You are on page 1of 3

VIRTUDES MILITARES

Nr 1 VIRTUDES CARÁTER CITAÇÕES
“O talento educa-se na calma; o caráter, no tumulto da vida” (Goethe)

2

IDEAL

“Nada se pode esperar dos homens que entraram na vida sem se exaltarem por algum ideal” (José Ingenieros)

3

ESPÍRITO MILITAR

“O espírito militar é esse que ultrapassa as individualidades, moldando-as de forma a que se apresentem, no conjunto, melhor do que qualquer um dos seus integrantes e aos quais distribui recompensas inesquecíveis” (Charles de Gaulle)

4

DISCIPLINA

“Na guerra mais vale a disciplina do que a impetuosidade” (Maquiavel)

5

LEALDADE

“A lealdade dá tranqüilidade ao coração” (Shakespeare)

6

OBEDIÊNCIA

“Bem sabe mandar quem bem soube obedecer. A obediência é a condição orgânica da utilidade da força, é a sua legitimação, é o segredo moral dos triunfos militares” (Rui Barbosa)

7

DECISÃO

“Quando a situação é desfavorável e a esperança é pouca, as decisões enérgicas são as mais seguras” (Tito Lívio)

8

RESPEITO

“O respeito mútuo é a primeira condição de toda luta intelectual pela verdade, pela honra, pelo dever e pela pátria” (Rui Barbosa)

9

SUBORDINAÇÃO

“É falso que a igualdade seja uma lei da natureza. A natureza nada faz igual; a lei soberana é a dependência e a subordinação” (Vauvenargues)

10

CONFIANÇA

“A falta de confiança entre amigos é pecado que não pode ser repetido, sob pena de ser irremediável” (Nietzsche)

11

CORAGEM

“É muito melhor arriscar coisas grandiosas, alcançar triunfos e glórias, mesmo expondo-se à derrota, do que formar fila com os pobres de espírito, que nem gozam muito, nem sofrem muito, porque vivem nessa penumbra cinzenta que não conhece vitória nem derrota” (Theodore Roosevelt)

12

INICIATIVA

“A iniciativa é a manifestação de uma vontade pessoal secundada pela inteligência e agindo no sentido dos desígnios do comando” (Von der Goltz)

13

VONTADE

“Paris me pertence. O Exército francês se retira para além do Loire e a Capital me é entregue. É à bravura incrível e à energia sem igual de nossas tropas, bem como, à minha vontade de ferro que devo este triunfo. As observações, as lamentações sobre o esgotamento das tropas não deixaram de chover em derredor de mim, porém a todo neguei ouvidos” (Von Blücher)

14

HONRA MILITAR

“Não é o posto que honra o homem, mas é o homem que honra o posto” (Lyandro)

a preguiça. cuja consecução esteja condicionada a uma forte união” (Thomas Carlyle) 19 SENSO DE JUSTIÇA “A justiça é o complemento dos meios de disciplina” (Marechal Marmont) 20 CAMARADAGEM “Amor e confiança são dois grandes componentes para a camaradagem” (General Hans von Seek) 21 RESIGNAÇÃO AMOR AO TRABALHO “A resignação é amarga. o amor-próprio. o indício de maior desenvolvimento da personalidade. de uma posse completa de si mesmo. o ciúme. há exigências de decoro pessoal. a sua tenacidade elevá-lo-á acima da mediania” (Diderot) 16 ABNEGAÇÃO “O sacrifício voluntário com plena consciência e liberto de qualquer esforço. tampouco posso desfrutá-la. o sacrifício de si mesmo em benefício de todos é. O que não crê é como o cego que anda tateando. mas os seus frutos são doces” (Rousseau) 22 “Um exército se fortalece com o trabalho e se destrói com o ócio” (Frederico. Whippli) 28 CRIATIVIDADE “A rotina. para os homens de brio e militares valentes. reconhecem que podem alcançar outros mais. o feliz e satisfatório resultado de um tenaz disciplina” (E. exceto no cumprimento do meu dever para com a pátria” (Wellington) 18 ESPÍRITO DE CORPO “Quando os homens se sentem unidos com um objetivo. o Grande) 23 PROBIDADE “Compreenda o Congresso que nenhuma consideração pecuniária pode decidir-me a deixar minha vida simples. que pretendia conceder-lhe um soldo como general comandante-em-chefe” 24 POSTURA MILITAR “A vida é muito. se não o é. a fobia pelo inédito. Mas. bastando resvalar num talude para precipitar-se no abismo” (Coelho Neto) . converter-se-á em um homem prodigioso.15 TENACIDADE “O homem que se entrega plenamente à sua profissão se é um gênio. segundo penso. P. que valem muito mais do que ela” (Rui Barbosa) 25 ASSIDUIDADE E PONTUALIDADE FRANQUEZA “A pontualidade é a cortesia dos reis” (Luiz XIV) 26 “Melhor ofender com a verdade do que agradar com a lisonja” (Sêneca) 27 BOM HUMOR “O bom humor é na maioria das pessoas alegres. minha mulher e meus filhos” (Resposta de George Washington ao Congresso. sempre arriscado a perigos. de superioridade. de um maior livre arbítrio” (Dostoiewsky) 17 DEVER MILITAR “Vim aqui para cumprir o meu dever e não experimento satisfação alguma. o interesse. tudo conspira para obstaculizar a marcha de uma idéia nova” (Ansay – Terwagne y Valut) 29 AUTO-ESTIMA “Mens san in corpore sano” “(Juvenal) 30 FÉ “A fé é uma claridade que desfaz as sombras interiores.