Conforme a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), o uso de analgésicos e antiinflamatórios nessa fase inicial da doença pode ´mascarar´

a dengue e dificultar o seu diagnóstico clínico, pois atua como paliativo dos sintomas. Além disso, para o tratamento da dengue clássica, o órgão recomenda que sejam evitados os salicilatos (ácido acetilsalicílico AAS, ácido salicílico, diflunisal, salicilato de sódio, metilsalicilato, dentre outros), pois podem favorecer o aparecimento de manifestações hemorrágicas, confundindo-se com a febre hemorrágica da dengue.

COMO A DENGUE AGE NO ORGANISMO O QUE OCORRE APÓS A PICADA - O Aedes aegypti tem menos de um centímetro. É a fêmea quem pica o homem e transmite o vírus da doença. O macho se alimenta apenas do nectar das flores. Após a picada, o vírus circula pela corrente sangüínea e se instala no tecido que envolve os vasos sangüíneos. O local inflama, porque o vírus começa a se multiplicar, espalhando se por todo o corpo. Por conta da inflamação, o fluxo de sangue circula mais lentamente. - Há uma redução das plaquetas (agentes que agem na coagulação) no sangue, que fica mais espesso, favorecendo a formação de trombos (nódulos). Por isso, há riscos de entupimento e a circulação fica ainda mais lenta. A oxigenação dos órgãos é comprometida, porque a circulação de sangue é reduzida. Com menos sangue, os glóbulos vermelhos - responsáveis por levar oxigênio aos tecidos do corpo - também diminuem sua atividade. - O vírus permanece incubado entre 4 e 7 dias (em média), período em que começam a aparecer os sintomas iniciais - febre, dores de cabeça e no corpo, entre outros. Após o período de febre, deve-se ter atenção ao aparecimento de outros sintomas (vômitos hemorrágicos, dores no fígado e baço, diminuição da temperatura do corpo, dificuldade de respiração, entre outros) que podem indicar a possibilidade de um quadro grave. ASPECTOS CLÍNICOS - Embora na maioria das vezes as pessoas infectadas não apresentem quaisquer manifestações clínicas ou apresentem um quadro clínico autolimitado, em uma parcela da população a infecção pode provocar uma enfermidade grave, por vezes fatal dengue hemorrágica/síndrome de choque do dengue (FHD/SCD). INFECÇÃO E DOENÇA - A infecção pelos vírus da dengue pode ser assintomática ou sintomática. Após ser picado pelo mosquito, o período de incubação costuma ser de quatro a sete dias, embora possa variar de dois até 15 dias (menos comum). Ou seja: em caso de viagem, a pessoa pode ser picada no Rio de Janeiro, por exemplo, e desenvolver os sintomas apenas quando já estiver retornado ao Ceará.

.Geralmente se inicia com febre alta.Tonturas ao levantar (hipotensão postural). .INDICAM A POSSIBILIDADE DE UM QUADRO GRAVE . .O percentual de infecções assintomáticas está relacionado a fatores ambientais.Dores musculares. desânimo. apatia e recusa de líquidos. que pode agravar a desidratação OUTROS SINTOMAS .Dores de cabeça. .Vômitos persistentes e hemorrágicos. Pode variar de 29% a 56% dos casos. sonolência.Rinite. . individuais do vetor e do próprio vírus. .Dores nas juntas. sensação de cansaço. NO CORPO HUMANO Sintomas iniciais: .Faringite. .Vermelhidão no corpo.Dor atrás dos olhos. de início abrupto. Nas crianças: .INFECÇÕES ASSINTOMÁTICAS . . IMPORTANTE: Nos bebês até 2 anos.Dores abdominais fortes e contínuas. dependendo do local. as dores podem se manifestar por choro intermitente. .Moleza no corpo. .Apatia. .Febre geralmente alta (39º a 40º). .Tosse branda. .Vômitos.Diarréia.Recusa de alimentação. . irritabilidade da pele. acompanhada de: . .

Confira a lista: AAS AAS Protect Acecílico Acectil Aceticil Acetildor Acetilessin Acidalic Ácido acetil salicílico Anacetil Anacin Anacold Analgermon Analgesin Antifebrin Antitermin Asetisin AS-Med Aspirina Aspirina C Efervescente Aspirina Impact Aspirina Prevent . .Agitação e/ou letargia. Para saber o que tomar é preciso olhar a composição na bula do medicamento. O site da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) também oferece um sistema de busca onde se pode procurar todos os medicamentos que contém as substâncias.Fígado e baço dolorosos.Dificuldade de respiração Em épocas de epidemia de dengue.Diferença entre as pressões máxima e mínima menor do que 2 m Hg (por exemplo: 9 por 7.Extremidades das mãos e dos pés frias e azuladas. . Também devem ser evitados remédios com salicilamida associada.Diminuição do volume urinário. . o governo orienta as pessoas a evitarem medicamentos a base de ácido acetil salicílico ou que contém a substância associada.Diminuição súbita da temperatura do corpo.Presença de sangue nas fezes.5 ou 10 por 8. como a que ocorre no Rio de Janeiro. .. . . . .Pulso rápido e fino.5).

Aspissen Assedatil Assetil Bayaspirina Benegrip Bufferin Bufferin Cardio Caas Cafiaspirina Cafiaspirina Calmador Cardio AAS Entérico Cardioaas Cheracap S Cibalena A Cimaas Cordiox Coristina D Dausmed Doloxene ± A Doribel Doril Doril C Dormec Drenogrip Ecasil-81 Engov Enjoy Excedrin-E Florialgin Funds ácido acetil salicílico Funed ácido acetil salicílico Furp ± ácido acetil salicílico Griperal Gripin C Iquego ácido acetil salicílico Ivb ± ácido acetil salicílico Lafepe ± ácido acetil salicílico Lafergs ± ácido acetil salicílico Lepemc AAS 100mg Lepemc AAS 500 Lfm ± ácido acetil salicílico Melhoral C Melhoral Infantil Mialgin Migrane Nuplam ± ácido acetil salicílico Orosprevent Prevencor Prevencor Pril .

colaborando para ativar o sistema a produzir mais plaquetas. medicamentos ou principalmente alimentos que favoreçam a recuperação e o número de plaquetas circulante volte ao normal. que tem muitos comentários. foto que causa preocupação no paciente. evento identificado no exame de dosagem de plaquetas. Uma contagem ideal de plaquetas deve estar entre 150.br/?p=126#ixzz1GIJOqrav AUMENTO DE PLAQUETAS. vários deles solicitando informações de como aumentar número de plaquetas. Se a contagem plaquetária cai abaixo de 150. quantidades muito reduzidas podem chegar a óbito.0000 é um quadro conhecido com trombocitose . dengue hemorrágica. ou mesmo no próprio hemograma completo. Em tempo de dengue. Ocasionalmente.000 plaquetas por microlitro. o sangramento é observado com uma contagem inferior a 50. visto que plaquetas baixas dependendo do número pode ocorrer sangramentos e casos mais graves. Na verdade não tem dieta eficaz para este fim. e se ocorre valores acima de 450. mas podemos lançar mão de alimentos que sejam benéficos para a medula. A duração da trombocitopenia dependerá da causa e pode variar de alguns dias a anos. . e viroses em geral.Resfriol S Resprax Salicetil Salipirin Salisvit C Salitil Sifaas Sinutab Somalgin Somalgin Cardio Sonrisal Superhist Thrombo Ass Tri ± Bufered Aspirin Vasclin Vita Grip Leia mais: http://www. No outro texto que escrevi sobre contagem de plaquetas aqui no blog. que causam quedas bruscas dos valores normais de plaquetas.000 plaquetas por microlitro de sangue. Existem várias causas de plaquetopenia e trombocitose.combateadengue.000 é referido como a trombocitopenia ou plaquetopenia.com.000 a 450.

acerola. por isso você deve consumir fontes naturais deste nutriente essencial para manter um nível saudável de células do sangue em seu corpo. coma bastante feijão. de forma natural. entre eles ferro. verdura verde escura e sempre que der coma ou tome suco de alguma fruta rica em vitamina C(laranja. reduzem a inflamação. aumenta o nível de hemoglobina do sangue circulante e ajuda a combater a causa dos baixos níveis de plaquetas. irá também melhorar a sua imunidade e capacidade orgânica para combater doenças que podem agravar a queda na contagem de plaquetas. Consumir uma grande quantidade de alimentos saudáveis. A vitamina K tem um papel crucial na produção de plaquetas. couve e brócolis e frutas como banana. este aumento pode variar de pessoa para pessoa. melhora a circulação e aumenta a sua taxa do bom colesterol. Use o óleo de fígado de bacalhau ou de óleos de semente de linho. Consumir frequentemente leite e produtos lácteos é importante. que irá ajudá-lo a aumentar a contagem de plaquetas. evite esportes ativos que envolvam algum risco de lesões ou atividades que ofereçam riscos de acidentes cortes. reduzindo mais ainda a quantidade deste componente sanguíneo na corrente circulatória. pois são fontes naturais de cálcio. É necessário incluir frutas cítricas. seguindo estas dicas poderá aumentar o número de plaquetas circulantes. Suplementos vitamínicos e minerais tomados regularmente. Vegetais folhosos como espinafre. Tomates são carregados com as vitaminas e minerais e têm forte ação anti-oxidante. laranja. uvas e amoras são ricas fontes desta vitamina. evitando assim hemorragias que sequestram plaquetas para o local. fortalecem o sistema imunológico. para impulsionar a produção de células do sangue. etc) junto com a refeiçao. pois a vitamina C ajuda o organismo a sintetizar o ferro ingerido!! qualquer coisa me manda um email!! . eles afetam substancialmente o funcionamento do fígado podendo piorar o quadro. alimentos frescos e orgânicos ajudará estimulando o mecanismo interno do corpo e aumentar sua contagem de plaqueta. Consumir grande quantidade de folhas verdes e legumes. Ainda sobre as precauções. y y y y y y y Existem alguns remédios caseiros que podem ser úteis na prevenção e tratamento da baixa contagem de plaquetas no sangue. que é essencial para manter a medula óssea de boa saúde.Se você sofre de trombocitopenia e quer aumentar a contagem de plaquetas. maracuja. fígado. ovos e fígado em sua dieta. Afaste-se dos alimentos que contêm gorduras saturadas e álcool. desta maneira oferecemos nutrientes úteis. Melhor resposta ± AUMENTO DE PLAQUETAS aumentando a ingestão de ferro na sua alimentaçao.