You are on page 1of 9

Curso Profissional de Análise Laboratorial

Tecnologia Química
Módulo 4 Tratamento de sólidos

Funcionamento de uma ETAR

Turma: 2.ºTAL Trabalho realizado por: Miguel Tavares

......... 8 Web grafia ............................... .................... .............................................................................. ....... ..........................................Índice Conteúdo Página O que são Estações de tratamento de efluentes? ............................ .............. ................................ ............................ .......................... ........................................ .......... 9 ................................................. .............. 7 Em resumo .......................................... 6 Tratamento Terciário.................... ............... ..................................... ... ................ ................................ ....................... .................. . 4 Tratamento Primário ..................... ............................ 3 Como funciona uma ETAR? ................. ........... ............................................... 5 Tratamento secundário ................................ 3 Tratamento preliminar ............... ........................ ............ ................................................ 8 Vídeo ............... .............................................................. ...................

O que são Estações de tratamento de efluentes? As estações de tratamentos de efluentes são infraestruturas que têm como objectivo tratar águas residuais. para poderem ser reutilizadas e para diminuir o impacto negativo no ambiente. de origem doméstica e das chuvas. Indústria 24% Centrais elétricas 46% Uso doméstico 5% Proveniência das águas residuais Agricultura 25% Como funciona uma ETAR? O funcionamento de uma ETAR esta dividido em quatro partes: O tratamento preliminar O tratamento primário O tratamento secundário E o tratamento terciário . as ETEI`s (Estações de Tratamento de Efluentes Industriais) e as ETARI`s (Estações de Tratamento de Águas Residuais Industriais). Existem vários tipos de Estações de tratamento de efluentes: As ETAR`s (Estações de Tratamento de Águas Residuais). provenientes de indústrias.

Depois o efluente passa para uma área onde entra para tanques em que no fundo são produzidas bolhas de ar ascensionais. que vão arrastar areias e gorduras para a superfície. Estes resíduos podem ser aspirados. e as lamas obtidas deste processo pedem ser levas para um aterro sanitário. Numa primeira fase o efluente passa em canais onde os sólidos mais grosseiros são removidos com o auxílio de crivos onde ficam retidos. Ilustração 1 .Tratamento preliminar No tratamento preliminar são removidos os sólidos de maior dimensão (como plásticos e papéis). que depois sai em do tanque. podendo ser retirados posteriormente para serem levados para aterros sanitários. as areias e as gorduras.Aqui é onde os sólidos de maiores dimensões são removidos .

como no tratamento anterior. As lamas resultantes deste processo podem também.Tratamento Primário No tratamento primário a água vai para grandes decantadores onde é decantada.Decantadores . serem conduzidas para um aterro sanitário. Ilustração 2 .

de forma a permitir que a maior parte dos micróbios. No final. Ilustração 3 . os responsáveis pela degradação destas substâncias são microrganismos.visto que. como bactérias e protozoários. sólidos. A seguir usam-se uns segundos tanque de sedimentação. faz-se a desinfecção da água residual tratada da descarga nos colectores. onde as bactérias e os protozoários são estimulados a consumir a matéria orgânica presente na água. este metano pode ser utilizado para a produção de energia eléctrica necessária à própria ETAR. Alguns destes sólidos sedimentados são repostos no tanque de remoção de substâncias orgânicas.Biodigestor anaeróbio . O conjunto de lamas dos dois tratamentos (primário e secundário) podem ser colocados em biodigestores anaeróbios onde se produz metano. com o objectivo de manter o equilíbrio do crescimento das bactérias. Os restantes sólidos são adicionados às lamas do tratamento primário.Tratamento secundário O tratamento secundário tem como objectivo remover substâncias orgânicasbiodegradáveis. Para este tratamento a água vai para grandes tanques. dióxido de carbono e água. metais pesados e químicos orgânicos sedimentem.

por cloração. Ilustração 4 .. etc. bem como reduzir o CBO (carência bioquímica de oxigénio . a água antes de ser lançada no ambiente deve de ser desinfectada. Assim dependendo das características da água podem então ser removidos alguns sólidos suspensos remanescentes. No tratamento terciário são elaborados uma variedade de processos que se adicionam ao tratamento secundário. produtos químicos e outros tipos contaminantes. As tecnologias utilizadas nestes tratamentosdependem assim das características das águas. em alguns casos utilizam-se também tratamentos mais avançados que podem remover alguns metais. fósforo.Tratamentos Terciários . azoto.Tratamento Terciário Na verdade não existe propriamente um tratamento terciário fixo. por ozono ou por raios ultravioletas (UV). Como acontece nos tratamentos anteriores.corresponde à quantidade de oxigénio consumido na degradação da matéria orgânica por processos biológicos). para poder responder a alguns problemas particulares da água.

Tratamento secundário Físico e biológico Função Principal: Maior sedimentação de sólidos. Eficiência de remoção ~ 65% Tratamento terciário Físico e químico Função Principal: Tratamento químico que permite a remoção de sólidos residuais e nutrientes como o fósforo. - Organismos patogénicos. y Lançar a água (que antes estava poluída) no ambiente. por exemplo. folhas ).Em resumo Basicamente. Função dos tratamentos de águas Tratamento Primário Mecânico Função Principal: Remoção mecânica. . metais pesados . Eficiência de remoção ~ 80% Eficiência de remoção ~ 50% Vídeo O funcionamento de uma ETAR . areia.youtube. mas também remoção bacteriológica de outros sólidos e outros poluentes. porsimtejo2010 http://www.Compostos orgânicos biodegradáveis.com/watch?v=A8qPEh8XNNk . descontaminada e sem resíduos. uma ETAR tem como objectivos: y Remover: . da maior parte da matéria sólida. pedras. por sedimentação.Sólidos (matéria orgânica.

Web grafia greatsiff.pt .pt ambienteeng.com aguasdoalgarve.blogspot.blogspot.com infopedia.