Manual do Contador v. 1.

0

1

ISSIntel - Agilidade e Inteligência 1.1 1.2 Visão Tecnologias 7 8

2

Informação Geral no Sistema 2.1 Analisando os Livros Fiscais 10

3

Cadastramento 3.1 3.2 3.3 3.4 Cadastrando um Contador Verificando a Situação do Cadastramento Editando os Dados do Contribuinte Conectando o Contador 16 24 28 31

4

Usuários 4.1 4.2 4.3 4.4 4.5 4.6 4.7 4.8 Adicionando um Usuário Adicionando um Usuário Administrador Adicionando um Usuário Contador Editando um Usuário Mudando a Senha do Usuário Buscando um Usuário Apagando um Usuário Listando Usuários por Atribuição 34 37 40 44 46 49 51 53

5

Visita Virtual 5.1 Iniciando uma Visita Virtual 55

6

Clientes 6.1 6.2 6.3 6.4 Buscando um Cliente Atualizando um Cliente Desconectando um Cliente Listando Clientes por Situação 58 60 61 62

7

Solicitações 7.1 7.2 7.3 7.4 7.5 7.6 7.7 Solicitando Emissão de NFeA Verificando uma Solicitação para Emissão de NFeA Verificando o Período Autorizado para Emissão de NFeA Solicitando uma Extensão para Emissão de NFeA Comunicando com a Prefeitura Buscando uma Solicitação Listando Solicitações por Tipo 64 67 69 71 74 78 80

8

Escriturações 8.1 8.2 8.3 8.4 8.5 8.6 Escriturando Serviços Tomados Escriturando Serviços Prestados Escriturando Sem Movimentação Verificando uma Escrituração Buscando uma Escrituração Listando Escriturações por Tipo 82 84 87 89 91 93

9

Nota Fiscal Eletrônica Ágil (NFeA) 9.1 Emitindo uma NFeA 95

9.2 9.3 9.4 9.5 9.6 10 Guias

Verificando e Imprimindo uma NFeA Buscando uma NFeA Substituindo uma NFeA Cancelando uma NFeA Lidando com Divergências

99 101 103 107 110

10.1 Emitindo uma Guia de Recolhimento de NFeA 10.2 Buscando uma Guia 10.3 Listando Guias por Tipo 10.4 Cancelando uma Guia 11 Busca Global 11.1 Fazendo uma Busca Global 12 Alertas 12.1 Criando um Alerta 12.2 Copiando um Alerta 12.3 Vendo um Alerta 12.4 Editando um Alerta 12.5 Apagando um Alerta 12.6 Desativando um Alerta 13 Filtros 13.1 Criando um Filtro 13.2 Copiando um Filtro

114 116 118 119

123

125 127 130 135 138 140

143 147

13.3 Vendo um Filtro 13.4 Editando um Filtro 13.5 Apagando um Filtro 13.6 Reordenando os Filtros 13.7 Desativando um Filtro 13.8 Filtrando Dados Rapidamente

150 153 155 156 159 161

ISSIntel - Agilidade e Inteligência

Manual do Contador v. 1.0 - 6

Visão
O ISSIntel é um sistema criado com a visão de que comunicação, colaboração, flexibilidade, e simplicidade são essenciais para aumentar a produtividade e diminuir erros.

Fácil e Rápido
O ISSIntel é utilizado na internet, através do website da prefeitura. Por utilizar modernos recursos de computação em nuvem, o sistema resulta em excelente performance e alta disponibilidade. O ISSIntel® conta também com uma completa ferramenta online de assistência ao usuário, onde o contribuinte poderá tirar suas dúvidas ou pedir ajuda, bem como ter acesso a manuais, de forma a facilitar a compreensão de como utilizar o sistema.

Eficiente
O ISSIntel enfatiza a comunicação entre os contribuintes e destes com a prefeitura para diminuir erros e incosistências na escrituração. Os usuários também podem especificar filtros e relatórios como favoritos para rápido acesso. O ISSIntel também é capaz de achar todo tipo de dados armazenados no sistema rapidamente e com informação parcial.

Conveniente
• Cadastramento de prestadores de serviços já registrados na prefeitura poderá ser iniciado convenientemente online usando o número de CPF ou CNPJ. • Alertas automáticos avisam a prefeitura e contribuintes sobre divergências. • Contribuintes comunicam sobre erros, entre si e com a prefeitura, usando a Escrituração Web 2.0®, o que auxilia a fiscalização municipal a focar os recursos nas divergências mais significativas.

Manual do Contador v. 1.0 - 7

Tecnologias
O ISSIntel utiliza de várias tecnologias para agilizar o trabalho dos contribuintes, dos contadores, e da prefeitura.

Contador Dinâmico
Rápida visualização da situação dos clientes e escrituração com rapidez através da visita virtual.

Visita Virtual
A prefeitura e o contador podem atuar no sistema pelo ponto de vista do contribuinte.

Escrituração 2.0 e Solicitação 2.0
Sistema de comunicação entre os contribuintes e a prefeitura que facilita a resolução de problemas, avisa os contribuintes sobre divergências, e pode melhorar o trabalho de fiscalização.

Busca Dinâmica
Busca capaz de achar qualquer item rapidamente e com informação parcial.

Segurança Ágil
Código de segurança QR com validação por telefone celular.

Meu ISSIntel
Personalização do sistema para atender a forma que o usuário trabalha - filtros favoritos e ajuda contextual configurável.

Manual do Contador v. 1.0 - 8

Informação Geral no Sistema

Manual do Contador v. 1.0 - 9

Analisando os Livros Fiscais
A tela Livros Fiscais oferece um amplo quadro das atividades fiscais da empresa. Somente contadores e contribuintes pessoa jurídica (empresas) podem revisar essa informação. Os registros dos serviços tomados e prestados podem ser analisados por mês. As guias pagas em cada mês também podem ser facilmente revisadas.

Selecione o menu "Análise" e clique em "Livros Fiscais".
A tela Livros Fiscais aparece.

Selecione 1) o ano da incidência e 2) o tipo de serviço (prestado ou tomado).

A tela é automaticamente atualizada com a informação correspondente. Os registros

Manual do Contador v. 1.0 - 10

Clique no link do mês para o qual a informação está sendo revisada.

Ao lado do mês, o número de registros aparece em parenteses. For exemplo, dois registros constam para o mês de março.

Manual do Contador v. 1.0 - 11

Clique no link do número de documento para ver a escrituração correspondente.

A tela Escrituração aparece com a escrituração selecionada.

Manual do Contador v. 1.0 - 12

Use a seção Guias Pagas para revisar as guias, data de pagamento e valor pago.

1) Clique no link com o número da guia para ver a guia na tela Guia de Recolhimento de NFeA. 2) Clique no link com o número de documentos para ver uma lista de notas fiscais na tela Notas Fiscais Emitidas.

Manual do Contador v. 1.0 - 13

Clique no link com o número da NFeA.

A tela Escrituração aparece com detalhes da escrituração da NFeA.

Manual do Contador v. 1.0 - 14

Cadastramento

Manual do Contador v. 1.0 - 15

Cadastrando um Contador
Antes de trabalhar com clientes, uma firma de contabilidade ou contador individual precisa se cadastrar no ISSIntel. É importante que o contador se cadastre antes dos seus clientes para a sua empresa esteja na lista de contadores apresentada no formulário de cadastramento do contribuinte. Após ter se cadastrado a firma de contabilidade deverá criar usuários para cada um dos funcionários que utilizaram o sistema. Isto permitirá um acompanhamento seguro por parte do sistema e do gestor da empresa de quem executou atividades específicas no sistema e para os clientes.

Na tela de login da prefeitura, clique no link "De onde você é?" e selecione a cidade do contador.

Manual do Contador v. 1.0 - 16

Entre o um número do Cadastro de Pessoa Física (CPF) ou número do Cadastro Nacional de Pessoas Jurídicas (CNPJ) e a inscrição municipal para o contador.

Nota - Para contadores de fora da cidade, a inscrição municipal a ser entrada é a inscrição do contador na cidade aonde o contador está situado. Tem que existir no CCM da cidade para poder ser cadastrado. Clique o botão "Enviar". Se um número de CPF foi digitado, a tela Novo Contribuinte - Pessoa Física aparece. Se um número de CNPJ foi digitado, a tela Novo Contribuinte - Empresa aparece. O processo para a criação de um contribuinte pessoa física é similar ao processo de criação de um contribuinte pessoa jurídica. A diferença básica é a informação entrada em cada formulário.

Manual do Contador v. 1.0 - 17

Entre os dados do contribuinte.

Manual do Contador v. 1.0 - 18

Selecione prestação de serviço de contabilidade

Respondendo "Sim" a pergunta "Presta serviço de contabilidade?" fará com que a empresa apareça na lista de contadores disponíveis no sistema.

Manual do Contador v. 1.0 - 19

Deixe em branco o nome do contador e preencha as informações de CNAE

1) Caso a sua empresa não utilize serviços de contadores externos deixe o campo de contador em branco. 2) Selecione o código CNAE para a atividade principal. 3) Selecione os códigos CNAE para as atividades secundárias. 4) O nome de usuário "ricardosilveira" é o nome do usuário adminstrador que será utilizado para criar outros usuários.
Manual do Contador v. 1.0 - 20

Clique o botão "Criar" no final da tela.

Uma janela aparece com o resumo da informação entrada.

Manual do Contador v. 1.0 - 21

Reveja as informações do cadastro do contribuinte e clique o botão "Confirmar".

O comprovante de cadastro aparece na tela.

Manual do Contador v. 1.0 - 22

Clique o botão "Imprimir" para imprimir o comprovante de cadastro.

Manual do Contador v. 1.0 - 23

Verificando a Situação do Cadastramento
Um contribuinte pode verificar a situação do seu cadastro diretamente da homepage do sistema sem precisar entrar no sistema.

Entre o número do Cadastro de Pessoa Física (CPF) ou o número do Cadastro Nacional de Pessoas Jurídicas (CNPJ).

A tela com detalhes do cadastro e o status atual do cadastro aparece.

Manual do Contador v. 1.0 - 24

Se o cadastro tiver situação Pendente, clique no botão "Comprovante de Cadastro" para receber um email com informação sobre o comprovante de cadastro.

Manual do Contador v. 1.0 - 25

Se o cadastro tiver situação Aprovada, clique no botão "Ativação de Cadastro" para receber um email com informação sobre a ativação.

Manual do Contador v. 1.0 - 26

Se o cadastro tiver situação Rejeitada, clique no botão "Motivo da Rejeição" para receber um email com informação sobre a rejeição.

Manual do Contador v. 1.0 - 27

Editando os Dados do Contribuinte
Os dados do contribuinte pessoa física ou do contribuinte pessoa jurídica associado à organização podem ser facilmente editados usando o menu "Organização". O administrador padrão para a organização também é designado usando esse menu.

Selecione o menu "Gestão" e clique em "Organização".
A tela com a informação do contribuinte aparece.

Manual do Contador v. 1.0 - 28

Edite a informação do contribuinte conforme necessário.

Manual do Contador v. 1.0 - 29

Clique o botão "Salvar".

1) Selecione o administrador padrão para a organização. 2) Clique o botão "Salvar". O arquivo do contribuinte é salvo com a nova informação.
Manual do Contador v. 1.0 - 30

Conectando o Contador
O ISSIntel permite que o contribuinte associado à organização selecione o seu contador com facilidade e mantenha completo controle do relacionamento com o seu contador. O contribuinte poderá a qualquer momento desconectar um contador e selecionar outro dentre os contadores listados no sistema.

Selecione o menu "Gestão" e clique em "Organização".
A tela com a informação do contribuinte aparece.

Manual do Contador v. 1.0 - 31

Preencha a informação do contador.

1) Entre o nome ou CPF/CNPJ do contador. O sistema auto-completa informação parcial para ajudar a localizar o contador correto. 2) Clique o botão "Salvar" para salvar o registro.
Manual do Contador v. 1.0 - 32

Usuários

Manual do Contador v. 1.0 - 33

Adicionando um Usuário
Um contribuinte pode criar vários usuários para a sua organização. As atividades que um usuário pode executar em nome da organização são determinadas pelas atribuições que ele possui. Por exemplo, um usuário pode ser estabelecido como funcionário e outro usuário pode ser estabelecido como analista de negócios. Um mesmo usuário pode ter multiplas atribuições. Por exemplo, um usuário pode ser estabelecido como funcionário e também como contador. A exceção é o usuário administrador (gestor). Este só tem atribuição administrador.

Selecione o menu "Gestão" e clique em "Usuários".
A tela Usuários aparece.

Clique no link "Adicionar Usuário".

A tela Novo Usuário aparece.

Manual do Contador v. 1.0 - 34

Preencha todos os campos requeridos (*).

1) Entre as informações do usuário. 2) Selecione uma foto. 3) Selecione as atribuições para o usuário. Mais de uma atribuição pode ser selecionada para cada usuário. Se o funcionário for administrador somente "Gestor" pode ser selecionado. 4) Clique o botão "Criar" para salvar a informação e criar um novo usuário. A tela
Manual do Contador v. 1.0 - 35

Usuários reaparece com o novo usuário listado.

Manual do Contador v. 1.0 - 36

Adicionando um Usuário Administrador
O usuário administrador (gestor) exibe mais poderes do que um usuário normal. Quando um usuário é selecionado como gestor, nenhuma outra atribuição pode ser selecionada. Um usuário administrador pode ser selecionado como administrador padrão. O usuário administrador é configurado como administrador padrão na tela de editar o contribuinte configurado para a organização. Uma estrela dourada aparece do lado direito do usuário padrão e uma estrela cinza aparece do lado direito de um usuário administrador.

Selecione o menu "Gestão" e clique em "Usuários".
A tela Usuários aparece.

Clique no link "Adicionar Usuário".

A tela Novo Usuário aparece.

Manual do Contador v. 1.0 - 37

Preencha todos os campos requeridos (*).

1) Entre as informações do usuário. 2) Selecione uma foto. 3) Selecione "Gestor" (nenhuma outra atribuição poderá ser selecionada). 4) Clique o botão "Criar" para salvar a informação e criar um novo usuário. A tela Usuários reaparece com o novo usuário listado.
Manual do Contador v. 1.0 - 38

O novo usuário administrador possui uma estrela cinza do lado direito do seu nome. O usuário com uma estrela dourada é o administrador padrão.

Manual do Contador v. 1.0 - 39

Adicionando um Usuário Contador
Um usuário com poderes de contador pode ser facilmente adicionado.

Login no sistema como usuário administrador.

Manual do Contador v. 1.0 - 40

Adicione usuário

Manual do Contador v. 1.0 - 41

Defina as atribuições do usuário

Na tela "Novo Usuário" selecione "Contador" como atribuição. Um usuário pode ter mais de uma atribuição. Usuários Gestor e Contador podem trabalhar com clientes e fazer escrituração. A foto utilizada para o usuário só é mostrada internamente dentro do contexto do área do contribuinte no
Manual do Contador v. 1.0 - 42

ISSIntel.

Confira que o novo usuário foi criado corretamente.

O novo usuário aparece na tela Usuários e um email é enviado para que o usário poder ativar a conta dele.

Manual do Contador v. 1.0 - 43

Editando um Usuário
A informação do usuário pode ser facilmente editada na tela de informação do usuário.

Selecione o menu "Gestão" e clique em "Usuários".
A tela Usuários aparece.

Clique no link contendo o nome do usuário a ser editado.

A tela com a informação do usuário aparece.

Manual do Contador v. 1.0 - 44

Edite os dados do usuário conforme necessário.

Clique o botão "Salvar" no final da tela.

O usuário é automaticamente salvo e a tela Usuários reaparece onde outros usuários podem ser adicionados ou editados. Note - Se não quiser salvar as mudanças feitas no arquivo, clique o botão "Cancelar" para retornar à tela Usuários sem alterar o arquivo.

Manual do Contador v. 1.0 - 45

Mudando a Senha do Usuário
Às vezes é necessário mudar a sua senha por motivos de segurança ou simplesmente para usar uma senha mais fácil de ser lembrada. Na tela com os dados do usuário, a senha pode ser facilmente alterada. Nota - Um usuário só tem acesso para mudar a senha do seu próprio registro.

Selecione o menu "Gestão" e clique em "Usuários".
A tela Usuários aparece.

Clique no link contendo o nome do usuário para o qual a senha vai ser modificada.

A tela com a informação do usuário aparece.

Manual do Contador v. 1.0 - 46

Clique no link "Mudar senha".

A tela de mudança de senha aparece.

Manual do Contador v. 1.0 - 47

Digite a nova senha e salve a senha.

1) Escolha uma senha nova que seja memorável. Para que a senha seja mais segura, é recomendável incluir uma mistura de letras, números, e caracteres na senha. 2) Reentre a senha nova. 3) Clique no botão "Salvar".

Manual do Contador v. 1.0 - 48

Buscando um Usuário
Os usuários da sua organização podem ser rapidamente localizados na tela Usuários. Busca parcial também é possível na tela Usuários proporcionando uma busca ágil mesmo quando não se sabe o nome completo do usuário. A habilidade de eficientemente localizar um usuário específico pode economizar bastante tempo. Nota - Usando aspas no campo de busca proporciona uma correspondência exata.

Selecione o menu "Gestão" e clique em "Usuários".
A tela Usuários aparece.

Entre o nome completo ou parte do nome do usuário sendo localizado no campo de busca.

Manual do Contador v. 1.0 - 49

Clique o botão "Buscar Usuários" para ver os usuários nos quais os caracteres digitados fazem parte do nome.

1) Após clicar o botão "Buscar Usuários", uma lista com os usuários coincidindo com os caracteres digitados aparece. 2) Para revisar a informação do usuário, clique no nome do usuário. Para iniciar uma nova busca, entre um outro nome no campo no alto da tela.

Manual do Contador v. 1.0 - 50

Apagando um Usuário
Um usuário pode ser facilmente apagado. Por exemplo, um usuário pode ser removido quando o usuário se torna obsoleto, quando não está mais associado com a sua organização ou quando for necessário remover o acesso do usuário à sua organização.

Selecione o menu "Gestão" e clique em "Usuários".
A tela Usuários aparece.

Clique no link com o nome do usuário sendo apagado.

Manual do Contador v. 1.0 - 51

Clique no botão "Apagar Usuário".

O usuário é removido e a tela Usuários reaparece.

Manual do Contador v. 1.0 - 52

Listando Usuários por Atribuição
Cadastros de usuário são listados na tela Usuários de acordo com a data na qual o usuário foi criado no sistema ISSIntel, com os registros mais recentes listados no alto da lista. Usando links na tela Usuários, é possível listar somente certos usuários de acordo com sua atribuição. Essa característica do sistema facilita a visualização e localização de usuários.

Selecione o menu "Gestão" e clique em "Usuários".
A tela Usuários aparece.

Clique nos links "Todos", "Gestor" ou nos links respectivos às atribuições estabelecidas para os usuários.

Clique no link "Todos" para listar todos os usuários para a sua organização. Clique no link "Gestor" para listar todos os usuários administradores para a sua organização. Se a sua organização tiver outros tipos de usuários, links respectivos às atribuções designadas a esses usuários também aparecem nessa tela. Clique nos demais links respectivos às atribuições para listar usuários com essas atribuições.

Manual do Contador v. 1.0 - 53

Visita Virtual

Manual do Contador v. 1.0 - 54

Iniciando uma Visita Virtual
A visita virtual permite usuários contadores visitar um dos seus clientes e operar funções no cliente tais como: efetuar escrituração, emitir/cancelar/substituir NFeA, solicitar emissão de NFeA e mudança de cadastro, emitir guias de pagamentos, e utilizar filtros e buscas na área do contribuinte.

Selecione o menu "Gestão" e clique em "Clientes".
A tela Clientes aparece.

Clique no link com o nome do cliente ativo.

Clicando o nome de um cliente Ativo permite a um usuário contador iniciar uma visita virtual ao cliente.

Manual do Contador v. 1.0 - 55

Performe as ações necessárias durante a visita.

A visita virutal começa sempre pela tela de escrituração. 1) No topo da tela tem a indicação do cliente sendo visitado e do nome de usuário visitando o cliente. 2) Usando o menu Ação, o contador também pode efetuar outras tarefas como Solicitações. O contador também pode efetuar as seguintes tarefas durante a visita virtual 3) Buscas 4) Emitir NFeA 5) Escriturar serviços tomados, prestados e sem movimento

Para terminar a visita virtual, click no link "Reverter".

Ao clicar no link "Reverter" , o contador retornar à tela de clientes onde ele poderá selecionar um outro cliente para visitar.

Manual do Contador v. 1.0 - 56

Clientes

Manual do Contador v. 1.0 - 57

Buscando um Cliente
Os clientes da sua organização podem ser rapidamente localizados na tela Clientes. Busca parcial também é possível na tela Clientes proporcionando uma busca ágil mesmo quando não se sabe o nome completo do cliente. A habilidade de eficientemente localizar um cliente específico pode economizar bastante tempo. É possível buscar clientes pelo nome, CPF/CNPJ, situação, ou uma combinação de qualquer um destes. Os links Todos, Ativos, e Pendentes proporcionam uma forma rápida de listar os clientes com uma certa situação ou listar todos. Nota - Usando aspas no campo de busca proporciona uma correspondência exata.

Selecione o menu "Gestão" e clique em "Clientes".
A tela Clientes aparece.

Entre o nome completo ou parte do nome do clientes sendo localizado no campo de busca.

Manual do Contador v. 1.0 - 58

Clique o botão "Buscar Clientes" para ver os clientes nos quais os caracteres digitados fazem parte do nome.

Após clicar o botão "Buscar Clientes", uma lista com os clientes coincidindo com os caracteres digitados aparece. Clique no link com o nome cliente para ver escriturações relacionadas ao cliente selecionado.

Manual do Contador v. 1.0 - 59

Atualizando um Cliente
Uma empresa prestando serviços de contabilidade pode ter vários clientes. Clientes são contribuintes que indicaram o nome da empresa no campo "Contador" durante o cadastramento ou depois através da opção Organização no menu Gestão. Os contribuintes que desejam trabalhar com um contador tem que ser aprovados pelo mesmo. Uma vez aprovados, os usuários autorizados da empresa de contabilidade poderão ter acesso a área dos contribuintes no ISSIntel como um usuário de tipo contador. Ali poderão fazer escrituração, ver informações sobre NFeA, emitir/cancelar/substituir NFeA, fazer solicitações à prefeitura em nome do contribuinte, e emitir guias. Os clientes da sua organização podem ser rapidamente atualizados usando a tela Clientes.

Selecione o menu "Gestão" e clique em "Clientes".
A tela Clientes aparece com os clientes mais recentes. Verifique a situação do cliente.

Revise e atualize a situação dos clientes conforme necessário.

1) Clique na caixa do lado direito dos clientes sendo atualizados. 2) Selecione a situação do cliente. 3) Clique no botão "Aplicar".
Manual do Contador v. 1.0 - 60

Desconectando um Cliente
Quando um cliente é desconectado, o cliente é automaticamente removido da lista de clientes e avisa ao cliente que você não é mais o contador dele. 1) Selecione um ou vários clientes para serem desconectados. 2) Selecione "Desconectar". 3) Selecione "Aplicar" para desconectar os clientes.

Selecione o menu "Gestão" e clique em "Clientes".
A tela Clientes aparece com os clientes mais recentes. Verifique a situação do cliente.

Selecione o cliente a ser desconectado.

1) Clique na caixa do lado direito dos clientes sendo desconectados. 2) Selecione "Desconectar" da lista. 3) Clique no botão "Aplicar".

Manual do Contador v. 1.0 - 61

Listando Clientes por Situação
Os clientes da organização são listados na tela Clientes de acordo com a data na qual o cliente foi criado no sistema ISSIntel, com os clientes mais recentes listados no alto da lista. Usando links na tela Clientes, é possível listar somente certos usuários de acordo com sua situação. Essa característica do sistema facilita a visualização e localização de clientes.

Selecione o menu "Gestão" e clique em "Clientes".
A tela Clientes aparece.

Clique nos links "Todos", "Ativos" ou "Pendentes" para listar os respectivos clientes.

Clique no link "Todos" para listar todos os clientes associados à sua organização. Clique no link "Ativos" para listar todos os clientes ativos. Clique no link "Pendentes" para listar todos os clientes pendentes.

Manual do Contador v. 1.0 - 62

Solicitações

Manual do Contador v. 1.0 - 63

Solicitando Emissão de NFeA
Através da tela Solicitações o contribuinte pode solicitar autorização de emissão de NFeA e mudança de cadastro. Cada solicitação tem o seu próprio protocolo e a situação da solicitação também pode ser acompanhada na tela de Solicitações. Também é possível enviar e receber mensagens da prefeitura sobre uma solicitação e rever a história das mensagens.

Selecione o menu "Ação" e clique em "Solicitações".
A tela Solicitações aparece.

Clique no link "NFeA".

A tela Solicitação de Emissão de NFeA aparece.

Manual do Contador v. 1.0 - 64

Entre o período desejado para a emissão de NFeA e crie a solicitação.

1) Entre a data inicial e final para emissão de NFeA. 2) Adicione um comentário caso a sua situação necessite de uma atenção diferenciada. 3) Clique o botão "Criar" para criar a solicitação.

Manual do Contador v. 1.0 - 65

Acompanhe a situação da solicitação.

A situação de cada solicitação é indicada na tela Solitações bem como o número do protocolo da solicitação. Uma solicitação pode ter as seguintes situações: Pendente, Verificada, Aprovada, ou Rejeitada.

Manual do Contador v. 1.0 - 66

Verificando uma Solicitação para Emissão de NFeA
Solicitações podem ser revisadas na tela Solicitações. Ao verificar a situação da solicitação, uma mensagem pode ser enviada para a prefeitura com perguntas.

Selecione o menu "Ação" e clique em "Solicitações".
A tela Solicitações aparece com as solicitações mais recentes. Verifique a situação da solicitação.

Clique no link do protocolo da solicitação sendo analisada.

A tela referente à respectiva solicitação aparece.

Manual do Contador v. 1.0 - 67

Verifique se a prefeitura enviou alguma comunicação e se necessário, envie uma mensagem para a prefeitura.

1) Entre uma mensagem para a prefeitura. 2) Clique no botão "Enviar" para enviar o seu comentário para a prefeitura. A cadeia de mensagens aparece na parte de baixo da tela.
Manual do Contador v. 1.0 - 68

Verificando o Período Autorizado para Emissão de NFeA
O o período presente de autorização de emissão de NFeA pode ser facilmente verificado na tela Editar Contribuinte.

Selecione o menu "Gestão" e clique em "Organização".
A tela Editar Contribuinte aparece.

Manual do Contador v. 1.0 - 69

Confira o período para a emissão de NFeA no fim da tela.

Se necessário, uma extensão para emissão de NFeA pode ser solicitada.

Manual do Contador v. 1.0 - 70

Solicitando uma Extensão para Emissão de NFeA
O contribuinte pode requesitar que a data de emissão de NFeAs seja extendida conforme necessário.

Selecione o menu "Ação" e clique em "Solicitações".
A tela Solicitações aparece.

Clique no link "NFeA".

A tela Solicitação de Emissão de NFeA aparece.

Manual do Contador v. 1.0 - 71

Ajuste o período desejado para a emissão de NFeA e crie a solicitação para extensão.

1) Entre a data final para a extensão de emissão de NFeA. 2) Adicione um comentário caso a sua situação necessite de uma atenção diferenciada. 3) Clique o botão "Criar" para criar a solicitação.

Manual do Contador v. 1.0 - 72

Acompanhe a situação da solicitação.

A situação de cada solicitação é indicada na tela Solitações bem como o número do protocolo da solicitação. Uma solicitação pode ter as seguintes situações: Pendente, Verificada, Aprovada, ou Rejeitada.

Manual do Contador v. 1.0 - 73

Comunicando com a Prefeitura
A prefeitura pode ser contatada a qualquer hora sobre uma solicitação usando o sistema de mensagens na tela Autorização para Emissão de NFeA.

Selecione o menu "Ação" e clique em "Solicitações".
A tela Solicitações aparece.

Clique no link com o número do protocolo referente à solicitação sobre a qual necessita se comunicar com a prefeitura.

A tela Autorização para Emissão de NFeA aparece.

Manual do Contador v. 1.0 - 74

Digite e envie uma mensagem para prefeitura.

A tela de mensagens tem várias informações úteis. 1) Número do protocolo. 2) Empresa solicitante. 3) Data da solicitação e o nome do solicitante (pode ser um contador visitando a empresa virtualmente). 4) Período solicitado. 5) Área para adicionar a mensagem. 6) Clique no botão "Enviar" para enviar a mensagem para a prefeitura.

Manual do Contador v. 1.0 - 75

Revise a mensagem adicionada.

A mensagem enviada é acrescentada ao topo da lista de mensagens indicando a data, a hora, e o usuário que enviou a mensagem.

Manual do Contador v. 1.0 - 76

Reveja a resposta da prefeitura na mesma tela.

A qualquer momento selecionando o protocolo de uma solicitação é possível rever a lista de mensagens para aquela solicitação. Solicitações com mensagens novas tem um "*" próximo ao número de protocolo.

Manual do Contador v. 1.0 - 77

Buscando uma Solicitação
Solicitações podem ser rapidamente localizadas na tela Solicitações. Busca parcial também é possível na tela Solicitações proporcionando uma busca ágil mesmo quando não se sabe a informação completa da solicitação. A habilidade de eficientemente localizar uma solicitação específica pode economizar bastante tempo.

Selecione o menu "Ação" e clique em "Solicitações".
A tela Solicitações aparece.

Entre o número do protocolo da solicitação ou parte da informação da solicitação sendo localizada.

Manual do Contador v. 1.0 - 78

Clique o botão "Ache Solicitações" para ver as solicitações que possuem os caracteres digitados.

1) Após clicar o botão "Ache Solicitações", uma lista com as solicitações coincidindo com os caracteres digitados aparece. 2) Para revisar a informação da solicitação, clique no link com o número do protocolo. Para iniciar uma nova busca, entre um outro ítem no campo no alto da tela.

Manual do Contador v. 1.0 - 79

Listando Solicitações por Tipo
As solicitações são listados na tela Solicitações de acordo com a data na qual a solicitação foi criada no sistema, com os arquivos mais recentes listados no alto da lista. Usando links na tela Solicitações, é possível listar somente certos tipos de solicitações. Essa característica do sistema facilita a visualização e localização de solicitações.

Selecione o menu "Ação" e clique em "Solicitações".
A tela Solicitações aparece.

Clique nos links "Todas", "Rejeitadas", "Pendentes", "Aprovadas", "Verificadas" ou "Msg." para listar somente esses tipos de solicitações.

Clique no link "Todas" para listar todos as solicitações para a organização. Clique no link "Rejeitadas" para listar somente as solicitações rejeitadas. Clique no link "Pendentes" para listar somente as solicitações pendentes. Clique no link "Aprovadas" para listar somente as solicitações aprovadas. Clique no link "Verificadas" para listar somente as solicitações verificadas. Clique no link "Msg." para listar somente as solicitações que possuem mensagens.

Manual do Contador v. 1.0 - 80

Escriturações

Manual do Contador v. 1.0 - 81

Escriturando Serviços Tomados
Serviços tomados podem ser escriturados usando a tela Escriturações.

Selecione o menu "Ação" e clique em "Escriturações".
A tela Escriturações aparece com as escriturações mais recentes listadas no alto da tela.

Clique no link "Tomador".

A tela Escrituração de Serviços Tomados aparece.

Manual do Contador v. 1.0 - 82

Entre os dados da escrituração e adicione a escrituração.

1) Digite as informações gerais dos serviços tomados. 2) Clique no botão "Adicionar" para adicionar a escrituração. A nova escrituração aparece no fim da página.

Manual do Contador v. 1.0 - 83

Escriturando Serviços Prestados
Serviços prestados podem ser escriturados usando a tela Escriturações automaticamente criando uma Nota Fiscal Eletrônica Ágil (NFeA). NFeAs também podem ser criadas usando o menu NFeA.

Selecione o menu "Ação" e clique em "Escriturações".
A tela Escriturações aparece com as escriturações mais recentes listadas no alto da tela.

Clique no link "Prestador".

A tela Nota Fiscal Eletrônica Ágil aparece.

Manual do Contador v. 1.0 - 84

Entre os dados da NFeA.

1) Para preencher os dados rapidamente, entre o número de uma NFeA existente no campo "Copiar NFeA" e clique o botão "Copiar". 2) Preencha a informação necessária da NFeA.
Manual do Contador v. 1.0 - 85

Clique no botão "Criar" para adicionar a escrituração.

A NFeA é automaticamente adicionada.
Manual do Contador v. 1.0 - 86

Escriturando Sem Movimentação
Escriturações Sem Movimentação podem ser escrituradas usando a tela Escriturações.

Selecione o menu "Ação" e clique em "Escriturações".
A tela Escriturações aparece com as escriturações mais recentes listadas no alto da tela.

Clique no link "Sem Mov.".

A tela Escrituração de Sem Movimentação aparece.

Manual do Contador v. 1.0 - 87

Entre os dados da escrituração de sem movimentação e adicione a escrituração.

1) Para preencher os dados da escrituração. 2) Clique o botão "Criar".

Manual do Contador v. 1.0 - 88

Verificando uma Escrituração
Escriturações podem ser revisadas e na tela Escrituração.

Selecione o menu "Ação" e clique em "Escriturações".
A tela Escriturações aparece com as escriturações mais recentes.

Clique no link com o nome do contribuinte associado à escrituração.

A tela Escrituração aparece.

Manual do Contador v. 1.0 - 89

Verifique a informação da escrituração e se a prefeitura enviou alguma comunicação. Se necessário, envie uma mensagem para a prefeitura.

1) Entre uma mensagem para a prefeitura. 2) Clique no botão "Enviar" para enviar o seu comentário para a prefeitura. A cadeia de mensagens aparece na parte de baixo da tela.

Manual do Contador v. 1.0 - 90

Buscando uma Escrituração
Escriturações podem ser rapidamente localizadas na tela Escriturações. Busca parcial também é possível na tela Escriturações proporcionando uma busca ágil mesmo quando não se sabe a informação completa da escriturações. A habilidade de eficientemente localizar uma escriturações específica pode economizar bastante tempo.

Selecione o menu "Ação" e clique em "Escriturações".
A tela Escriturações aparece.

Entre o número da escrituração ou parte da informação da escrituração sendo localizada.

Manual do Contador v. 1.0 - 91

Clique o botão "Buscar Escriturações" para ver as escriturações que possuem os caracteres digitados.

Manual do Contador v. 1.0 - 92

Listando Escriturações por Tipo
As escriturações são listados na tela Escriturações de acordo com a data na qual a solicitação foi criada no sistema, com os arquivos mais recentes listados no alto da lista. Usando links na tela Escriturações, é possível listar somente certos tipos de escrituração. Essa característica do sistema facilita a visualização e localização de escriturações.

Selecione o menu "Ação" e clique em "Escriturações".
A tela Escriturações aparece.

Clique nos links "Escriturados", "Prestados", "Tomados", "Pendentes", "Divergências", "Msg." ou "Canceladas" para listar somente esses tipos de escriturações.

Clique no link "Escriturados" para listar todos as escriturações para a organização. Clique no link "Prestados" para listar somente as escriturações de serviços prestados. Clique no link "Tomados" para listar somente as escriturações de serviços tomados. Clique no link "Pendentes" para listar somente as escriturações pendentes. Clique no link "Divergências" para listar somente as escriturações com divergências. Clique no link "Msg." para listar somente as escriturações que possuem mensagens. Clique no link "Canceladas" para listar somente as escriturações canceladas.

Manual do Contador v. 1.0 - 93

Nota Fiscal Eletrônica Ágil (NFeA)

Manual do Contador v. 1.0 - 94

Emitindo uma NFeA
Uma Nota Fiscal Eletrônica Ágil (NFeA) pode ser criada para pessoas físicas.

Clique no menu "NFeA".

A tela Nota Fiscal Eletrônica Ágil aparece.

Manual do Contador v. 1.0 - 95

Preencha todos os campos requeridos (*).

Manual do Contador v. 1.0 - 96

Clique no botão "Criar".

A NFeA é emitida e um arquivo .pdf é criado.
Manual do Contador v. 1.0 - 97

Verifique a informação da nota fiscal.

1) Clique no ícone da impressora para imprimir a nota fiscal. 2) Clique no link "Baixar PDF" para baixar para o computador um arquivo PDF da nota fiscal.

Manual do Contador v. 1.0 - 98

Verificando e Imprimindo uma NFeA
NFeAs podem ser revisadas e impressas usando a tela Escriturações.

Selecione o menu "Ação" e clique em "Escriturações".
A tela Escriturações aparece com as escriturações mais recentes.

Clique no link com o número da NFeA.

A tela Nota Fiscal Eletrônica Ágil aparece.

Manual do Contador v. 1.0 - 99

Verifique a informação da NFeA e imprima o arquivo conforme necessário.

1) Clique no ícone da impressora para imprimir a nota fiscal. 2) Clique no link "Baixar PDF" para baixar para o computador um arquivo PDF da nota fiscal.

Manual do Contador v. 1.0 - 100

Buscando uma NFeA
Uma vez criadas, notas fiscais podem ser buscadas de qualquer tela do sistema usando o campo de busca global. As notas fiscais podem então ser revisadas ou impressas conforme necessário.

Entre o número da NFeA, "nfeaa" ou qualquer outro critério para consulta no campo de busca do lado direito da tela e clique na lupa no canto direito do campo para iniciar a busca.

A tela Busca aparece listando todas as notas fiscais que correspondem à busca efetuada.

Clique no link com o número da NFeA.

A tela Nota Fiscal Eletrônica Ágil Avulsa aparece com os detalhes da nota fiscal selecionada.

Manual do Contador v. 1.0 - 101

Revise a informação, imprima a NFeAA ou baixe o arquivo PDF da NFeA conforme necessário.

1) Clique no ícone da impressora para imprimir a nota fiscal. 2) Clique no link "Baixar PDF" para baixar para o computador um arquivo PDF da nota fiscal.

Manual do Contador v. 1.0 - 102

Substituindo uma NFeA
NFeAs podem ser substituídas usando a tela Escriturações.

Selecione o menu "Ação" e clique em "Escriturações".
A tela Escriturações aparece com as escriturações mais recentes.

Coloque o mouse sobre a NFeA sendo substituída e clique no link "Subst.".

A tela Substituição de NFeA aparece.

Manual do Contador v. 1.0 - 103

Modifique a informação da NFeA conforme necessário.

Manual do Contador v. 1.0 - 104

Clique no botão "Criar".

A nota fiscal é marcada como Substituída e uma outra NFeA é automaticamente criada baseada na NFeA original.
Manual do Contador v. 1.0 - 105

Manual do Contador v. 1.0 - 106

Cancelando uma NFeA
NFeAs podem ser facilmente canceladas usando a tela Escriturações.

Selecione o menu "Ação" e clique em "Escriturações".
A tela Escriturações aparece com as escriturações mais recentes.

Coloque o mouse sobre a NFeA sendo cancelada e clique no link "Cancelar".

A tela Cancelamento de NFeA aparece.

Manual do Contador v. 1.0 - 107

Entre os dados do cancelamento e cancele a NFeA.

1) Selecione o motivo do cancelamento. 2) Entre um comentário sobre o cancelamento. 3) Clique no botão "Cancelar nfea". A tela Escriturações reaparece com a NFeA marcada como Cancelada.

Manual do Contador v. 1.0 - 108

Manual do Contador v. 1.0 - 109

Lidando com Divergências
Divergências acontecem quando uma escrituração de tomador é diferente da nota fiscal que o contribuinte prestador escriturou, ou vice-versa. Quando uma divergência existe, é importante que as duas partes se comuniquem usando a tela de mensagens para resolverem a divergência. Se uma das partes repetidamente não responde à comunicação, o contribuinte deve se comunicar com a prefeitura usando o sistema de suporte. Dependendo do caso, para resolver a divergência em uma NFeA talvez seja preciso cancelar a NFeA ou editar a escrituração de tomador.

Selecione o menu "Ação" e clique em "Escriturações".
A tela Escriturações aparece com as escriturações mais recentes.

Identifique a escrituração que possui a divergência.

"Divergência Séria" aparece à direita das escriturações que possuem uma divergência.

Clique no link com o nome do contribuinte.

A tela Escrituração aparece.

Manual do Contador v. 1.0 - 110

Verifique a divergência e entre uma mensagem para o outro contribuinte no campo "Adicionar Comentário".

A divergência é marcada em vermelho. No exemplo acima, os valores não coincidem e portanto estão marcados em vermelho.

Manual do Contador v. 1.0 - 111

Clique no botão "Enviar".
O seu comentário é adicinado à cadeia de mensagens na parte de baixo da tela. O outro contribuinte e/ou a prefeitura pode responder ao seu comentário usando essa tela. Quando a divergência é resolvida, "Em Acordo" aparece à direita do número da escrituração na tela Escriturações.

Manual do Contador v. 1.0 - 112

Guias

Manual do Contador v. 1.0 - 113

Emitindo uma Guia de Recolhimento de NFeA
Guias de recolhimente de NFeA podem ser criadas usando a tela Guia de Recolhimento de NFeA.

Selecione o menu "Ação" e clique em "Guias".
A tela Guias de Recolhimento de NFeA aparece listando as guias existentes.

Clique no link "Emitir Guia".

Selecione a data da incidência da guia no campo "Incidência".

A tela expande revelando informação adicional com resumo das notas e valores da guia.
Manual do Contador v. 1.0 - 114

Emita a guia.

1) Se necessário, atualize a data do pagamento no campo "Data para Pagamento". 2) Clique no link "Mostrar Notas" para ver as notas associadas à essa guia. 3) Clique no botão "Emitir" para criar a guia. A guia aparece na tela Guias de Recolhimento de NFeA como pendente.

Manual do Contador v. 1.0 - 115

Buscando uma Guia
Uma vez criadas, notas fiscais podem ser buscadas de qualquer tela do sistema usando o campo de busca global. As notas fiscais podem então ser revisadas ou impressas conforme necessário.

Entre o número da guia, "guia" ou qualquer outro critério para consulta no campo de busca do lado direito da tela e clique na lupa no canto direito do campo para iniciar a busca.

A tela Busca aparece listando todas as guias que correspondem à busca efetuada.

Clique no link com o número da guia ou no link "PDF" para ver a guia.

1) Ao clicar no número da guia, a tela Guia aparece com os detalhes da guia selecionada ou 2) Coloque o mouse sobre a guia a ser vista para ativar o link "PDF". Ao clicar no link, um arquivo PDF da guia aparece.

Manual do Contador v. 1.0 - 116

Revise a informação a informação da guia.

Clique no link "Voltar" para retornar à tela Busca. Se estiver vendo o arquivo PDF da guia, as seguintes opções também estão disponíveis: 1) Clique no ícone da impressora para imprimir a nota fiscal. 2) Clique no link "Baixar PDF" para baixar para o computador um arquivo PDF da nota fiscal.
Manual do Contador v. 1.0 - 117

Listando Guias por Tipo
As guias são listadas na tela Guias de Recolhimento de NFeA de acordo com a data na qual a guia foi criada no sistema, com os arquivos mais recentes listados no alto da lista. Usando links na tela Guias de Recolhimento de NFeA, é possível listar somente certos tipos de guias. Essa característica do sistema facilita a visualização e localização de guias.

Selecione o menu "Ação" e clique em "Guias.
A tela Guias de Recolhimento de NFeA aparece.

Clique nos links "Todas", "Pendentes", "Quitadas", ou "Canceladas" para listar somente esses tipos de solicitações.

Clique no link "Todas" para listar todos as guias. Clique no link "Pendentes" para listar somente as solicitações pendentes. Clique no link "Quitadas" para listar somente as guias que já foram pagas. Clique no link "Canceladas" para listar somente as solicitações que foram canceladas.

Manual do Contador v. 1.0 - 118

Cancelando uma Guia
Guias podem ser facilmente canceladas usando a tela Guia de Recolhimento de NFeA.

Selecione o menu "Ação" e clique em "Guias".
A tela Guia de Recolhimento de NFeA aparece com as guias mais recentes.

Coloque o mouse sobre a guia sendo cancelada e clique no link "Cancelar".

A tela Cancelar Guia aparece.

Manual do Contador v. 1.0 - 119

Verifique os dados da guia e clique no botão "Cancelar Guia".

A tela Guia de Recolhimento de NFeA reaparece com a guia marcada como Cancelada.

Manual do Contador v. 1.0 - 120

Manual do Contador v. 1.0 - 121

Busca Global

Manual do Contador v. 1.0 - 122

Fazendo uma Busca Global
A busca global permite que vários items, como contribuintes e NFeAs, possam ser rapidamente encontrados. A busca global pode ser efetuada de qualquer tela do sistema e pode usar informação parcial.

Entre o item a ser buscado no campo de busca do lado direito da tela e clique a lupa no canto direito do campo para iniciar a busca.

A tela Busca aparece listando os itens que correspondem à busca.

Para iniciar uma nova busca global, entre outro item a ser buscado no campo na tela Busca e lique o botão "Buscar".

Manual do Contador v. 1.0 - 123

Alertas

Manual do Contador v. 1.0 - 124

Criando um Alerta
Alertas auxiliam a prefeitura a monitorar situações que merecem atenção imediata ou que precisam ser verificadas com frequência. Alertas podem ser definidos com prioridade alta, média ou baixa para que acomodar várias situações. Alertas são configurados na tela Novo Alerta.

Selecione o menu "Gestão" e clique em "Alertas".
A tela Alertas aparece com os alertas existentes.

Clique no link "Criar Alerta".

A tela Novo Alerta aparece.

Preencha todos os campos requeridos (*) e os campos necessários para selecionar a informação pertinente ao alerta.

Manual do Contador v. 1.0 - 125

Clique o botão "Criar".

O novo alerta é salvo e a tela Alertas aparece listando o novo alerta.

Manual do Contador v. 1.0 - 126

Copiando um Alerta
Uma forma rápida de criar alertas é copiar um alerta existente com a configuração parecida com a do alerta a ser criado e modificar a informação do alerta com uma nova configuração.

Selecione o menu "Gestão" e clique em "Alertas".
A tela Alertas aparece com os alertas existentes.

Coloque o mouse sobre o alerta sendo copiado e clique no link "Copiar".

A tela Novo Alerta aparece.

Manual do Contador v. 1.0 - 127

Modifique o nome do alerta (1) e a informação necessária para configurar o novo alerta (2).

Manual do Contador v. 1.0 - 128

Clique o botão "Criar".
O novo alerta é salvo e a tela Alertas aparece listando o novo alerta.

Manual do Contador v. 1.0 - 129

Vendo um Alerta
Conforme itens metem os requerimentos dos alertas configurados, o contador de alerta no alto esquerdo da tela do sistema é automaticamente atualizado com o número corrente de alertas. Alertas podem ser facilmente revisados usando o contador de alertas (ícone com um bandeira amarela).

Coloque o mouse sobre o contador de alertas.

A lista dos alertas mais recentes aparece com o grau de severidade listado do lado esquerdo. Alertas podem ser facilmente removidos da lista clicando no link "X" na coluna Ignorar.

Manual do Contador v. 1.0 - 130

Clique no link com o nome do alerta para ver o item que causou o alerta.

OU

Manual do Contador v. 1.0 - 131

Clique no link "Ver todos os alertas".

A tela Notificações de Alertas aparece. Nota - Para deletar os alertas da lista na tela Notificações de Alertas, selecione a caixa à direita do alerta e clique no botão "Deletar".

Manual do Contador v. 1.0 - 132

Clique no link com o nome do alerta a ser visto.

O documento que preenche os critérios do alerta aparece na tela.

Manual do Contador v. 1.0 - 133

Manual do Contador v. 1.0 - 134

Editando um Alerta
A configuração de um alerta podem ser facilmente alterada usando a tela Editar Alerta.

Selecione o menu "Gestão" e clique em "Alertas".
A tela Alertas aparece.

Coloque o mouse sobre o alerta sendo editado e clique no link "Editar".

A tela Editar Filtro aparece com a informação do filtro selecionado.

Manual do Contador v. 1.0 - 135

Edite as informações necessárias.

Manual do Contador v. 1.0 - 136

Clique o botão "Salvar" no final da tela.
O alerta é automaticamente salvo e a tela Alertas reaparece onde outros alertas podem ser adicionados ou editados. Note - Se não quiser salvar as mudanças feitas no alerta, clique o botão "Cancelar" para retornar à tela Alertas sem alterar o alerta.

Manual do Contador v. 1.0 - 137

Apagando um Alerta
Um alerta pode ser facilmente apagado quando não é mais necessário monitorar uma certa situação.

Selecione o menu "Gestão" e clique em "Alertas".
A tela Alertas aparece.

Coloque o mouse sobre o alerta sendo apagado e clique no link "Editar".
A tela Editar Alerta aparece.

Manual do Contador v. 1.0 - 138

Clique o botão "Apagar alerta" no final da página.

O alerta é removido e a tela Alertas reaparece onde outros alertas podem ser adicionados, editados ou apagados.

Manual do Contador v. 1.0 - 139

Desativando um Alerta
Alertas podem ser desativados conforme necessário. Por exemplo, alertas podem ser desativados quando por um período de tempo não for necessário monitorar uma certa situação. Quando for necessário monitorar essa situação novamente, reative o alerta.

Selecione o menu "Gestão" e clique em "Alertas".
A tela Alertas aparece com os alertas existentes.

Coloque o mouse sobre o alerta sendo desativado e clique no link "Desativar".

O alerta é automaticamente movido para a seção "Alertas Inativos".

Manual do Contador v. 1.0 - 140

Para reativar o alerta, coloque o mouse sobre o alerta sendo reativado e clique no link "Ativar".

O alerta reaparece na seção "Alertas Ativos".

Manual do Contador v. 1.0 - 141

Filtros

Manual do Contador v. 1.0 - 142

Criando um Filtro
Filtros podem ser criados para eficientemente filtrar a informação no sistema e listar somente a informação que atende a determinados critérios. Filtros são buscas memorizadas para rápido acesso. Uma variedade de filtros pode ser criada para satisfazer inúmeros cenários. Filtros podem ser salvos para que possam ser consultados a qualquer momento conforme necessário. Um filtro aplica critérios de busca pré-definidos para selecionar apenas itens de interesse. Por exemplo, pode-se criar um filtro que liste todas as NFeA de serviços prestados fora do município ou com imposto retido. Filtros podem ser criados em formato de tabela ou lista. Adicionalmente, filtros podem ser configurados para serem acessados por toda a organização ou somente pelo criador do filtro.

Selecione o menu "Gestão" e clique em "Filtros".
A tela Filtros aparece com os filtros existentes.

Clique no link "Criar Filtro".

A tela Novo Filtro aparece.

Manual do Contador v. 1.0 - 143

Preencha todos os campos requeridos (*) e os campos necessários para selecionar a informação pertinente ao filtro.

Para testar a informação selecionada antes de criar o filtro, clique no botão "Pré-visualizar resultados das condições".
Manual do Contador v. 1.0 - 144

Selecione as colunas do filtro para filtros em formato tabela.

Para filtros em formato tabela: 1) Selecione "Tabela". 2) Arraste os itens na coluna da esquerda para a coluna da direita para incluir esses itens no filtro. A ordem das colunas do filtro podem ser facilmente reorganizadas ao arrastar os itens da coluna da direita para cima ou para baixo.
Manual do Contador v. 1.0 - 145

Clique o botão "Criar".

O novo filtro é salvo e a tela Filtros aparece listando o novo filtro. O novo filtro também pode ser visto no menu "Filtros".

Manual do Contador v. 1.0 - 146

Copiando um Filtro
Uma forma rápida de criar filtros é copiar um filtro existente com a configuração parecida com a do filtro a ser criado e modificar a informação do filtro com uma nova configuração.

Selecione o menu "Gestão" e clique em "Filtros".
A tela Filtros aparece com os filtros existentes.

Coloque o mouse sobre o filtro sendo copiado e clique no link "Copiar".

A tela Novo Filtro aparece.

Manual do Contador v. 1.0 - 147

Modifique o nome do filtro (1) e a informação necessária para configurar o novo filtro (2).

Para testar a informação selecionada antes de criar o filtro, clique no botão "Pré-visualizar resultados das condições".

Manual do Contador v. 1.0 - 148

Clique o botão "Criar".

O novo filtro é salvo e a tela Filtros aparece listando o novo filtro. O novo filtro também pode ser visto no menu "Filtros".

Manual do Contador v. 1.0 - 149

Vendo um Filtro
O resultado de um filtro previamente salvo pode ser acessado usando o menu Filtros ou clicando o nome do filtro na tela Filtros.

Selecione o menu "Filtros" e clique no nome do filtro a ser visto.

OU

Selecione o menu "Gestão" e clique em "Filtros".
A tela Filtros aparece com os filtros existentes.

Manual do Contador v. 1.0 - 150

Clique no link com o nome do filtro a ser visto.

O filtro selecionado aparece na tela com a informação que preenche os requisitos do filtro. A informação parece em formato tabela ou lista dependendo da configuração do filtro.

Manual do Contador v. 1.0 - 151

Clique o link "CSV" para baixar o filtro ou clique o link "Editar" para ajustar os parametros do filtro na tela Novo Filtro.

Manual do Contador v. 1.0 - 152

Editando um Filtro
Filtros podem ser facilmente editados na tela Editar Filtro.

Selecione o menu "Gestão" e clique em "Filtros".
A tela Filtros aparece.

Coloque o mouse sobre o filtro sendo editado e clique no link "Editar".

A tela Editar Filtro aparece com a informação do filtro selecionado.

Manual do Contador v. 1.0 - 153

Edite as informações necessárias.

Clique o botão "Salvar" no final da tela.

O filtro é automaticamente salvo e a tela Filtros reaparece onde outros filtros podem ser adicionados ou editados. Note - Se não quiser salvar as mudanças feitas no filtro, clique o botão "Cancelar" para retornar à tela Filtros sem alterar o filtro.
Manual do Contador v. 1.0 - 154

Apagando um Filtro
Um filtro pode ser facilmente apagado quando a informação filtrado não é mais necessária.

Selecione o menu "Gestão" e clique em "Filtros".
A tela Filtros aparece.

Coloque o mouse sobre o filtro sendo apagado e clique no link "Editar".
A tela Editar Filtro aparece.

Clique o botão "Apagar filtro" no final da página.

O filtro é removido e a tela Filtros reaparece onde outros filtros podem ser adicionados, editados, reordenados ou apagados.

Manual do Contador v. 1.0 - 155

Reordenando os Filtros
Filtros podem ser reordenados Por exemplo, os filtros mais usados podem ser colocados no alto para acesso rápido ou os filtros podem organizados visualmente por ordem alfabética.

Selecione o menu "Gestão" e clique em "Filtros".
A tela Filtros aparece com os filtros existentes.

Clique o botão "Reordenar Filtros".

Os filtros são automáticamente separados em blocos.

Manual do Contador v. 1.0 - 156

Coloque o mouse sobre o filtro sendo movido até que o cursor se transforme em uma cruz e clique e arraste o filtro para a localização desejada.

No exemplo acima, o filtro "Divergência por prestador" foi arrastado para o início da lista.

Manual do Contador v. 1.0 - 157

Clique o botão "Salvar".

A lista de filtros aparece com a nova ordem.

Manual do Contador v. 1.0 - 158

Desativando um Filtro
Filtros podem ser desativados conforme necessário. Por exemplo, filtros podem ser desativados quando não foram usados por um longo período ou quando a informação filtrada se tornou obsoleta.

Selecione o menu "Gestão" e clique em "Filtros".
A tela Filtros aparece com os filtros existentes.

Coloque o mouse sobre o filtro sendo desativado e clique no link "Desativar".

O filtro é automaticamente movido para a seção "Filtros Inativos".

Manual do Contador v. 1.0 - 159

Para reativar o filtro, coloque o mouse sobre o filtro sendo reativado e clique no link "Ativar".

O filtro reaparece na seção "Filtros Ativos".

Manual do Contador v. 1.0 - 160

Filtrando Dados Rapidamente
Dados também podem ser filtrados rapidamente usando o menu Filtros sem precisar criar e salvar o filtro. Após a informação é filtrada outros dados podem ser selecionados para serem filtrados e revisados.

Selecione o menu "Filtros" e clique em "Filtrar...".
A tela Filtrar aparece.

Selecione o tipo de informação a ser filtrada usando o campo "Série de Dados".

Manual do Contador v. 1.0 - 161

Clique no botão "+" para revelar os campos para seleção de condições.

Continue acrescentando condições até que todos os parametros tenham sido configurados.

Clique o botão "Filtrar!".
Os resultados das condições aparece na tela. Selecione outras condições ou faça um novo filtro conforme necessário.

Manual do Contador v. 1.0 - 162

Sign up to vote on this title
UsefulNot useful