Guia de Instalação do OpenERP 6 com Localização Brasileira

Eng. Luciano Schirmer, IG-Tech <luciano@igtech.com.br>
2011-04-19 Revision History Revision 1.0.1 2011-04-19 Schirmer Modificada instalação para usar localização brasileira modularizada. Acrescentada criação do banco de dados, instalação de módulos, atualização e feitas correções de texto. Revision 1.0 2010-10-29 Schirmer Primeira versão Abstract Este artigo descreve o procedimento de instalação do OpenERP 6 com localização brasileira no servidor da IGTech, rodando em ambiente de virtualização VMware Server.

Table of Contents
1. Instalação do ambiente de virtualização VMware Server ................................................................... 1 2. Instalação do sistema operacional Ubuntu Server ............................................................................ 3 2.1. Configuração da rede ...................................................................................................... 4 2.2. Instalação do VMware Tools ............................................................................................ 4 3. Instalação do PostgreSQL ........................................................................................................... 4 4. Instalação do Bazaar .................................................................................................................. 6 5. Instalação do OpenERP Server .................................................................................................... 6 6. Instalação do cliente GTK no Windows ........................................................................................ 9 7. Instalação do Web Client ............................................................................................................ 9 8. Alteração da senha de administrador ........................................................................................... 10 9. Criação e configuração do banco de dados ................................................................................... 10 10. Backup e restauração do banco de dados .................................................................................... 16 11. Atualizando o OpenERP ......................................................................................................... 17 Referências ................................................................................................................................ 17

1. Instalação do ambiente de virtualização VMware Server
O ambiente de virtualização utilizado é o VMware Server Version 2.0.2 e o VMware Infrastructure Web Access Version 2.0.0. Passos para criação da máquina virtual dentro do VMware Server: 1. No navegador Web, entrar com o URL do VMware Server:
http://192.168.254.2:8222

Quando conectado remotamente, você será redirecionado automaticamente para porta segura (https). Aparecerá a tela do VI Web Access. 2. Entre com o usuário e senha e clique em Log In. 3. Na seção Commands, clique em Create Virtual Machine.

1

selecione Ubuntu Linux (64-bit). Expandindo as opções Virtual Device Node. deixar desmarcada a opção Independent. selecionar a opção Don't Add a Floppy Drive. selecione Linux operating system. selecionar Adapter IDE 1 e Device 0. Na página Guest Operating System. Note Se o disco virtual já estiver criado com o sistema operacional. 12. selecionar a opção Add a Network Adapter. Será mostrada a página Properties. 9. Uma subpasta é criada com este nome para salvar todos os arquivos associados a esta máquina virtual.Na página USB Controller. selecionar Optimize for safety. Expandindo as opções File Options. 11. selecionar Adapter SCSI 0 e Device 0. entre com o nome da máquina virtual.1-server-amd64. Expandindo as opções Policies. 8.Na página Ready to Complete. Na página CD/DVD Drive. deixar desmarcadas as opções Allocate all disk space now e Split disk into 2 GB files. Na página Memory and Processors. Na caixa de seleção Version.04. Clicar em Next. Clique em Next. que neste caso é IGTech. 2 . Clicar em Next. Localizar o arquivo de imagem ISO de instalação do Ubuntu Server. Na página Name and Location. selecionar Use an ISO image. selecionar Add a USB Controller. verificar que a máquina virtual esteja configurada corretamente. 10. foi usado o arquivo ubuntu-10. 6. selecionar a opção Use an Existing Virtual Disk. ajustar a memória para o tamanho recomendado (512 MB) e selecionar 1 processador. clique em Create a New Virtual Disk. Na página Hard Disk. Selecionar Network Connection Bridged e Connect at Power On Yes. 7. Selecione o local de armazenamento da máquina virtual (datastore) e clique em Next.Guia de Instalação do OpenERP 6 com Localização Brasileira 4. Entre com a capacidade de 40 GB e selecione a localização padrão ([standard] IGTech/IGTech.vmdk).Na página Floppy Drive. Expandindo as opções Virtual Device Node. Clicar em Finish. Expandindo as opções Disk Mode. Clicar em Next. conforme ilustrado na figura seguinte. Este é o nome que aparece no inventário de máquinas virtuais.iso. 5. Na página Network Adapter. Na instalação realizada.

selecionar a opção Particionamento assistido e então a opção Assistido . Acesse o VI Web Access e selecione a máquina virtual no painel Inventory. 3 . 2. Clique na aba Console para iniciar a instalação do Ubuntu Server através do VMware Remote Console. você deve habilitar o Virtualization Technology na BIOS do servidor Dell. Selecionar a opção Instalar o Ubuntu Server e teclar Enter. Escolher uma senha para o usuário: ********. 11. 12. No painel Summary. 4. 5. Selecionar o modelo do teclado. Selecionar o fuso horário correto (horário de Sao Paulo) para a configuração do relógio do sistema. Selecionar o disco a ser particionado e prosseguir.Guia de Instalação do OpenERP 6 com Localização Brasileira Figure 1. Na tela de seleção de linguagem.Na tela de Configuração do apt. Instalação do sistema operacional Ubuntu Server Para habilitar o suporte a 64-bit para máquinas virtuais no VMware Server.Optar por não encriptografar a pasta pessoal. entrar com o nome completo para o novo usuário: Luciano Schirmer. 1. Na tela de Particionar discos. igtech 8. A instalação do sistema operacional dentro da máquina virtual é essencialmente igual à instalação em um computador físico. certifique-se que o CD/DVD Drive 1 está abrindo o instalador do sistema operacional Ubuntu Server e que está configurado com a opção Connect at power on.usar disco inteiro. Configuração da máquina virtual 2. Informar o nome da máquina (hostname) para o sistema e então selecionar Continuar. 13. conforme foi configurado nos passos descritos para instalação do VMware Server. Clique em Power On para inicializar a máquina virtual. Selecionar a opção Finalizar o particionamento e escrever as mudanças no disco e confirmar para Escrever as mudanças nos discos. 6. na seção Hardware. 7.Preencher o nome de usuário para a nova conta: luciano. 9. 3.Na tela de Configurar usuários e senhas. deixar em branco a configuração de proxy HTTP. selecionar Português do Brasil e teclar Enter. 10. O teclado selecionado na instalação foi o Generic 101-key PC e teclar Enter.

254.0 broadcast 192. O aplicativo recomendado para acessar o servidor com o sistema operacional Windows é o PuTTY (www. 16.putty. 15. 3.168. Uma vez que a rede esteja configurada.d/networking restart Pronto.Na tela de Selecionar e instalar software.254.254 3.1. Encontrar a seguinte linha do arquivo: iface eth0 inet dhcp Substituir pelas seguintes linhas: iface eth0 inet static address 192.2. Salvar e fechar o arquivo e então reiniciar a rede: $ sudo /etc/init.Na tela de Configuração grub-pc. 2.255 gateway 192. Logar no sistema através do console do VMware Remote Console e entrar com o seguinte comando para editar o arquivo de configuração da rede: $ sudo vi /etc/network/interfaces 2. Instalar o PostgreSQL.255. Instalação do VMware Tools As ferramentas do VMware não foram instaladas nesta máquina virtual. Mudar a senha do usuário postgres. 4 . O sistema operacional está instalado na máquina virtual. $ sudo apt-get update $ sudo apt-get install postgresql 2.0 network 192.254. 2. selecionar a opção Sem atualizações automáticas. Instalação do PostgreSQL Passos para a instalação e configuração do PostgreSQL. O servidor também pode ser acessado através do smartphone com sistema operacional Android através do aplicativo ConnectBot.Na tela de Finalizar instalação. 1. $ sudo passwd postgres 3.Na tela de Seleção de software.168. 1. A sequência de comandos a seguir criará uma role (papel de usuário) chamada openerp e um usuário chamado postgres no PostgreSQL. Configuração da rede Passos para configuração da rede no Ubuntu Server.254. marcar para instalar o OpenSSH server. selecionar a opção Continuar para reiniciar a máquina virtual. selecionar opção Sim para instalar o carregador de inicialização GRUB no registro mestre de inicialização.168.org).3 netmask 255. 17.Guia de Instalação do OpenERP 6 com Localização Brasileira 14.168. o servidor já pode ser acessado através de aplicativo SSH.255. Pronto.

Salvar o arquivo e sair do editor vi.conf Configuração do PostgreSQL para acesso remoto Esta configuração permitirá que qualquer máquina da sua rede ou de fora acessem o banco de dados. 4.conf.0. Ao ser questionado se a nova role poderá criar um super-usuário. Editar o arquivo pg_hba.4/main/pg_hba. Procure a linha: #listen_addresses = 'localhost' e modifique para que fique assim: listen_addresses = '*' 8. Reiniciar o PostgreSQL: 5 . Esta configuração é muito útil para a instalação e testes do OpenERP. 6.0/0 trust 5. Editar o arquivo postgresql. Configurar o PostgreSQL para acesso remoto. $ sudo vi /etc/postgresql/8. Configurar o acesso local ao banco de dados. $ sudo vi /etc/postgresql/8.conf.0. Configurar o acesso remoto ao banco de dados.conf 7.1/32 md5 e modifique para que fique assim: host all all 0. Salvar o arquivo e sair do editor vi.0. Procurar as seguintes linhas: # Database administrative login by UNIX sockets local all postgres ident e modifique para que fique assim: local all all trust 3.0.Guia de Instalação do OpenERP 6 com Localização Brasileira $ su postgres $ createuser --createdb --username postgres --no-createrole --pwprompt openerp $ exit Será pedido para digitar duas vezes a senha do novo usuário. mas antes de colocar o sistema em produção é bom retornar aqui e controlar quais máquinas poderão ter acesso ao sistema.4/main/pg_hba. Procurar as seguintes linhas: IPv4 local connections: host all all 127. responder Sim. 1. $ sudo vi /etc/postgresql/8.conf 2.4/main/postgresql. 9. Procurar as seguintes linhas: # "local" is for Unix domain socket connections only local all all ident e modifique para que fique assim: local all all trust 4. Configurar o acesso administrativo ao banco de dados.

/l10n_br/l10n_br_fp_rule_sale_link ln -s .. Baixar e instalar os pacotes requeridos pelo OpenERP./l10n_br/l10n_br_data_account ln -s . $ cd /opt/openerp/addons $ rm -rf l10n_br 6.. Para isso... Criar a pasta onde será instalado o OpenERP e definir UID/GID. Instalação do Bazaar O Bazaar é o sistema usado para controle de versão do OpenERP e é através dele que o sistema será instalado para obtenção do código-fonte de maneira atualizável./extra-addons/account_fiscal_position_rule ln -s . $ $ $ $ $ $ cd /opt/openerp su openerp bzr branch --stacked bzr branch --stacked bzr branch --stacked bzr branch --stacked lp:openobject-server/6.. addons../l10n_br/l10n_br_stock exit 7.. usar o seguinte comando: $ sudo apt-get install bzr 5. $ sudo mkdir /opt/openerp $ sudo chown -R openerp:openerp /opt/openerp/ 3. $ $ $ $ $ $ $ $ $ $ $ $ $ $ $ $ $ $ $ cd /opt/openerp/addons ln -s ../extra-addons/account_fiscal_position_rule_stock ln -s ./extra-addons/account_product_fiscal_classification ln -s . Instalar o OpenERP server../l10n_br/l10n_br_purchase ln -s ./l10n_br/l10n_br_data_base ln -s ./extra-addons/account_fiscal_position_rule_purchase ln -s ..0 addons lp:openobject-addons/extra-6.0 server lp:openobject-addons/6./l10n_br/l10n_br_delivery ln -s . web-client./l10n_br/l10n_br_base ln -s ./l10n_br/l10n_br_account ln -s .0 web 4.pt-br-localiz l10n_br 5. Criar os links simbólicos dentro da pasta addons e então usar comando exit para sair do usuário openerp./l10n_br/l10n_br_product ln -s .. $ sudo apt-get update 6 ./extra-addons/account_fiscal_position_rule_sale ln -s .. Considerando que a máquina virtual poderá ser usada para execução de outras ferramentas e serviços do Ubuntu Server. Instalação da localização brasileira com o Bazaar.4 restart 4./l10n_br/l10n_br_sale ln -s ... Remover a pasta l10n_br do addons que está desatualizada.. extra addons e a localização brasileira com o Bazaar./l10n_br/l10n_br ln -s .. Instalação do OpenERP Server 1. Em futuras versões do sistema este passo não será mais necessário.0 extra-addons lp:openobject-client-web/6. $ sudo adduser openerp 2. criar um usuário específico para a aplicação OpenERP.Guia de Instalação do OpenERP 6 com Localização Brasileira sudo /etc/init.. $ bzr branch lp:openerp./l10n_br/l10n_br_data_cep ln -s .d/postgresql-8.

495][?] 11:24:11.495][?] 11:24:11. Executar o OpenERP pela primeira vez informando parâmetros do banco de dados e criando um arquivo de configuração.6. • corrigir o caminho do servidor no parâmetro DAEMON.638][?] 11:24:11. $ su openerp $ cd /opt/openerp $ /opt/openerp/server/bin/openerp-server.openerp INFO:server:initialising distributed objects services INFO:web-services:starting HTTP service at 0. Editar o arquivo openerp-server.664][?] INFO:server:OpenERP version . addons_path = /opt/openerp/addons 10.Testar o OpenERP server.664][?] 11:24:11.637][?] 11:24:11.495][?] 11:24:11./opt/openerp/addons INFO:server:database hostname .py -c openerp-server. $ cd /opt/openerp $ su openerp $ /opt/openerp/server/bin/openerp-server.0.conf a tela de saída é a seguinte: [2010-10-29 [2010-10-29 [2010-10-29 [2010-10-29 [2010-10-29 [2010-10-29 [2010-10-29 [2010-10-29 [2010-10-29 [2010-10-29 [2010-10-29 [2010-10-29 11:24:11.init e fazer as alterações necessárias para: • corrigir o caminho para o arquivo de configuração openerp-server.495][?] 11:24:11. $ su openerp $ cp /opt/openerp/server/debian/openerp-server..0.1 INFO:server:addons_path . Fazer uma cópia do script de inicialização do OpenERP server.0.0 port 8071 INFO:web-services:Registered XML-RPC over HTTP INFO:web-services:starting NET-RPC service at 0.495][?] 11:24:11. criando o parâmetro CONFIG.init /opt/openerp 2. waiting for connections. 11.conf -r openerp -w <senha> \ --db_host=localhost -s --stop-after-init $ exit Subtituir o campo <senha> acima pela senha do banco de dados PostgreSQL.localhost INFO:server:database port .495][?] 11:24:11.Guia de Instalação do OpenERP 6 com Localização Brasileira $ sudo apt-get install python python-psycopg2 python-reportlab \ python-egenix-mxdatetime python-tz python-pychart \ python-pydot python-lxml python-vobject \ python-yaml python-mako 8.0.conf. Editar o arquivo /opt/openerp/openerp-server.664][?] 11:24:11.0 port 8069 INFO:web-services:starting HTTPS service at 0. • corrigir o nome de usuário no parâmetro USER.0. caso seja necessário.0.py -c openerp-server.5432 INFO:server:database user . Segue abaixo cópia do arquivo com as alterações: #!/bin/sh ### BEGIN INIT INFO # Provides: openerp-server 7 .. 9.0 port 8070 INFO:server:Starting 3 services INFO:server:OpenERP server is running.638][?] 11:24:11.Para parar o servidor.0. pressione Ctrl+C ou use os seguintes comandos: $ ps -aux | grep openerp $ kill -9 <process_id> Rodar o OpenERP server como um serviço 1.conf e modificar o parâmetro addons_path.

restart|force-reload) echo -n "Restarting ${DESC}: " start-stop-daemon --stop --quiet --pidfile /var/run/${NAME}. stop) echo -n "Stopping ${DESC}: " start-stop-daemon --stop --quiet --pidfile /var/run/${NAME}.init $ exit 8 ..--config=${CONFIG} echo "${NAME}.pid \ --oknodo sleep 1 start-stop-daemon --start --quiet --pidfile /var/run/${NAME}.conf test -x ${DAEMON} || exit 0 set -e case "${1}" in start) echo -n "Starting ${DESC}: " start-stop-daemon --start --quiet --pidfile /var/run/${NAME}.--config=${CONFIG} echo "${NAME}.d/${NAME} echo "Usage: ${NAME} {start|stop|restart|force-reload}" >&2 exit 1 .py NAME=openerp-server DESC=openerp-server USER=openerp CONFIG=/opt/openerp/openerp-server.pid \ --oknodo echo "${NAME}." . PATH=/sbin:/bin:/usr/sbin:/usr/bin DAEMON=/opt/openerp/server/bin/openerp-server. esac exit 0 3. $ chmod +x /opt/openerp/openerp-server. Alterar as permissões do arquivo para torna-lo executável e sair do usuário openerp. *) N=/etc/init.." ..pid \ --chuid ${USER} --background --make-pidfile \ --exec ${DAEMON} -.Guia de Instalação do OpenERP 6 com Localização Brasileira # Required-Start: # Required-Stop: # Should-Start: # Should-Stop: # Default-Start: # Default-Stop: # Short-Description: # Description: ### END INIT INFO $remote_fs $syslog $remote_fs $syslog $network $network 2 3 4 5 0 1 6 Enterprise Resource Management software Open ERP is a complete ERP and CRM software.." .pid \ --chuid ${USER} --background --make-pidfile \ --exec ${DAEMON} -.

logfile = /var/log/openerp-server. Criar um atalho para o aplicativo na área de trabalho. Testar o web client.d para o script de inicialização e fazer com que o script rode automaticamente na inicialização do sistema. Criar o arquivo /var/log/openerp-server./openerp-web. instalar os seguintes pacotes.1. marcando como comentário as linhas dos parâmetros CONFIGFILE e DAEMON_OPTS. http://192. $ cd /etc/init. $ sudo apt-get install python python-dev build-essentials $ sudo apt-get install python-setuptools 4. acessar o endereço do servidor.init 7. Criar um link simbólico do arquivo na pasta /etc/init. Editar o arquivo openerp-server.openerp.init e fazer as alterações necessárias para: • corrigir o parâmetro DAEMON para o caminho correto DAEMON=/opt/openerp/web/openerp-web. $ sudo apt-get update $ sudo apt-get install python-cherrypy3 python-formencode python-mako python-pybabel 2. $ sudo easy_install <nome_do_pacote> 5. Fazer uma cópia do script de inicialização do web client.3:8080 6.168. Instalação do cliente GTK no Windows Baixar o cliente GTK do URL www.log 6. Depois.py 3. Instalar os pacotes necessários para o web client. Editar o arquivo /opt/openerp/openerp-web.d openerp-server defaults 5. instalar usando o comando abaixo. Se faltarem bibliotecas.conf e modificar o parâmetro logfile para direcionar a saída do OpenERP server para o arquivo /var/log/openerp/openerp-server. Instalação do Web Client 1.log 6.log $ sudo chown openerp /var/log/openerp-server.py • verificar se o parâmetro USER está correto USER="openerp" • desabilitar a leitura de arquivo de configuração. executar o instalador openerp-client-setup-6. $ su openerp $ cd /opt/openerp/web $ .init openerp-server $ sudo update-rc.d/openerp-web /opt/openerp/openerp-web.254. $ sudo touch /var/log/openerp-server. $ su openerp $ cp /opt/openerp/web/scripts/init.log e alterar o PID para o usuário openerp. 7. porta 8080. Para testar a instalação.0.Guia de Instalação do OpenERP 6 com Localização Brasileira 4. 9 .com.log.d $ sudo ln -s /opt/openerp/openerp-server. para cada pacote python requerido pelo web client.exe (o nome do arquivo pode ser diferente dependendo da versão instalada) e seguir os passos para prosseguir com a instalação.

Iniciar o OpenERP (cliente GTK) e acessar o menu Arquivo > Banco de Dados > Novo banco de dados. Os módulos serão adicionados posteriormente.Guia de Instalação do OpenERP 6 com Localização Brasileira #CONFIGFILE="/etc/openerp-web. Criação e configuração do banco de dados Criação do banco de dados 1. completar os dados da empresa e clicar em Próximo. Novo banco de dados 3. 10 . Na janela Instalar Aplicações. Na janela Configuração da Empresa. selecionar interface Extendida e clicar em Próximo.d para o script de inicialização e fazer com que o script rode automaticamente na inicialização do sistema. Figure 2. Na janela Configure sua interface. Informações da empresa 6. desmarcar a opção Load Demonstration Data. 2. clicar em Iniciar Configuração. $ cd /etc/init. 4.d $ sudo ln -s /opt/openerp/openerp-web. selecionar idioma Português (BR) e preencher a senha de administrador para este banco de dados novo. 5. deixar todas as opções desmarcadas e clicar em Instalar. você deve modificar esta senha antes de utilizar o sistema em produção através do menu Arquivo > Banco de Dados > Senha de Administrador.init openerp-web $ sudo update-rc. partindo de uma instalação inicial básica. Figure 3. Criar um link simbólico do arquivo na pasta /etc/init. Alteração da senha de administrador A senha padrão de administrador do OpenERP é admin.cfg" #DAEMON_OPTS="-c $CONFIGFILE" 8. Clicar em OK. Por segurança dos dados. Na janela Nova Base de Dados. 9. Completar o nome do banco de dados (igtech).d openerp-web defaults 8.

tipo de pessoa (física/jurídica) e CNPJ/CPF. base_setup e web_livechat. de modo a criar os campos que estarão faltando no banco de dados. acessar a lista de módulos em Administração > Módulos > Módulos. O módulo l10n_br_data_base insere os dados dos bancos. Este módulo converte os endereços existentes para "contato + endereço". Isto significa que alguns campos do endereço vão estar faltando (como o nome do contato). cidades e estados. Instalação de aplicações Teremos no momento uma instalação básica com os seguintes módulos instalados: base.Guia de Instalação do OpenERP 6 com Localização Brasileira Figure 4. • contatos trabalhando em mais de um endereço (possivelmente para parceiros diferentes) e • contatos com possíveis funções diferentes para cada endereço dos parceiros. que inclui os dados de CEP de todo o Brasil. você deverá agenda-lo para atualização e aplicar as atualizações agendadas. Módulo base_contact O módulo base_contact permite gerenciar os contatos de forma mais livre. Módulos l10n_br_base e l10n_br_data_base O módulo l10n_br_base inclui campos importantes nos formulários dos parceiros. possibilitando definir: • contatos não relacionados a nenhum parceiro. Note Existe ainda o módulo l10n_br_data_cep. 11 . são criados de acordo com os campos do cadastro do parceiro e alguns destes campos são acrescentados pelo módulo l10n_br_base. tais como. Caso já tenha instalado o módulo crm. este módulo não será instalado. Note O módulo l10n_br_base precisa ser instalado antes do módulo crm. pois estes campos serão definidos em outro objeto. Por este motivo e por considerar este recurso necessário para a operação da empresa. Estes módulos devem ser instalados. Para instalar outros módulos. Isto ocorre porque alguns campos dos prospectos e oportunidades. referentes ao endereço do parceiro. Este módulo demora vários minutos para ser instalado devido à quantidade de dados.

obtendo o mesmo resultado. A instalação destes 2 módulos nesta tela também pode ser realizada instalando a aplicação de Faturamento na tela de instalação de aplicações. mail_gateway e resource. chamadas telefônicas. Com este módulo podemos analisar as despesas e receitas por projeto. Marcar módulo Múltiplos Planos Analíticos (account_analytic_plans e para associar um pedido de venda a um centro de custo (projeto). Contabilidade e Finanças Os módulos de contabilidade e finanças podem ser instalados executando novamente o assistente de configuração em Administração > Configuração > Iniciar configuração e marcando a opção Contabilidade e Finanças. oportunidades.Guia de Instalação do OpenERP 6 com Localização Brasileira Com este módulo também será instalado o módulo process. configurar as datas de início e fim e configurar os períodos como Mensalmente. Deixar desmarcadas todas as opções na janela Configuração do CRM. Figure 6. CRM O módulo crm permite gerenciar prospectos.plano de contas Na próxima guia. board. Configurar o plano de contas para Brazillian Localization. Este módulo pode ser instalado através da lista de módulos ou executando novamente o assistente de configuração em Administração > Configuração > Iniciar configuração e marcando a opção Gestão de Relacionamento com o Cliente. base_calendar. Figure 5. O assistente pode ser executado posteriormente para adicionar os recursos conforme necessário. Configuração do módulo de contabilidade . etc. account_analytic_defaults) também o 12 . reuniões. marcar os módulos de Gerenciamento de Voucher (account_voucher) e Gestão de Pagamento de Fornecedores (account_payment) para facilitar o pagamento das faturas de clientes e fornecedores gerando automaticamente os lançamentos contábeis e reconciliação dos mesmos. crm. Configuração do CRM Serão instalados os seguintes módulos: base_action_rule.

account_analytic_defaults. não é necessário instalar neste primeiro momento nenhum dos módulos mostrados. Ao configurar a aplicação de vendas. Será instalado o módulo stock. 13 .Guia de Instalação do OpenERP 6 com Localização Brasileira Note Os outros módulos não serão instalados no momento. O módulo de Contabilidade Anglo-Saxã não é usado no Brasil. product. decimal_precision. l10n_br. Configuração do módulo de contabilidade . Neste caso. sem funções de contabilidade. será instalado o módulo account_voucher. account_chart. no lugar do módulo account_accountant. Serão instalados os módulos sale. você deve selecionar a opção Faturamento ao invés de Contabilidade e Finanças no assistente de configuraçãoem Administração > Configuração > Iniciar configuração. A Gestão de Acompanhamentos instala o módulo account_followup para gerar cartas de cobrança para os clientes. As informações bancárias devem ser alteradas para corresponder às contas da empresa. account_accountant. sale_crm e procurement. Esta configuração pode ser alterada mais tarde sem problemas.aplicação contábil A guia seguinte deve ser configurada sem nenhuma taxa de vendas ou imposto padrão de compras. Esta configuração é feita individualmente em cada diário contábil.plano modelo Os seguintes módulos são instalados: account. Note É possível optar por um modelo de controle financeiro simples. Neste caso. Configuração do módulo de contabilidade . analytic. Figure 8. Este módulo é importante para que se possa configurar se os lançamentos contábeis podem ou não ser cancelados uma vez que foram postados. Gestão de Estoques Executar novamente o assistente de configuração em Administração > Configuração > Iniciar configuração e marcando a opção Gestão de Estoques. Instalar também o módulo account_cancel. account_analytic_plans. Figure 7. Gestão de Vendas Executar novamente o assistente de configuração em Administração > Configuração > Iniciar configuração e marcando a opção Gestão de Vendas.

Configuração da logística dos pedidos de venda Gestão de Compras Executar novamente o assistente de configuração em Administração > Configuração > Iniciar configuração e marcando a opção Gestão de Compras. Configuração do gerenciamento de compras Gestão de Conhecimento Executar novamente o assistente de configuração em Administração > Configuração > Iniciar configuração e marcando a opção Gestão de Conhecimento. Selecionar as seguintes opções: Figure 10. A instalação do PyWebDAV se dá através dos seguintes comandos: $ apt-get update 14 . este módulo não foi instalado e nem configurado na empresa. Por enquanto. Ao configurar a aplicação de vendas. não é necessário instalar neste primeiro momento nenhum dos módulos mostrados. Será instalado o módulo document_webdav. Será instalado o módulo purchase. Configurar para instalar o módulo Repositórios Compartilhados (FTP) para instalar o módulo document_ftp. Figure 12. Figure 11. Configuração da base de conhecimento Para compartilhar a base de conhecimento através de WebDAV.Guia de Instalação do OpenERP 6 com Localização Brasileira Figure 9. Quando solicitado. portanto este passo é opcional. marcar tabmém a opção correspondente. Configuração do módulo de gerenciamento de vendas A próxima guia determina a política de entrega dos produtos e emissão das notas fiscais. configurar o servidor para o endereço localhost:8021. Serão instalados os módulos klowledge e document.

. Selecionar o relatório a ser modificado e clicar em Open Report. After creating sending to the server. hr_timesheet_invoice e hr_timesheet_sheet. Reiniciar o OpenOffice Writer para mostrar o menu OpenERP Report Designer. hr_timesheet. Figure 13.. hr_attendance. Serão instalados os módulos base_report_designer e report_designer.Guia de Instalação do OpenERP 6 com Localização Brasileira $ sudo apt-get install python-setuptools $ sudo easy-install PyWebDAV $ davserver -D /tmp -n -J Starting up PyWebDAV server (version 0.9. No OpenOffice Writer. Marcar as opções Planilha de Horas e Frequências quando solicitado. 15 . acessar o menu OpenERP Report Designer > Server parameters e configurar conforme modelo seguinte: Figure 14.. Marcar a opção Gerador de Relatórios OpenOffice.2-dev) >> ATTENTION: Authentication disabled! >> Serving data from /tmp >> Listening on localhost (8008) Por enquanto este módulo também não foi instalado.zip. e localizar o arquivo openerp_report_designer. Selecionar o tipo de relatório como PDF. Recursos humanos A aplicação de recursos humanos é necessária para gerar faturas à partir de projetos. Executar novamente o assistente de configuração em Administração > Configuração > Iniciar configuração e marcando a opção Recursos humanos. Marcar a opção Corporate Header para incluir o cabeçalho com os dados da empresa. Parâmetros de conexão com o servidor Ao clicar em Connect. Relatórios Avançados Executar novamente o assistente de configuração em Administração > Configuração > Iniciar configuração e marcando a opção Relatórios Avançados. Serão instalados os módulos hr. Para modificar um relatório do OpenERP.. Uma vez terminadas as alterações. Configuração das ferramentas de relatório A próxima tela mostra a opção de baixar o plug-in do OpenOffice Writer para configuração dos relatórios do OpenERP.. acessar o menu OpenERP Report Designer > Send to the server para enviar o modelo de relatório para o OpenERP. Clicar em Adicionar. acessar o menu OpenERP Report Designer > Modify Existing Report. vai aparecer a seguinte mensagem em caso de sucesso: You can start creating your report in the current document. A instalação do plug-in no OpenOffice Writer deve ser feita através do menu Ferramentas > Gerenciador de extensão.

Backup e restauração do banco de dados Para fazer backup manual do banco de dados. Configuração dos recursos humanos Gestão de Projetos Executar novamente o assistente de configuração em Administração > Configuração > Iniciar configuração e marcando a opção Gestão de Projetos. l10n_br_product. Figure 16. não aparecerá o menu de Localização Brasileira no OpenERP. apagar usando o cliente GTK. PROVISÓRIO . Sem o módulo account_accountant. usar a seguinte sequência: $ $ $ $ $ su openerp dropdb <banco_de_dados> createdb <banco_de_dados> pg_restore -d <banco_de_dados> <arquivo. 16 . l10n_br_purchase.Módulo account_cancel e account_analytic_plans Instalar os módulos account e account_accountant. Configuração do gerenciamento de projetos PROVISÓRIO . project_timesheet e mrp_jit.Módulos l10n_br_account. Serão instalados os módulos project. Marcar as opções Planilhas de Horas (já foi marcado quando foi instalada a aplicação de recursos humanos) e Cobrar Tempo em Tarefas. O módulo account_cancel é importante para que se possa configurar se os lançamentos contábeis podem ou não ser cancelados uma vez que foram postados. usar a seguinte sequência: $ su openerp $ pg_dump -Fc <banco_de_dados> > <arquivo. l10n_br_stock.dump> $ exit Para restaurar.dump> exit Note Se der erro ao tentar apagar o banco de dados com o comando dropdb.Guia de Instalação do OpenERP 6 com Localização Brasileira Figure 15. l10n_br_sale e l10n_br_delivery Instalar estes módulos. 10. project_mrp. sem nenhum módulo adicional. Esta configuração é feita individualmente em cada conta. l10n_br_data_account.

uma vez que a versão do OpenERP é considerada estável.d/openerp-web start Isso vai re-carregar e atualizar os arquivos XML e CSV de parametrizações (definições de views. que está em desenvolvimento. vai ter que analisar o que mudou e adaptar os dados manualmente. Atualizando o OpenERP Como estamos trabalhando com a versão 6. Referências [[akretion]] Guia de Instalação OpenERP v6 com Localização Brasileira [[openerp]] OpenERP Documentation. você deve parar o servidor que está rodando como serviço e fazer a atualização do banco de dados conforme sequencia abaixo.openerpbrasil. $ sudo /etc/init.d/openerp-server stop su openerp cd /opt/openerp .d/openerp-web stop sudo /etc/init.conf --update=all --database=<banco_de_dados> \ --stop-after-init $ exit $ sudo /etc/init. No caso. usar o comando bzr pull. Se você não o fizer. www.d/openerp-web restart Para atualizar os addons ou partes especiais do server.d/openerp-server start $ sudo /etc/init. $ $ $ $ $ sudo /etc/init.d/openerp-server restart $ sudo /etc/init.com [[openerpbrasil]] OpenERP Brasil.Guia de Instalação do OpenERP 6 com Localização Brasileira 11. é bom mante-la atualizada. doc. workflows e várias outras) dentro do banco de dados.py -c openerp-server. o cliente GTK e o cliente web dependente do que foi atualizado. para cada diretório baixado no Bazaar./server/bin/openerp-server. Geralmente isso não acontece mais. $ $ $ $ su openerp cd /opt/openerp/<diretorio> bzr pull exit Depois. o código fonte python pode ficar incompatível com a estrutura do seu banco de dados que está desatualizado. primeiro faça um backup do banco de dados e então.org 17 . Para atualizar. fazer apenas esta sequência pode não ser suficiente se houver mudanças grandes.openerp. possivelmente usando SQL. Raramente. se deve reiniciar o servidor.

Sign up to vote on this title
UsefulNot useful