AP 432/10

Natureza do Trabalho:

Elaboração de Plano de Manejo para o Parque Natural Municipal do Córrego Cumandaí, município de Naviraí – MS.

Interessado: Infinity Bio-Energy

1. INTRODUÇÃO Atendendo à solicitação, estamos apresentando a Proposta Técnica e Comercial para a elaboração do Plano de Manejo do Parque Municipal Natural do Córrego Cumandaí, oficializado pelo Decreto Estadual nº 058, de 26 de julho de 2005, localizado à Rua Bandeirantes, nº 501, município de Naviraí – MS. 2. ESCOPO DOS SERVIÇOS O escopo do presente trabalho terá que atender de forma específica as determinações presentes na Lei Federal nº 9.985, de 18 de julho de 2000; no Decreto Federal nº 4.340 de 22 de agosto de 2002 e no Roteiro Metodológico de Planejamento – IBAMA – 2002. 2.1 Caracterização e levantamento bibliográfico Serão apresentadas as informações gerais referentes à localização, acesso a partir da capital mais próxima, histórico de criação e aspectos legais do Parque Municipal. Será também elaborada uma ficha-resumo na forma de um quadro, com informações referentes à área do parque, coordenadas geográficas, marcos e referências importantes, biomas/ecossistemas representativos, atividades ocorrentes, etc. Todas as informações, sempre que possível, serão georreferenciadas e ilustradas em mapas e/ou croqui. 2.2 Diagnóstico 2.2.1 Caracterização do Parque Municipal Serão levantados dados que, sempre que possível, serão georreferenciados e/ou ilustrados em mapa ou croqui, de maneira a caracterizar os aspectos referentes a: • Clima: Duração e ocorrência de estações seca e chuvosa, temperatura, pluviosidade, umidade relativa do ar e fenômenos regionais como geadas, trombas d’água, neblina, pequenos tornados, etc. 1
ampla projetos e serviços em meio ambiente ltda. rua cajaíba, 301 - pompéia são paulo - sp – 05025-000 tel/fax: 11. 3862.3254 / 3862-4769 ampla@amplaambiente.com.br

2 Caracterização do entorno A caracterização do entorno da área do Parque Municipal visa levantar os aspectos mais relevantes a respeito da socioeconomia da região e sua interface com a área do Parque. ameaçadas. identificar e descrever linhas para o desenvolvimento de estudos e atividades educacionais. Identificar os principais serviços de saúde. fazer o levantamento dos atrativos naturais existentes na área. • Pesquisa e monitoramento: Citar pesquisas e atividades educacionais realizadas e em desenvolvimento na área do Parque. fisionomias e tipos característicos • Hidrografia: Identificação da bacia hidrográfica. renda per capita e principais tipos de ocupação. resgate. 301 . apontar aspectos culturais possíveis de serem utilizados no programa de visitação.sp – 05025-000 tel/fax: 11. vazante e outros aspectos de sua dinâmica sazonal. equipamentos e materiais disponíveis para essas atividades. fazendo sua correlação com a vegetação existente. ameaçadas. identificando as espécies mais comuns. comunicações. • Vegetação: Descrição e classificação das principais fitofisionomias do Parque. Será também realizada a investigação da qualidade ambiental da água superficial do Córrego Cumandaí. identificando as espécies mais comuns. identificar potencialidades e atrativos próprios para visitação e lazer. 2. transporte. Para tanto. invasoras. bombeiros. exóticas e migratórias. distribuição da população por faixa etária. • Visitação: Identificar iniciativas educacionais e de lazer. sexo.AP 432/10 • Relevo: Tipo de relevo predominante. 3862. exóticas e seu estado de conservação.br . raras. raras. informar qual é a infra-estrutura. de importância econômica. minas e demais elementos da hidrografia do local.3254 / 3862-4769 ampla@amplaambiente. nascentes. dos peixes e dos mamíferos. • Fauna: Descrever a fauna habitante ou transeunte do Parque. serão necessários estudos que façam o levantamento dos parâmetros do IBGE para a população do município de Naviraí. seu grau de conservação e suas implicações para o manejo. 2 rua cajaíba. altitudes. bioindicadoras. assim como descrever ampla projetos e serviços em meio ambiente ltda.pompéia são paulo . principais cursos d’água. endêmicas. serviços. com enfoque nos grupos das aves. considerando a distribuição da população rural e urbana. indicando as épocas de cheia.). coletar dados para subsidiar as medidas de manejo do impacto da visitação. indicar a ocorrência ou a necessidade de equipamentos facilitadores (corrimão.2. etc. grau de escolaridade.com. passarelas. invasoras. hospedagem e comércio oferecidos pelo município.

sociais e culturais do Parque Municipal.2.br . sua importância como unidade de Conservação e suas contribuições com o SNUC.3 Conectividade Indicar a presença de outras Áreas de Preservação no entorno do Parque Municipal e descrever as possibilidades de se formarem corredores ou comporem mosaicos com o Parque.AP 432/10 o tipo de uso do solo no entorno do Parque Municipal. salientando os problemas ambientais existentes. 2.sp – 05025-000 tel/fax: 11.2. a definição dos programas de manejo específicos e determinação do zoneamento da área do Parque Municipal. florestais e industriais.3254 / 3862-4769 ampla@amplaambiente. 2. A metodologia aqui estabelecida busca o envolvimento da sociedade no planejamento e em ações específicas no Parque Municipal e no seu entorno.4 Significância Demonstrar de maneira consolidada e integrada a importância dos valores ambientais. organizado basicamente como o ilustrado no diagrama abaixo 2. 301 .3 Planejamento A fase de planejamento. listando as principais atividades econômicas. serão realizadas ao menos 3 (três) oficinas de planejamento que contarão com a participação de um conselho consultivo. Para tanto. pecuárias.pompéia são paulo . rua cajaíba.4 Programas de Manejo 3 ampla projetos e serviços em meio ambiente ltda. decorrentes ou potenciais. necessária à definição dos objetivos do programa de manejo. 3862.com. 2. buscando o envolvimento de especialistas e da comunidade. agrícolas. bem como seus impactos e ameaças à área protegida. será realizada de maneira participativa.

com. formas de divulgação e ações de relações públicas. ecoturísticas e de lazer. controle de populações de fauna e flora. compreendendo fotes governamentais e não-governamentais. folhetos. manejo de recursos. a saber: • Programa de Administração: Incluirá as ações de instalação e manutenção da infra-estrutura e equipamentos. instalações.). prevenção e combate a incêndios. 301 . informações. trilhas interpretativas. passarelas. • Programa de visitação: Definirá as ações educativas e de conscientização ambiental. meios e estratégias de financiamento. • Programa de comunicação: Abordará as formas e as necessidades do Parque Municipal em se comunicar com seu público externo. segurança de funcionários e visitantes.br .) e possíveis parcerias. previsão de atividades interpretativas. etc. parcerias potenciais e reais. Serão emitidas 2 vias impressas e 2 vias digitais de cada versão. painéis. 3. educação e monitoramento: Este programa indicará as potencialidades de pesquisa e educação a serem desenvolvidas ou que estão em desenvolvimento na área. rampas. sendo uma versão integral e uma versão resumida. • Programa de proteção e fiscalização: Incluirá ações de fiscalização e proteção definindo áreas ou setores estratégicos. questões de pessoal e capacitação. etc. registro de ocorrências. 4 ampla projetos e serviços em meio ambiente ltda. • Programa de sustentabilidade econômica: Apontará todas as possíveis fontes. sinalização.pompéia são paulo . facilidades que o Parque Municipal poderá oferecer (equipamentos. previsão de estruturas e facilidades para a execução do programa (centro de visitantes. que serão adotados de acordo com a utilização pretendida para a área do Parque Municipal. • Programa de pesquisa. Foram adotados 06 (seis) temas para a elaboração dos programas de manejo.3254 / 3862-4769 ampla@amplaambiente. programas de estágio e voluntariado. salvamento e resgate. entre outros. PRODUTOS Este trabalho será realizado por equipe técnica capacitada e documentado através de 2 Relatórios Técnicos.AP 432/10 Os programas de manejo serão definidos após a realização das oficinas de planejamento Participativo e serão embasados nos resultados obtidos no Diagnóstico Ambiental e nas potencialidades verificadas para o Parque Municipal.sp – 05025-000 tel/fax: 11. recreativas. primeiros socorros. para auxiliar sua sustentabilidade econômica. rua cajaíba. Tratará de questões como estratégia de marketing. entre outros. 1 via para ser entregue ao empreendedor e 1 via para protocolização junto ao órgão ambiental competente. 3862.

Encarte 6 – monitoria e avaliação. Encarte 2 – Análise da região do PNMCC. 5.3254 / 3862-4769 ampla@amplaambiente. 301 . rua cajaíba. além dos equipamentos para os trabalhos de gabinete. sendo: Encarte 1 – Contextualização do PNMCC.br . contando com a coordenação de profissional especialista da AMPLA. EQUIPE TÉCNICA Os trabalhos serão realizados por equipe técnica capacitada e experiente em projetos similares. 4.sp – 05025-000 tel/fax: 11.pompéia são paulo . Encarte 3 – Análise do Parque Municipal. MATERIAIS E EQUIPAMENTOS A realização dos trabalhos constantes desta proposta implica no uso de materiais e equipamentos normalmente utilizados em trabalho desta complexidade. a responsabilidade da Contratante. Encarte 5 – Projetos específicos. 3862. conforme roteiro metodológico do IBAMA. tais como: veículos para realização de trabalhos de campo. GPS de mão.AP 432/10 A apresentação da versão integral do Plano de Manejo do Parque Natural Municipal do Córrego Cumandaí será apresentado na forma de 06 (seis) encartes. com os seguintes profissionais: ATIVIDADES Coordenação Geral Levantamento bibliográfico Diagnóstico Meio Físico EQUIPE TÉCNICA 5 ampla projetos e serviços em meio ambiente ltda.com. Encarte 4 – Planejamento. máquinas fotográficas. Caso seja necessária a aquisição de imagens orbitais ou aéreas da área do empreendimento.

encarte 3: caracterização do Parque Municipal 7 – Reunião técnica Avaliação dos encartes. estabelecimento de datas 2 – Coleta e análise das informações disponíveis Levantamento bibliográfico. reunião com funcionários do Parque municipal. Contatos com grupos de interesse. elaboração do mapa-base 3 – Reconhecimento de campo Reunião com conselho consultivo. levantamento de fotos. 3862. estabelecimento da equipe.pompéia são paulo .3254 / 3862-4769 ampla@amplaambiente. definição preliminar do zoneamento 8 – Reunião técnica ampla projetos e serviços em meio ambiente ltda. estabelecimento preliminar dos objetivos de manejo. conhecimento do Parque municipal.br 6 . reunião com órgãos governamentais. sendo o prazo total de 8 (oito) meses para a elaboração do Plano de Manejo e de no máximo 5 (cinco) anos para sua implementação. encarte 2: caracterização regional. a partir do aceite da proposta de trabalho e assinatura do contrato por parte da Contratante.sp – 05025-000 tel/fax: 11. mapas e imagens. identificação do potencial de cooperação institucional/comunitária 5 – Levantamento de campo Levantamentos de dados de campo para o diagnóstico socioambiental e levantamentos complementares 6 – Geração dos encartes Encarte1: contextualização do Parque Municipal.AP 432/10 Diagnóstico Meio Biótico Diagnóstico Meio Socioeconômico Programas de Manejo Relatórios de Acompanhamento 6.com. PRAZO O prazo dos trabalhos encontram-se no Cronograma a seguir. rua cajaíba. definição dos programas de trabalho. propostas de ação. A execução do Plano de Manejo obedecerá às seguintes etapas: 1 – Organização do planejamento Apresentação da metodologia. 301 . estratégia para oficina de planejamento 4 – Oficina de planejamento Avaliação estratégica.

3862. aprovação.sp – 05025-000 tel/fax: 11.3254 / 3862-4769 ampla@amplaambiente. aprimoramento dos objetivos específicos. 301 . levantamentos expeditos. ajuste no planejamento. monitoria e avaliação. consolidação das modificações necessárias e apresentação do Plano de Manejo do Parque Municipal 11 – Entrega e aprovação do documento final Entrega.pompéia são paulo . consolidação do zoneamento. rua cajaíba. estabelecimento das diretrizes gerais de manejo 9 – Elaboração do encarte 4: Elaboração do encarte planejamento e elaboração da versão resumida do Plano de Manejo 10 – Reunião técnica Avaliação do plano de manejo.com.br . revisão do Plano de Manejo 7 ampla projetos e serviços em meio ambiente ltda.AP 432/10 Oficinas de planejamento participativo. projetos específicos. publicação e divulgação do Plano de Manejo 12 – Implementação do plano no Parque Municipal Execução.

3254 / 3862-4769 ampla@amplaambiente.pompéia são paulo .sp – 05025-000 tel/fax: 11. Atividades Etapa 1 Etapa 2 Etapa 3 Etapa 4 Etapa 5 Etapa 6 Etapa 7 Etapa 8 Etapa 9 Etapa 10 Etapa 11 Etapa 12 Mês 1 Mês 2 Mês 3 Ano I Mês 4 Mês 5 Mês 6 Mês 7 Mês 8 Ano II Ano III Ano IV Ano V 8 ampla projetos e serviços em meio ambiente ltda. 301 .br .AP 432/10 7. 3862. CRONOGRAMA A seguir apresentamos o cronograma proposto para a execução dos trabalhos.com. rua cajaíba.