You are on page 1of 10

Questes de Mltipla escolha criadas para REVISO E DISCURSSO dos temas abordados durante as aulas - Prof.

Barreto TGA B ADMINISTRAO DE EMPRESAS

1) Para que os empregados de sua empresa colaborem e trabalhem juntos em diversos projetos, optou-se por uma estrutura matricial de desenho departamental. Isto significa que a organizao: A. Utilizou equipe-tarefa ou fora-tarefa para adaptao de certos segmentos da empresa a um produto/servio complexo. B. Dividiu suas unidades para que cada uma delas possa servir a um tipo especial de cliente, num processo de diferenciao. C. Agrupou os seus processos segundo a seqncia do ciclo de produo, por meio de arranjo fsico e disposio racional dos equipamentos. D. Optou por uma estrutura mista na qual ele sacrifica o princpio da unidade de comando e passa a ter uma autoridade dual. E. Integrou todos os departamentos funcionais, mesmo com numerosos grupos de assessoria, em torno de uma linha de produtos. 2) As empresas gastam mais tempo preocupando-se com os produtos do que com as pessoas. Os presidentes do futuro entendero que os empregados so o cerne da questo. As pessoas traro bons resultados se a viso, os valores e o sistema de gesto permitirem que dem suas contribuies. (Edgar Bronfman Jr. Presidente da Seagram Company Ltd.) Vrios executivos apresentam discurso semelhante e enfatizam as vantagens da gesto participativa. De fato, embora haja vrios benefcios em se ter a participao no local de trabalho, h, tambm, diversas barreiras que precisam ser vencidas. Assinale a opo que NO constitui uma barreira a ser vencida. A. Filosofias autoritrias. B. Falta de vontade de participar. C. Limitaes de tarefa e de tempo. D. Medo dos gerentes perderem o poder e o controle. E. Grande nvel de interdependncia entre cargos diferentes. 3) Segundo Paulo Roberto Motta, as organizaes inovadoras possuem maior flexibilidade na sua estrutura: as fronteiras administrativas e as divises internas so mais ambguas e fluidas, permitindo a livre circulao de idias e encorajando iniciativas individuais; constroem uma nova cultura em que a unidade e a diversidade convivem simultaneamente como foras de agregao. Assim, pode-se afirmar que as organizaes que buscam estruturas organizacionais flexveis devem ser: A. Atomizadas e hologrficas. B. Burocrticas e mecanicistas. C. Mecanicistas e atomizadas. D. Tayloristas e hologrficas. E. Tayloristas e burocrticas.

4) Considere que o ambiente do sistema o conjunto dos elementos situados fora dele e que: 1- uma mudana nos atributos desses elementos afeta o sistema; 2- esses atributos podem ser mudados pelo funcionamento do sistema. Assim, considerando o setor de bens de consumo, qual o nico elemento que faz parte exclusivamente do ambiente do sistema? A. Estrutura organizacional. B. Demanda dos produtos. C. Processo de produo. D. Produtos fabricados. E. Preo de oferta dos produtos. 5) O seu chefe elaborou um sistema de remunerao para a empresa, levando em considerao os cinco fatores abaixo. Qual deles no se aplica a esse sistema? A. Oferta e demanda de mo-de-obra da empresa. B. Determinaes dos sindicatos trabalhistas. C. Capacidade de pagamento da empresa e sua produtividade. D. Matriz de incidente crtico de desempenho. E. Regulamentaes governamentais. 6) O Diretor da empresa ALFA tem uma tarefa a realizar e, para tanto, estabelece uma equipe de projetos. O que ele precisa fazer para realar o status deste grupo e obter a participao entusistica dos funcionrios? A. Incentivar todos os funcionrios interessados a participarem do grupo, independente do nvel hierrquico. B. Fazer com que o grupo aumente de tamanho incentivando adeses irrestritas. C. Designar funcionrios de prestgio, dispostos a participar como membros deste grupo. D. Explicitar ao grupo e organizao a importncia da tarefa a ser realizada, bem como os riscos que correm os que dela participarem. E. No vincular este grupo a qualquer tipo de recompensa social e/ou financeira. 7) Na BETA S.A., empresa que explora produtos qumicos, o Diretor Superintendente Joel Matoso percebeu que seus funcionrios estavam desmotivados e no comprometidos com os resultados do seu trabalho. Para diagnosticar melhor as causas desse clima organizacional, ele fez uma pesquisa na qual identificou que as necessidades sociais do grupo no estavam sendo satisfeitas. Para minimizar tal problema ele dever: A. Aumentar a qualidade das refeies e a durao dos intervalos para descanso. B. Aumentar o conforto das instalaes e melhorar a iluminao no ambiente de trabalho. C. Analisar o processo de trabalho e aumentar os salrios e os benefcios. D. Implementar um programa que aumente a estabilidade dos funcionrios na organizao. E. Desenvolver um programa de participao do grupo na soluo dos problemas do trabalho.

8) Aps uma entrevista de seleo para a empresa ALFA, Joo foi informado que no seria admitido para o cargo de gerente por no possuir habilidades interpessoais e de comunicao fundamentais para desempenhar a funo. Assim, quanto a Joo, a entrevistadora alegou que: A. O seu conhecimento de erros de propenso em avaliao de desempenho no era suficiente para uma boa auditoria de Recursos Humanos. B. A sua especializao em Sistemas de Informao no favorecia a comunicao interfuncional na empresa. C. Ele tinha dificuldades em trabalhar em equipe, dividir as informaes com os outros e ensinar as pessoas a aprender. D. ele tinha dificuldade em reconhecer questes complexas e resolver problemas para benefcio da organizao. E. Ele no conseguia considerar os objetivos e as estratgias gerais da empresa nas interaes entre as diferentes partes da organizao. 9) Na anlise da deciso de fechamento de uma grande fbrica de refrigerantes, a sua diretoria, composta por uma equipe de trabalho coesa, aprovou por unanimidade o projeto. Este grupo de executivos mantinha um padro de comportamento chamado pensamento grupal, no qual concordar com as opinies uns dos outros e recusar-se a criticar suas idias se transformaram em norma. Para que o pensamento grupal no afete a tomada de deciso em seu grupo de trabalho voc dever alimentar A. A presena de indivduos com socializaes semelhantes. B. A iluso de invulnerabilidade. C. A iluso de moralidade. D. A iluso de unanimidade. E. Uma certa intensidade de conflito construtivo. 10) Voc responsvel pelo novo desenho organizacional de sua empresa, e com base nos seus conhecimentos de downsizing e empowerment, voc busca um nmero ideal de subordinados que se reportam a um supervisor, isto , uma amplitude de controle tima para a sua estrutura. Para tal voc considera que a amplitude deve ser maior quando A. O trabalho no rotineiro. B. O administrador no altamente capacitado. C. Os cargos so diferentes e as medidas de desempenho comparveis. D. Os subordinados preferem ter autonomia a um controle cerrado de superviso. E. Os subordinados no so altamente treinados.

11) Jack Smith, da General Motors, deixou Wall Street furiosa por no adotar uma posio mais dura com a fora de trabalho. Enquanto os investidores queriam custos trabalhistas mais baixos, Smith quis uma fora de trabalho que estivesse a favor da empresa, e no contra ela. No seu processo decisrio, Smith, uma vez que considerou as possveis conseqncias das opes, buscou uma estratgia de otimizao que resulta: (1.0) A. No melhor equilbrio possvel entre vrias metas. B. No mximo benefcio ao menor custo, com margem de contribuio positiva. C. Na melhor viso sistmica do mercado. D. Na escolha de uma alternativa definitiva, com margem de contribuio positiva. E. Na escolha da primeira opo aceitvel ou adequada para atingir uma meta ou critrio alvo. 12) A Transportadora Pesada atua em todo o territrio nacional e, para facilitar a sua operao, departamentalizada por funo e por territrio. O seu presidente, preocupado com a sazonalidade da demanda, optou por flexibilizar a estrutura e definir sistemas temporrios de planejamento de Recursos humanos, capazes de constante adaptao s mutaes rpidas e substanciais. Para tanto, ele optou pela forma de organizao conhecida como: (1.0) A. Verticalizao B. Burocracia C. Adhocracia D. Estrutura por produto E. Estrutura por especializao 13) Para o desempenho de suas funes, como administrador de uma grande empresa, Joo acreditava que era importante apenas desenvolver o seu bom senso e suas habilidades interpessoais e de comunicao. Voc, como um bom administrador, sabe que, para que tenhamos um ambiente de trabalho de alto desempenho, isto no suficiente. preciso, alm disso, desenvolver habilidades: (1.0) A. Tcnicas, conceituais e de deciso. B. Cognitivas, afetivas e de deciso. C. Emocionais, profissionais e de reflexo. D. Mentais, tecnolgicas e de criao. E. Lgicas, analticas e de avaliao.

14) Para a anlise do portflio de negcios da Empresa Pathi S/A foi escolhida a matriz BCG, do BOSTON CONSULTING GROUP, que requer a avaliao de todos os servios da organizao em termos de duas dimenses: crescimento e participao relativa de mercado. Constatou-se que as unidades estratgicas de negcios da empresa (UENs) so crianas-problema ou sinais de interrogao (pequena participao relativa em mercados de crescimento rpido). O seu presidente, Dr. Walter Lima, quer transformar as UENs em estrelas (alta participao relativa em mercados de crescimento rpido) e para tanto A. Consolidou o domnio da empresa atravs da realocao dos fundos gerados. B. Selecionou produtos em cujo investimento se possa conseguir uma participao maior. C. Utilizou o caixa para atender a demandas financeiras da organizao em outras reas. D. Drenou os recursos de caixa que outras UENs geraram. E. Fez investimentos adicionais de elevados montantes de caixa para a organizao e desinverso de ativos. 15) Real Computadores Ltda. uma pequena empresa de software que est crescendo rapidamente. Os fundadores da empresa atribuem grande parte do seu sucesso maneira como ela est estruturada. A Real projetada para criar conflito. Todas as equipes de produtos e grupos de apoio competem uns com os outros por recursos internos e mercados externos. Pode-se caracterizar a viso de conflito desta empresa como uma viso A. De relaes humanas: o conflito uma ocorrncia natural em todos os grupos e organizaes. B. Tradicional: o conflito visto como um resultado funcional decorrente de comunicao deficiente. C. Disfuncional: o conflito no pode ser eliminado e pode, em alguns casos, beneficiar o desempenho do grupo. D. Potencial: o conflito visto como um resultado disfuncional decorrente de falta de abertura e confiana entre as pessoas. E. Interacionista: o conflito deve ser estimulado, j que um grupo harmonioso, calmo e tranqilo inclinado a tornar-se estvel e aptico.

16) A competitividade e a globalizao do setor areo tm obrigado as suas empresas a gerenciarem sob uma perspectiva contingencial na qual A. No existe uma nica melhor maneira de administrar e organizar, porque as circunstncias variam. B. fundamental a aplicao de anlise quantitativa aos problemas e decises administrativas. C. O sucesso organizacional baseado na satisfao de necessidades econmicas e sociais do indivduo e do grupo. D. A estrutura organizacional deve eliminar a variabilidade de resultados para a definio do comportamento dos especialistas. E. Os administradores devem enfatizar o bem-estar, a motivao e a comunicao dos trabalhadores.

17) A empresa Victoria est passando por uma fase de letargia, estagnao e complacncia que tem afetado significativamente os seus lucros. Segundo o seu diretor Francs, isto est ocorrendo porque esta no uma organizao que aprende. As organizaes que aprendem gerenciam as mudanas A. Na estrutura ou nas pessoas, atravs da compra de novas mquinas, equipamentos, instalaes e do treinamento e desenvolvimento de recursos humanos. B. Na tecnologia, redesenhando o fluxo de trabalho e as estruturas de rgo e cargos, reduzindo os nveis hierrquicos. C. Nas pessoas, atravs de novos mtodos de trabalho, reduo de nveis hierrquicos, aumento do desempenho individual e organizacional. D. Nas pessoas ou na cultura da organizao, com novos relacionamentos, conhecimentos, capacidades, habilidades, expectativas percepes e motivaes. E. Nos produtos ou servios, implementando novas redes de comunicaes e novos paradigmas organizacionais. 18) Na fuso entre duas grandes empresas houve duas condies que caracterizaram o quadro de pessoal: (1) a demanda excedeu a oferta para cargos operacionais, (2) a oferta excedeu a demanda para cargos de chefias intermedirias. Voc responsvel pelo planejamento estratgico de Recursos humanos da empresa resultante da fuso e, portanto, realizou A. Um programa de demisses voluntrias, desligamentos e cortes de salrios para as chefias intermedirias. B. Um programa de demisses voluntrias, desligamentos e cortes de salrios para cargos operacionais. C. Um programa de compartilhamento de trabalho e horrios reduzidos para cargos operacionais. D. Um programa de utilizao de pessoal temporrio e de horas extras para as chefias intermedirias. E. Um rodzio de funes tanto para as chefias intermedirias quanto para os cargos operacionais. 19) As organizaes no so totalmente auto-suficientes, nem totalmente dependentes, PORQUE As organizaes trocam recursos com o ambiente interno e dependem dele. A. As duas afirmaes so verdadeiras e a segunda justifica a primeira. B. As duas afirmaes so verdadeiras e a segunda no justifica a primeira. C. A primeira afirmao verdadeira e a segunda falsa. D. A primeira afirmao falsa e a segunda verdadeira. E. As duas afirmaes so falsas.

20) A avaliao de reao aplicada ao final de um programa de treinamento no avalia a eficcia desse programa PORQUE A eficcia de um programa de treinamento avaliada a partir dos objetivos alcanados face aos pretendidos. A. As duas afirmaes so verdadeiras e a segunda justifica a primeira. B. As duas afirmaes so verdadeiras e a segunda no justifica a primeira. C. A primeira afirmao verdadeira e a segunda falsa. D. A primeira afirmao falsa e a segunda verdadeira. E. As duas afirmaes so falsas. 21) Uma empresa acaba de instituir um programa de remunerao por habilidades e competncias. A ao prioritria de gesto de recursos humanos na implementao desse programa ser: A. Ampliar o sistema de benefcios. B. Mudar as tcnicas de seleo. C. Reduzir o quadro de pessoal. D. Alterar as descries de cargo. E. Criar o planejamento de carreira. 22) Para que uma empresa possa se configurar como uma organizao de aprendizagem, ela precisa A. Revisar os requisitos bsicos dos cargos. B. Alinhar sua poltica de remunerao com o mercado. C. Criar estratgias de marketing. D. Privilegiar a remunerao funcional. E. Investir em formao de liderana. 23) Diante da instabilidade gerada pelo ambiente, que posio deve adotar uma organizao? A. Aceitar o determinismo ambiental como inevitvel e se curvar s suas conseqncias. B. Aceitar a inevitabilidade da necessidade de mudana e adaptao. C. Aceitar os mecanismos criados para assegurar a auto-preservao das ilhas de eficincia. D. Manter as zonas de conforto imanentes e inerentes de acordo com os propsitos da cultura organizacional. E. Ignorar a acomodao associada burocratizao das organizaes. 24) Das situaes abaixo, qual caracteriza uma mudana que est ocorrendo diante da nova ordem organizacional? A. A competio entre empresas diferentes passa a evitar a competio entre empresas totalmente similares. B. A logstica tem um papel cada vez menor no contexto organizacional. C. A nfase na hierarquia reduzida, e aumenta a importncia da integrao entre diferentes reas e setores. D. As fronteiras e/ou limites industriais, que eram incertos, agora evidenciam-se com preciso. E. As parcerias passam a ser desnecessrias e at perigosas.

25) Aps um Programa de Treinamento e Desenvolvimento realizado na companhia de Melhoramentos Urbanos, houve a conscientizao dos gestores para a importncia da interdependncia das partes que compem o todo. Isto tornou os gerentes mais preocupados em investir em funcionrios multitarefas, no desenvolvimento humano e no conhecimento de todas as reas da organizao, pois o corpo de gestores passou a ter uma viso A. Sistmica. B. Funcional. C. Especializada. D. Contingencial. E. Racional substantiva. 26) O Grupo Lazer S. A., que atua no setor hoteleiro, resolveu investir em educao, criando uma universidade corporativa de servios. Essa deciso foi baseada na premissa de que a universidade corporativa cresce em importncia, nos dias atuais, em funo A. Da necessidade de padronizao das atividades operativas e comerciais. B. Da determinao legal que incentiva a formao do trabalhador. C. Do aumento de rotatividade de seu corpo funcional e reduo do absentesmo. D. Do desenvolvimento de novas tecnologias e da rpida obsolescncia dos conhecimentos organizacionais. E. Da maior flexibilizao das relaes de trabalho e da jornada laboral. 27) Como estagiria de Administrao de uma prefeitura municipal, Jlia teve oportunidade de observar, de perto, um modelo burocrtico de organizao que s conhecia de livros. Assim, que caracterstica ela identificou nessa organizao? A. A liderana competitiva. B. A descontinuidade do trabalho. C. A monopolizao de posies. D. O profissionalismo de seus membros. E. O vnculo ao ocupante e no ao cargo. 28) Entre as crticas Teoria das Relaes Humanas, NO podemos apontar: A. Extremo racionalismo e pragmatismo na concepo da administrao. B. Concepo ingnua e romntica do operrio. C. Limitao do campo experimental. D. Parcialidade das concluses e nfase nos grupos informais. E. Inadequada visualizao dos problemas das relaes industriais.

29) A LCL Consultoria est realizando um estudo da estrutura organizacional da Araucria Ltda. E props a criao da seguinte estrutura matricial:

DIREO GERAL

ASSESSORIA DE PESQUISA E DESENVOLVIMENTO

ASSESSORIA DE PLANEJAMENTO

DIRETOR DE PROJETOS

DIRETOR DE ENGENHARIA

DIRETOR DE MARKETING

DIRETOR DE ADMINISTRAO

GERNCIA DE PROJETO A GERNCIA DE PROJETO B

DEPTO. DE RECURSOS HUMANOS DEPTO. DE PROCESSAMENTO DE DADOS

Entretanto, tal tipo de estrutura organizacional apresenta maior risco de surgimento de conflitos em funo: A. Da falta de mobilidade do conhecimento especializado. B. Da falta de unidade de comando nos projetos. C. Da inadequao da distribuio geogrfica. D. Da necessidade de contnuo treinamento das equipes. E. Da disperso dos trabalhos das equipes. 30) Voc foi designado para fazer parte de uma comisso de cargos e salrios, incumbida de rever as carreiras e o plano de cargos da organizao. Para consolidar a carreira dos engenheiros, compete a voc defender a opo por uma carreira em Y, substituindo a carreira por linha hierrquica que vem sendo praticada. Nesse sentido, voc afirma que a carreira em Y mais adequada porque: A. Os cargos gerenciais so mais importantes do que os cargos tcnicos e, conseqentemente, natural que o profissional no topo de sua carreira ocupe um cargo gerencial. B. Com uma carreira flexvel, qualquer mudana na estrutura da empresa gera grandes problemas na alocao das pessoas que ocupam cargos gerenciais. C. Ela valoriza o trabalho do generalista e satisfaz as necessidades organizacionais de expanso da amplitude administrativa. D. Ela permite um menor nmero de pessoas no topo da organizao, sem que, necessariamente, seja aumentada a estrutura organizacional. E. Ela tem como pressuposto a mobilidade e a ascenso profissional do empregado pelo exerccio de funes gerenciais ou de ocupaes na sua rea de especialidade.

31) Fatores condicionantes do Desenho Organizacional Ambiente Geral e de Tarefa

Objetivos

Tecnologia

Estratgia

Desenho Organizacional

Estrutura Organizacional

Conseqncias

Comportamento Organizacional

Analise os fatores condicionantes do Desenho Organizacional acima e identifique aquele cujo enfoque parte simultaneamente da anlise e mapeamento ambiental (avaliao externa) e das decises tomadas.

A. Objetivos. B. Estratgia. C. Tecnologia. D. Ambiente Geral. E. Ambiente de Tarefa.

32) Voc o responsvel pela definio do perfil do cargo de uma digitadora de computador. Para isso, como fonte de identificao de padro de cargo, voc utiliza: A. Mensurao do trabalho. B. Estabelecimento participativo de metas. C. Questionrio de posio. D. Entrevista estruturada. E. Livros de registros de empregados.

Questes Retiradas e Abordadas em Avaliaes em diversos Cursos e Concursos da Disciplina de Administrao de Empresa.

You might also like