Escola Secundária de Maria Lamas Área de Projecto 2010-2011

Rádio a Partir
Apresentação Final

“DIA DA LUSOFONIA” TRAÇOS GERAIS DA ACTIVIDADE FINAL

LOCAL

Escola Secundária de Maria Lamas

Refeitório Escolar

Sala de Convívio

Biblioteca Escolar

DATA

7 Junho

CONVIDADO

Bernardo Branco Gonçalves

MATERIAL

Sistema de Som (Colunas e mesa de mistura)

1

DIA DA LUSOFONIA: DESCRIÇÃO E ENQUADRAMENTO DA ACTIVIDADE Data: 7 Junho 2011 Enquadramento: No âmbito da disciplina de Área de Projecto e daquela que é a divulgação do trabalho desenvolvido à comunidade, o Grupo Rádio a Partir propõe a organização do “Dia da Lusofonia na Escola”. Objectivos: Esta actividade tem como principais objectivos apresentar o projecto Rádio a Partir à comunidade escolar, bem como todo o trabalho e pesquisa desenvolvidos. Tem ainda a intenção de fomentar o gosto pela leitura de autores da Língua Portuguesa e dar a conhecer a cultura de povos falantes do Português. Local: BE/CRE; Refeitório; Sala de Convívio Público-alvo: Comunidade escolar em Geral Material necessário: Sistema de som (colunas e mesa de mistura)

2

PLANIFICAÇÃO PORMENORIZADA DA ACTIVIDADE FINAL
Almoço no refeitório Para a actividade a realizar no refeitório, o grupo Rádio a Partir propõe a confecção de um prato típico Timorense, Bafa, e de uma sobremesa Brasileira bastante conhecida no nosso país, Quindim de Coco. Quanto à sopa deixamos ao critério da Cantina Escolar. EMENTA: Sopa: a decidir pelo refeitório 2.º Prato: Bafa (lombo de porco em dialecto de Timor) Sobremesa: Quindim de Coco ou Flã do Brasil RECEITAS: BAFA (lombo de porco em dialecto de Timor) · 2 kg de lombo de porco · 1 colher de chá de açafrão em pó · 1 dl de vinagre · sal · pimenta · 2 cebolas grandes · 4 dentes de alho Colocar o lombo de porco num tacho e temperar com os alhos pisados, sal, o açafrão, a pimenta e as cebolas cortadas em meias-luas finas. Regar com o vinagre e levar ao lume muito brando a cozer com o tacho tapado. É importante virar a carne de vez em quando. Servir com salada e batata assada. QUINDIM (Pudim do Brasil) . 500g açúcar . 11 gemas . 2 claras . 200g manteiga e . coco ralado qb
3

Bater o açúcar com as gemas, as claras, a manteiga e o coco ralado. Distribui a massa por formas de tarte untadas com manteiga e leva ao forno. Depois de coradas, retira do forno e desenforma ainda a quente, com o auxílio da lâmina de uma faca. Servir fatiado se for cozido em tabuleiro. Alternativa: Flã do Brasil Receita A 1 pudim de baunilha juntar coco ralado q.b. Musicofonia da Escola Material a utilizar: Sistema de som De forma a divulgar a música Lusófona na escola, pretendemos no intervalo das dez horas do dia 7 de Junho passar música dos países apresentados nas emissões da Rádio a Partir. Assim, apresentamos a selecção musical feita. Guiné: Kimi Djabaté (Nha Madrinha) Brasil: Ivete Sangalo (Sorte Grande) Angola: Makongo (Angola Kung Fu) Cabo Verde: Cesária Évora (Saudade) Portugal: (está a decorrer um concurso para a eleição de um artista Português na página do FB do grupo) Moçambique: Gonzaga (Changrilá) Conto por Conto na Biblioteca Esta actividade tem como objectivo primeiro divulgar à comunidade escolar a Língua Portuguesa para lá das fronteiras. Desta forma, numa primeira fase, será feita recolha do material existente na Biblioteca Escolar, referimo-nos a livros de autores Lusófonos que, posteriormente, serão expostos neste mesmo espaço. A actividade terminará com um momento musical, no intervalo das 11.50h do dia 7 de Junho, com a interpretação cantada de poemas Lusófonos. RádioAPartir 12º LHA (AP)

4

Sign up to vote on this title
UsefulNot useful