You are on page 1of 11

UNIVERSIDADE DO SUL DE SANTA CATARINA

App Interativo por Webcam
Keity Mara / Letícia Cechetto / Marcelo Nocetti Florianópolis, Maio de 2011 A proposta será um aplicativo interativo através da webcam, com gestos manuais para pesquisas de imagens. O uso deste aplicativo estará disponível em web sites de download. O público de interesse: Estudantes e profissionais de Design, Fotografia, Arquitetura e Publicidade.

Objetivos
O objetivo do aplicativo é facilitar ao usuário a navegação sob pesquisas de imagens. O funcionamento do aplicativo tem como objetivo isentar o mouse e facilitar a navegação do usuário apenas com gestos manuais na frente da webcam.

Pesquisa de Campo
A pesquisa do usuário foi feita através de um questionário (anexo) com perguntas abertas, no total de sete questões sendo 9 pessoas entrevistadas. O objetivo é analisar o perfil de cada usuário. Resultado da Pesquisa

A média de idade concluída foi de 27 anos. O gráfico abaixo (figura1) mostra o resultado da pesquisa em relação as profissões dos usuários, sendo eles: 4 Estudantes de design, 2 designers, 2 Fotógrafos, 1 Arquiteto e 1 publicitário.

Figura 1

O gráfico abaixo (figura 2) mostra o resultado da pesquisa mais frequente do usuário na frente do computador. Sendo eles: 6 pesquisas de imagens, 5 fazem pesquisas no google, 5 fazem pesquisas no facebook, 3 fazem tratamento de imagens, 2 flickr, 1 lookbook, 1 e-mail, 1 layout, 1 projetar e 1 blog.

Figura 2

O gráfico (figura 3) mostra os resultados das dificuldades que o usuário tem ao fazer pesquisas de imagens. Sendo eles: 4 problemas de tags, 4 pesquisa em

diversos sites para achar uma imagem ideal, 3 esperar carregar imagens, 2 encontrar imagens com boa resolução, 1 pouco diversidade de imagens.

Figura 3

O gráfico (figura 4) mostra os resultados de usuários que personalizam aplicativos ou preferem padrão. Sendo eles: 5 Padrão, 2 personalizados e 2 “as vezes”.

Figura 4

O gráfico (figura 5) mostra os resultados do usuário que costumam baixar aplicativos na web. Sendo eles: 6 baixam e 3 não baixam.

Figura 5

O gráfico (figura 6) mostra os resultados dos tipos de problemas que os usuários sentem ao ficar usando muito tempo o mouse ou teclado. Sendo eles: 3 dor no pulso, 3 dor no ombro e 2 dor na mão.

Figura 6

OBJETIVOS DO USUÁRIO 1. Pesquisar imagens. 2. Buscar imagens em diversos sites e redes sociais. 2. Inserir tags nas imagens. 3. Salvar e Compartilhar imagens. 4. Adicionar contatos. 5. Encontrar a resolução certa da imagem.

6. Organizar imagens em pastas.

Persona

1. Cecília, 22 anos
       

Estudante da 7ª de design gráfico na UDESC Tem perfil no site de relacionamento do Facebook e gosta de visitar as fotos dos álbuns dos amigos Mora no Itacurubi Vai pra aula de bicicleta Divide apartamento com 2 amigos. Tem um gato, chamado Bóris. Gosta de balada eletrônica. Faz natação.

Cecília acorda as 6:00 hrs, toma seu café, se arruma e vai para faculdade de bicicleta. Na sala de aula, com seu notebook, faz seus trabalhos e pesquisas. Tenta levar o mínimo de trabalho para sua casa, pois faz estágio na Imaginarium e como a noite ela gosta de curtir, precisa ser ágil em tudo.

2. Haroldo
        

28 anos Fotógrafo de casamento, festas e eventos. Casado com o arquiteto Calvin Mora na Beiramar de Florianópolis Corre na Beiramar durante a manhã Caseiro Gosta de passar o tempo com o marido Gosta de cozinhar e fazer pratos elaborados Tem um estúdio de fotografia alugado, que também fica no Centro da cidade.

Durante a semana, Haroldo, faz pesquisas, tratamentos das fotos e making of dos noivos. Pois, finais de semana ele faz os casamentos e outras festas. Como ele tem a semana bem agitada, ele tem pouco tempo para fazer pesquisas de imagens.

Definição do Público-Alvo
Com base nas pesquisas feitas, foram filtradas as pessoas que teriam mais necessidade no aplicativo. Sendo eles: Estudantes e profissionais de design e fotógrafos.

Conceito
Aplicativo interativo para estudantes, profissionais de design e fotógrafos que precisam de agilidade no processo de pesquisas de imagens. Descontraindo seu dia a dia de trabalho trazendo diversão e prazer nas buscas de informação para seu projeto.

Análise Competitiva
http://www.cooliris.com/ - Com uma interface completamente tridimensional, esse aplicativo tem como característica a rapidez e a resposta imediata das imagens. Pode ser usado em todas suas webs parceiras (Google, Yahoo, Flickr, DeviantArt, Picasa, Facebook, Hi5, PhotoBucket....). É preciso usar as setas direcionais ou o mouse para navegar e passar de uma imagem para a outra. A roda do mouse ativa o zoom e com um duplo clique, consegue-se visualizar a foto escolhida em tela completa. Pode ser instalado no Navegador Web, para os usuários de GNU/Linux e Software Livre em geral, e o principal navegador de internet é o Mozilla Firefox. http://www.morenarosa.com.br/provador/ - A webcam capta os movimentos pela webcam, fazendo com que as imagens das roupas passem com um simples gesto.

TESTE INICIAL DAS FERRAMENTAS Vídeo: App Busca de Imagens 1

TESTE DE PROTÓTIPO 1.

Recrutamento de usuário

- Kacili - Estudante de design - UNISUL - 7° Fase e Fotógrafa

Planejamento dos testes

- Apresentação Somos estudantes de design da 7ª fase cursando a disciplina de usabilidade e ergonomia de interfaces e será feito um teste do aplicativo com o protótipo. Vamos fazer uma filmagem para registrar o processo de navegação do usuário. - Introdução Primeiramente será feito uma entrevista prévia para descobrir as necessidades ligadas a pesquisa de imagens do usuário. As tarefas realizadas serão:

- Pesquisar determinadas imagens e navegar no website. - Salvar e compartilhar imagens. Após o teste será feita uma entrevista de conclusão do usuário para com o aplicativo. - Realização dos testes Vídeo feito no dia: 02/06/2011 Link Vídeo: App Busca de Imagens 2
- Entrevista Pós-Teste A estutande de design e fotógrafa achou o aplicativo muito interessante e utilizaria sem dúvidas para pesquisar imagens. Achou fácil entendimento para navegação e facilitará bastante a pesquisa de imagens. Parabenizou a equipe pelo projeto.

2.

Recrutamento de usuário

- Guilherme - Fotógrafo

Planejamento dos testes

- Apresentação Somos estudantes de design da 7ª fase cursando a disciplina de usabilidade e ergonomia de interfaces e será feito um teste do aplicativo com o protótipo.

Vamos fazer uma filmagem para registrar o processo de navegação do usuário.
- Introdução Primeiramente será feito uma entrevista prévia para descobrir as necessidades ligadas a pesquisa de imagens do usuário. As tarefas realizadas serão:

- Enviar pastas para um amigo. Após o teste será feita uma entrevista de conclusão do usuário para com o aplicativo. - Realização dos testes Vídeo feito no dia: 05/06/2011 Vídeo: App Busca de Imagens 3 - Entrevista Pós-Teste O usuário Guilherme - Fotógrafo achou o aplicativo bem intuitivo de fácil interação. A diagramação ficou um pouco confusa, pois o espaço reservado para as imagens ficou muito pequeno.

Anexos

Questionário

1. 2. 3. 4. 5. 6. 7.

Idade? Profissão? Qual atividade mais freqüente na frente do computador? Qual a dificuldade que existe ao fazer pesquisas de imagens? Você costuma personalizar os aplicativos que usa? Ou prefere o padrão? Você costuma baixar aplicativos na web para facilitar a navegação? Você tem algum problema em ficar utilizando muito tempo o mouse ou teclado?

Respostas 1. 1.1 – 20 anos 1.2 – Estudante de design 1.3 – Lookbook, facebook, pesquisas para trabalhos no flickr, Google imagens. 1.4 – Clicar na imagens, esperar carregar e não ser a imagens desejada. 1.5 – Costumo. 1.6 – Não, pois não conheço nenhum aplicativo que facilita a navegação de imagens. 1.7 – Movimentos repetitivos doem o pulso. 2. 2.1 – 29 anos 2.2 – Designer 2.3 – E-mails, pesquisas de referencias visuais e novidades na área 2.4 – Às vezes o sistema de busca retorna coisas diferentes daquilo que você está buscando. 2.5 – Alguns eu personalizo e outros não. Tenho preferência de personalizar aplicativos que não deixam rastros, “cookies”. 2.6 – Sim. Sincroniza todas as contas em um só aplicativo. 2.7 – Às vezes eu sinto dormências na articulação da mão e do pulso, nesse momento eu saio para tomar o cafezinho. 3. 3.1 – 23 anos 3.2 – Estudante design 3.3 – fotos no Facebook, photoshop, pesquisas de imgens googlem imagens. 3.4 – achar imagens com tamanhos e qualidades decentes e se você não digitar a palavra correta no banco de imagens, não vem a busca correta. 3.5 – Sim. 3.6 – Não. 3.7 – Problema no ombro. 4. 4.1 – 21 anos 4.2 – Assistente de arte 4.3 – Facebook, criação de layout, banco de imagens. 4.4 – Pouca diversidade de imagens, não tem imagens especificas, problemas

de tags. 4.5 – Padrão 4.6 – Sim, twti deck, cooliris. 4.7 – Sim, tendinite. 5. 5.1 – 41 anos 5.2 – Designer – professor 5.3 – Pesquisas 5.4 - Você poder ter rapidez na resposta 5.5 - Personalizo, mas não muito 5.6 – Sim, cooliris 5.7 – Sim, dói mãos e ombros. 6. 6.1 – 26 anos 6.2 - Estudante de Publicidade 6.3 – Pesquisar vídeos e imagens. 6.4 – Ter que pesquisar em diversos sites de banco de imagens determinada foto. 6.5 – Prefiro o padrão. 6.6 – Sim, muito. 6.7 – Sim, tendinite. 7. 7.1 – 25 anos 7.2 – Fotografo 7.3 – Tratamento de imagens, busca de referencias de imagens, flickr e facebook. 7.4 – Problema da tag, imagens de baixa qualidade. 7.5 – Não, prefiro o padrão. 7.6 – Sim, cooliris. 7.7 – Dores no ombro. 8. 8.1 – 32 anos 8.2 – Arquiteto 8.3 – Projetar 8.4 – Apesar de pesquisar pouco, o pior problema a demora para selecionar as imagens. 8.5 – Padrão. 8.6 – Não. 8.7 – Sim, problemas no pulso. 9. 9.1 – 30 anos 9.2 – Fotografo 9.3 – Trabalhar com Adobe Collection, tratar imagens, procurar na web

imagens como referências de trabalho, facebook, blogs em geral. 9.4 – Ter que abrir diversas abas no mozilla e ir em diversos bancos de imagens para conseguir a imagem ideal. 9.5 – Padrão. 9.6 – Sim. 9.7 – Dores e dormência