ARTIGO

:

Uma Breve Apresentação e Contribuição da Psicologia do Esporte

Psicologia do Esporte é um estudo científico de pessoas e seus comportamentos no contexto do esporte e dos exercícios físicos. Segundo Nitsch (1989, p.29):
“... a psicologia do esporte analisa as bases e efeitos psíquicos das ações esportivas, considerando por um lado à análise de processos psíquicos básicos (cognição, motivação, emoção) e, por outro lado, a realização de tarefas práticas do diagnóstico e da intervenção”.

Neste âmbito, vale aqui ressaltar o seguinte pensamento:
“A

função do psicólogo do esporte consiste na descrição, explicação e no prognóstico de ações esportivas,

com o fim de desenvolver e aplicar programas, cientificamente fundamentados, de intervenção, levando em consideração os princípios éticos”. (Nitsch, 1986, p.189)

Também é função do psicólogo do esporte trabalhar de acordo com a demanda, com o que podemos chamar de treinamento psicológico, onde o principal objetivo é o de desenvolver as capacidades psíquicas do rendimento, criar um bom estado emocional durante os treinos e as competições e, finalmente, desenvolver uma boa qualidade de vida das atletas, técnicos e outras pessoas envolvidas no esporte. Para que este trabalho tenha bons resultados, é preciso que seja considerado como um elemento do treinamento diário do atleta e do técnico. Porém, o trabalho só será desenvolvido após um diagnóstico das condições psíquicas iniciais do atleta. O psicólogo do esporte tem, também, por objetivo, entender e ajudar além dos atletas de alto rendimento, crianças, atletas jovens, pessoas da terceira idade e pessoas que pratiquem atividade esportivas, com a finalidade de desenvolver uma boa performance, uma satisfação pessoal e um bom desenvolvimento da personalidade por meio da participação. Neste trabalho, dependendo da necessidade, podem ser incluídos jornalistas e comentaristas esportivos, diretores e dirigentes de clubes e ou equipes que trabalham com o esporte de competição.

jogos e dança). por outro lado. • Esporte Recreativo: É análise do comportamento recreativo de grupos de diferentes faixas etárias. tem sido pesquisado o fenômeno da animação nos esportes de tempo livre. mentais e sociais. autoritarismo.Destacar a importância de cada integrante da equipe na obtenção dos resultados. Nos últimos anos. Saúde e Reabilitação: Trabalha com possibilidades preventivas e terapêuticas do esporte. Esporte de Rendimento: Trata-se da análise e da modificação dos fatores psíquicos do rendimento no esporte com a finalidade de melhorar o rendimento e aperfeiçoar o processo de . Prevenção.Analisar e eliminar as características dos estilos ineficazes de liderança como: excesso de cobrança. tendo como objetivo ajudar os atletas. intervenção do psicólogo do esporte.Outro papel a ser desenvolvido pelo psicólogo do esporte. interesses e atitudes. acompanhando atletas. descontraída e altamente envolvente através de atividades diferenciadas. ressaltando ainda mais a importância e a necessidade de seu trabalho. dinâmica. . os processos de ensino-aprendizagem e. Bem como no âmbito emocional a fim de que os atletas possam rapidamente encontrar a segurança e autoconfiança que tanto lhes são necessárias. bem como o sentido da regulação psíquica através da conduta esportiva (terapia pelo movimento. Nesse contexto são desenvolvidos e aplicados programas psicológicos de prevenção. com o intuito de: . classes socioeconômicas e atuações profissionais em relação a diferentes motivos. inflexibilidade. preparadores físicos e fisioterapeutas.Eliminar padrões mentais que podem impedir o fluir do sucesso e da vitória. ameaça e intimidação. privilégios e perseguições. O aconselhamento psicológico é uma das formas de atuação. . intolerância. terapia e reabilitação para pessoas portadoras de limitações físicas.processos de educação e socialização. bem como a equipe técnica a solucionar conflitos psicológicos e sociais apresentados. arrogância.Assumir a responsabilidade pelos resultados pessoais e profissionais. Os conteúdos são vivenciados de maneira participativa. • • Esporte Escolar: Analisa por um lado. equipes esportivas e os profissionais envolvidos: técnicos. é a atuação como consultor. Samulsk (1995) nos diz com propriedade que a Psicologia do Esporte pode ser aplicada nas seguintes áreas: • recuperação. .

Motivar. J.Anwendungsfelder in der Sportpsychologie. In Proceeding of the World Congress of Sport Psychology in Singapore.1989. inspirar e alinhar o grupo em direções a novas visões.. Future trends in Sport Psychology and Sport Ciencies. D. 2°ed. Belo Horizonte: Imprensa universitária/UFMG. REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS NITSCH.Despertar a apacidade de gerar cooperação na equipe e administrar excesso de competitividade na mesma.1986. Portanto. e que necessariamente precisa do esporte para poder aplicar seus métodos. NITSCH. J. 7° SAMULSKI.Köln:Bps:Verlag. . a Psicologia do Esporte é um componente integrado à Ciência do Esporte qual com suas ações esportivas têm suas regras próprias. Psicologia do Esporte: Teoria e Aplicação Prática. suas estruturas e seus princípios. 1995. .

Sign up to vote on this title
UsefulNot useful