Hacker Os hacker são originalmente, e para certos programadores, hackers (singular: hacker) são indivíduos que elaboram e modificam

software e hardware de computadores, seja desenvolvendo funcionalidades novas, seja adaptando as antigas . Originário do inglês, o termo hacker é utilizado no português. Os hackers utilizam todo o seu conhecimento para melhorar softwares de forma legal. Eles geralmente são de classe média ou alta, com idade de 12 a 28 anos. Além de a maioria dos hackers serem usuários avançados de Software Livre como os BSD Unix (Berkeley Software Distribution) e o GNU/Linux. [carece de fontes?] A verdadeira expressão para invasores de computadores é denominada Cracker e o termo designa programadores maliciosos e ciberpiratas que agem com o intuito de violar ilegal ou imoral mente sistemas cibernéticos. Ética do hacker Existe uma Ética Hacker. Equivocadamente é usado referindo-se a pessoas relativamente sem habilidade em programação e sem ética, como criminosos que quebram a segurança de sistemas, agindo ilegalmente e fora da ética hacker. O problema é quando os crackers e script kiddies são referidos como hackers pela imprensa, por falta de conhecimento, gerando uma discussão sem fim.

Nesse sentido, os hackers seriam as pessoas que criaram a Internet, fizeram do sistema operacional Unix o que ele é hoje, mantêm a Usenet, fazem a World Wide Web funcionar, e mantém a cultura de desenvolvimento livre conhecida atualmente. É comum o uso da palavra hacker fora do contexto eletrônico/computacional, sendo utilizada para definir não somente as pessoas ligadas à informática, mas sim os especialistas que praticam o hacking em diversas áreas. Cultura do hacker É importante lembrar que existe toda uma cultura por trás desse sentido da palavra hacker. A Cultura hacker define diversos pontos para estilo e atitude e, por mais que pareça estranho, muitas das pessoas que se tornam os chamados programadores extraordionários possuem esse estilo e atitude naturalmente e casual.

O termo hoje também é usado para representar todos os que são bons naquilo que fazem, como os artesãos que usavam como principal ferramenta de trabalho o machado, ou Picasso com sua arte fabulosa, eles foram os primeiros hackers. Atualmente o termo indica um bom especialista em qualquer área. Este termo adquiriu esta definição somente após seu uso na informática, designando especialistas em computação.

para que medidas sejam tomadas. mas a diferença básica entre eles é que os hackers somente constroem coisas para o bem e os crackers destroem. Alguns argumentam. Newbie . muito bem descritos pelo termo "hacker do lado negro" (uma analogia à série de filmes Star Wars). buscando as falhas para corrigi-las. fazem somente para fins pessoais. mas por vezes utiliza seu conhecimento para propósitos menos nobres Um hacker de .Os hackers e crackers são indivíduos da sociedade moderna. Geralmente especializados em invasões maliciosas e silenciosas. vem do inglês "chapéu branco" e indica um hacke interessado em r segurança. Utiliza os seus conhecimentos na exploração e detecção de erros de concepção. são os hackers que não possuem ética. Gray hat Gray hat . Por causa do sentido pejorativo que a mídia associa ao termo "hacker". e quando constroem. No entanto. A atitude típica de um White hat assim que encontra falhas de segurança é a de entrar em contacto com os responsáveis pelo sistema e informar sobre o erro. no entanto. Hackers de chapéu cinza tipicamente se enquadram em outro tipo de ética. Em geral é de perfil abusivo ou rebelde. (cracker ou dark-side hacker). realmente são hackers. que o ato de penetrar em um sistema por si só já é antiético (ética hacker). e até trabalhando dentro de empresas para garantir a segurança dos dados. normalmente o hacker White hat não é publicamente chamados de hacker e sim de especialista em TI. que diz ser aceitável penetrar em sistemas desde que o hacker não cometa roubo. Tipos de hacker White hat White hat (hacker ético). e possuem conhecimentos avançados na área tecnológica e de informática. indica um hacker criminoso ou malicioso. Um White hat pode ser comparado a um policial ou vigilante. vandalismo ou infrinja a confidencialidade. analista de sistema ou outro cargo na área de informática. dentro da lei. comparável a um terrorista. chapéu cinza pode ser descrito como um hacker de chapéu branco que às vezes veste um chapéu preto para cumprir sua própria agenda.Tem as habilidades e intenções de um hacker de chapéu branco na maioria dos casos. Encontramos hackers White hats ministrando palestras (ou aulas em universidades) sobre segurança de sistemas. Black hat Black hat.

demonstra grande arrogância. Hackers experientes normalmente não ridicularizam os novatos. entende-se que um Hacker modifica computadores. vem do inglês "novato". No uso atual. Crackers de Criptografia: Termo usado para designar aqueles que se dedicam à quebra de criptografia (cracking codes). por respeito ao desejo de aprender . ou seja. Algumas pessoas acreditam que essa é uma fase natural do aprendizado. Lamer O termo Lamer ou Lammer indica uma pessoa que acredita que é um hacker (decifrador). mesmo com outros hackers. no entanto sabe pouco ou muito pouco e é geralmente malicioso. Lamer's geralmente atacam colegas de trabalho ou colegas de estudo. no entanto são extremamente inconvenientes para convívio social. Indica uma pessoa aprendiz na área. Cracker O termo Cracker. tudo depende da fonte do problema a ser solucionado. e um Phreaker modifica telefones (experimente discar no seu telefone batendo sucessivas vezes no gancho ao invés de usar o teclado do aparelho. e você estará sendo um phreaker). originalmente significa alguém que "quebra" sistemas. sempre com menos aprendizado. modificar um programa para que ele não precise mais ser pago). essencialmente significa a mesma coisa que o original "hacker". Crackers de softwares: Termo usado para designar programadores e decoders que fazem engenharia reversa de um determinado programa. no entanto é um decifrador aplicado à área de telefonia (móvel ou fixa). e estes se aterrorizam. mas freqüentemente é ignorado ou ridicularizado por outros novatos que já saibam mais do que ele (ao contrario dos lammers que são ridicularizados por todos). aumentando a arrogância do lamer. como também pode ser um termo genérico para um Black Hat. na intenção de competir por reputação. Hoje em dia. do inglês "quebrador". porém possui uma sede de conhecimento notável. ainda sem muita habilidade. principalmente quando o conhecimento vem antes da maturidade. Outros termos é o Phreaker O termo Phreaker. Os Phreakers também se enquadram no conceito de White hat ou Black hat. Tal procedimento pode ser executado tanto com lápis e papel bem como com uso de computadores. Pergunta muito.no entanto. pode tanto significar alguém que quebra sistemas de segurança na intenção de obter proveito pessoal (como por exemplo. podem ignorá-los por falta de tempo ou paciência.Newbie ou a sigla NB. Tipos de Crackers 1. Utilizam ferramentas criadas por Crackers para demonstrar sua suposta capacidade ou poder. corruptela do inglês "freak" que significa "maluco". 2. alteram o conteúdo de um .

Crackers são confundidos com: Pichadores digitais: agem principalmente com o objetivo de serem reconhecidos. Não são considerado crackers pessoas como: distribuidores de warez e crackz. Os crackers são autodidatas (bem como os hackers) e sem conhecimento algum do sistema revertem hacks necessários entendendo os sistemas de trás pra frente algumas vezes. Os dados podem ter conteúdo comercial (uma fórmula de um produto químico) ou político (e-mails entre consulados) ou militar (programas militares). deixando sempre assinado seus pseudônimos. Um hacker se aproveita de características dos sistemas para poder modificá-los. Desenvolvedores de vírus. Geralmente trabalharam no setor de informática da empresa o que facilita enormemente seu trabalho já que estão bem informados das vulnerabilidades do sistema. . Revanchista: funcionário ou ex-funcionário de alguma empresa que por qualquer motivo resolve sabotá-la com objetivo claro de vingança. trojans e outros malwares: programadores que criam pequenos softwares que causam danos ao usuário. modificam o modo Trial para utilizar como se fosse uma cópia legítima.determinado programa pra fazer funcionar de forma correta. Vândalos: age pelo simples prazer de causar danos a vítima. Desejam tornarem-se famosos no universo cyber punk e para tanto alteram páginas da internet. worms. O cracabiker é essencialmente um profissional habilitado na reengenharia ou engenharia reversa de software ou hardware. Alguns deixam mensagens de conteúdo político o que não deve ser confundido com o ciberterrorismo. ou seja. softwares sem autorização dos detentores de direitos autorais ou pessoas que copiam softwares piratas. Este dano pode consistir na simples queda do servidor (deixando a máquina momentaneamente desconectada da Internet) ou até mesmo a destruição total dos dados armazenados. Suas alterações também são hacks. tais softwares alterados são conhecidos como warez. 3. pois são feitos em cima de hacks em geral. num comportamento muito semelhante aos pichadores de muro. muitos crackers alteram datas de expiração de um determinado programa pra fazer funcionar mais de 30 dias. ou fazem um desvio interno na rotina de registro do programa para que ele passe a aceitar quaisquer seriais. webmasters que disponibilizam em suas páginas. Espiões: agem para adquirirem informações confidenciais armazenados no computador da vítima.

programas para gerar códigos seriais. patches. phishing. 'erroneamente' definidos como crackers. Estelionatários: também com objetivos financeiros. procuram adquirir números de cartões de créditos armazenados em grandes sites comerciais. de maneira geralmente ilegal. utiliza-se de soluções conhecidas para problemas recorrentes em sistemas vulneráveis. engenharia social. dedução e adivinhação. pela Internet. em geral. enviando por e-mail um programa que é executado por algum usuário. Geralmente utilizam uma técnica chamada "Phishing Scam".Ciberterroristas: são terroristas digitais. Definições . cracks e outros códigos para a liberação de softwares proprietários. Entretanto alguns. tendo acesso às suas informações. engenharia reversa. com o objetivo de burlar licenças de uso. Cracking: remover a proteção contra copia de softwares. para que determinados usuários ganhem algo com isso. fake shells e outros Cracking é o nome dado a ações de modificações no funcionamento de um sistema. Suas motivações são em geral políticas e suas armas são muitas. copiando assim ou explorando falhas descobertas por outros sem qualquer esforço. Cracking O ato de quebrar a segurança de um sistema. desde o furto de informações confidenciais até a queda do sistema telefônico local ou outras ações do gênero. dicionários. Crackers difundem. exploits. Ladrões: têm objetivos financeiros claros e em regra atacam bancos com a finalidade de desviar dinheiro para suas contas. Cracking O ato de quebrar uma senha ou criptografia através de muitos métodos tais como bruta force. muitas vezes exige brilhantismo para se realizar e capacidade para explorar (exploitar) as vulnerabilidades conhecidas do sistema alvo com criatividade.

Sign up to vote on this title
UsefulNot useful