos caracteres inseridos. o sistem inserção. o sistema não deve O campo será limpo e disponível para nova consulta. e apresentará a seguinte mensagem: No campo nome não deverá permitir. O sistema apresentará a seguinte mensagem: O campo CPF deverá conter 11 dígitos! Inserir caracteres alfanuméricos. Exemplo: 10000 – R$10.8 CPF. 16. O cursor permanecerá na última posição com última letra válida digitada. O sistema apresentará a seguinte mensagem: O campo data de nascimento deverá conter apenas 8 dígitos não deverá permitir. Inserir números. O sistema apresentará a seguinte mensagem: O campo CPF deverá conter apenas números! Alternativo 3 A3. o sistem inserção. campo data de nascimento deverá conter apenas 8 dígitos! O campo será limpo e disponível para nova tentativa de Inserir letras/espaços/barras. o sistem inserção. O sistema apresentará a seguinte mensagem: O campo Valor do Empréstimo deverá conter apenas números. Inserir letras. O sistema apresentará a seguinte mensagem: O campo CPF deverá conter apenas números! nome.8 valor do empréstimo e Inserir letras/vírgulas/pontos. O campo será limpo e disponível para nova tentativa de inserção. data nascimento. conter números! Inserir mais de 30 caracteres. O campo será limpo e disponível para nova tentativa de inserção. o sistema não deverá permitir. campo data de nascimento deverá conter apenas 8 dígitos numéricos! O campo será limpo e disponível para nova tentativa de Inserir menos de 8 números. sistema não deverá permitir. O sistema apresentará a seguinte mensagem: O não deverá permitir.000. o O campo será limpo e disponível para nova tentativa de inserção. O sistema apresentará a seguinte mensagem: O não deverá permitir.sistema não deverá permitir. O sistema apresentará a seguinte mensagem: O campo Valor do Empréstimo deverá conter apenas números. 24. O sistema apresentará a seguinte mensagem: O campo RG deverá conter apenas dígitos numéricos! 13 . de O campo será limpo e disponível para nova tentativa de Inserir mais de 8 números. O campo será limpo e disponível para nova tentativa de inserção. Inserir mais de 11 números. Inserir o nome incompleto. sistema não deverá permitir. Alternativo 3 A6. sistema não deverá permitir.00 número parcelas desejados de Inserir letras. inserção. Nas seguintes modalidades 06. sistema não deverá permitir. inserção. O sistema apresentará a seguinte mensagem: O campo CPF deverá conter 11 dígitos! Inserir menos de 11 números.

Falta execução dos testes dos campos ao lado citados neste documento. telefone residencial. O sistema apresentará a seguinte mensagem: O campo Local de Expedição deverá conter apenas 2 letras. Falta execução dos testes dos campos ao lado citados neste documento. local expedição RG. data de admissão. bairro. o sistem Exemplo: MG – Minas Gerais. endereço.permitir. O campo será limpo e disponível para nova tentativa de inserção.. SP – São Paulo. renda salarial. 14 . cep. nome da empresa onde trabalha. telefone fax. filiação. não deverá permitir. estado. cidade. de do naturalidade. telefone doescritório.. Inserir mais de duas letras. cnpj.