Escola Secundária Almeida Garrett

11º ANO – MACS
GRAFOS – CAMINHOS E CIRCUITOS DE HAMILTON O “PROBLEMA DO CAIXEIRO-VIAJANTE” - ALGORITMOS EXERCÍCIO 1

Em conversa com amigos, a Lurdes verificou que ainda não tinha visitado as capitais de distrito referidas na tabela. Agora que comprou um carro decidiu visitá-las todas no mesmo fim-de-semana. 1. Represente o problema através de um grafo ponderado. 2. Sabendo que decidiu começar e acabar em Viseu, diga qual o trajecto que a Lurdes escolheria se, na sua decisão aplicasse o método: a. Da cidade mais próxima. b. Das arestas ponderadas. 3. Verifique se a escolha de Viseu para início e fim da viagem foi a opção mais económica.
EXERCÍCIO 2

A Diana trabalha na empresa Novamoda. Certo dia foi incumbida de resolver alguns assuntos na Câmara, nos Correios, nas Finanças, no Banco e na Telecom. O mapa ao lado apresenta uma grelha de distâncias entre as várias instituições. Suponha que tem de seguir sempre as linhas e que cada bloco tem 50 metros de lado.

1. Construa um grafo pesado que represente o problema. 2. A partir do grafo, construa uma tabela de distâncias entre as várias instituições. 3. Encontre o caminho de distância mínima que a Diana deverá seguir para ir a todas as instituições (uma única vez) e regressar à Novamoda. Utilize o algoritmo que achar mais apropriado. 4. Admita agora que a Diana deverá primeiro ir ao banco fazer levantamentos de dinheiro antes de ir visitar as outras instituições. Reconstrua o percurso da Diana tendo em conta esta restrição.

Sign up to vote on this title
UsefulNot useful