APOSTILA

PINTURA COUNTRY
( Técnicas retiradas da internet com seus devidos créditos )

Nós da Comunidade Passo-a-passo, nos dedicamos para ofercer o melhor aos nossos membros. Aqui você vai encontrar algumas receitas com fotos para que possa fazer um belo trabalho. Aqui nosso lema é “DIVIDIR PARA SOMAR” Não deixe de participar de nossa comunidade, dividindo conosco aquilo que você sabe fazer ou uma dica.O que você sabe fazer pode ser exatamente aquilo que outra pessoa esta procurando. Participe!!!!!!!! Vamos Interagir!!!!!!

Pintura Country - Galo Cleise Laurito

Material1 quadrinho já com base lixado (ou passar base) Pincéis Condor: 425-10 / 427-12 / 422-0 / 441-20 Lixa nº 150 Cera em pasta incolor Corfix Caneta Micron 0,05 Tinta acrílica VanBlaster, nas cores: Pérola, Castor, Marrom Óxido, Bordô, Verde pinheiro, Verde noite, Amarelo Gema, Terra Cota, Preto, Branco e Caramelo ClaroModo de fazer Passe a vela na moldura do quadro, aplique uma demão de Caramelo Claro e aguarde secagem. Lixe, para obter o efeito de pátina. Transfira o risco para o quadrinho com o auxílio do papel vegetal. Aplique as cores e sombreie todo o desenho. Pesponte todo o desenho com a caneta Micro ou com o pincel 422-0. Aplique cera.

Técnica de pintura country
Profª Soraya Penido

Materiais:
- Pincel condor série 484 Nº16 / Pincel condor série 462 Nº00 - Pincel condor série 427 Nº20 / Pincel condor série 427 Nº12 - Pincel condor série 426 Nº14 / Pincel condor série 425 Nº 02 - Pincel condor série 424 Nº08 / Pincel condor série 424 Nº04 - Trincha de 1”polegada - Rolo de espuma - Mesa para bolo de madeira - Lápis - Borracha - Carbono sem óleo - Lixa seca grama 400 - Lixa seca grama 240 - Verniz acrílico - Boleador - Tintas acrílica decorativa gato preto nas cores, amarelo luz, branco, vermelho real, verde floresta, amora, deserto, preto, perola, castanha, tabaco, pele, flamingo.

Modo de fazer
Dilua uma porção de tinta branca para 1/3 de água e com a ajuda do rolinho de espuma passe em toda a peça, deixe secar e lixe com a lixa seca grama 240 até que a

peça fique lisa. Com o rolinho passe em toda peça duas demão de tinta castanha, deixe secar, dilua um pouco a tinta tabaco e com o pincel 484/16 passe na peça e com um tecido de algodão úmido dê batidinhas para formar uma textura, deixe secar. Transfira o risco para à peça com o carbono sem óleo, e com o pincel Flat 424/08 preencha as cores cheias, dê quantas demãos forem necessárias para cobrir toda peça. Com o pincel Flat 424/04 faça as listras das meias. Com o pincel angular 427/12 previamente hidratado faça as sombras e as luzes. Com o boleador faça os olhos, com o pincel liner 462/00 faça os traços finos(cabelos,boca,olhos). Para finalização utilize a trincha para envernizar a peça com verniz acrílico. Dica: sempre dilua 10% de água para uma porção de verniz.

V
 PASSO À PASSO

 DECOUPAGE/COUNTRY Título : PORTA RETRATO COM PINTURA COUNTRY Necessário: 1 Porta Retrato de Madeira (MDF) Pincéis: 441 - 14 e 427 - 08 Lixa 400 Tintas PVA Foscas: Lilás Claro e Branco (fundo) Rosa e Rosa Escuro (coração 01) Verde Piscina e Verde Escuro (coração 02) Azul Claro e Azul Del Rey (coração 03) Amarelo Claro e Amarelo Gema (coração 04) Marrom Claro (contorno dos Corações) Lilás Escuro (contorno da Peça) 1 Carbono Amarelo 1 Lápis 1 Caneta Ident Pen 2 - Lixe a peça para retirar imperfeições.

3 - Passe uma demão de tinta Branca.

4 - Lixe novamente a peça.

5 - Passe outra demão de tinta Lilás Claro.

6 - Risque os corações com o auxilio do papel carbono amarelo.

( Arte Feita )

Pintura Country Floral - 1

grau de dificuldade INTERMEDIÁRIO tempo de execução 2h

Materiais
Tinta Decorfix Fosca, nas cores marfim, amarelo ouro, amarelo ocre, cerâmica, azul cerúleo, azul celeste, verde oliva, verde pistache, camurça e branco Base Acrílica para Artesanato Gel para Matizar Pincéis chatos de cerdas sintéticas nos. 8, 12 e 18 Pincel redondo de cerdas sintéticas no. 2 Esponja fina Placa de madeira (12x18 cm) Papel vegetal, papel carbono e lápis preto

Cêra em pasta, incolor

Preparação da peça
1. Lixe bem a peça e retire todo pó. 2. Com o pincel chato n. 18, aplique duas demãos de base acrílica para artesanato, ligeiramente diluída em água, por toda peça, intercalando secagem e lixamento. 3. Aplique, em seguida, duas demãos de tinta na cor marfim, também intercalando secagem, mas agora sem lixar. 4. Com a esponja fina, faça um esponjado em toda a peça, utilizando a cor camurça. Em seguida, antes da secagem, repita o procedimento com a cor marfim, de maneira que as duas cores se misturem. Deixe secar por cerca de 1 hora. 5. Copie o risco no papel vegetal e transfira-o para a peça, com o carbono. 6. Ao redor de todo o motivo, faça um flotado utilizando o gel para matizar, com o pincel no. 18 e as cores amarelo ouro e azul celeste. Esse efeito vai marcar as sombras das flores e folhas. 7. Pinte o motivo, seguindo o passo-a-passo abaixo

Passo-a-passo
Folhas

1
Preencha todas as folhas com a tinta branca, utilizando o pincel chato no. 8. Deixe secar.

2
Pegue a tinta verde oliva, somente em um dos cantos do pincel chato no. 12. No outro canto, pegue o gel para matizar. Pincele sobre um azulejo ou paleta, para que a tinta e o gel penetrem nas cerdas e formem um flotado. Posicione o pincel no lado esquerdo da folha e puxe-o para baixo, acompanhando o desenho.

3
Carregue o pincel da mesma maneira, fazendo o flotado com o mesmo verde. Marque o centro da folha, com uma pincelada de baixo para cima. Na seqüência, puxe a tinta para o lado direito da folha, acompanhando o desenho. Observe que algumas partes da folha devem permanecer em branco.

4
Com o pincel redondo e a tinta verde oliva, faça o contorno com traços interrompidos, começando pelo lado esquerdo.

5
Complete o contorno e faça as nervuras. Repita o mesmo procedimento para todas as folhas do motivo. Varie as cores, utilizando também o verde pistache e a cerâmica.

Flores

1
Preencha todas as pétalas com a tinta branca, utilizando o pincel chato no. 8. Deixe secar.

2
Pegue a tinta azul celeste, somente em um dos cantos do pincel chato no. 12. No outro canto, pegue o gel para matizar. Pincele sobre um azulejo ou paleta, para que a tinta e o gel penetrem nas cerdas e formem um flotado. Posicione o pincel no lado direito da pétala e puxe-o, do miolo para a borda, seguindo o desenho. Repita nas outras pétalas.

3
Com o pincel chato no. 8 e a tinta amarelo ouro, pinte o miolo da flor.

4
Com o pincel redondo e a tinta branca, faça o contorno das pétalas com traços interrompidos, começando pela borda e puxando o pincel em direção ao miolo.

5
Faça os filetes e detalhes do centro com o pincel redondo e as cores verde oliva e amarelo ouro. Repita o mesmo procedimento para as outras flores.

Final
Complete o motivo, fazendo pequenos miosótis com a tinta azul cerúleo. Use apenas o canto do pincel no. 8, carregado de tinta, e marque quatro pétalas para cada miosótis. Em seguida, repita as pinceladas com a cor branca. No centro de cada miosótis, faça o miolo em amarelo ouro. Com o pincel redondo no. 2 e a cor verde oliva, ligeiramente diluída em água,

faça os filetes, puxando as pinceladas de dentro para fora do motivo. Deixe secar completamente, por cerca de 6 horas. Em seguida, aplique cêra em pasta incolor. Deixe secar por meia hora e lustre com uma flanela limpa.

Outra sugestão de modelo

As flores e folhas você já aprendeu a fazer. Veja em breve, na seção passo-a-passo, como fazer os pássaros que acompanham este modelo.

Utilize esse motivo para pintar bandejas, porta-chaves, caixas e diversas outras peças de madeira. Se necessário, amplie o risco colocando mais flores e folhas, de acordo com a área que deseja cobrir. Pinte os miosótis sobre o flotado feito com o tom azul celeste, ao redor das flores do motivo. Se quiser pintar uma folha com dois tons de verde, ou verde com cerâmica, repita o procedimento do passo-a-passo, fazendo cada metade da folha na cor desejada.

Risco

Artesã Cristina Botallo

Pintura country moderna –Sousplat Cida Beraldo
Materiais:
Sousplat de madeira Lixa numero 20 Base para artesanato Gato Preto Tinta acrílica decorativa cor clara Pinta bolinha condor Pincel Condor: série 424 numeros :6,12,16 Caneta de contorno Rolinho de espuma Condor Lápis 6b

Modo de preparo:
Lixe a peça se necessário, de uma de mão de base Gato Preto. Pinte a peça com a tinta acrílica decorativa de cor clara.Espere secar e risque o motivo, pinte com o seguinte esquema: Borboleta com a cor rosa e bolinhas na cor marfim, flor azul e folhas verde pistache, abelha amarela e preto para detalhes, joaninha vermelho com bolinhas pretas. Com a caneta para contorno finalize com detalhes

Pano de Copa Country

Sandra Venturini
Materiais:
Placa de madeira; Cola permanente Gato Preto; Papel carbono, risco e lápis; Pano de copa; Tintas Gato Preto: branco, amarelo ouro, laranja, vermelho vivo, azul cobalto, verde oliva, marrom; Pincéis Condor: ordem 441 n.º 2,6,8 e 10; ordem 409 n.º 0; pinta bolinhas.

Modo de preparo:
PASSO DAS GALINHAS Crista - preencher com a cor laranja e escurecer com o vermelho vivo Asas - preencher com amarelo ouro e escurecer com o laranja Corpo - preencher com azul marinho misturado com um pouco de branco Pezinhos - laranja Tronco - na parte de cima usar o verde oliva e na parte de baixo passar o marrom. com com com com o a a a pinta-bolinha e a cor branca fazer as bolinhas do corpo canetinha Mariander marrom fazer os detalhes da crista canetinha Mariander laranja fazer os detalhes da asa canetinha Mariander marrom contornar todo o trabalho.

Caixa com Pintura Country Célia Regina Maida
Materiais:
Caixa em MDF Pincel Condor chato série 486 nº 06, 14 e 16 Pincel Condor chanfrado série 413 nº 14 Pincel Condor liner nº 02 Tinta acrílica decorativa Gato Preto nas cores: branco, marfim, vermelho, preto, pele, flamingo, salmão, cinza e ouro. Papel vegetal Lápis preto no. 2 Verniz acrílico fosco Lixa de madeira nº 220 Rolinho de espuma Condor Azulejo Maquilagem Aplicador de espuma

Modo de preparo:
Lixe a peça e passe uma demão tinta branca. Aguarde a secagem e lixe novamente retirando o pó. Passe de duas a três demãos de tinta pérola, aguardando secagem entre as demãos. Na borda da tampa passe a tinta vermelho. Retire o risco em papel vegetal e transfira para a peça. Comece pintando o rosto e as mãos com a tinta pele, o quimono com a tinta branca e preta. Aguardar secagem entre as demãos. Com o pincel chanfrado, começar a sombra com a

cor flamingo para o rosto e mãos, cinza para o quimono e branca para as faixas pretas. Com o pincel liner e a tinta preta pintar os olhos e começar a traçar os fios do cabelo. Com o mesmo pincel e a cor vermelho, pintar a boca. Transfira o risco das letras para a peça e com a tinta preta pinte-as e depois de seco dê uma luz com a tinta ouro. Aproveite e pontilhe as faixas pretas com a cor ouro e o pincel liner. Com aplicador de espuma e a maquilagem faça, levemente, as bochechas. Depois de totalmente seco, aplique o verniz acrílico com o rolinho de espuma.

Molde

Sign up to vote on this title
UsefulNot useful