You are on page 1of 31

SISTEMA DE IMPLANTE FRICCIONAL BIOLÓGICO

MANUAL

CIRÚRGICO

SISTEMA DE IMPLANTE FRICCIONAL BIOLÓGICO – MANUAL CIRÚRGICO

PLATAFORMA FI

PLATAFORMA FII

SISTEMA DE IMPLANTE FRICCIONAL BIOLÓGICO – MANUAL CIRÚRGICO

PRÉ- REQUESITO AO USO DO SISTEMA FRICCIONAL O uso do sistema friccional é restrito a profissionais que possuem credenciamento cirúrgico protético . O mal uso do sistema pode trazer resultados inadequados de tratamento. Por este motivo recomendamos aos interessados em utilizar nosso sistema que procurem informações e orientações de nossa equipe de consultores científicos ou treinamento em nosso instituto. A responsabilidade do uso correto dos produtos do sistema friccional esta a cargo de quem faça utilização. O credenciamento tem valor simplesmente orientativo. Sabemos que a prática implantológica requer conhecimento e treinamento contínuo, onde o profissional poderá realizar um planejamento e condução de cada caso em específico. PRÉ- CIRÚRGICO O procedimento cirúrgico só poderá ser realizado após anamenese, exames intra e extrabucais, exames complementares ,e planejamento do caso a ser reabilitado. A instalação do(s) implante (s) só é realizado quando temos definido o tipo de prótese que iremos construir. O tipo de prótese (fixa cimentada ou parafusada e removível) é que define a quantidade de implantes e sua posição no arco.

9mm Os implantes 5.75 tem o diâmetro (D) da ponta de 1.5 tem o diâmetro (D) da ponta de 3.8mm 8º D 1º .9mm O implante 4.3 e 3.Características do Design do implante Friccional BIOLÓGICO CHANFRO 60º Os implantes 3.0 e 5.3 tem o diâmetro (D) da ponta 2.

Exemplo FI componentes FI.5 Cada implante tem sua família de componentes.0 .3 .5. Existe alguns componentes que são compatíveis entre pilares.75 4.0mm 3. .3.3.5.CÓDIGO DE CORES E ENCAIXE INTERNO DOS COMPONENTES E CHAVES MONTAS FI CONE MORSE 2.0mm FII CONE MORSE 3.

0mm abaixo da crista óssea. Nosso implante deve ficar com a plataforma localizada a 2. .0mm abaixo da margem gengival. Na maioria dos casos a sub-instrumentação é necessária para adquirirmos estabilidade primária do implante.SISTEMA DE IMPLANTE FRICCIONAL BIOLÓGICO – MANUAL CIRÚRGICO PREPARO DO ALVÉOLO CIRÚRGICO A KOPP apresenta kit cirúrgico com todos os intrumentais necessários para confecção e instalação do implante friccional. Abaixo tabela de recomendação dos diâmetros da broca utilizada em relação ao tipo ósseo. Para obtermos um perfil de emergência e espaço biológico é necessário que a plataforma do implante fique localizada 4. SEQUÊNCIA DE BOCAS A densidade do osso é quem define o diâmetro da broca a ser utilizada. A posição de instalação. o tamanho do implante são quem definem a profundidade e diâmetro do alvéolo cirúrgico.

3 Broca 4.8 .3 Broca 3.0mm Implante 5.8 Broca 4.3mm Implante 5.PERFURAÇÕES SUGERIDAS PARA INSTALAR OS IMPLANTES BIOLÓGICO IMPLANTE Implante 3.75mm Implante 4.3mm Implante 3.0 Broca 3.5mm BROCA Broca 3.

SISTEMA DE IMPLANTE FRICCIONAL BIOLÓGICO – MANUAL CIRÚRGICO EMBALAGEM DO IMPLANTE .

0mm abaixo da crista óssea .LOCALIZAÇÃO DA PLATAFORMA DO IMPLANTE EM RELAÇÃO A CRISTA ÓSSEA Plataforma deve ficar localizada a 2.

POSIÇÃO DE INSTALAÇÃO DA PLATAFORMA DO IMPLANTE EM RELAÇÃO A MARGEM GENGIVAL – PERFIL DE EMERGÊNCIA E ESPAÇO BIOLÓGICO  Aspecto inicial  Verificação da espessura gengival  Implante instalado a 4mm da margem gengival  Em regiões estéticas devemos estar atentos a estar distância .

Recomendamos que utilize gel de clorexidine a 3% na ponta do cicatrizador para que não tenha mal cheiro Tapa cicatrizador Removedor de Tapa e Cicatrizador .O cicatrizador ou tapa é inserido no interior do implante com auxilio da chave Removedora de tapa. Orientamos que lave muito bem o interior do implante .

CASO CLÍNICO .

EXODONTIA DA RAIZ FRATURADA .

VERIFICANDO A POSIÇÃO E DIREÇÃO COM PINO DE PARALELISMO .

O implante é capturado do interior do casulo com o auxílio da CONCA I ou II ou através do MONTA I ou II Monta Implante .

A plataforma do implante fica a 2mm abaixo da margem óssea.RX após instalação Plataforma Implante Margem óssea Os implantes friccionais cone morse deve ser instalados a 02mm subósseo. .

MOLDAGEM – O MUNHÃO DEVE SER INSERIDO COM LEVE PRESSÃO NO INTERIOR DO IMPLANTE O munhão é utilizado como poste de moldagem e pilar protético. orientamos nosso cliente para não morder. Quando inserimos o munhão no interior do implante. Neste momento não devemos ativar o munhão. .

5 MUNHÃO FI 3513 MUNHÃO FI 4513 MUNHÃO FII 4513 MUNHÃO FII 5513 .0mm 3.3.5.0mm FII CONE MORSE 3.0 .3.TAMANHO DOS MUNHÕES FI CONE MORSE 2.3 .75 4.5.

MOLDAGEM .

CICATRIZADOR Utilizamos gel de clorexidina no interior do implante para que não ocorra o mal cheiro. .

Em caso que a instalação do implante esteja vestibularizada. Na dúvida quanto ao diâmetro .VISTA OCLUSAL DOS CICATRIZADORES  A escolha do cicatrizador depende da altura transmucosa. escolher o de menor diâmetro. O cicatrizador deverá ficar ao nível ou pra fora da ferida cirúrgica. devemos desgastar a face vestibular do cicatrizador .

TAMANHO DOS CICATRIZADORES CI235 CI435 CI635 CI835 CII245 CII445 CII645 CII845 CI245 CI445 CI645 CI845 CII255 CII455 CII655 CII855 .

TAPA I e II .

MOLDAGEM COM A IMPRESSÃO DO CHANFRO DOS MUNHÕES .

UNIÃO DO MUNHÃO AO ANÁLOGO Remova o munhão do interior do implante. . una ao análogo e acione antes de levar o conjunto na posição da moldagem.

02 dias após – Os pilares estão preparados com os copings e provisórios .

perfil de emergência e o ponto de contato. .Cimentamos o provisório sobre o munhão preparado e acionamos no interior do implante correspondente Antes de cimentar verificar a posição.

02 MESES APÓS – OBSERVEM A SAÚDE PERIMPLANTAR E FORMAÇÃO PAPILAR .

COPINGS PARA TRANSFERÊNCIA .

CASO CONCLUIDO .

RX .