ORIENTAÇÃO PROCESSUAL PARA APRESENTAÇÃO DE PROJETOS PARA REGISTRO JUNTO AO SERVIÇO DE INSPEÇÃO FEDERAL

Carne e Derivado, Pescado e Derivado, Leite e Derivado, Mel e
MAIS INFORMAÇÕES NO: SIPAG – Serviço de Inspeção de Produtos Agropecuários End: Avenida Almirante Barroso, 5.384 - Castanheira Belém/ Pará – CEP: 66.645-250 Telefones: (91) 3243-0065 E-mail: sipag-pa@agricultura.gov.br Web: www.agricultura.gov.br Belém – Pará INSTRUÇÕES SIPAG N0 01/2007 APROVAÇÃO PRÉVIA DE TERRENO

Produtos Apícolas

de acordo com a área de atuação prevista para a indústria. incluindo seu registro no CREA e ART. especificando área disponível. . ao SELEI Serviço de Inspeção de Leite. A documentação deve ser apresentada em uma única via.Memorial Descritivo da Construção assinado por PROJETO DE ESTABELECIMENTOS NOVOS engenheiro. Serviço de Saúde Pública locais e órgão de meio ambiente não se opondo ao projeto. solicitando vistoria prévia do terreno. em uma única via. obrigatoriamente em papel timbrado da empresa e conter.Endereço completo f – Assinatura e identificação do requerente (responsável legal) g .Serviço de Inspeção de Produtos Agropecuários. acidente existente.Documentos expedidos pela Prefeitura Municipal.Serviço de Inspeção de Carnes e Derivados ou ao SEPES . no mínimo.Serviço de Inspeção de Pescado e Derivados. do Estado do Pará. INSTRUÇÕES SIPAG N 02/2007 .Finalidade do estabelecimento h – Anotação de Responsabilidade Técnica – CRMV-PA (Médico Veterinário) i – Certificado de Regularidade da firma junto ao CRMC-PA j – Licença de Instalação do órgão ambiental competente l . ou seja. Mel e Derivados.Requerimento da firma interessada solicitando aprovação prévia do projeto. área a ser construída. autorizando a construção e funcionamento da indústria.CNPJ c .Correta razão social da firma b . O documento será apresentado ao SIPAG/DT/SFA-PA. ao SECAR . 0 .2 Requerimento dirigido ao Chefe do SIPAG . O requerimento deve ser apresentado ao SIPAG/DT/SFA-PA obrigatoriamente em papel timbrado da firma interessada e deverá conter as seguintes informações: a) Correta razão social da firma b) CNPJ c) Inscrição Estadual d) Localização do terreno e) Endereço completo da firma f) Assinatura e identificação do requerente (responsável legal) g) Finalidade do empreendimento h) Licenciamento prévio ambiental pelo órgão competente i) Declaração da Prefeitura local não se opondo a implantação do estabelecimento A solicitação deve ser instruída com memorial descritivo e planta do terreno. Ele será dirigido ao serviço competente do DIPOA. as seguintes informações: a .Inscrição Estadual d – Alvará de localização e . rede de esgoto e local de escoamento de resíduos. detalhes sobre água de abastecimento.

Orientação. em especial com referência ao sistema de abastecimento de água (fonte de captação. tratamento e distribuição da água) rede de esgotos. devendo ser previsto tratamento para ambas. sempre que este não for de nível. pés-direitos da dependência. REMODELAR . quando exigidos. volume.Planta baixa de cada pavimento na escala de 1:100. .Planta de situação c/ detalhes sobre rede de esgoto e abastecimento de água na escala de 1:500.Localização das partes dos prédios vizinhos. .Memorial Econômico Sanitário de Estabelecimento de acordo com os modelos oficiais.Cortes longitudinal e transversal na escala de 1:50.Requerimento solicitando aprovação prévia do projeto de reconstrução.Memorial descritivo econômico-sanitário devidamente atualizado.Fachada na escala de 1:50.Planta de situação contendo detalhes sobre a rede de esgotos e abastecimento de água escala de 1:500. portas. .Cor: preta. Plantas: . . etc (modelo para orientação em anexo). Ele será dirigido a chefia correspondente a área de atuação da indústria. de conformidade com a Instrução SPO nº 02/95.3 Neste documento. câmaras frias. . reforma ou remodelação do estabelecimento. . . informações objetivas e detalhadas devem ser fornecidas sobre a obra. ampliação. . . de acordo com as prescrições estabelecidas pelo órgão competente. devidamente datado e assinado por profissional habilitado (médico veterinário responsável técnico). material a empregar e equipamentos a instalar. . Deverão ser acostados a este documento: .Posição da construção em relação às vias públicas e alinhamento dos terrenos. . .Cortes longitudinal e transversal na escala de 1:50.Perfis longitudinal e transversal do terreno em posição média.A rede de esgotos sanitários deverá ser independente da de esgotos industriais. . com informações de forma mais ampla e elucidativa possível.Memorial descritivo das obras a realizar. aplicável a cada área de atividades. As plantas ou projetos devem conter mais: .Detalhes de aparelhagem e instalações na escala de 1:10. . INSTRUÇÃO SIPAG Nº 03/2007 PROJETOS DE ESTABELECIMENTO A RECONSTRUIR.Fachada na escala de 1:50. de acordo com a legislação vigente e pelo proprietário responsável legal da firma.Planta baixa de cada pavimento na escala 1:100 . construídos sobre as divisas dos terrenos. . AMPLIAR. .O projeto deve ser apresentado em uma única via.Termo de Compromisso (modelo anexo). .

corrigidas e assinadas. Plantas convenções: . E mais: Para Leite. para as partes a serem demolidas . umidade. Normas Higiênico-Sanitárias de Higiene Pessoal. adquirido e a disposição.BPF” (Port. . 368/97) Orientações sobre sanitização.Os memoriais descritivos de fabricação.Cor cinza. Toda a documentação será apresentada em duas vias. devendo ser previsto tratamento para ambas.A sede de Inspeção Federal deve estar instalada com todo o material solicitado.Requerimento solicitando registro do estabelecimento aprovado previamente.Identificação do Chefe do Controle de Qualidade Dinâmico . INSTRUÇÕES SIPAG NO 04/2007 REQUISITOS BÁSICOS PARA INSTALAÇÃO DA INSPEÇÃO FEDERAL . quando exigidos. salmoura e etc. devidamente atualizadas. A documentação deverá ser entregue ao SIPA.O Programa de ARCPC deverá estar aprovado (pescado e derivados). Mel e Derivados - Manual de Orientações Técnicas dentro do conceito moderno das “ Boas Práticas de Fabricação .Cor vermelha. para as partes a serem conservadas . A rede de esgotos sanitários deverá ser independente da de esgotos industriais.. para as partes de concreto.Cor azul.Res. para os elementos construídos em ferro e aço . devidamente datado e assinado por profissional habilitado (médico veterinário responsável técnico). de câmaras frias. pontuada de nanquim. de acordo com a legislação vigente e pelo proprietário responsável legal da firma. acostados dos demais documentos . composição e de rotulagem de produtos e subprodutos deverão estar registrados/aprovados. para as partes a serem construídas . Potabilidade da Água de Abastecimento e Higiene Sanitização em Indústrias de produtos lácteos (PPHO .Cor amarela. .A água de abastecimento deverá atender aos padrões regulamentares tanto físico-químicos como microbiológicos (serão anexados Certificados Oficiais de Análise).Juntar a este documento todas as plantas e memoriais constantes das Instruções SIPAG no 02/2001.. fumigação.Detalhes de aparelhagens e instalações na escala de 1:10. . 10/2001). O projeto deverá ser apresentado em uma única via.Cor preta..4 . O requerimento deverá atender a Instrução SIPAG no 01/2001. . de acordo com as prescrições estabelecidas pelo órgão competente. . - Normas de Controle de Pragas “insetos e roedores” em Indústrias de produtos lácteos.

B. A. .2 . ingredientes e do material de limpeza a serem utilizados.1 .2 . B. uma Declaração do seu extravio.3.1 . está dispensado o último documento.6 .Brasília/DF.Termo de Compromisso obrigando-se a acatar todas as exigências formuladas à firma antecessora. registrado na Junta Comercial.3 . e as medidas de controle a serem empregadas.apresentação de cópia atualizada do programa de controle de qualidade dinâmico (higiene) que atinja: as dependências. A. definindo o diagrama operacional individualmente (por produto) e relacionando. A.quantidades aproximadas de produtos a serem exportados por destino.3.Requerimento ao Diretor do DIPOA .identificação do técnico responsável pelo sistema de controle de qualidade. entre outros). equipamentos. (um) .Anexação do Título de Registro da firma antecessora. (quatro) .5 .4 . B. (dois) . sem prejuízo de outras que venham a ser determinadas.4 . . tais como: B.o sistema de controle dos arquivos para que os formulários de controle possam ser examinados. (três) .controle da hipercloração da água de abastecimento (utilizada na lavagem o pescado). especificando neste documento as seguintes informações: A.Contrato ou Certidão de locação.os mecanismos de vigilância para: B. B.Contrato Social da nova firma.3. arrendamento ou de compra e venda. em cada caso. B.países importadores secundários.os limites e ações corretivas. utensílios e operários.3 . os pontos críticos. . No caso da transferência de registro por alteração contratual ou da razão social.controle de qualidade dos aditivos. solicitando a habilitação do estabelecimento à exportação internacional de pescado e derivado.os procedimentos de caráter preventivo. B.5 INSTRUÇÕES SIPAG No O5/2007 HABILITAÇÃO DE ESTABELECIMENTO PARA EMPREENDER O COMÉRCIO INTERNACIONAL a) Requerimento dirigido ao Diretor do Departamento de Inspeção de Produtos de Origem Animal (DIPOA) Brasília/DF. .controle do tempo e da temperatura (nas unidades de frio industrial nos equipamentos de cocção. ou em sua falta. registrado em Cartório. A. .atendimento às instruções contidas no Ofício Circular no 17/82 inerente ao processamento industrial de conserva (se for o caso). (cinco) .principais países importadores.3.relação completa dos produtos a serem exportados. b) Memorial descritivo da tecnologia de fabricação a ser utilizada para cada produto.rotulagem a ser empregada INSTRUÇÕES SIPAG No 06/2007 TRANSFERÊNCIA DE REGISTRO DE ESTABELECIMENTO . B. B.

de 25 de junho de 1962. combinado com o Decreto n° 73.Portas (dimensões e material .Argamassa 11 . por seu responsável legal. _________________________________________ Local e Data _________________________________________ Assinatura e carimbo do responsável legal pela firma REQUERIMENTO SOLICITANDO APROVAÇÃO PRÉVIA DO PROJETO DE CONSTRUÇÃO . sem prejuízos de outros que venham a ser determinados.Esquadrias 19 .Pavimentação 18 .Instalações de água 21 -Sistema de esgoto (detalhes do processo de depuração antes de ser lançado na corrente d’água). abaixo assinado.Localização do estabelecimento 03 . 22 .Pé direito 13 .Duração provável da obra 10 .especialmente das câmaras frias) 16 . que quaisquer obras só poderão concretizar-se após a aprovação prévia do projeto pelo órgão competente do Ministério da Agricultura.Impermeabilização (discriminar o material a ser empregado no piso e nas paredes das diferentes dependências) 20 . Ficando ainda ciente.6 Outrossim. de 04 de junho de 1997.Madeiramento e cobertura 14 . concorda em acatar as exigências contidas no Regulamento de Inspeção Industrial e Sanitária de Produtos de Origem Animal "RIISPOA" . paralelamente e em separado.Forros 15 .custo provável da obra _________________________________________ Local e Data _________________________________________ Assinatura do engenheiro responsável pela obra NOTA: Os itens deste formulário deverão ser preenchidos detalhadamente pela firma requerente.Fundação 12 .Área do terreno 06 . Decreto 2. MEMORIAL DESCRITIVO DA CONSTRUÇÃO 01 . TERMO DE COMPROMISSO Que faz a firma ___ ___ ___ ___ ___ ___ ___ ___ ___ ___ ___ ___ ___ ___ ____ com sede em ___ ___ ___ ___ ___ ___ ___ ___ ___ ___ ___ ___ ___ ___ ___ ___ ___ ___ ___ ___ __ perante o Serviço de Inspeção de Produtos Agropecuário (SIPAG/DIPOA). Pecuária e Abastecimento.Revestimento geral 17 .244. de março de 1952 e alterado pelos Decretos n° 1.Pintura geral 23 . de 08 de dezembro de 1973.Nome da firma interessada no projeto 02 .Área a ser construída 07 .255.Área útil 08 . deverão ser encaminhados os processos de aprovação de rótulos. ___ ___ ___ ___ ___ ___ ___ ___ ___ ___ __. de acordo com o Decreto n° 30.116. firma com sede em ___ ___ ___ ___ ___ ___.Recuo do alinhamento da rua 09 . tendo em vista o cancelamento automático da rotulagem da firma antecessora.Responsável pelo projeto 05 .Natureza do estabelecimento 04 .691.

7 Ilmo Sr. vem mui respeitosamente requerer de V. que se localizará à ___ ___ ___ ___ ___ ___ ___ ___ ____(endereço). Para tanto. visando o registro do mesmo nesse Órgão.br Onde estão contidas todas as legislações pertinentes à Inspeção Sanitária. Diretor do DIPOA/SDA/MAPA ___ ___ ___ ___ ___ ___ ___ ___ ___ ___ ____. anexa plantas e demais documentos necessários.agricultura. Sa. Nestes termos Pede deferimento Local e data ___ ___ ___ ___ ___ ___ ______ Assinatura do requerente Mais informações: Consultar os site: www. aprovação das plantas e memoriais descritivos de construção e econômico-sanitário em anexo. vigentes e os formulários do Memorial Econômico e Sanitário de Estabelecimento .gov. representando o estabelecimento denominado___ ___ ___ ___ ___ ___ ___ ___ ___ ___ ___ ___ ___ ___.