You are on page 1of 8

CEIA PASCAL JUDAICA ADAPTADA PARA CRISTOS

1. ACENDENDO AS LUZES DA FESTA - OBS: Tias acendem as velas.


COMENTRIO - JOILSON

Segundo um velho costume hebraico, dever da me acender as luzes festivas em qualquer culto familiar e, assim, dar vida e alegria ao ambiente em que se realizavam as solenidades. A Igreja catlica, conservando essa bela tradio, inicia a cerimnia da viglia pascal com a bno da luz, smbolo da vinda do Cristo, o Messias, a luz do mundo. Tambm o uso das velas nos altares tem sua origem nesse antigo costume israelita.
(Todos de p. Uma me (ou algumas mulheres) acende(m) as velas dizendo:)

Uma mulher: Abenoado sejais, Senhor nosso Deus, Rei do Universo, que nos santificastes pelos mandamentos e nos ordenastes benignamente esta festa das luzes. Abenoado sejais, Senhor nosso Deus, Rei do Universo, que nos conservastes a vida at o dia de hoje. Que a nossa casa seja abenoada, Deus, e que a luz da vossa bondade brilhe sobre todos ns, trazendo-nos a paz. Todos: Amm. 2. KIDDUSH- A BNO DA FESTA
(Todos sentados. Na mesa, em frente de cada conviva, um pequeno recipiente com gua salgada e um prato com matzos(po sem fermento), ervas amargas, haroses e um ramo verde. Diante do dirigente, uma grande taa ou vasilha de vinho, com uma concha). COMENTRIO

Sempre antes de comer, a famlia hebraica d graas e louvor a Deus, agradecendo todos os seus dons. Hoje, do mesmo modo, o po e o vinho, que sero consagrados, so abenoados pelo celebrante durante o ofertrio da missa.
Presidente: - RODRIGO Abenoado sejais, Senhor nosso Deus, Rei do Universo, que nos escolhestes entre os povos, nos exaltastes acima de todas as lnguas e nos santificastes com os vossos mandamentos. Com amor Vs nos destes, Senhor nosso Deus, dias santificados para que celebrssemos esta festa do po zimo; reunimo-nos comemorando a nossa libertao, lembrando o xodo do Egito. Abenoado sejais porque nos escolhestes acima dos outros povos e nos destes por herana esse tempo sagrado. Abenoado sejais, Deus, que santificastes Israel e suas festas.
(O primeiro clice de vinho: o clice de ao de graas servido da mesma grande taa que deve estar diante do dirigente e distribudo a todos os presentes). COMENTRIO

O vinho era servido quatro vezes durante a refeio pascal. O ato de tirar o vinho para todos de um s recipiente simboliza unio. Na ltima ceia, Cristo serviu assim o primeiro clice de vinho ainda no consagrado, dizendo: Tomai isto e reparti entre vs; pois eu vos digo que no beberei doravante do fruto da videira, at que venha o Reino de Deus(Lc 22,17-18). A consagrao viria mais tarde, depois da refeio, ao ser oferecido o terceiro clice de vinho, o clice da bno. Todos: Abenoado sejais, Senhor nosso Deus, Rei do Universo, que criastes o fruto da videira.
(Todos bebem do primeiro clice de vinho. O que serve a mesa apresenta ao dirigente uma bacia e uma toalha, para que lave as mos).

COMENTRIO

O gesto de lavar as mos simboliza a pureza interior de que se precisa para participar de um mistrio to importante. Do mesmo modo, durante o ofertrio da missa, o sacerdote repete esse ato significativo. Muito provavelmente, foi neste ponto do ritual que Jesus se levantou e lavou os ps dos apstolos, para mostrar a importncia do esprito de servio naqueles que tm autoridade no novo reino.
(Ao lavar as mos, o dirigente diz:)

Presidente: Abenoado sejais, nosso Deus e Senhor, Rei do Universo, que nos santificastes com vossos mandamentos e nos ensinastes o ritual de lavar as mos.
(Todos tomam de seus pratos a erva amarga, molham na gua salgada, smbolo das lgrimas e sofrimentos, e dizem juntos:)

Todos: Abenoado sejais, Senhor nosso Deus, Rei do Universo, que criastes o fruto da terra.
(Todos comem a erva amarga. O que serve a mesa traz ento um prato com trs matzos (pedaos de po sem fermento), cada um envolvido por um guardanapo. O dirigente tira o pedao de cima e o levanta no prato.) COMENTRIO

O po sem fermento: durante os oito dias da Pscoa s se podia comer po sem fermento em lembranas da primeira Pscoa. Na pressa da fuga no houve tempo para fazer po com fermento. Ento, o po usado por Cristo foi sem fermento. No rito latino da missa, continua-se a observar o mesmo costume.
Presidente: Contemplai este po do tormento que nossos pas comeram na terra do Egito. Todos vs que desejardes, vinde e comei. Todos vs que desejardes, vinde e celebrai a Pscoa conosco. Permita Deus nos redimir de todo o mal e de toda a escravido.

3. HAGADAH- A HISTRIA DA SADA DO EGITO


(Um segundo clice de vinho preparado e servido. Chama-se o clice de Hagadah.) COMENTRIO

Hagadah: agora conta-se a histria da primeira Pscoa, como Deus mandou fazer no livro do xodo. Esta parte da celebrao visa instruo dos presentes, como na missa dos catecmenos. Gustavo Gutierrez explica: Quando Israel expressa a sua f em Deus, refere-se a um fato histrico. isso que expressam os chamados credos histricos. Se a f bblica histrica, ento a memria importante. Trata-se de evocar os fatos histricos passados para trazer memria a ao libertadora de Jav no presente... Mas, alm de memria, a f bblica tambm liberdade, abertura para o futuro. A evocao da gesta libertadora de Jav no representa nostalgia de tempos idos. Todo grande amor recorda o momento inicial: como fonte de alegria, nos momentos bons, como reafirmao de uma esperana, nos momentos difceis. Em ambos os casos o olhar volta-se para adiante. E o futuro aparece como tarefa... A f de Israel move-se nessa dialtica de memria e liberdade. isso que se celebra no culto. O culto o contexto dos credos histricos. Essa vocao torna o passado presente, em funo do futuro. Israel no celebra para aplacar a ira divina, mas para dar graas pela libertao e aliana, e para reconhecer novas intervenes de Deus em sua histria. Sua fidelidade, fazer justia ao pobre, a condio de um culto autntico, segundo os profetas.
(A pessoa mais jovem faz quatro perguntas tradicionais. Na ltima ceia, quem as formulou provavelmente foi o apstolo Joo.)

O mais jovem: NENECO Por que esta noite diferente das outras? Nas outras noites tanto comemos o po zimo como o po comum. Por que nesta noite comemos somente po zimo? Em todas as outras noites comemos qualquer espcie de erva. Por que nesta noite comemos ervas amargas? Em todas as noites do ano, comemos as ervas sem condimento algum. Por que nesta noite as comemos com condimento? Por que nesta noite as colocamos em gua salgada e haroses? Todas as noites comemos sem comemoraes especiais.

Por que nesta noite celebramos a Pscoa?


Presidente: Eis porque: Os srios haviam perseguido de tal modo os nossos pais que eles resolveram abandonar a terra de Israel e fixar-se no Egito. Neste pas, em pouco tempo, eles se constituram como nao grande e forte que se desenvolveu extraordinariamente. Mas tambm no Egito nosso povo voltou a ser oprimido, perseguido e obrigado aos mais penosos trabalhos. Clamamos, ento, ao Senhor Deus de nossos pais e Ele nos ouviu e nos socorreu em nossas aflies, trabalhos e desgraas. E Ele nos conduziu, a ns, cheios de terror, para fora do Egito, por meio de muitos sinais e prodgios. Cumpre, pois, meditarmos longamente sobre esta passagem de nossa histria.
(O leitor far, agora, a leitura da narrativa da sada do povo judeu do Egito.)

Leitor: - CLEUDILENE Quando os israelitas estavam ainda na terra do Egito, o Senhor disse a Moiss e a Aaro (Ler: Ex 12,2-15 e Ex 12,31-32). Todo o povo egpcio ajudou o povo de Israel a se arrumar e a sair o quanto antes do Egito. Do contrrio, o Deus do povo de Israel acabar destruindo a ns todos, diziam os egpcios. E assim os israelitas levaram a massa antes que houvesse tempo de colocar fermento e fermentar para fazer o po. Amarraram a massa do po em tecidos e levaram-na nas costas... E partiram... Cerca de 600.000 homens, no contando crianas... Tinham rebanhos e manadas de animais de toda a espcie, em grande quantidade... No tinham meios de fazer provises para a viagem, pois os egpcios estavam forando todo o povo a sair do pas ainda naquela noite mesmo. Durante 430 anos os israelitas estiveram no Egito. Ao fim desse tempo, num nico dia, todo o povo de Deus, o povo de Israel, saiu do Egito, deixando para sempre aquele pas.
Ler Ex 14,2115,1; em seguida o Cntico de Miriam ou o Salmo 135. (Agora inicia-se o ponto alto da ceia. Os que servem entram solenemente, trazendo o cordeiro pascal, e o colocam diante do dirigente, na mesa principal.) COMENTRIO

O presidente toma cada prato e explica o significado dele, deixando bem claro que a libertao do Egito acontece de novo sob os smbolos da ceia pascal. Para esclarecer a relao existente entre a sada do Egito e a ceia pascal, o presidente levanta os alimentos cerimoniais, um de cada vez, e explica o que significa cada um deles. Era este o ponto alto da refeio dos antigos judeus e continua ainda a ser tambm para ns, os novos israelitas. Porque o cordeiro era sujeito s exigncias do ritual, cheias de significado proftico. Devia ser macho, sem defeito; ser assado em espeto, em forma de cruz, com um ramos penetrando em toda a extenso; o outro ramo devia separar os ps dianteiros e nenhum osso deveria ser quebrado.
(Enquanto o pai levanta o cordeiro pascal, todos perguntam:)

Todos: O que significa PESASH?


Presidente: Pesash significa o cordeiro pascal que nossos antepassados sacrificaram ao Senhor em memria daquela noite, quando o Todo-Poderoso passou pelas casas de nossos pais no Egito, como est escrito: Quando vossos filhos vos perguntarem: Que rito este?, respondereis: o sacrifcio da Pscoa para Iahweh que passou adiante das casas dos filhos de Israel no Egito, quando feriu os egpcios, mas livrou as nossas casas(Ex 12,26).
(O pai descobre a parte superior do po zimo e o levanta.)

Todos: Qual o significado do PO ZIMO?


Presidente: Este o po do tormento que nossos pas levaram consigo para fora do Egito, como est escrito: Comeram pes zimos com a farinha que haviam levado do Egito, pois a massa no estava levedada: expulsos do Egito, no puderam deter-se e nem preparar provises para o caminho (Ex12,32).

(O pai ergue as ervas amargas. Todos perguntam:) Todos: Qual o significado de MOROR?

Presidente: Moror significa erva amarga. Comemos moror para relembrar que os egpcios amarguraram a vida de nossos pais, como est escrito: Os egpcios obrigavam os filhos de Israel ao trabalho, e tornavam-lhes amarga a vida com duros trabalhos: a preparao da argila, a fabricao de tijolos, vrios trabalhos nos campos; e toda espcie de trabalhos aos quais os obrigavam(Ex 1,13-14).

4. AO DE GRAAS PELA SADA DO EGITO


COMENTRIO

Esta orao de ao de graas que o presidente vai fazer lembra-nos o prefcio da missa. O salmo de Hallel, de louvor, lembra-nos o Santo, Hallel, ou Aleluia, quer dizer louvado seja Deus. Estes salmos eram muitas vezes rezados por Cristo. Podemos notar que o que estamos comemorando no um ato do passado, mas um ato que ainda est acontecendo e que envolve cada um de ns: o ato de nossa libertao. Celebramos nossa libertao do egosmo pessoal, do individualismo, da sede de poder, de corrupo, da inveja, da vingana, da falsidade, da mentira, de uma vida vazia, onde o ter mais importante do que o ser. o que chamamos de pecado pessoal. Celebramos tambm nossa libertao de estruturas injustas, que mantm milhes de irmos nossos num novo tipo de escravido: so os 25 milhes de menores abandonados ou em estado irregular, no Brasil, os milhes de favelados, de bias-frias, de doentes, de analfabetos, de pessoas que vivem do salrio mnimo, sem as mnimas condies de moradia e de saneamento bsico dignas de um ser humano criado imagem de Deus. o que chamamos de pecado social. Temos esperana, porque o Deus de ontem o Deus de hoje, que continua no nosso meio como Deus libertador.
(Como prefcio ao salmo de Hallel, o dirigente levanta o clice de vinho e diz:)

Presidente: Em toda gerao, cada um deve considerar-se como se estivesse vindo pessoalmente do Egito, como est escrito: Naquele dia, assim falars a teu filho: Eis o que Iahweh fez por mim, quando sa do Egito(Ex 13,8). Portanto, nosso dever agradecer, honrar, glorificar, celebrar, enaltecer, consagrar, exaltar e adorar quem realizou todos esses milagres para nossos pais e para ns mesmos. Ele nos conduziu da escravido liberdade, do sofrimento alegria, da desolao aos dias festivos, da escurido a uma grande claridade e do cativeiro redeno. Recitemos, diante dele, juntos uma nova cano.
(O presidente levanta seu clice de vinho. Todos de p. Cada um responde a trs perguntas sobre com ser seu compromisso de libertao com o povo oprimido, hoje.)

Todos: Aleluia, louvemos ao Senhor. Presidente: Quando Israel saiu do Egito, da casa de um povo brbaro Todos: Jud tornou-se o santurio do Senhor e Israel seu Reino. Presidente: O mar viu e fugiu, voltou atrs o Jordo. Todos: Os montes pularam como cordeiros; as colinas, como ovelhas. Presidente: Que tens, mar, para fugir? Por que voltas atrs, Jordo? Todos: Por que saltais, montes, como cordeiros? E vs, colinas, como ovelhas? Presidente: Treme, terra, ante a face do Senhor, ante a face do Deus de Jac. Todos: Que muda a rocha em gua e a pedra em fonte. Aleluia, louvemos ao Senhor. 5. BENO SOLENE DO ALIMENTO
(Todos sentados.)

COMENTRIO

Neste momento benzem-se o vinho, o po zimo e as ervas amargas, smbolo da escravido do Egito, da qual Deus libertou os judeus.
Presidente: Glorificado sejais, Senhor nosso Deus, Rei do Universo, que nos redimistes, nos concedestes viver esta noite para participar do po zimo e das ervas amargas. Possa assim o Senhor, nosso Deus e Deus de nossos pais, permitir-nos viver at outras datas festivas santificadas. Possa vossa vontade ser cumprida por Jac, vosso servo escolhido, de modo que vosso nome seja santificado por todos na terra e todos os povos sejam levados a louvar-vos em unssono. E vos cantaremos novos hinos de louvor pela nossa redeno pela libertao de nossas almas. Glorificado sejais, Senhor, que redimistes Israel.

Todos: Glorificado sejais, Senhor nosso Deus, Rei do Universo, que criais o fruto da vinha.
(Todos tomam o segundo clice de vinho. O dirigente toma o primeiro matzo, pronunciando a bno com a seguinte orao:)

Presidente: Glorificado sejais, Senhor nosso Deus, Rei do Universo, que da terra tirais o po.
COMENTRIO

O gesto de repartir o po, comeando com um s pedao, tambm simboliza a unio. J que h um nico po, ns, embora muitos, somos um s corpo. Visto que todos participamos desse nico po (1Cor 10,17). Foi um gesto normal do pai de famlia oferecer ao hspede um pedao de po molhado com haroses. Este foi o gesto de Cristo, quando ofereceu um pedao de po a Judas num ltimo apelo de amizade. Mas o Evangelho fala: Tomando, ento, o pedao de po, Judas saiu imediatamente (Jo 13,30) Celebramos a sociedade de igualdade, a sociedade nova, com homens novos, que h de vir, porque Jesus prometeu. O gesto de repartir o po simboliza nosso compromisso e participao na construo desse Reino.
(O presidente parte o primeiro dos trs zimos e distribui para os presentes, segurando em suas mos um pedao. Todos dizem:)

Todos: Glorificado sejais, Senhor nosso Deus, Rei do Universo, que com vossos mandamentos nos santificastes e nos ordenastes comer do po zimo.
(Todos comem o pedao de po).

Presidente: Vamos juntar o po zimo s ervas amargas e com-los juntos, tal como est escrito: Comereis ervas amargas com po zimo.
(Cada pessoa coloca uma poro de ervas amargas e haroses entre dois pedaos de po. Todos dizem:)

Todos: Glorificado sejais, Senhor nosso Deus, Rei do Universo, que por vossa vontade nos santificastes e nos ordenastes comer ervas amargas. 6. REALIZA-SE A CEIA PASCAL
(Neste ponto interrompe-se o ritual) (A carne que simboliza o Cordeiro Pascal pode ser distribuda e consumida).

COMENTRIO

O jantar servido. um momento de confraternizao, expresso de unidade e amor. O dirigente, como um pai de famlia, pode explicar aqui o significado de uma refeio em famlia, onde todos batem papo e trocam impresses. importante que a conversa seja sria, que se converse sobre as impresses do curso, o compromisso do cristo de hoje, as dificuldades e desafios a serem enfrentados. O clima deve ser de alegria. Como continuao do ritual, ao fim da refeio, pode ser introduzida a leitura do Evangelho sobre a instituio da Eucaristia (Lucas 22). A ceia pascal o memorial do evento mais importante de todo o Antigo Testamento, assim como o mais importante de toda a histria do mundo. Na Eucaristia celebramos no s a passagem da morte fsica de Jesus para a vida, mas tambm a passagem de todas as situaes de morte em nossa sociedade para uma situao de vida. O germe de uma nova sociedade comeou a brotar com a sua vinda. O Reino de Deus est no meio de vs (Lc 17,21). A instituio da Eucaristia dentro da ceia pascal foi para dar continuidade ao mesmo tema de liberdade.

7. TERCEIRO CLICE DE VINHO: O CLICE DA BENO


(Terminada a ceia, o presidente toma o prato com o segundo matzo e o distribui em pedaos pequenos a todas as pessoas presentes.) COMENTRIO

E agora que o segundo po zimo vai ser partido e distribudo para terminar a refeio da Pscoa, conforme o costume do povo judeu. Foi, provavelmente, neste momento da ceia que Cristo tomou o po, abenoou-o e distribuiu-o aos discpulos, dizendo: Isto o meu corpo que dado por vs (Lc
22,19).

(Todos seguram o pedao de po em suas mos, enquanto o presidente diz:)

Presidente: Glorifiquemos ao Senhor!

Todos: Que o nome do Senhor seja glorificado para sempre.


Presidente: Glorificado seja o Senhor, nosso Deus, Rei do Universo, que alimenta o mundo inteiro com bondade e graa, amor e misericrdia. Ele d po a todos os homens do mundo, pois eterno seu amor e santo seu nome. Ele Aquele que tudo sustenta, que faz bem a todos e prov alimento para todas as suas criaturas.

Todos: Glorificado sejais, Senhor, que alimentais as vossas criaturas.


(Todos comem o pedao de matzo. Em seguida servido, numa nica taa, o terceiro clice de vinho.) COMENTRIO

So Paulo refere-se ao clice da bno quando pergunta: O clice de bno que abenoamos, no comunho com o sangue de Cristo? (1Cor 10,16). So Lucas nos conta que, depois de cear, Cristo tomou o clice, deu graas e o ofereceu, dizendo: Este clice a Nova Aliana em meu sangue, que derramado em favor de vs (Lc 22,20).
(Antes do Salmo 115 que segue recitada pelo sacerdote, antes de tomar o sangue de Cristo, durante a missa. O clice da salvao sangue de Cristo. Deus quebrou nossos laos pelo seu sacrifcio. Ele o Todo-Poderoso, e sua morte preciosa aos olhos de Deus. com Ele oferecemos o perfeito sacrifcio de louvor e compromisso libertador na missa. Todos de p.)

Presidente: Que poderei retribuir ao Senhor por tudo o que Ele me tem dado? Todos: Erguerei o clice da salvao, invocando o nome do Senhor. Presidente: Cumprirei os meus votos para com o Senhor na presena de todo seu povo. Todos: Preciosa , aos olhos do Senhor, a morte de seus santos.

Presidente: Sou, Senhor, vosso servo, filho de vossa serva.


Todos: Quebrastes os meus grilhes. Oferecer-vos-ei um sacrifcio de louvor, invocando o nome de nosso Deus. Presidente: Cumprirei os meus votos para com o Senhor na presena de todo seu povo; nos trios da casa do Senhor, no teu recinto, Jerusalm.

Todos: Glorificado sejais, Senhor nosso Deus, Rei do Universo, que criastes o fruto da vinha.
(Todos tomam do clice abenoado.)

8. A BNO FINAL QUARTO CLICE


(Enchem-se de novo os clices. o quarto copo, o copo de Melquisedec.

Presidente - Agora, elevemos os nossos clices e louvemos juntos ao Eterno, por haver-nos agraciado por esta noite de Pscoa e manifestemos a Ele o nosso pedido mais profundo. Todos - O Imaculado Morador do Cu, restitui a honra do Teu Povo, do qual disseste a ns, que seria to numeroso, que no poderia ser contado ! - Conduz todos os resgatados da Aliana Antiga e da Nova Aliana no Sangue Precioso do Teu Cordeiro Imolado, para a Tua Casa Santa e Morada Eterna! - Este ano celebramos a Pscoa aqui; que no prximo, celebremos juntos, em Jerusalm !!! - Que na Nova Jerusalm, na Jerusalm Celeste, possamos ser todos reunidos, para celebrarmos a Sder (Ordem da Pscoa) que ser um ETERNO SHABAT! SHALOOOM !!! SHALOOOM !!! Presidente: O Senhor te abenoe e te guarde. O Senhor te mostre a sua face, te conceda a graa. O Senhor volte o seu rosto para ti.

Todos: Assim seja, assim seja, assim seja.


(Poder ser lido o Evangelho de So Joo 17,1-26:) - LLIAN

Presidente: Irmos, purificai-vos do velho fermento, para que sejais uma nova massa, agora que j sois zimos, pois o Cristo, o nosso Cordeiro Pascal, foi imolado.

Todos: Aleluia! Aleluia! Aleluia! Leitor 1: Pscoa! Passagem! Ressurreio! Todos: Aleluia! Aleluia! Aleluia!
Presidente: Eu sou o po da vida. Quem vem a mim, nunca mais ter fome e o que cr em mim nunca mais ter sede(Jo 6,35). Leitor 2: Este o meu preceito: amai-vos uns aos outros como eu vos amei. Ningum tem maior amor do que aquele que d a vida por seus amigos. Vs sois meus amigos, se praticais o que vos ordeno(Jo 15,12-14).

Presidente: No mais vos chamo servos, porque o servo no sabe o que seu amo faz; mas eu vos chamo amigos, porque tudo o que ouvi do Pai eu vos dei a conhecer. No fostes vs que me escolhestes, mas fui eu que vos escolhi e vos designei para irdes e produzires fruto e para que o vosso fruto permanea, a fim de que tudo o que pedirdes ao Pai em meu nome ele vos d. Isto vos ordeno: amai-vos uns aos outros(Jo 15,15-17).

Todos: Aleluia! Aleluia! Aleluia! Presidente: Eis que chegamos ao final da Ceia e no comemos o ovo. Como ele simboliza a totalidade do Universo e a vida que est sempre pulsando, cozido e chamuscado de lado, simboliza a vida de nossos antepassados que foi amargada e humilhada pelos faras e por todos os inimigos de Israel. Levemos, pois para casa como sinal da Pscoa, da passagem de nosso Deus pelo meio do seu povo para nos tirar do cativeiro e nos conduzir terra da liberdade.

You might also like