Ministério da Educação

Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Goiás

Campus Jataí Coordenação dos Cursos de Informática

Código: No. Pág. 1

Plano de Ensino da Disciplina Introdução a Sistemas de Banco de Dados Caracterização Curso:

Tecnologia em Sistemas de Informação
Período / Ano: Turno:

2º / 2011-01
Carga Horária: Professor:

Noturno Danillo Vaz Borges de Assis

90 horas

Pré-requisitos • Sistemas Operacionais; Fundamentos da Computação.

Correquisitos • Algoritmos.

Ementa Banco de Dados e Usuários de Banco de Dados; Conceitos e Arquiteturas de Sistemas de Banco de Dados; Armazenamento; Estrutura de Índices para Arquivos; Tunning de Banco de Dados; Conceitos de Transação; Técnicas de Controle de Concorrência; Técnicas para Recuperação do Banco de Dados; Autorização e Segurança de Banco de Dados; Linguagem SQL. Objetivo da Disciplina Conhecer e aplicar os principais conceitos, técnicas e características básicas dos Sistemas de Banco de Dados. Desenvolver Bancos de Dados que atendam, de forma conceitualmente correta, às necessidades do mercado de trabalho. Competências / habilidades • • Identificar as técnicas apropriadas para a compreensão das necessidades de um usuário de banco de dados. Identificar a aplicabilidade técnica de modelagem de um banco de dados e fazer uso correto das mesmas. Identificar as formas de acesso, alteração e administração de um banco de dados, fazendo uso da linguagem SQL.

Descrição do conteúdo
1. Proporcionar uma visão da natureza e propósito dos sistemas de banco de dados. 2. Proporcionar conhecimentos para facilitar a representação de dados armazenados em sistema, através do uso do Modelo Entidade1.1. A estrutura convencional e a estrutura de banco de dados; 1.2 Conceitos de gerenciamento de transações; 1.3 Visão geral da estrutura do sistema. 2.1. A finalidade do modelo Entidade-Relacionamento. 2.2. O conceito de entidade. 2.3. Considerações importantes sobre entidades. 2.4. Atributos de entidades. 2.5. O conceito de relacionamento.

2. Internet.6.2. Operações relacionais a partir da teoria de conjuntos: União. Leituras e estudos individuais e coletivos. A definição de SQL. 4. 7. Propriedades de desejáveis de Transações. 3. Quadro-branco com pincel marcador. 8 Proporcionar conhecimentos acerca de algumas Técnicas para Recuperação do Banco de Dados. alteração. 7.3.11. 3. 7. Administração de bancos de dados. Operações relacionais unárias: Seleção.3. 2.9. Considerações importantes sobre relacionamentos. 9.1.3.8. Exercícios com pós-correção para fixação de conteúdo. Atributos de relacionamentos.3. Visita Técnica. O auto-relacionamento 2. Renomeação. 7. 6.1. Seminários. 4.1.2. Proporcionar conhecimentos acerca de algumas Técnicas de Autorização e Segurança de Banco de Dados. Criptografia Procedimentos Metodológicos 1. 2. 6. 3.4.Ministério da Educação Instituto Federal de Educação. 9. 8. O conceito de entidade fraca. Recursos Didáticos: 2.5. Proporcionar conhecimentos acerca de algumas Técnicas de Controle de Concorrência. Proporcionar conhecimentos acerca de algumas técnicas de Tunning de Banco de Dados. 9. O conceito de cardinalidade.1. 4. Conceitos. 2. 2 Plano de Ensino da Disciplina Introdução a Sistemas de Banco de Dados Relacionamento. 2. Intersecção. Projeção. 8. . Aulas expositivas.2. 4.3. 6.12. Operações relacionais binárias: Junção.2. 3.6. Equijunção. 8. Restauração de Backup de Databases. A Linguagem de Controle de Dados (DCL). Técnicas de Ensino: 1. 2. 6.1. A Linguagem de Manipulação de Dados (DML). Ciência e Tecnologia de Goiás Campus Jataí Coordenação dos Cursos de Informática Código: No.4. Tunning de Projeto.1. 1.3. 7. Geração de Backup de Databases.4. O processo de modelagem de dados partindo de uma descrição do sistema.4. 1. 2. 5.4. 9. Transações Serializáveis.2. 1. Técnicas de Controle de Concorrência de multiversão. Apresentar as principais características da linguagem SQL e sua importância na criação.10. Usuários de bancos de dados. Data-show. 1. Scripts de Banco de Dados. Atividades extraclasse 2.3.1. 2. Técnicas de Controle de Concorrência de validação (otimista). Álgebra Relacional 4. 1.2.1.2. O conceito de papel e ordem de papel. 8. A Linguagem de Definição de Dados (DDL).2. Tunning de Consultas (Análise de Consultas). Microcomputador. Técnicas de Bloqueio em duas fases para controle de concorrência. e administração de banco de dados.4.1. 2. Proporcionar conhecimentos acerca de algumas Técnicas de Controle de Transações.2. Administração de memória.3. 6. Controle de Concorrência baseada em ordenação por timestamp. 5.7. 5. Transações Seriais. Pág. Subtração.

SILBERSCHATZ. 8 ª Edição. Editora McGraw-Hill. NAVATHE.1. Rames. 3 Plano de Ensino da Disciplina Introdução a Sistemas de Banco de Dados 3. 1999. 1ª Edição. DATE. Avaliação escrita com valores distintos. Editora Campus. 3. Shamkant B. 1ª Edição. Implementação de Sistemas de Banco de Dados. São Paulo-SP. 3ª Edição.5. Henry F. Sistema de Banco de Dados. NAVATHE. Rio de Janeiro-RJ. S. Henry F. Ciência e Tecnologia de Goiás Campus Jataí Coordenação dos Cursos de Informática Código: No. Jennifer. 4ª Edição. Avaliação em grupo. Editora Campus. Paulo. Rio de Janeiro-RJ. C. SUDARSHAN.. Sistemas de Banco de Dados: Fundamentos e Aplicações. Complementar: ELMASRI.. Jeffrey D. Pág. Atividades desenvolvidas extra-classe. Modelagem Conceitual e Projeto de Banco de Dados. Rio de Janeiro-RJ. 2001. Sistemas de Banco de Dados. 2000. 2005 COUGO. 1ª Edição. Relatório de prática desenvolvida. SILBERSCHATZ. 2004. 3. ULLMAN. Editora Campus. Editora LTC. Regime de Trabalho: Dedicação Exclusiva Assinatura Professor Coordenação Data de aprovação . Rio de Janeiro. Abraham. DADOS DE APROVAÇÃO Professor responsável pela disciplina Nome: Danillo Vaz Borges de Assis Coordenação de origem: Coordenação dos Cursos de Informática. 2006. WIDOM.2. 1ª Edição. Hector. GARCIA-MOLINA. 3. Bibliografia Básica: ELMASRI.Ministério da Educação Instituto Federal de Educação. KORTH. Formas de Avaliação: 3. Shamkant B.3. Sistemas de Banco de Dados. Introdução a Sistemas de Bancos de Dados. Abraham. Ramez. KORTH. Rio de Janeiro-RJ. Editora Pearson Addison Wesley. Seminários apresentados. 1997.4. J. 3. Editora Campus..

4 Plano de Ensino da Disciplina Introdução a Sistemas de Banco de Dados 09/02/2011 . Pág.Ministério da Educação Instituto Federal de Educação. Ciência e Tecnologia de Goiás Campus Jataí Coordenação dos Cursos de Informática Código: No.