You are on page 1of 2

Ferros & aços I-30: Tratamentos térmicos

Efeito da velocidade de resfriamento As transformações vistas no diagrama Fe-C pressupõem velocidades de resfriamento bastante baixas, de forma que todos os rearranjos atômicos possam se completar. Mudanças importantes podem acontecer se o aço, sob temperatura acima de 727°C, for bruscamente resfriado. As transformações podem não se efetivar totalmente e outras podem ocorrer, afetando sensivelmente as propriedades mecânicas. O gráfico da Figura 01 é um exemplo aproximado para um aço eutetóide, considerado inicialmente em temperatura na região da austenita (acima de 727°C, linha A) e posteriormente resfriado.

Fig 01
Essas curvas são conhecidas como TTT (tempo, temperatura, transformação). Exemplo: se rapidamente resfriado para T = 500°C e mantido nessa temperatura, a transformação da austenita começa em t0 e termina em t1. Ou melhor, a curva vermelha marca o início da transformação e a azul, o término. Na parte superior (de 700 até aproximadamente 560°C) há formação de perlita, tanto mais fina (e dura) quanto menor a temperatura. Na parte inferior (de 560 até cerca de 200°C) há formação de bainita (ferrita mais carboneto de ferro fino), de dureza maior que a perlita anterior e, de forma similar, mais dura em temperaturas mais baixas.

em forma de agulhas e bastante dura (superior às anteriores). A linha Horizontal Mi marca o início e a Mf. elétricas ou magnéticas para atender os processos de fabricação ou as especificações finais do produto. etc.. por exemplo. a martensita. . térmicas. o tratamento térmico para aumentar a dureza. pode-se dizer que os tratamentos térmicos de aços (e também de outros metais) têm o objetivo de proporcionar alterações de propriedades mecânicas. Entretanto. na faixa de 200°C. nem todos os aços admitem têmpera. De forma genérica. rapidamente comentada no tópico anterior. somente com teor de carbono acima de 0. Nos próximos tópicos. Generalidades A têmpera. comentários e informações sobre os mais usuais.Entretanto. o fim da transformação. há formação de uma nova estrutura. isto é. melhorar ductilidade e facilidade de trabalho. é apenas um dos possíveis tratamentos térmicos. aumentar dureza e tenacidade..3% e velocidade de resfriamento alta. Recozimento • recozimento completo • alívio de tensões • esferoidização Normalização Têmpera • têmpera e revenido convencionais • austêmpera • martêmpera Endurecimento superficial • cementação • nitretação • têmpera superficial • carbonitretação . A tabela abaixo dá um resumo dos principais tipos de tratamento para aços. Há uma variedade de tratamentos para. aumentar resistência ao desgaste. refinar estrutura de grãos. melhorar resistência à corrosão. Em geral. remover tensões residuais. A formação da martensita é o princípio básico da têmpera dos aços. químicas.