You are on page 1of 7

Sugestões de Atividades de Atividades

- Aproveitando a sugestão do vídeo “Alimentação e Cultura” onde as crianças se vestem de índio e de português, propor que a turma monte um teatro (pode ser de fantoches) sobre o assunto e apresente para outras turmas da escola ou para a comunidade. - Confeccionar instrumentos musicais: • grãos (milho, feijão, arroz, etc) dentro da latinha de refrigerante para chocalho • casca do coco serrada ao meio e lixada • cabo de vassoura (2 pedaços de aproximadamente 20 cm) - Explorar as letras das músicas do vídeo e os ritmos. Cada região também tem uma cultura musical. Sugerir que a turma, organizada em grupos, também faça suas próprias composições. - Preparar tintas com corantes naturais. Quais são os alimentos que servem como corantes? - Discutir a relação entre as mudanças dos hábitos alimentares ao longo do tempo e o surgimento de invenções como a geladeira, o microondas, o fogão a gás, entre outros recursos atuais. Utilizar gravuras ou desenhos que posteriormente poderão ser organizados em mural. Ex: fogão de lenha, braseiro no chão, forno de barro, etc. - Colagem com diversos tipos de grãos secos: milho, feijão (os vários tipos), amendoim, ervilha, lentilha, arroz (os vários tipos), canjica, trigo, etc. Aproveitar para explorar o alimento desde a produção até sua utilização. - Competição de paladares: Dividir a turma em grupos. O coordenador seleciona, em pratos escondidos, várias frutas, legumes, cereais ou verduras picados. Cada grupo terá um representante por vez que, de olhos vendados, terá que dizer o nome do alimento que receberá na boca. Ele terá que descobrir qual é o alimento apenas pelo paladar, sem poder olhar. Ganha o grupo que conseguir adivinhar o maior número de alimentos.
12

Fazer um mural com notícias sobre alimentação. o modo de fazer. mandioca e outros.Explorar os processos pelos quais os alimentos passam antes de chegarem à nossa mesa. . pessoas que vieram de outras regiões brasileiras ou que tenham parentes em tal situação. .Fazer uma feira comemorativa dos 500 anos do Brasil com barracas representando as regiões ou a influência dos povos que contribuíram para a formação dos nossos hábitos alimentares. usar o prato do dia e discutir a origem de cada ingrediente e os processos industriais a que foram submetidos. Perceber a forma que se escreve uma receita. . Ex: o milho. como são produzidos.Criar histórias ou relatórios.Pesquisar na comunidade ou na própria turma. com os ingredientes. Propor que cada um invente uma receita. . cartazes ou gravuras. .Trazer revistas com receitas. batata-doce. que danos podem causar à saúde etc. . Por exemplo: notícias sobre alimentos transgênicos. Incentivar o relato de experiências e o conhecimento de outros hábitos alimentares. individuais ou em grupos. Como exemplo. procurando incluir várias opiniões.. orientados por perguntas sobre o alimento: Onde é cultivado? Que cuidados são exigidos no cultivo? Quando está pronto para a colheita? Qual o seu valor nutritivo? Quais os produtos derivados? Ilustrar com desenhos dos alunos. de servir e a ilustração do prato pronto. gêneros e pratos típicos.

. retalhos de tecido. aproveitando frases ditas pelos narradores (ex: “povo que planta e cultiva”. lápis preto. alimentação e mídia. . confecção de fantoches. cola.Formar uma pequena coleção de livros infantis sobre saúde para ser usado pelas crianças individualmente ou com auxílio de um orientador.Levantar ditados populares que estejam ligados à comida e ao ato de comer (ex: “comer com os olhos”. papel. .Música: escutar. 14 . memorizar. cantar e interpretar as músicas apresentadas no vídeo. tampa. como são consumidos e apresentar aos colegas. alimentação e gênero. “a comida tem muita história”). anotar o nome de frutas. alimentação e saúde bucal. “o índio comia o que a terra generosa oferecia”.Aprofundar a discussão sobre alimentação e etiqueta. etc. relembrar músicas que abordem o tema “alimentação”.Ir até a feira ou supermercado. legumes e outros alimentos que não conhece. alimentação e prazer. .Fazer um mural com as idéias principais do vídeo (mural-resumo).. etc. “descascar um abacaxi”). desenhos. “olho maior que a barriga”. lápis de cor. alimentação e afeto. – para atividades criativas como: recorte e colagem. papel colorido. palha. pesquisar sua origem. barbante. .Dispor de material de sucata: caixa. . e criar outras referentes ao assunto. grão.

Cruzadinha A L I 4 M 5 6 7 8 9 E N T O S 7 5 6 15 1 2 3 1 2 3 4 8 9 .

-nel+braço do ami+ -neca de –sa+ruru. -la. canji+ -nela+monha. Paulo. -ca+ta+ Um e paçoca. . 16 .Carta enigmática: Querido João. -ro+ne de sol. Nessas férias fui Gostei mui+ típicos que –ca+ra a região -ga dos pra+ -elho+mi por lá como: -pa .

Caça-palavras: Z C B A C A R A J É Ç A A N P U J A D C I L S Ã F L I U S O V D I T R P T E E M I I R É E C A I O D A F C P I R Ã O L A D L A C I P R A C A J C A CALDEIRADA MOQUECA ACARAJÉ PAÇOCA CANJICA MILHO PIRÃO Q R P A Ç O A N L E P M O Q U H N N I O C M G M I H O 17 .

XuluinìÕu 18 . é do rio ______________que os pescadores retiram __________ como o _______ [uÕuoZuì [ulZ [nìinX e o ___________ . alimento muito utilizado pelos _____________também recebe o nome de__________ uì[ìX ìðëì♥X ou ________________. [ìðêuë♥ A mandioca. nX¼ìKuX ìêumìuð♥X [ì??uX Em Mato Grosso.Procure as respostas usando os códigos abaixo: Au Bx Cl Dë En F¼ Go HK Iì J s Lm MX Nð O♥ P[ Q- RÕ SX Tê UZ VR Xi Z? Os _______________trouxeram para o Brasil as___________e os árabes as ______________ .