You are on page 1of 13

EXCEL 2003

ELABORAÇÃO: Prof. Rodrigo Cruz

ANO-2007

você pode passar de uma planilha a outra dentro de uma pasta de trabalho. 2 – Na caixa “Examinar”. você poderá conter várias planilhas. Abrindo uma pasta de trabalho 1 – Clique sobre o botão “Abrir”. Dentro das pastas de trabalho. selecione Aula. escolha a opção Sair O programa solicita que você salve o trabalho que ainda não tenha sido salvo. O nome de cada planilha aparece em uma guia na parte inferior da pasta de trabalho. uma nova pasta é aberta. Uma pasta de trabalho é o equivalente eletrônico a um fichário com três furos. vá ao diretório C:\Windows\Desktop.xls 4 – Clique no botão “Abrir” 2 . Você também pode escolher o menu Arquivo/Novo. basta clicar sobre o botão “Novo” . 3 – Na caixa “Nome do Arquivo”. Para criar uma nova pasta. CRIANDO E ABRINDO PASTAS DE TRABALHO A pasta de trabalho é o documento ou tipo de arquivo normal do Microsoft Excel. Criando uma nova pasta de trabalho Quando você inicia o Excel. A guia da planilha ativa fica sempre em negrito.Excel 2000 – Noções de Informática MICROSOFT EXCEL INICIANDO E ENCERRANDO O MICROSOFT EXCEL Para iniciar o Microsoft Excel Abra o menu iniciar/Programas e clique em Microsoft Excel Para encerrar o Microsoft Excel Menu Arquivo. Clicando sobre as guias.

observe que Abril aparece na barra de fórmulas. o cruzamento da coluna A com a linha 9. Ao arrastar.Excel 2000 – Noções de Informática O QUE ESTÁ NA TELA A sua tela deve se assemelhar à ilustração a seguir: Nome da Pasta de Trabalho Barra de Menus Barra de Ferramentas Célula Ativa Botões de Rolagem da Guia Barras de Rolagem Guias da Planilha A maior parte do trabalho no Excel será feita em planilhas. Uma planilha é uma grade de linhas e colunas. DIGITANDO E EDITANDO DADOS Agora. Por exemplo. você vai inserir dados de público de abril e mudar o rótulo do relatório de público. 2 – Arraste a alça de preenchimento até E5. 3 . formam a célula com endereço A9. Para mudar a célula ativa Mova o ponteiro do mouse até a célula A6 e clique. Observe que o a referência da célula A6 e seu valor aparecem na barra de fórmulas. Cada célula é o cruzamento de linhas e colunas e possui um endereço único. 1 – Selecione o rótulo Março na célula D5.

2 – Digite os valores apresentados na ilustração a seguir. 3 – Digite – SOPHIA MARCHETTI e depois pressione ENTER. Para editar o título do relatório de público 1.Excel 2000 – Noções de Informática Para digitar os dados de público de abril 1 – Selecione as células onde inserirá os dados arrastando o ponteiro pelo intervalo de células E6:E8.Selecione a célula A9. 2. Esta é a forma abreviada de dizer “de E6 a E8”. A sua planilha dever aparecer como a da ilustração a seguir: 4 . O Microsoft Excel usa esta forma de abreviação sempre que fizer referência a um intervalo de células.Clique duas vezes sobre a célula A1. Pressione ENTER para passar a próxima célula na seleção. Um ponto de inserção intermitente aparecerá na célula. Ao editar uma célula que contém uma fórmula. esta é exibida e o valor fica oculto.Digite Total e pressione ENTER. clique duas vezes sobre a mesma.Clique à direita da palavra EFPS. Para digitar o rótulo Total 1. 2. Para editar dentro de uma célula. EDITANDO DENTRO DE UMA CÉLULA Você pode editar uma célula na sua planilha digitando uma nova entrada sobre uma já existente ou editando parte das informações da célula.

Copiando células Ao copiar células. Ao limpar células. linhas ou colunas para mudar a estrutura dos dados de uma planilha. linhas e colunas vazias em qualquer ponto da planilha. Selecione as células que deseja copiar e escolha o comando Copiar no menu Editar. as outras células da planilha são movidas para criar espaço para as novas. LINHAS E COLUNAS Você pode inserir. EXCLUINDO E LIMPANDO CÉLULAS. 5 . estas são duplicadas em outro local. Selecione uma célula de destino. Ao excluir células. as células ao redor são movidas para preencher o espaço criado. e depois cole na célula destino com Ctrl + C.Excel 2000 – Noções de Informática Você também pode editar o conteúdo de uma célula na barra de fórmulas. Para isto. Na célula de destino. Você pode inserir células. Movendo células Ao mover células. estas são recortadas e transferidas para um novo local. A área de cópia é marcada por uma borda em movimento. utilize Ctrl + X. execute o comando colar (Ctrl + C). Para recortar uma seleção. as células vazias permanecem intactas. excluir ou limpar células. utilize o mesmo procedimento. Ao inserir células. INSERINDO. somente o conteúdo da célula é removido.

O Microsoft Excel ajusta as referências às células movidas de modo a refletirem suas novas posições. o Microsoft Excel cria uma nova linha ou coluna vazia e mova as linhas e colunas existentes para criar espaço para as células inseridas. Você também pode selecionar o comando Inserir no menu atalho para inserir células vazias. Você também pode selecionar o comando Inserir no menu de atalho para inserir linhas. escolha o comando Colunas no menu Inserir ou o comando Inserir no menu de atalho. 6 . Ao inserir colunas. as novas colunas vazias são deslocadas à esquerda das colunas selecionadas. Siga o mesmo procedimento para inserir colunas. Selecione o número de colunas que deseja mover para criar espaço para as colunas novas e.Excel 2000 – Noções de Informática Inserindo linhas ou colunas Ao inserir uma linha ou coluna. em seguida.

Clique sobre o botão “AutoSoma” . Você normalmente vê a fórmula apenas quando edita a célula que a contém. 7 . estas são removidas da planilha e as células ao redor são movidas para preencher o espaço criado. Ele cria a fórmula. mas deixa as células na planilha. 3 – Pressione ENTER para aceitar a fórmula proposta. O Microsoft Excel analisa os dados em volta de B9 e subentende que você deseja somar a coluna de números acima desta célula. Agora. Para copiar a fórmula para outras colunas Arraste a alça de preenchimento de B9 a C9 e E9. Para tornar os dados realmente úteis. CONTRUINDO FÓRMULAS PARA CALCULAR VALORES Até agora. Para totalizar a coluna Janeiro 1. você vai criar uma fórmula que soma os totais de público na coluna JAN e depois copiará a fórmula para as outras colunas. Aqui esta um exemplo de como o Microsoft Excel usa a função de planilha SOMA para somar dois valores. você inseriu dados na planilha. ou tarefas muito mais complexas. 2. Você sempre pode identificar uma fórmula no Microsoft Excel porque ela começa com um sinal de igual (=). sugerindo o intervalo de números a serem somados. você precisa criar fórmulas.Excel 2000 – Noções de Informática Excluindo e limpando células Ao excluir células. As fórmulas podem desempenhar tarefas simples. você limpa o conteúdo. os formatos ou as notas. Ao limpar células. Caso contrário você vê o valor gerado pela fórmula.Selecione a célula B9.como somar valores de duas células.

use parênteses para agrupar expressões na fórmula.Clique sobre o botão “Mesclar e Centralizar” . ajusta as referências de fórmula de modo que a fórmula faça referência aos números naquela coluna. O Microsoft Excel exibe os valores na célula A3 centralizados no intervalo selecionado. Para alterar a ordem de avaliação. + Adição Subtração (ou negação quando incluído antes de um valor. como –1) / Divisão * Multiplicação % Porcentagem ^ Exponenciação Combine expressões com parênteses Quando uma fórmula contém operadores com a mesma prioridade. em seguida. Compreendendo os operadores Os operadores são usados para especificar a operação. a ser executada nos elementos de uma fórmula. 2. como adição. como mostra a tabela a seguir: Esta formula = 2+4*5 =(2+4)*5 Gera este valor 22 30 Para alinhar os títulos nas colunas 1. 8 . usa os resultados dessas expressões para calcular a fórmula. subtração ou multiplicação.Selecione o intervalo A3:E3. Operadores aritméticos Executam operações matemáticas básicas. o Microsoft Excel avalia os operadores da esquerda para a direita.Excel 2000 – Noções de Informática O Microsoft Excel copia a fórmula para as outras células e. O Microsoft Excel calcula primeiro as expressões entre parênteses e. em cada coluna. combinam valores numéricos e geram resultados numéricos.

bordas e cores. Ajustando a altura da linha Ajuste a altura da linha arrastando a borda inferior do cabeçalho da linha. a coluna se ajusta para acomodar a entrada mais longa. Ao clicar duas vezes. tipo de fonte. em seguida. alinhamento. Em uma nova planilha. selecione-as primeiro e. 9 . ajuste a largura de qualquer uma das colunas selecionadas. FORMATANDO AS CÉLULAS Temos um meio de formatar as células. Abrimos uma janela. todas as colunas são definidas com a largura padrão. Você pode ajustar a altura de várias linhas ao mesmo tempo selecionando primeiro as linhas e. Para ajustar a largura de várias colunas ao mesmo tempo. em que podemos alterar o tipo de número apresentado. Ajustando a larg ura da coluna Ajuste a largura da coluna arrastando ou clicando duas vezes sobre a borda direita do cabeçalho da coluna. ajustando a altura de qualquer uma das linhas selecionadas. a altura da linha é ajustada para acomodar a entrada mais alta da linha. Você pode mudar a definição de largura padrão para ajustar todas as colunas na planilha ou pode ajustar apenas as colunas que deseja modificar.Excel 2000 – Noções de Informática MUDANDO A LARGURA DAS COLUNAS E A ALTURA DAS LINHAS Você pode ajustar a largura das colunas e a altura das linhas conforme necessário. rapidamente e com eficiência. Através do comando Ctrl +1. Quando você clicar duas vezes sobre a borda inferior do cabeçalho da linha. em seguida. As linhas se ajustam automaticamente para acomodar o texto com retorno automático ou a maior fonte inserida na linha.

Plan3. Você pode inserir ou excluir planilhas facilmente. Plan2.No menu Inserir. Você pode inserir várias planilhas de uma vez só selecionando o número de planilhas que deseja inserir e escolhendo Planilha do menu Inserir. Excluindo planilhas 1. você deve selecionar as células ou objetos com os quais deseja trabalhar.Excel 2000 – Noções de Informática INSERINDO E EXCLUINDO PLANILHAS Uma nova pasta de trabalho abre com planilhas denominadas Plan1.A partir do menu Editar. em seguida. 10 . escolhendo o comando Excluir Planilha do menu Editar. Selecionando células As seleções são sempre blocos retangulares de células. Você também pode usar o comando Inserir no menu de atalho de guia de planilha para Inserir novas planilhas. Você pode excluir várias planilhas de uma só vez selecionando o número de planilhas que deseja excluir e. 2. SELECIONANDO CÉLULAS E MOVENDO-SE EM UMA SELEÇÃO Antes de digitar dados ou usar a maioria dos comandos do Microsoft Excel. Inserindo planilhas 1. Uma nova planilha será inserida e se tornara ativa. escolha o comando Excluir Planilha. escolha o comando Planilha. Você também pode usar o comando Excluir no menu de atalho de guia de planilhas para excluir planilhas. O número máximo de planilhas é limitado apenas pela memória disponível. 2. A planilha será excluída e a guia à direita se tornará a planilha ativa.Selecione uma planilha clicando sobre a guia da planilha.Selecione uma planilha clicando sobre a guia da planilha.

11 . arraste diagonalmente da primeira à ultima célula. clique sobre ela.Excel 2000 – Noções de Informática Para selecionar uma única célula. Para selecionar um intervalo de células. clique sobre o cabeçalho da linha. mantenha pressionada a tecla CRTL quando clicar sobre as células ou arrasta-las. Para selecionar uma linha inteira. Para selecionar células ou intervalos não-adjacentes.

um assistente de gráficos interativos. linhas e torta. CRIANDO GRÁFICOS Gráficos são representados visuais dos dados da planilha. clique sobre o botão “Selecionar tudo” Selecionar todas as células da planilha é útil na formatação global – por exemplo. clique sobre o cabeçalho da coluna. Para criar gráficos dos dados de público 12 .Excel 2000 – Noções de Informática Para selecionar uma coluna inteira. Um gráfico pode ser incorporado diretamente a uma planilha ou aparecer como folha de gráficos na pasta de trabalho. Você pode usar o gráfico para esclarecer tendências ou relações não tão aparentes apenas nos dados da planilha.lo diretamente à planilha. O Microsoft Excel inclui vários tipos de gráficos. Para isso. Agora você vai criar um gráfico de torta dos Totais de público do mês de março e incorpora. para modificar a fonte do texto inteiro da planilha. use o Auxiliar Gráfico. O Microsoft Excel atualiza automaticamente um gráfico se os dados da planilha na qual ele se baseia mudarem. como gráficos de barras. Para selecionar todas as células da planilha.

3.Agora é só clicar no Botão Concluir.Na Etapa 3 de 4 – Opções do Gráfico.Clique sobre o botão “Assistente Gráfico”. mantenha a tecla CTRL pressionada ao selecionar o intervalo D6:D8.Você já selecionou o intervalo contendo os dados com os quais deseja criar um gráfico. O Microsoft Excel cria o gráfico na planilha e exibe a barra de ferramentas Gráfico. você seleciona o intervalo contendo os dados com os quais deseja criar um gráfico. 6. 4.Selecione o intervalo A6:A8. Você pode ocultar a barra de ferramentas Gráfico ou arrasta. Aparecerá a caixa de dialogo Assistente Gráfico. 13 .Excel 2000 – Noções de Informática 1. A seguir.Selecione o tipo “Pizza 3-D” e escolha o botão “Avançar”. 7. por isso escolha o botão “Avançar”.No Microsoft Excel. na guia “Rotulo de Dados” selecione a opção mostrar porcentagem e escolha o botão “Avançar”. Na guia “Titulo do Gráfico” digite Público de Março. 2. 5.la para fora do seu caminho. Este intervalo contém os rótulos para os dados do gráfico.