You are on page 1of 6

Teste de Avaliação 1º período Língua Portuguesa – 7 º ano GRUPO I TEXTO A

- Quem mora ali? - perguntou o Cavaleiro —. - Agora ali só mora Jacob Orso com seus criados, mas antes também ali morou Vanina, que era a rapariga mais bela de Veneza. Era órfã de pai e mãe, e Orso era o seu tutor. Quando ela era ainda criança o tutor prometeu-a em casamento a um seu parente chamado Arrigo. Mas quando Vanina chegou aos dezoito anos não quis casar com Arrigo porque o achava velho, feio e maçador. Então Orso fechou-a em casa e nunca mais a deixou sair senão em sua companhia ao domingo, para ir à missa. Durante os dias da semana Vanina prisioneira suspirava e bordava no interior do palácio, sempre rodeada e espiada pelas suas aias. Mas à noite Orso e as aias adormeciam. Então Vanina abria a janela do seu quarto, debruçava-se na varanda e penteava os seus cabelos. Eram loiros e tão compridos que passavam além da balaustrada e flutuavam leves e brilhantes, enquanto as águas os reflectiam. E eram tão perfumados que de longe se sentia na brisa o seu aroma. E os jovens rapazes de Veneza, vinham de noite ver Vanina pentear-se. Mas nenhum ousava aproximar-se dela, pois o tutor fizera saber à cidade inteira que mandaria apunhalar pêlos seus esbirros aquele que ousasse namorá-la. E Vanina, jovem e bela e sem amor, suspirava naquele palácio. Mas um dia chegou a Veneza um homem que não temia Jacob Orso. Chamava-se Guidobaldo e era capitão dum navio. O seu cabelo preto era azulado como a asa dum corvo, e a sua pele estava queimada pelo sol e pelo sal. Nunca no Rialto passeara tão belo navegador. Ora certa noite Guidobaldo passou de gôndola por este canal. Sentiu no ar um maravilhoso perfume, levantou a cabeça e viu Vanina a pentear os cabelos. (...) Mas nessa noite, no silêncio da noite, a sua gôndola parou junto da varanda da casa de Orso. De cima atiraram um cesto preso por uma fita e dentro dele o jovem capitão depôs uma escada de seda. O cesto foi puxado para a varanda, e a escada, depois de desenrolada, foi atada à balaustrada de mármore cor-de-rosa. Então, ágil e leve, Vanina desceu com os cabelos soltos flutuando na brisa. Guidobaldo cobriu-a com sua capa escura, e a gôndola afastou-se e sumiu-se no nevoeiro de Outubro. in O Cavaleiro
da Dinamarca

1. Indica o nome do autor e o título do conto de onde foi extraído este texto. 2. Completa cada uma das seguintes frases transcrevendo a opção correcta, de acordo com o texto. 2.1. Os cabelos de Vanina eram A. Pretos brilhantes. B. Loiros e perfumados. C. Pretos e perfumados.

de acordo com o texto. A escola oferece lanche a todos os alunos e professores que participarem no jogo.3. Num belo palácio de Contos de Fadas. 3. Justifica a tua resposta. D. Vanina fugiu de casa durante a noite para passear de gôndola. Se quiseres fazer parte da equipa dos alunos. Loiros e brilhantes. Porquê? 4. mas voltou no dia seguinte. A escola vai organizar … A) um jogo de ténis entre professores do Conselho Executivo B)um jogo de futebol entre professores e alunos C)um jogo de basquetebol entre professores e alunos . A equipa dos professores já está completa. Com a ajuda de Guidobaldo A. a escola vai organizar um jogo de futebol entre professores e alunos. B. Quem era Jacob Orso? 5. Num belo palácio de Florença. O presidente do Conselho Executivo vai ser o árbitro. Vanina fugiu de casa para visitar os amigos e nunca mais voltou.1. A história de Vanina e Guidobaldo constitui uma acção secundária de “O Cavaleiro da Dinamarca”. O jogo vai ser na quarta-feira da próxima semana. Vanina fugiu de casa durante a noite e nunca mais voltou. O local escolhido é o campo de futebol da escola. C. Completa cada uma das seguintes frases transcrevendo a opção correcta. 8. B. Vanina fugiu de casa durante a noite. tens de falar com o professor de Educação Física. Vanina estava prisioneira de Jacob Orso. Tens de te despachar porque já só há cinco vagas. 6. 9. Num belo palácio de Veneza. 3. Indica o narrador desta história. Qual o transporte usado por Guidobaldo para namorar Vanina? 7. 8. …”. de diferentes disciplinas. às três da tarde. 5. Tem sete professores e quatro professoras. 9.2 Sensação visual. C. Vanina vivia com o seu tutor A. D.1.2. 2.1. 2. A equipa que ganhar o jogo leva para casa um prémio surpresa. Atenta na frase: “ Mas nenhum ousava aproximar-se dela. 4. 3. classificando-o quanto à sua participação.1 Sensação olfactiva.1. Como se designa esta técnica de organização das sequências narrativas? TEXTO B Como já deves ter ouvido falar. Refere o motivo que impedia os rapazes daquela cidade de se aproximarem de Vanina.D. Num belo palácio de Génova. Retira do texto um exemplo de: 3.3 Sensação auditiva.

as fibras e as vitaminas.6. (C) A vitamina C encontra-se principalmente em limões e laranjas. é preciso falar com … A) o professor de Educação Física B) o presidente do Conselho Executivo C) o professor de Matemática 9. . A escola oferece lanche a … A) todos os alunos que participam no jogo B) todos os professores que participam no jogo C) todos os alunos e professores que participam no jogo Grupo II 1. Alguns dos problemas que podem surgir são: cansaço. às três e meia da tarde 9. Além disso. na quarta feira. Desempenha um papel importante na formação dos ossos e dos dentes. têm um papel muito importante na nossa vida. Para fazer parte da equipa dos alunos. (D) e (E) constituem partes de um texto e estão desordenados. (D) As vitaminas são nutrientes de que o organismo necessita em (E) quantidades muito pequenas. Vou falar-te um pouco das vitaminas.4. O jogo vai ser … A) esta semana.9. Se o nosso corpo não receber diariamente as quantidades necessárias.3. na quarta-feira. (A) Vou agora apresentar-te duas vitaminas: a vitamina A e a vitamina C. às três da tarde C) na próxima semana. Quantos alunos podem ainda inscrever-se? A) três B) quatro C) cinco 9. (C). favorece a absorção de ferro. a manteiga e os queijos gordos. a nossa alimentação deve fornecernos todos os dias um conjunto de nutrientes. (B). Alguns dos principais nutrientes de que precisamos são: a água. A equipa que ganhar o jogo leva para casa … A) um taça dourada B) uma bola de futebol assinada pelo Cristiano Ronaldo C) um prémio surpresa 9. de modo a reconstituir o texto. Os segmentos (A). (E) Para sermos saudáveis e resistentes. No entanto. Algumas das suas funções são: ajudar a proteger os olhos e manter apele em bom estado. às três da tarde B) na próxima semana. Escreve a sequência de letras que corresponde à ordem correcta dos segmentos.5. pele seca ou olhos inflamados. Começa a sequência pela letra (E).2. como as natas. (B) A vitamina A encontra-se sobretudo na gema de ovo e em derivados de leite gordo. a nossa saúde fica comprometida. na quarta-feira.

Classifica as palavras seguintes quanto ao número de sílabas. Também já visitaste ou deves desejar visitar outros sítios/países. 2) Os cabelos de Vanina são muito compridos.2. Associa cada um dos elementos da Coluna A ao elemento da Coluna B que lhe corresponde. mas ao mesmo tempo. Vanina eram Coluna B a) Superlativo absoluto analítico b) Normal c) Superlativo superioridade relativo de d) Comparativo de igualdade e) Comparativo de inferioridade f) Superlativo absoluto sintético g) Comparativo de superioridade h) Superlativo inferioridade relativo de 5. 3) Vanina era a rapariga mais bela de Veneza 4. . Os cabelos de perfumadíssimos. Diz-nos como foi ou imagina como seria a tua viagem a um desses locais Antes de começares a escrever. semana só Há adormeciam aias loiros criança domingo Grupo III A viagem do cavaleiro foi longa. feio e maçador. Lê a seguinte lista de palavras e agrupa-as de acordo com a posição da sílaba tónica: a) Agudas b) Graves a) Esdrúxulas está Vanina águas rapariga adormeciam além peregrinação silêncio palácio 3. toma atenção às instruções que se seguem. • Escreve um mínimo de 100 e um máximo de 200 palavras. tornou-se num período inesquecível da sua vida. (Graus dos adjectivos) Coluna A 1) Achava-o velho. Nunca no Rialto passeara tão belo navegador 4.

2 pontos 3.3 pontos 4.30 pontos TOTAL --------------------100 pontos .2 pontos 9. 1 ------------------------------------------------------2 pontos 9. -------------------------------------------------------.1 -----------------------------------------------------.3 pontos 2. não te esqueças de copiar o texto para a folha de prova. ----------------------------------------------------. Se fizeres rascunho.2 pontos 4.1.2 -----------------------------------------------------.• • Procura organizar as ideias de forma coerente e exprimi-las correctamente. ----------------------------------------------------.2 -----------------------------------------------------. -------------------------------------------------------.3 pontos 2.2. --------------------------------------------------------3 pontos 7.3 -------------------------------------------------------2 GRUPO III Produção de texto ---------------. Revê o texto com cuidado e corrige-o se necessário. ------------------------------------------------------pontos 2 GRUPO II 1 -----------------------------------------------5 pontos 2 ------------------------------------------------6 pontos 3 -------------------------------------------------5 pontos 4 -------------------------------------------------4 pontos __ pontos ______________ 20 2.1.2 pontos 3.3 pontos 3.5 pontos 8.3 pontos 5. ----------------------------------------------------. 1 ------------------------------------------------------3 pontos 9.4 pontos 6.3 -----------------------------------------------------. ----------------------------------------------------. 1------------------------------------------------------. pois só será classificado o que estiver escrito nessa folha.3. A Professora: COTAÇÕES GRUPO I 1.

6 -------------------------------------------------------2 pontos ______________ 50 pontos .4 -------------------------------------------------------2 pontos 9.5 -------------------------------------------------------2 pontos 9.pontos 9.