Criado e Desenvolvido pelos alunos da disciplina “Eventos II”, dos cursos de Turismo e Hotelaria da UniverCidade.

Rio de Janeiro 2011.1

1.

Introdução

2.
3. 4. 5. 6. 7. 8.

9.

Objetivo O Evento – passo a passo Material Gráfico Clipping Avaliação da Pesquisa de Opinião Mala Direta (Organizadores) Agradecimentos Logomarcas

Tudo que havia no princípio do semestre era um tema previamente escolhido: o AMOR. Não seria simples conciliar quinze pensamentos diferentes sobre um mesmo tema, mas ao longo das aulas cada um foi percebendo que seria justamente o AMOR que tornaria as coisas possíveis. Tínhamos então “um sonho em conjunto”, e segundo John Lennon um sonho em conjunto é REALIDADE, e a nossa realidade era transformar o projeto de “Simplesmente Amor” em um evento memorável. Com esta idéia em mente, tudo foi pensado para que “Simplesmente Amor” trouxesse diferenciais nos eventos desenvolvidos pelos alunos, desde a identidade visual, a decoração, o coffee break e os pequenos detalhes até a apresentação dos convidados. O presente Relatório traz agora uma síntese de como este trabalho foi desenvolvido. Desde a elaboração do projeto até a avaliação dos resultados obtidos.

“Simplesmente Amor” foi desenvolvido através do projeto apresentado na disciplina “Eventos I” com o nome de “Eternamente Enamorados”. O grupo entendeu que deveríamos considerar o peso que o amor tem em todos os níveis de relacionamento interpessoal, como a força capaz de modificar vidas num piscar de olhos. Desta forma foi que decidimos modificar o projeto inicial, alterando grande parte do conjunto e mantendo o tema. Passamos a ter um evento com o objetivo de resgatar o romantismo, discutir a magia do amor, debater o sexo e trazer para as pessoas a importância do amor.

E na noite do dia 26 de Maio, mais de duzentas pessoas lotaram o teatro da UniverCidade em Ipanema! E nós celebramos ao AMOR!!

O PROJETO:

As alterações do projeto original ficaram a cargo da aluna Aline Castelo Branco, tendo contribuições dos demais alunos. No projeto constava o Perfil do Organizador, o Público Alvo, o Retorno ao Patrocinador/Apoiador, a Planilha de Custos (estimada) além, é claro, de todo material gráfico a ser desenvolvido para divulgação do evento e da ambientação cenográfica dos espaços a serem utilizados. Ao longo do desenvolvimento algumas alterações se fizeram necessárias no projeto inicial, estas modificações contudo, não prejudicaram as diretrizes iniciais nem tão pouco representaram alteração significativa na essência do projeto.

AMBIENTAÇÃO CENOGRÁFICA:

Partindo do próprio nome do evento “Simplesmente Amor”, a idéia da ambientação dos espaços visou a simplicidade, fugimos da decoração que nos parecia óbvia, e ousamos escolhendo origamis para compor os ambientes. O “tsuru”, ave símbolo da felicidade, da longevidade e da gratidão para os japoneses, encaixava-se perfeitamente no tema do evento. Foram feitos, manualmente, cerca de 500 origamis de tsuru com papel laminado de cores diversas. Alguns foram utilizados na construção de móbiles, e o restante colocados em fios de nylon, com miçangas de bijuteria, formando linhas com 3, 4 ou 5 origamis, que foram fixados no teto do teatro e do foyer, na área de recepção e credenciamento e no espaço do coffee break.

Recepção e Credenciamento

Interior do teatro

PREPARAÇÃO DO TEATRO:

Uma das preocupações do grupo foi tornar o ambiente do teatro o mais aconchegante possível, um ambiente agradável, pensando nisso, além de cuidarmos de todos os detalhes de limpeza e higienização da sala, providenciamos aromatizadores em spray utilizados ao longo de toda noite.

O PALCO:

A fim de criar um ambiente acolhedor para nossos palestrantes convidados, a idéia para o palco seguiu o lema da simplicidade com elegância, utilizamos uma chaise longue forrada com veludo vermelho importado e uma mesa de apoio para taças de água, especialmente compradas para a noite. Ao fundo, um grande coração cenográfico, feito com isopor e forrado com flores de papel crepom, remetendo aos balões de coração presentes no cartaz de divulgação do evento. Tudo isso utilizando os recursos de iluminação disponíveis que possibilitava sutis nuances no desenho do palco. Agregamos à “decoração”, o trabalho de estátua viva da artista Izlene Cristina, representando Afrodite, a Deusa do Amor.

OS PALESTRANTES:

Os primeiros convidados da noite foram os Professores Maurício Werner e Roberta Guimarães, que gentilmente aceitaram o convite para fazer parte do evento. Para os alunos da UniverCidade, foi uma oportunidade de conhecer a estória destes Mestres tão queridos, através de um depoimento sincero e emocionante sobre sua história de amor.

Profs. Maurício Werner & Roberta Guimarães, com nossa entrevistadora Aline Castelo Branco acompanhando o depoimento.(Foto: Amanda Benites)

O segundo momento da noite trouxe ao palco a especialista em Runas, Carmem Romanini que apresentou um pouco do seu trabalho com este oráculo, durante sua apresentação foram exibidos algumas imagens a fim de esclarecer a platéia sobre o que exatamente são as Runas. Dando continuidade tivemos a participação da Cerimonialista, e Profa. da Disciplina de Cerimonial e Protocolo nos cursos de Turismo e Hotelaria da UniverCidade, Cristiane Esteves, que presenteou a platéia presente com um passo a passo da construção de um casamento.

Cristiane Esteves
(Foto: Amanda Benites)

Carmem Romanini
(Foto: Amanda Benites)

Um dos momentos mais aguardados pela platéia foi a apresentação da Psicóloga e “Sexpert”, Tatiana Presser. Com bastante desenvoltura e conduzindo sua apresentação de forma bastante informal, inclusive na linguagem, a palestrante logo conquistou a platéia, muitas vezes arrancando-lhe boas risadas, e não poderia deixar de ser diferente quando ao final de sua apresentação o público reagisse com lamento.

Psicóloga e “Sexpert”, Tatiana Presser
(Foto: Amanda Benites)

Além da participação dos palestrantes, tivemos a apresentação do casal Alessandra e Flávio, que montaram uma coreografia para a música “Ne Me Quite Pas”, na gravação de Maria Gadú. Destacamos dois momentos idealizados pelo grupo: O primeiro deles logo no retorno do coffee break, quando foi realizado pelos alunos da turma, o flashmob dos “Abraços Grátis”, convocando a platéia a receberem abraços da equipe e abraçarem-se espontaneamente. O segundo momento quando os apresentadores Alexander e Aline cantam a introdução da música “It’s raining men”.

Ainda dentro da programação do evento, realizou-se uma homenagem a todos os professores da UniverCidade, dos cursos de Turismo e Hotelaria, tendo sido o professor Adilson Portugal Rachid, titular da disciplina “História da Arte” e outras, escolhido por votação, o professor que receberia a placa em agradecimento à dedicação aos alunos.

Aline e Alexander: “It’s raining men”
(Foto: Arquivo Pessoal)

Alessandra e Flávio se apresentando.
(Foto: Amanda Benites)

RECEPÇÃO & CREDENCIAMENTO:

A recepção e credenciamento realizado no acesso ao foyer do teatro, tinha como objetivo a entrega do brinde do evento, a colocação das pulseiras de identificação que dariam acesso ao coffee break posteriormente e a entrega do Programa do Evento e da Ficha de Avaliação. Todos estes itens encontravam-se dentro da sacola da “Ducha”, e também alguns folders e flyers de empresas apoiadoras do evento.

Sabonete de Morango em formato de casal, da Ducha.

Outra função da área de recepção e credenciamento foi o recebimento dos alimentos doados em prol da Sociedade Viva Cazuza, ao todo foram recebidos 25 quilos de alimentos. Ao idealizarmos o projeto de “Simplesmente Amor” não poderíamos deixar de incluir uma ação que beneficiasse uma instituição, acreditamos que ao falarmos de AMOR, deveríamos também demonstrá-lo de alguma forma, socialmente responsável. A escolha da Sociedade Viva Cazuza, cujo trabalho tem sido reconhecido ao longo dos anos no auxílio à crianças portadoras do vírus HIV, se deu tendo em vista o conhecimento de suas necessidades no momento.

COFFEE BREAK:

Um dos principais diferenciais pensados para este evento foi o coffee break. Usualmente se faz uso do esquema de “kits pré montados” e para fugir deste modelo, escolhemos oferecer um coffee break tradicional, em esquema de buffet. Tivemos o apoio da empresa Sabor Total / ST Vip, que forneceu toda parte de alimentos. Para complementar o coffee break, foi contratado o serviço para uma mesa de chocolate, que se localizava no foyer do teatro. Com bombons e chocolates em forma de coração, e decoração em vermelho.
A Sala VIP contou com serviço montado pelos alunos, que também ficaram responsáveis pela recepção e atendimento na mesma.

Mesa de Chocolates, no foyer do Teatro.

AMBIENTAÇÃO SONORA:

Música Ambiente: álbum Sympathic, da banda Pink Martini. Abertura: Fortune Plano Vulnera , da ópera Carmina Burana “A Fórmula do Amor”: Love Is In The Air, John Paul Young “Da Magia à Sedução”: I Say A Little Prayer, Diana King Abraços Grátis: Let The Sunshine In, Broadway Cast “Love Is In The Air”: Ne Me Quite Pas, Maria Gadú “Sexo Com Amor”: Too Sexy, Right Said Fred Homenagem aos Professores: To Sir With Love, Lulu

O

material gráfico de “Simplesmente Amor”, desenvolvido e confeccionado pelo próprio grupo, associou elementos relacionados ao tema e buscou manter em todos os itens a identidade visual do projeto. Em formato de flyer o convite ganhou duas versões. Uma padrão, para venda e outra VIP, destinado aos patrocinadores, apoiadores e professores convidados, que ainda ganhou o luxuoso auxílio de um envelope personalizado com calígrafo.

Desenvolvemos um Programa para o evento, que além do serviço completo do evento, trazia informações de contatos de nossos patrocinadores e apoiadores . A Pesquisa de Opinião, que teve como base a pesquisa utilizada pela Eventur (Empresa de Eventos da UniverCidade) ganhou personalização com ícones de coração para serem marcados, no lugar dos tradicionais parêntesis, tornando-a mais amigável.

Dentro da estratégia de divulgação de “Simplesmente Amor” elaboramos inicialmente três modelos de cartazes, e após aprovação do grupo um modelo foi escolhido. Este modelo foi submetido à avaliação da coordenação do curso, uma vez que era necessário se enquadrar em critérios institucionais, e algumas modificações se fizeram necessárias. Todas as alterações realizadas no modelo de cartaz sugerido, foram prévia e devidamente aprovadas pelo grupo. Os cartazes foram fixados na unidade da UniverCidade de Ipanema.

Cartaz no balcão de Recepção e Credenciamento no dia do evento.

CONVITE:

Papel 240 gr. Dimensões: 27 cm X 12 cm Impressão Jato de Tinta – Epson Styllus TX200

CONVITE:

Verso do convite padrão

CONVITE:

Verso do convite VIP

ENVELOPE CONVITE VIP: Papel Vegetal Dimensões: 27,3 cm X 32 cm Calígrafo Manual (fonte Blackadder ITC) Arte lateral com stencil

PROGRAMA:

Papel 40 kg Dimensões: Fechado – 11 cm X 19 cm Aberto: - 25 cm X 19 cm Impressão Jato de Tinta – Epson Styllus TX200

PROGRAMA:

Parte interna do Programa

PESQUISA DE OPINIÃO: Papel 75 gr. Dimensões: 11 cm X 19 cm

Ícones amigáveis substituindo os parêntesis para escolha da opção.

CARTAZ:

Modelo inicial proposto

Arte final do cartaz do evento

O site da UniverCidade anunciou o evento “Simplesmente Amor” na sessão “Agenda” ao longo das semanas anteriores, e o trabalho da Assessoria de Impressa garantiu uma nota na coluna “Anotações” do Jornal Folha Dirigida, edição de 24 de Maio.

Coluna “Anotações”, por Alessandra Bizoni. Jornal Folha Dirigida

A Pesquisa de Opinião foi um instrumento importante na avaliação do evento pelo público presente. Os dados obtidos foram tabulados e com estes poderemos confrontar o desenvolvimento do projeto e sua execução e assim fazer uma avaliação mais criteriosa dos acertos e erros cometidos.
Os dados obtidos foram tabulados e convertidos em tabelas para melhor compreensão e visualização. Não foram considerados os itens marcados em duplicidade (mais de uma resposta no mesmo item). Cada item da pesquisa gerou uma tabela específica, que segue abaixo:

Como você avalia o tema do evento?
Tema
50

45
40 35 30 25

20
15 10 5 0 Atual Interesante repetitivo

Atual: 43 Interessante: 46 Repetitivo: 03 Total: 92

Os recursos audiovisuais funcionaram:
Audiovisuais
80 70 60 50 40 30

20
10 0 Perfeitamente com falhas

Perfeitamente: 67 Com falhas: 27 Total: 94

Com relação à organização geral do evento, você classificaria:
Organização
60 50 40 30 20 10 0 Muito Boa Boa Regular

Muito boa: 49 Boa: 37 Regular: 06

Total: 92

Como você avalia o conteúdo do evento?
Conteúdo

60

50
40 30 20 10 0 Muito bom Bom Rrgular

Muito bom: 57 Bom: 28 Regular: 06
Total: 91

E quanto ao coffee break?
Coffee break
60

50
40 30 20 10 0 Muito bom Bom Regular

Muito bom: 49 Bom: 29 Regular: 10
Total: 88

(em ordem alfabética) 1. Alexander Ninomiya – alex.ninomiya@gmail.com – (21) 9101 6947 2. Aline Castello Branco – lilicastellobranco@hotmail.com – (21) 7863 7590 3. André Gomes – maxis.andre@ig.com.br – (21) 4. Antônia Fonte – antoniafonte@hotmail.com – (21) 5. Cláudia Galvão – claudiagalvao@tce.rj.gov.br – (21) 6. Geisa Santana – geisa-smith@hotmail.com – (21) 7647 0492 7. Jéssica Caroba – jessica_caroba@yahoo.com.br – (21) 9321 1127 8. Luiz Câmara – luiz@elc.com.br – (21) 9. Marcellus Ozório - marcellus.ozorio@gmail.com – (21) 9802 8853 10. Priscila Sampaio - priscilassampaio@gmail.com – (21) 9474 1405 11. Raiane Rios - raycoil@hotmail.com – (21)

1.

Angelize Torres

2.
3. 4.

Jéssica Amorim Lucas Renan Santos

Foi uma longa jornada até aqui. Ao longo deste caminho aprendemos a nos conhecer, aprendemos a conhecer o outro; estabelecemos laços de amizade! O nosso sonho em conjunto se tornou realidade, e esta realização contou com o apoio de diversas pessoas, que tornaram-se parte integrante do nosso sonho! A quem dedicamos sinceros agradecimentos.

À Professora Ana Cristina Rosado, nossos agradecimentos, pela orientação, pela paciência, pela sabedoria de Mestra e ensinamentos. Obrigado, por acreditar na capacidade do nosso grupo e por nos permitir a voar!
Aos nosso pais, companheiros e companheiras, amigos e a todos os presentes na nossa noite de “Simplesmente Amor”. Tivemos no carinho de cada um a certeza de que o amor “jamais vai sair de moda”!!

Aos nosso Patrocinadores, que acreditaram no potencial de nosso projeto: Sra. Fabiana Akil, do Curso Yes Centro II Sr. Max Faraj, da Imobiliária X-Revolution Sr. Junior (????), da Aegla. Aos nosso Apoiadores: Sr. Marcelo Pinto, da Sabor Total / ST VIP, por proporcionar ao nosso público um memorável coffee break; Sra. Adriana Silva e Sr. José Roberto Freitas, da Fazenda Ponte Alta; Sras. Josana Gomes, Andrea Amaral e Ana Lúcia Machado, da Q Prazer Butique Erótica; Sr. Marcos Martins, da Girlie & Guyz; Sra. Nildete Albuquerque e Sr. Julio Martins, da 2M’s; Sr. Alexandre Mendlewick e Sr. Daniel Souto, da Yogofresh; Sra. Clarisse de Almeida, da Flora Santa Clara; Sr. Hilton (????), do Mar Palace Copacabana Hotel;

Aos nossos convidados e palestrantes, que gentilmente concordaram em participar de nosso evento: Prof. Maurício Werner e Profa. Roberta Guimarães; Sra. Cristiane Esteves, cerimonialista e Professora; Sra. Carmem Romanini, especialista em Runas; Sra. Tatiana Presser, Psicóloga e “Sexpert”; Aos bailarinos, Alessandra Malheiros e Flávio (????), pela belíssima apresentação; À Izlene Cristina, pelo trabalho fenomenal e inspirador como “nossa Afrodite”. E aos amigos e apoiadores, que vestiram a camisa de “Simplesmente Amor”, arregaçaram as mangas e trabalharam de forma incansável: Angelize Torres Jéssica Amorim Lucas (???) Mel Lins, cuja habilidade no desenho tornou possível a finalização da decoração do nosso palco. Nino Carlo, que gentilmente emprestou sua voz e talento para nossa gravação de boas vindas na abertura do evento. Renan Santos

Sabor Total / ST VIP: http://www.sabortotal.com.br – (21)3902 6711 Yogofresh Saara: Av. Tomé de Souza, 124 lj. A – (21)2232 0817 Hotel Fazenda Ponte Alta: http://www.fazendapontealta.com.br – (24)2443 5005 Girlie & Guyz & 2M’s Bolsas: Rua Bacelar Pena, 104 São Gonçalo/RJ – (21)2606 2145 Q Prazer Butique Erótica: http://www.qprazer.com.br – (21)3388 6198 Mar Palace Copacabana Hotel: http://www.hotelmarpalace.com.br – (21)2132 1501 (reservas) X Revolution Imobiliária: Rua Xavier da Silveira, 22 A – Copacabana/RJ – (21)3988 1214 Yes Inglês e Espanhol Centro II – Praça Ana Amélia, 9 2º andar Centro/RJ – (21)2532 1481

Related Interests