You are on page 1of 5

FACULDADE SEAMA CENTRO DE CINCIAS DA SADE CURSO DE GRADUAO EM PSICOLOGIA

PSICANLISE E O BDSM

UM ESTUDO PSICANALITICO ACERCA DO INDIVIDUO ADEPTO DO UNIVERSO BDSM.

Alan Nascimento de Almeida Keyla Honorina Maciel Pontes Orientador (a); Alex Magalhes

MACAP 2011

ALAN NASCIMENTO DE ALMEIDA KEYLA HONORINA MACIEL PONTES

PSICANLISE E O SADOMASOQUISMO

UM OLHAR PSICANALITICO ACERCA DA EVOLUO DO SADOMASOQUISMO

Projeto de Pesquisa apresentado Faculdade Seama, como requisito parcial obteno de nota da Avaliao Bimestral, da disciplina TCI em Psicologia ministrada pela professora especialista Ane Christine de Sousa Braga.

MACAP 2011

INTRODUO

PROBLEMA: De acordo com Freud, o sadismo e o masoquismo ocupam entre as perverses um lugar especial, j que o contraste entre atividade e passividade que jaz em sua base pertence s caractersticas universais da vida sexual (FREUD, 1905). Tais termos foram posteriormente formulados por Krafft-Ebing e Havelock Ellis que os tratavam como distintos, ainda que tenham percebido ser possvel relacion-los. Freud coloca ento a relao dialtica dos mesmos, criando assim o termo Sadomasoquismo. Visto que, atravs das ultimas dcadas o conceito acerca do sdico e do masoquista sofreram vrias alteraes, com isso, pretende-se entender atravs de um estudo da bibliografia coletada dentro do tema, de que forma a psicanlise percebe as evoluo do sadomasoquismo. DE QUE FORMA A PSICANLISE PERCEBE A EVOLUO DO SADOMASOQUISMO? QUESTES A INVESTIGAR De que forma a psicanlise compreende o sadomasoquismo. A forma como o sadomasoquismo se apresenta na sociedade, contribui para a sua disseminao. (dessa forma, sendo um produto da mdia em geral resultando na utilizao do termo sem necessariamente entender o conceito, vdeos, revistas, clipes e msicas)

OBJETIVO GERAL: Analisar de que forma a Psicanlise percebe a evoluo do sadomasoquismo.

OBJETIVOS ESPECIFICOS: Listar as caractersticas do sadomasoquismo nos primrdios. Listar as caractersticas do sadomasoquismo na contemporaneidade. Analisar as diferenas das caractersticas oriundas de cada perodo de evoluo do conceito de sadomasoquismo (Sadismo + Masoquismo). REFERENCIAL TERICO METODOLOGIA TIPOLOGIA E DELINEAMENTO DO ESTUDO O presente projeto trabalhar com pesquisa bibliogrfica, esta que objetiva a anlise, leitura e interpretao de livros, documentos, artigos cientficos, manuscritos, etc. Ela d suporte a todas as fases de qualquer tipo de pesquisa, uma vez que auxilia na definio do problema, na determinao dos objetivos, na construo de hipteses, na fundamentao da justificativa da escolha do tema e na elaborao do relatrio final. UNIVERSO Bibliografia Psicanaltica. AMOSTRAGEM Documentos que englobem sadomasoquismo e psicanlise.

CRITRIOS DE INCLUSO Documentos que tenham como foco o estudo do comportamento sadomasoquista do ponto de vista psicanaltico. AMOSTRA A amostra ser por artigos e publicaes utilizados na construo do referencial terico. TICA NA PESQUISA Faz-se necessrio que pesquisas envolvendo seres humanos sejam avaliadas por um comit de tica, de acordo com a Resoluo 196/96 do Conselho Nacional de Sade - CNS. Est pesquisa dever ter um termo de consentimento livre e esclarecido, ponderao entre riscos e benefcios, garantia de que danos previsveis sero evitados, bem como a relevncia social da pesquisa. PROCEDIMENTO DE COLETA DE DADOS

FORMAS DE ANALISE DOS DADOS

You might also like