You are on page 1of 12

ABNT - ORIENTAÇÕES PRÁTICAS PARA O PIPA

ORDEM SEQUENCIAL DE APRESENTAÇÃO
ELEMENTOS PÓS-TEXTUAIS
ANEXOS APÊNDICES REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS

ELEMENTOS TEXTUAIS

CONSIDERAÇÕES FINAIS (CONCLUSÃO) DESENVOLVIMENTO INTRODUÇÃO
SUMÁRIO LISTA DE SIGLAS E ABREVIATURAS LISTA DE TERMOS LISTA DE TABELAS

ELEMENTOS PRÉ-TEXTUAIS

RESUMO EM LÍNGUA ESTRANGEIRA RESUMO EM PORTUGUÊS EPÍGRAFE
AGRADECIMENTOS

DEDICATÓRIA FOLHA DE ROSTO CAPA

AINDA. • LISTAS DE SIGLAS OU ABREVIAÇÕES: SOMENTE SE O TRABALHO CONTIVER USO FREQUENTE DE SIGLAS. Somente devem constar do Sumário os elementos textuais (texto dissertativo do conteúdo) e os elementos pós-textuais (referências bibliográficos.ABNT . Para conhecer o significado e/ou como construir cada um dos elementos prétextuais. • SUMÁRIO (OBRIGATÓRIO) SEGUIR O MODELO. OU.ORIENTAÇÕES PRÁTICAS PARA O PIPA ELEMENTOS PRÉ-TEXTUAIS • CAPA (OBRIGATÓRIO) SEGUIR O MODELO SEGUIR O MODELO • FOLHA DE ROSTO (OBRIGATÓRIO) • DEDICATÓRIA (OPCIONAL) SEGUIR O MODELO SEGUIR O MODELO • AGRADECIMENTOS (OPCIONAL) • EPÍGRAFE (OPCIONAL) SEGUIR O MODELO • RESUMO EM PORTUGUÊS (OBRIGATÓRIO) • RESUMO EM LÍNGUA ESTRANGEIRA (PARA O PIPA É OPCIONAL) • LISTAS DE TABELAS. . GRÁFICOS OU ILUSTRAÇÕES: SOMENTE SE O TRABALHO CONTIVER ILUSTRAÇÕES OU ELEMENTOS GRÁFICOS SEGUIR O MODELO. TERMOS TÉCNICOS OU EM OUTRO IDIOMA. consulte o GUIA PRÁTICO PARA ELABORAÇÃO DO PIPA (Prof. SE UTILIZAR COM CONSTÂNCIA SIGLAS E/OU ABREVIATURAS DE USO TÉCNICO OU ESPECÍFICO AO TEMA SEGUIR O MODELO. Scatolin) ou o MANUAL DE NORMALIZAÇÃO DA FACULDADE. anexos e apêndices).

tamanho 12. . • APÊNDICE (OPCIONAL). alinhado à esquerda.ABNT . • ANEXO (OPCIONAL). • O título do capítulo deve ser redigido em maiúsculas (caixa alta). negrito. TÍTULOS DE CAPÍTULOS E TÓPICOS INTERNOS • Cada capítulo é e deve ser iniciado em uma nova página. Para conhecer o que são Apêndice e Anexo. SEGUIR O Para conhecer em detalhes como fazer a referência biliográfica adequada e específica a cada modalidade diferente de fonte de consulta. tamanho 14. alinhado à esquerda.ORIENTAÇÕES PRÁTICAS PARA O PIPA ELEMENTOS PÓS-TEXTUAIS • REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS (OBRIGATÓRIO) MODELO. em fonte ARIAL. • Os títulos das subseções dentro dos capítulos devem ser redigidos somente com a primeira letra em maiúscula e as demais em minúsculas. consulte o GUIA PRÁTICO ELABORAÇÃO DO PIPA ou o MANUAL DE NORMALIZAÇÃO DA FACULDADE. negrito. Digitado somente na frente (anverso). PARA FORMATAÇÃO DAS PÁGINAS Papel sulfite A 4 (21 cm X 29. exceto substatntivos próprios. Fonte ARIAL. • Os títulos das subseções dentro dos capítulos devem ser em fonte ARIAL. consulte o GUIA PRÁTICO PARA ELABORAÇÃO DO PIPA ou o MANUAL DE NORMALIZAÇÃO DA FACULDADE.7 cm). tamanho 12 (exceto citações com mais de três linhas).

ORIENTAÇÕES PRÁTICAS PARA O PIPA CONFIGURAÇÃO DAS MARGENS DAS PÁGINAS Margem esquerda = 3 cm Margem direita = 2 cm Margem superior = 3 cm Margem inferior = 2 cm TELA DE CONFIGURAÇÃO DE PÁGINA “menu arquivo / configurar página / margens” .ABNT .

por 1. Espaçamento: antes = 6.25 cm.ABNT . depois = 0 (zero).ORIENTAÇÕES PRÁTICAS PARA O PIPA CONFIGURAÇÃO DOS PARÁGRAFOS DE TEXTO Alinhamento: justificado Recuo esquerdo e direito = 0 (zero) Especial = primeira linha.5 linha TELA DE FORMATAÇÃO DE PARÁGRAFO menu Formatar / Parágrafo . Espaçamento entre linhas = 1.

2. OBSERVAÇÃO as páginas devem ser contadas sequencialmente a partir da folha de rosto.ABNT .). 3. porém. na borda direita superior ou inferior... IMPORTANTE: TELA DE INSERÇÃO DE PÁGINA menu Inserir / Números de páginas .ORIENTAÇÕES PRÁTICAS PARA O PIPA INSERIR NÚMERO DE PÁGINAS Em números arábicos (1. somente devem ser numeradas a partir da primeira página de texto (introdução).

106).) e que se revelaram úteis para corroborar as ideias desenvolvidas pelo autor no decorrer de seu raciocínio” (SEVERINO. Antonio J. p..ORIENTAÇÕES PRÁTICAS PARA O PIPA COMO FAZER AS CITAÇÕES • COMO CITAR A OBRA UTILIZADA: A citação mencionada no texto deve seguir a mesma entrada utilizada nas referências bibliográficas. 2000. e ampl. Veja o exemplo abaixo: As citações são trechos transcritos ou retirados das publicações consultadas para realização do trabalho. Quando a CITAÇÃO FIZER PARTE DO TEXTO e o SOBRENOME VIER ANTES DO TRECHO CITADO o sobrenome do autor deverá ser escrito com a primeira letra maiúscula e as demais. minúsculas. . ver. 2000. 106): “as citações são os elementos retirados. Quando a chamada da CITAÇÃO VIER LOGO DEPOIS DO TRECHO CITADO.”. Na citação: “As citações são os elementos retirados dos documentos pesquisados durante a leitura (. Exemplo: Na lista de referências bibliográficas: SEVERINO. De acordo com Severino (2000. 279 p.. o sobrenome do autor deve ser escrito totalmente em maiúsculas. A chamada da citação será pelo último sobrenome do autor.. seguida do ano da obra e da página da qual foi extraída. Metodologia do trabalho científico.ABNT . como no exemplo acima. São Paulo: Cortez. p. 21 ed..

sempre entre aspas.ABNT . Neste contexto. 34) reafirma que: As organizações devem planejar suas mudanças. por viverem em um ambiente de sinergia e motivação. p.ORIENTAÇÕES PRÁTICAS PARA O PIPA • COMO FAZER A CITAÇÃO DIRETA (TEXTUAL): CITAÇÕES DIRETAS CURTAS (até três linhas) são inseridas no mesmo parágrafo do texto. CITAÇÕES DIRETAS LONGAS (mais de três linhas) devem constituir um parágrafo independente. nem receosos. p. espaço simples entre linhas e em fonte tamanho 10. 20) cita ressalta a importância dos controles internos ao afirmar que “são elementos essenciais ao planejamento. Não podem e nem devem ficar ao sabor dos acontecimentos. sem aspas. Oliveira (1999. sendo mesmo a própria garantia do plano”. que favoreçam o comprometimento dos participantes. uma vez que estes não se sentem inseguros. provido pelo sistema orgânico proposto no Desenvolvimento Organizacional. Veja exemplo a seguir: Silva (2002. com recuo de 4 cm da margem esquerda. RECUO 4 cm . Mudanças planejadas são mudanças proativas.

Exemplo: . não se esqueça de retomar as configurações originais para a sequência dos demais parágrafos. 3. Depois. selecione o texto e ajuste a régua no alto da tela do Word.1.ORIENTAÇÕES PRÁTICAS PARA O PIPA Para ajustar o recuo. Mude a fonte para tamanho 10 e a formatação do parágrafo para espaço simples. transcrever literalmente as palavras do autor ou quando se sintetiza as ideias do autor consultado. entretanto.ABNT . Citação indireta (livre) Citação indireta é quando se reproduzem ideias de e informações da obra consultada sem.3.

OU Marinho (1980). 1982.. A pesquisa em ciências humanas. M. Citação de citação É a citação direta ou indireta de um texto em que não foi possível o acesso direto ao original.1. . No texto. São Paulo: Atlas. devem-se incluir ambas as obras nas referências bibliográficas ao final do trabalho.. MARINHO Pedro. Técnicas de pesquisa. segundo Marconi e Lakatos (1982). Pode sem usadas expressões como apud . EXEMPLOS: Marinho (1980)... ATENÇÃO: quando forem utilizadas citações de citações. deve ser citado o autor do documento não consultado. 1982. conforme Marconi e Lakatos (1982). é fundamental consultar e anotar as referências bibliográficas do autor efetivamente consultado.. ou outras equivalentes. Portanto. E.. M. OU Marinho (1980). mas também deixar claro que a citação foi extraída de obra de outro autor. 1980 apud MARCONI. apresenta a formulação do problema como uma fase fundamental da pesquisa. apresenta a formulação do problema como uma fase fundamental da pesquisa.. como no exemplo a seguir: Exemplo de referência bibliográfica de citação de citação: MARCONI.ORIENTAÇÕES PRÁTICAS PARA O PIPA De acordo com Severino (2000) impõe-se ao estudante universitário a organização da vida de estudos assumindo critérios metodológicos de leitura e interpretação e a documentação como método de estudo pessoal. citado por Marconi e Lakatos (1982). 3.. apud Marconi e Lakatos (1982). São Paulo: Atlas. citado por . Trata-se de reproduzir informação de um autor citado por um por outro autor. conforme . A. OU Marinho (1980). segundo . LAKATOS.4. M. Petrópolis: Vozes..ABNT .. E. apresenta a formulação do problema como uma fase fundamental da pesquisa. Técnicas de pesquisa.. LAKATOS. apresenta a formulação do problema como uma fase fundamental da pesquisa. com o uso de expressão que deixe claro que a citação está em obra de outro autor. M. cuja obra foi efetivamente realmente consultada.. A.

As notas de rodapé também podem servir para indicar fontes bibliográficas (notas de referência) ou para inserir comentários e/ou observações pessoais do autor (notas explicativas). seu ritmo ou a linha de raciocínio. Para inserir notas de rodapé. Em algumas versões mais recentes do Word a sequência pode ser Inserir / Referências / Notas. Depois Inserir / Notas.. depois.2. Notas de rodapé As notas de rodapé servem para prestar esclarecimentos ou introduzir considerações que não devam ser incluídas no texto..ORIENTAÇÕES PRÁTICAS PARA O PIPA 3.ABNT . e. para não interromper a sequência da leitura. . Notas de rodapé. posicione o cursor no ponto do texto onde será indicada a nota.

.ABNT . posicionando o cursor para a redação da nota.ORIENTAÇÕES PRÁTICAS PARA O PIPA O Word incluirá uma barra horizontal no rodapé da página e o número correspondente. para retornar ao texto do trabalho. Após digitar o texto da nota. clique com o lado direito do mouse e escolha a Ir para nota de rodapé.