You are on page 1of 3

1.

INTRODUÇÃO

A cidade de Fortaleza tem experimentado um crescente fluxo de visitantes. Além dos atrativos naturais, o incremento do turismo de negócios tem chamado a atenção das autoridades no sentido de oferecer uma infraestrutura compatível com a demanda. Na alta temporada, a taxa de ocupação da rede hoteleira tem chegado próxima a 100%. Eventos já consagrados e que já fazem parte do calendário turístico nacional, como o carnaval fora de época (Fortal) e o réveillon, têm apresentado, a cada ano, um acréscimo considerável de visitantes. Portanto, o número de leitos oferecidos pela rede hoteleira terá que ser ampliado para fazer face a esses novos desafios. Considerando a realidade atual e a inferência estatística de crescimento de turistas, o Hotel Meridional resolveu investir em sua expansão, aumentando em 50% o número de apartamentos para atender à nova demanda. Com recursos próprios, a administração do hotel pretende concluir a ampliação prevista num período de 18 meses, comportando o acréscimo das instalações existentes e a contratação de mão-de-obra para a manutenção da qualidade dos serviços oferecidos. Consciente de que a mão-de-obra qualificada e bem treinada é importante diferencial na acirrada concorrência, o hotel pretende preparar-se convenientemente para os novos tempos. Os recursos humanos são, sem dúvida, o maior patrimônio de que dispõe o hotel para que sejam atingidas as metas previstas.

2. PROJETO DE AMPLIAÇÃO DO HOTEL

Em termos de infraestrutura, a ampliação do hotel constara de adição de 18 novos apartamentos, bem como acréscimo das áreas correspondentes ao almoxarifado, governança, restaurante, recepção, lavandeira, copa e salão de eventos.

Além das normas gerais e das posturas municipais correspondentes. desde a sua chegada (check-in) até a sua saída (check-out) exige dos funcionários. virando o conforto dos hospedes e a facilidade e racionalidade do atendimento. a previsão é de que sejam contratados 14 (quatorze) novos funcionários. RECRUTAMENTO E SELEÇÃO Os trabalhadores que atuam na prestação de serviços do setor hoteleiro devem possuir algumas habilidades específicas. O mercado de trabalho é carente de profissionais especializados para a área hoteleira.No que tange a pessoal. .200.000. A princípio. antes de entrar em atividade. 2. dando ênfase à redução dos custos de manutenção. Observamos que a quase totalidade dos funcionários contratados necessitam de um treinamento especifico. bom senso e boa capacidade de decisão para atender as situações não convencionais. sendo um dos aspectos mais sensíveis e importantes. o acréscimo da área construída é da ordem de 800 m². o projeto leva em conta a funcionalidade e a economia. O projeto arquitetônico de ampliação das instalações encontra-se em desenvolvimento. O prazo total para a elaboração do projeto e construção e reforma das instalações é de 18 meses. A interface constante com o cliente.00 ( três milhões e duzentos mil reais). atenção. O custo total previsto está estimado em R$ 3. um cuidado especial será dado ao recrutamento e seleção de pessoal a ser contratado para aparelhar o hotel com as novas dimensões. paciência. com um acréscimo de dois novos elevadores para facilitar o fluxo dos hóspedes.1. Como sempre temos referenciado. além de conhecimento de sua atividade. educação.

Atualmente. As organizações escolhem as pessoas que desejam como colaboradoras e as pessoas escolhem a organização onde pretendem trabalhar e aplicar seus esforços e competências”. Para os cargos com menor nível de especialização. porém. Para cada tipo de atividade é traçado um perfil. também recorremos ao SINE (Sistema Nacional de Emprego). de um modo geral. O mercado de trabalho é. “As pessoas e organizações não nasceram juntas. Como já acertamos anteriormente. o número de vagas disponibilizadas é bem inferior às necessidades do mercado. com as habilidades necessárias para que o colaborador possa atender às expectativas no que tange ao desempenho esperado. regulado pelo binômio oferta-procura.O sistema SESC-SENAC oferece alguns cursos de capacitação. o setor hoteleiro lida com uma mercadoria bastante sensível – o hóspede – requerendo pessoal conveniente. a nossa prática de recrutamento vem sido através de anúncios em jornais. e através da internet. preparado e treinado. . exceptuando os trabalhos ditos braçais. e demais meios de comunicação.