You are on page 1of 20

UNIVERSIDADE PAULISTA DAIANE FREITAS RIVERA R.A: 975921-2 FERNANDA PAZINI GIRALDI R.A.: A36600-8 PAMILA MELO R.A.

: B028DA-1 VANESSA SILVEIRA VIEIRA R.A.: A442IJ-9

TRABALHO DE PSICOMETRIA

SOROCABA 2011

DAIANE FREITAS RIVERA R.A: 975921-2 FERNANDA PAZINI GIRALDI R.A.: A36600-8 PAMILA MELO R.A.: B028DA-1 VANESSA SILVEIRA VIEIRA R.A.: A442IJ-9

TRABALHO DE PSICOMETRIA

Este trabalho é um projeto de teste psicológico realizado para a matéria de Psicometria orientada pela professora Gislayne do curso de Psicologia da Universidade Paulista ± UNIP.

SOROCABA
2

.........................11 3 ................ 7 Bibliografia....................... 3 Conclusão ...................................................................................................................................2011 Sumario Introdução.................................................................................... 2 Desenvolvimento....................... ...........6 Construção dos itens ..............................................................

tendo como objetivo medir a agressividade de um individuo. Para pessoas agressivas pequenas situações já podem causar essa explosão. A agressividade instrumento a ser medido nesse trabalho é uma característica que tende a lesar outras pessoas. 4 . podendo chegar ao resultado que dirá se a pessoa é agressiva ou não. agressividade tende a se r reações explosões de raiva e ódio.Introdução O trabalho aqui apresentado trata se de um instrumento de medida multifatorial. em outro tipo de personalidade agressiva o individuo pode ser mais controlado. mas as situações podem ir se acumulando o individuo ira recalcando esses conteúdos e chegara uma hora em que isso acarret ara em reações mais agressivas. pessoas agressivas podem machucar outras pessoas tanto fisicamente quanto oralmente. O instrumento de medida tem como sistema a personalidade e o atributo de agressividade característica a qual será medida através de perguntas objetivas relacionadas ao dia a dia do individuo.

A formação da personalidade é um processo gradual.Sistema Apresentando como sistema a personalidade. perguntas de múltiplas alternativas. Atributo O atributo a ser medido é a agressividade. Tendo em vista interpretar sinas básicas. complexo e único a cada pessoa. de forma que se pode dizer que uma pessoa "não tem personalidade". assim sendo a unicidade do indivíduo. Através desse teste poderemos medir a agressividade de um individuo através das questões levantadas nesse instrumento. ao longo do tempo e das situações. te ± La em um alto ou pequeno grau de agressividade. escolhemos como atributo da personalidade a agressividade umas das características da person alidade dos indivíduos podendo . aquilo que o distingue de todos os outros. que nos guiara para o perfil agressivo ou não. Personalidade é ³O conjunto das características marcantes de uma pessoa". tendo como sistema a personalidade. A partir do sistema escolhido elaboramos um teste de definiç ão de agressividade. simples e distinguir o grau de agressividade do pesquisado. conjunto de características estáveis e duradouras. visando detectar os estágios de agressividade. 5 .

³Empregam primeiramente a estratégia de ³passar´. e é a seqüencial: Pessoas que se comportam primeiro passivamente. Tradicionalmente se considerou que se produzia em forma se sabotagem. xingamentos em circunstâncias de perigo. também se pode fazer ³com um sorriso nos lábios´ como acontece nas relações empresariais. ou um construtor derrubando uma casa velha. ou objetos. um cirurgião não poderia ser conside rado um agressor. é bem tolerada pelo meio social.´ 6 .agressivos eram aqueles que punha m todo tipo de trava nas atividades da empresa. e posteriormente ameaçam ou criticam. e que percebem que o resultado não é favorável. Se não há violência física. para extravasar ou suprir algo em si. Para definir melhor agressividade. de outra.Dimensionalidade A agressividade tema multifatorial a qual geralmente é encontrada das formas mais conhecidas e mais vista exemplos é o bulling. tratam de se comportar agressivamente . Aqui o fim justifica os meios e se pode recorrer a instrumentos como o taco de beisebol. irritação ou preção. A agressividade Passiva é muito mais difícil detectar. O trabalhador passiva . ³A agressividade pode se exercer de duas formas: Ativa ou Passiva. é o objetivo de causar danos físicos ou morais em ser de sua mesma espécie. Há outra concepção. A Ativa é o que todo mundo entende por conduta violenta. aparentando renunciar seus direitos. Mas temos que observas o contexto ao qual esta a agressão. as brigas de torcidas. por exemplo. Se caracteriza por uma atitude de pisoteio constante e sem es crúpulos em relação aos direitos de outras pessoas involucradas (envolvidas) no problema.

sinceridade e 7 .f.Definição conceitual . Já os agressivos têm uma precipitação de reações ou sentimentos. Agressividade s. Agressão: Insulto. pois o oposto é uma pessoa que vive em lamúria ou autocomiseração. A crítica é sempre devastadora para estas pessoas.f. A pessoa agressiva é aquela que reage a todo acontecimento. provocação. contenda ou disputa na sua leitura mental. Ataque violento e intempestivo. considerando que a própria autenticidade são resultados da mesma. descobriremos que desde ced o o mesmo se esforçou em demasia para não vivenciar a experiência da exclusão. Psicologia Forma de desequilíbrio psíquico que se traduz por uma hostilidade permanente diante de outrem. Que tem caráter de agressão: palavras agressivas. a provocar. Provocador: atividades agressivas. ofensa. e se fizermos um levantamento da história do indivíduo. como se fosse uma prova. Esta definição contempla os aspectos negativos do fenômeno. Tendência a atacar. Voltado para o ataque. lutador: jogador agressivo. s. Mais curioso ainda é como a sociedade amplia o conceito de agressividade. É curioso notar como a agressividade é um divisor de formas de con duta ou personalidade. Agressivo: adj. A competição passa a reinar na alma da pessoa.

Definição operacional Será aplicado em forma de testes de múltiplas alternativas. e a proporção do nível de agressão da pessoa a qual estaremos avaliando. se o individuo tem uma certa agressividade recalcada (reprimida) ou se ele tem o auto controle de sua agressividade. Neste teste contem três alternativas que ara chegar ao resultado se o individuo tem a agressividade em alto grau. visando detectar qual o tamanho. 8 .

mas se afasta porque não tem Compreende que não vale a pena revidar usando a mesma coragem ou por outro motivo agressividade e procura dialogar com a outra pessoa 9 . Sente vontade de revidar. fica excitado e libera a agressividade. b) se sente atemorizado com cenas de agressividade/violência e ate fecha os olhos. 2) Em um filme agressivo que tenha cenas chocantes. você a) b) c) Busca revidar a qualquer custo. você: a) b) c) Identifica-se com o agressor Identifica-se com a vitima Consegue reter a mensagem da cena ou assiste de forma imparcial. você : a) se envolve com a historia. c) assiste ao filme e até avalia se há motivo para a agressividade mostrada na historia. 3) Quando alguém começa a discutir com você diante de outras pessoas. sem perder a vista o foco do enredo.Construções dos itens 1)Quando esta assistindo a em filme com cenas violentas e personagens agressivas.

você: a) b) c) O desqualifica e procura diminuí -lo. você: a) b) c) Revida o gesto na mesma altura mesmo correndo o risco de Fica com raiva. 7) Quando a pessoa que você ama age e rrado com você. mas mantêm calado Acata o que ele disse na mesma hora e reflete qual é o melhor perder o emprego momento para conversar com ele sobre o quanto isso o chateou. Compreende o motivo que o levou a agir desta forma e reflete se é valido ou não e tenta conversar com o outro 6) Quando seu chefe é mal educado. Fica magoado. Quer sempre ter razão a qualquer custo. mas guarda mágoa Procura na hora certa conversar com ele e buscar uma solução perdoar ou separa -se 10 .4) Quando discute qualquer assunto com seus amigos. mas prefere se afastar e não dizer nada. você: a) b) situação. Não consegue se impor como gostaria e o outro domina a Busca motivo da discução e chama o amigo para uma reflexão 5) Se você quer alguma coisa e o outro não faz exatamente o que você quer. você: a) b) c) Não sossega enquanto não se vingar Finge que não percebe. c) saudável.

você: a) b) c) Toma partido de uma delas e até a ajuda a ganhar a briga Sente vontade de intervir. você: a) b) c) Xinga e buzina se possível desce do carro para tira satisfação Fica muito nervoso e reclama sozinho dentro do carro Tenta relevar porque sabe que todo mundo erra. mas não dá. diz que vai não vai dar dinheiro e faz Não gosta promete dar o dinheiro quando voltar. não tomando partido 9) Se você esta dirigindo e alguém te fecha ou bate no seu carro. 10) Quando você vai parar o carro na rua e algum guardador se aproxima para pedir dinheiro vo cê. mas se decidir se envolver mantém uma atitude neutra.Quando está na fila do banco e logo que chega a sua vez o caixa sai para resolver algo você: a) se irrita e começa a reclamar para as pessoas que estão atrás de você b) quando o atendente volta reclama com ele e diz que vai falar com o gerente c) Espera calmamente 11 .8) Se você deparar diante de duas pessoas brigando. Fica muito irritado. Conversa calmamente com o guardador para chegar a um 11). a) ameaças b) c) acordo. mas por medo se afasta Não se envolve.

faz ameaças se ela voltar a ligar Você não atende mais Atende e sempre repete que é engano 12 .Quando está vendo televisão.Se o telefone troca freqüentemente e é sempre a mesma pessoa ligando. é engano você: (a) (b) (c) Atende e briga.12)-Na fila do supermercado quando a lguém se aproxima e entra na sua frente você: (a) (b) (c) Fala pra ela que ali não é o final da fila Fica reclamando em voz alta para ver se ela percebe Não se importa 13). pois já assistiu bastante e cada um tem a sua vez 14). alguém chega e muda de canal sem pedir você: (a) (b) (c) Pega o controle e muda de novo sem falar nada Grita e fala que a pessoa não tem educação e sai da sala Não liga.

htm http://pt.algosobre.com.org/wiki/Comportamento_passivo -agressivo http://www.tripod.priberam.uol.html 13 .pt/DLPO/ http://antonioaraujo_1.html http://pt.wikipedia.org/wiki/Agressividade http://sitededicas.wikipedia.br/psicologia/os -testes-psicologicos-e-as-suaspraticas.br/teste_pavio_curto.com.dicio.com/psico1/portugues/agressao/agress.br/ http://www.Bibliografia http://www.com.

etc.ou um individuo que tenha um tipo de agressividade reprimida ou um individuo que tenha controle sobre a agressividade. O teste constitui-se de um teste escrito onde o individuo ira usar somente um lápis ou caneta para responder as questões.Método O teste apresentado é um teste para medir o grau de agressividade de um individuo em questão.o tempo em que o teste devera ser respondido. tendo como referencia três tipos de resultados que poderão ser obtidos nos quais. que tenha um alto grau de agressividade. o individuo poderá ser um individuo. Serão aplicadas questões de múltipla escolha em que o individuo terá que ler e responder las de acordo com suas reações perante as situações descritas nas questões. O testando caso necessário ira tirar suas duvidas antes que comece a responder as questões. As alternativas propostas chegarão ao resultado pela contagem das 14 . sobre o posicionamento de postura física do individuo. de como será realizada a aplicação. como responder as questões do teste. O aplicador do teste ira primeiramente ler o teste para o testando dar as explicações devidas. Instruções O analisando devera estar em um lugar tranqüilo onde sua atenção estará focada na realização do teste. Forma de analise O teste aqui apresentado pretende analisar o gra u de agressividade do individuo. sanadas suas duvidas e o ambiente estando do modo requerido para aplicação devera começar a marcar o tempo e dar a autorização para que o analisando comece a realizar o teste. O as questões do teste são enumeradas e suas alternativas contem três opções.

sendo que quando a maioria das vezes que se apresentar um das alternativas ali estará o resultado obtido. 15 . C) O resultado apontara que o individuo lida bem com sua ag ressividade e tem controle sobre ela. As alternativas estão separadas de acordo com os resultados. Sendo que cada alternativa é referente a esses resultados apresentados abaixo. A) o resultado apontara que o individuo tem um alto grau de agressividade. B) o resultado apontara que o individuo tem um grau de agressividade reprimida.alternativas escolhidas pelo analisando .

voluntarias. e no caso da pessoa se mostrar totalmente agressiva. e o outro adolescente com 13 anos apresentou ter um alto grau de agressividade. e dois dos testados de 12 a 18 anos. na idade adulta. muitos adolescentes se fecham para seus sentimentos e assim reprimem sua agressividade. apresentou ter sua agressividade reprimida. Os três adultos testados apresentaram saber lidar bem com sua agressividade e tem controle sobre ela. Três dos testados tinham entre 30 e 50 anos. 16 .Aplicação do teste Aplicamos este teste em cinco pessoas. Vimos que a faze da adolescência é a faze na qual se torna mais difícil lidar com a agressividade. e em que faze ela tende a ser mais agressiva. ela pode dar inicio a uma psicopatia por não ter auto controle. Os um dos adolescentes testados. em quanto outros se mostram ser bem agressivos. Já quando chegam a idade adulta e não apresentam mais aquele turbilhão de emoções sua agressividade se torna mais controlada. este com 17 anos. Procuramos por meio deste teste avaliar em que faze da vida a pessoa tem mais controle de sua agressividade. explicamos que se tratava de um trabalho de faculdade e que este teste não tem valor algum pois é só um projeto.

Dados analiticos TESTADOS RESULTADO DA ANALISE Pequeno grau de agressividade Agressividade reprimida Alto grau de agressividade 3 1 1 17 .

5 Série 1 Série 2 Série 3 1 .3.5 0 RESULTADO DA ANALISE 18 .5   ¡ Categoria 1 Categoria 2 Categoria 3 3 2.5 Pequeno grau de agressividade 2 1.5 Agressividade reprimida 1 Alto grau de agressividade 0.5 3 2.5 2 1.

Não é fácil elaborar um teste e requer muita calma de ambas as partes para que ele seja bem aplicado.Conclusão Através deste trabalho foi apresentado um instrumento de medida que foi baseado através dos textos dados da matéria e na leitura de outros testes buscando maior conhecimento possível sobre instrumentos de medida. expondo suas definições e elaborando questões objetivas para que conseguisse medir a mesma Concluímos que os testes psicológicos podem nos ajudar a identificar não só a fase em que a pessoa esta mais também as conseqüências que isso pode gerar. Mas vimos através do nossos 19 . Elaborando cada item com cuidado tomamos por sistema personalidade e como seu atributo a agressividade.

20 .testados que os testes tem fundamentos. geradas pela diferença de idade. apesar de não ser uma teste valido nos mostrou com clareza as diferentes reações nos testados.