You are on page 1of 5

RADIOATIVIDADE

No final do sculo XIX, um minrio de urnio foi esquecido em cima de um filme fotogrfico. Dias depois, o filme foi verificado e visualizaram uma marca derivada de "alguma coisa" que saia do minrio de urnio. Na poca, denominaram "essas coisas" de raios ou radiaes. O fenmeno de liberao de radiaes foi denominado de radioatividade e os elementos qumicos que apresentavam esta propriedade foram chamados de elementos radioativos. So eles:
Rdio (Ra) = nmero atmico (Z) 88, massa atmica 226,0. Descoberto em 1898 por M.Curie, dotado de intensa radioatividade. O rdio um metal alcalino terroso, que funde a 700 C. Muito raro na natureza, extrado da pechblenda. Desintegrase com uma vida mdia de 1620 anos, produzindo uma emanao gasosa de hlio e de radnio. As radiaes , e emitidas pelo rdio so dotadas de grande poder bactericida e sua ao fisiolgica acarreta a destruio dos tecidos e a suspenso da mitose, donde diversas aplicaes teraputicas (curieterapia). Trio (Th) = nmero atmico 90, massa atmica 232,0. Densidade 12,1 g/cm 3, e que funde a 1700 C, aproximadamente, extrado da torita. Urnio (U) = nmero atmico 92, massa atmica 238,0. Densidade de 18,7 g/cm3, extrado do xido de urnio. ltimo elemento natural da classificao peridica, o urnio foi isolado em 1841 por Pligot. Trata-se de um slido cinza-ferro, que funde a 1800 C e se oxida facilmente. O xido uranoso, ou urano, UO2, um slido negro, de propriedades bsicas, a que correspondem os sais uranosos, verdes. O minrio de urnio mais importante a pechblenda, ou uraninita, U 3O8. Existem, todavia, muitos outros, que vm sendo ativamente extrados. Foi no urnio que Henri Becquerel descobriu a radioatividade. Em virtude da baixa concentrao do urnio em seus diversos minrios (em geral menos de 1%), os tratamentos metalrgicos compreendem inicialmente uma concentrao fsica e, depois, uma concentrao qumica dos sais de urnio. O urnio utilizado, sobretudo como combustvel nos reatores nucleares (barras, tubos, anis). Pode tambm ser enriquecido num istopo fssil, principalmente pelo processo seletivo da difuso gasosa do hexafluoreto atravs de paredes porosas, ou pelo processo de ultracentrifugao.

OBS: O dixido de urnio (UO2) a matria-prima para fabricao do combustvel nuclear nos reatores nucleares. Este xido muito pobre em urnio fssil (235U92), isto , aquele que pode sofrer fisso nuclear. Apenas 0,7% dos tomos de urnio presentes nesse xido so 235U92, os 99,3% restantes so de 238U92 (forma no-fssil). Assim, necessrio um novo tratamento para separar o istopo fssil do istopo no-fssil. Este tratamento conhecido como enriquecimento do urnio. Um dos processos para realiz-lo consiste em transformar o dixido de urnio no gs hexafluoreto de urnio (UF6) e fazer este gs difundir-se por placas porosas. Com isso, consegue-se separar o (235UF6) do (238UF6). Em seguida, o gs hexafluoreto de urnio enriquecido volta a ser convertido em dixido de urnio. Este xido o que constituir finalmente o combustvel nuclear.
Polnio (Po) = radioativo, de nmero atmico 84, massa atmica 210, que acompanha geralmente o rdio.

Os Perigos da Radiao
A radiao danifica os tecidos vivos. A radiao em excesso pode causar mudanas biolgicas nos seres humanos ou em quem est em contato com esse tipo de radiao, por isso que as pessoas que trabalham com material radioativo devem se proteger. Os efeitos biolgicos da radiao so diversos, entre eles o desenvolvimento de tumores, leucemia, queda de cabelo, reduo na expectativa de vida, induo s mutaes genticas, m formao fetal, leses de pele, olhos, glndulas e rgos do sistema reprodutivo. Materiais radioativos que escapam para o meio ambiente podem ser transportados por vrios processos diferentes, um exemplo o material radioativo que escapou do acidente na usina nuclear Chernobyl, o qual foi carregado por longas distncias pelos ventos e contaminou parte da Europa (Figura 1). Outro exemplo de contaminao por radiao descartar material radioativo como lixo comum, porque chega a um aterro sanitrio, e os elementos radioativos podem ser carregados pela gua de chuvas para o solo de reas cultivadas ou para reservatrios de gua potvel. Um exemplo muito prximo a nossa realidade foi o acidente radiolgico de Goinia. A contaminao teve incio em setembro de 1987, quando um aparelho utilizado em radioterapias das instalaes de um hospital abandonado foi encontrado, na zona central de Goinia. O instrumento, irresponsavelmente

deixado no hospital, foi encontrado por catadores de papel, que entenderam tratar-se de sucata. Foi desmontado e repassado para terceiros, gerando um rastro de contaminao, o qual afetou seriamente a sade de centenas de pessoas. Existem trs tipos de radiao: alfa, beta e gama. Becquerel, Ernest Rutherford, da Nova Zelndia, e Marie e Pierre Curie, da Frana, foram os responsveis pela sua identificao. A emisso que sofre pequeno desvio para o lado da placa negativa foi denominada emisso alfa (a), a que sofre desvio maior para o lado da placa positiva foi denominada emisso beta (b) e a que no sofre desvio foi chamada de emisso gama (g).
PARTCULA ALFA ( ): 1- As partculas alfa so ncleos de hlio. Consistem em dois prtons e dois nutrons. 2- O ncleo do rdio, no qual prtons e nutrons se unem para formar uma partcula alfa. 3- A partcula alfa emitida pelo ncleo. 4 - Partcula pesada. 5 - Baixo poder de penetrao. 6 - Constituda de 2 prtons e 2 nutrons, que se comportam como uma partcula nica. Representao: PARTCULA BETA ( ) 1- As partculas beta so eltrons em alta velocidade emitidos por certos tomos radioativos. 2- Os eltrons negativos formam-se pela desintegrao de um nutron. Os eltrons positivos formam-se pela desintegrao de um prton. 3- A partcula beta arremessada no instante em que se forma. Um neutrino, uma partcula quase sem peso, tambm emitido. 4 - 7000 vezes mais leve do que a partcula , portanto, mais rpida. 5 - Maior poder de penetrao e danificao do que a alfa. 6 - Constituda por cargas negativas e, praticamente, em massa. RADIAO GAMA ( ) 1- Os raios gama so partculas, ou ftons, de energia eletromagntica. 2- Ncleo do radio. 3- Os raios gama so liberados quando um ncleo, aps uma desintegrao radioativa, fica num estado de alta energia. 4 - Ondas eletromagnticas. 5 - Velocidade prxima da luz. 6 - a mais perigosa e ofensiva das trs. Pode causar danos irreparveis aos seres humanos.

A radioatividade regida por leis que esto ligadas as emisses radioativas com a decorrente converso de um radionucldeo (ncleo radioativo) em outro elemento qumico. Essa converso tem por objetivo transformar um tomo instvel em outro mais estvel. As leis da radioatividade so: 1 Lei da Radioatividade (lei de Soddy):
"Quando um ncleo emite uma partcula alfa ( ), seu nmero atmico diminui de duas unidades e seu nmero de massa diminui de quatro unidades."
Z

Ex: 92U2 2 + 90Th


35 4

XA 2 4 + Z-2YA-4

231

2 Lei da Radioatividade (lei de Soddy-Fajans-Russel):


"Quando um ncleo emite uma partcula beta ( ), seu nmero atmico aumenta de uma unidade e seu nmero de massa permanece constante."
Z

Ex: 83Bi

210

-1

XA -1

+ Z+1YA

+ 84Po

210

Tempo de meia-vida Cada elemento radioativo, seja natural ou obtido artificialmente, se transmuta (se desintegra ou decai) a uma velocidade que lhe caracterstica. Para se acompanhar a durao (ou a vida) de um elemento

radioativo foi preciso estabelecer uma forma de comparao. Por exemplo, quanto tempo leva para um elemento radioativo ter sua atividade reduzida metade da atividade inicial? Esse tempo foi denominado meia-vida do elemento. Isso significa que, para cada meia-vida que passa, a atividade vai sendo reduzida metade da anterior, at atingir um valor insignificante, que no permite mais distinguir suas radiaes das do meio ambiente. Vejamos o caso do iodo-131, utilizado em Medicina Nuclear para exames de tireide, que possui a meia-vida de oito dias. Isso significa que, decorridos 8 dias, atividade ingerida pelo paciente ser reduzida metade. Passados mais 8 dias, cair metade desse valor, ou seja, da atividade inicial e assim sucessivamente. Aps 80 dias (10 meias-vidas), atingir um valor cerca de 1000 vezes menor. No caso do carbono-14 a meia-vida de 5.730 anos, ou seja, este o tempo necessrio para uma determinada massa de este istopo instvel decair para a metade da sua massa, transformando-se em nitrognio-14 pela emisso de uma partcula beta. Esta medida da meia-vida utilizada para a datao de fsseis. Como calcular meia-vida (radioatividade)? O cobalto-60 (27Co60), usado em hospitais, tem meia-vida de 5 anos. Calcule quantos mols de cobalto60 restaro aps 20 anos em uma amostra que inicialmente continha 10 g desse istopo.
RESOLUO: Em 20 anos se passam 4 meias-vidas. O tempo de meia-vida aquele em que a metade de uma amostra inicialmente dada acaba sofrendo Decaimento radioativo, restando apenas a metade da amostra. Logo:

1 mol Co ---- 59 gramas X -------------- 0,625g X = 0,010 mols

Reaes nucleares Fisso nuclear: a partio de um ncleo atmico pesado e instvel atravs do bombardeamento esse ncleo com nutrons moderados, originando 2 ncleos mdios, liberando uma elevada quantidade de energia.

Fuso nuclear: Corresponde unio de dois ou mais ncleos atmicos leves, originando um nico ncleo atmico, liberando uma quantidade gigantesca de energia.

Exerccios: 1. Relacione as radiaes naturais (1 coluna) com suas respectivas caractersticas (2 coluna). 1 Coluna

1. 2.

alfa ( ) beta

2 Coluna ( ) possuem alto poder de penetrao, podendo causar danos irreparveis ao ser humano. ( ) so partculas leves com carga eltrica negativa e massa desprezvel.

()

3.

gama ()

( ) so radiaes eletromagnticas semelhantes aos raios X, no possuem carga eltrica nem massa. ( ) so partculas pesadas de carga eltrica positiva que, ao incidirem sobre o corpo humano, causam apenas queimaduras leves.

. 2. O processo de irradiao pode ser utilizado para aumentar o tempo de conservao dos alimentos, por meio da eliminao de microrganismos patognicos e de insetos. A irradiao geralmente feita com raios gama originados do cobalto-60. A cerca da radiao, julgue os itens abaixo. (1) A radiao gama originada de uma transformao qumica. (2) Se um tomo de cobalto-60 emite apenas radiao gama, isso significa que ele no sofre uma transmutao. (3) Um alimento irradiado contm tomos de cobalto-60 que foram adicionados ao mesmo no processo de tratamento. (4) No processo de irradiao, o feixe de raios gama pode ser direcionado aos alimentos por meio de placas eltricas devidamente polarizadas que desviam tais raios. 3. Ao acessar a rede Internet, procurando algum texto a respeito do tema radioatividade no "Cade?"(http://www.cade.com.br), um jovem deparou-se com a seguinte figura, representativa do poder de penetrao de diferentes tipos de radiao. Com o auxlio da figura, julgue os itens que se seguem: (0) A radiao esquematizada em II representa o poder de penetrao das partculas beta. (1) A radiao esquematizada em III representa o poder de penetrao das partculas alfa. (2) As partculas alfa e beta so neutras. (3) Quando um ncleo radioativo emite uma radiao do tipo I, o numero atmico fica inalterado.

4. Um dos istopos do Amercio 95Am241 quando bombardeado com partculas (2He4), forma um elemento novo e dois nutrons 0n1, como indicado pela equao: 241 + 2He4 > elemento novo + 20n1 95Am Os nmeros atmicos e de massa do novo elemento sero respectivamente: a) 95 e 245 b) 96 e 244 c) 96 e 243 d) 97 e 243 e) 97 e 245 5. Uma substncia radiativa tem meia-vida de 8 h. Partindo de 100 g do material radiativo, que massa da substncia radiativa restar aps 32 h? a) 32 g. b) 6,25 g. c) 12,5 g. d) 25 g. e) 50 g. 6. Calcular a vida-mdia dos tomos de uma amostra radioativa, sabendo que, em 64 h de desintegrao, 80 g dessa amostra se reduzem a 5 g? 7. A meia-vida de um istopo radioativo de 12 h. Aps 48 h de observao, sua massa torna-se 12,5 g. Determine a massa desse istopo no incio da contagem do tempo? 8. Aps 15 min de observao, a massa da amostra de um istopo radiativo, que era de 72 mg, torna-se 9 mg. Determine a meia-vida desse istopo. 9. A BOMBA ATMICA O ncleo de um tomo pesado, como o urnio-235 ou o plutnio-239, bombardeado por ........... livres que causam o processo de .............. do tomo, o que gera intensa liberao de energia e mais nutrons, causando uma reao em cadeia. (Galileu, janeiro de 2003, n 138, com adaptaes.) A alternativa que melhor completa as lacunas do enunciado na reportagem se encontra em: a) prtons, fuso. b) nutrons, fisso. c) nutrons, fuso. d) prtons, fisso. e) eltrons, fisso. Resposta: A seqncia correta : 3 - 2 - 3 - 1. Resposta: E C E E Resposta: Item correto: 0 e Itens errados: 1, 2 e 3 Resposta: D Resposta: B Resposta: 16h Resposta: 200g Resposta: 5 min Resposta: B

You might also like