CENTRO FEDERAL DE EDUCAÇÃO TECNOLÓGICA DE MINAS GERAIS

INTRODUÇÃO AO DIREITO

Marcela Drumond Braga

Belo Horizonte 2011 .

Marcela Drumond Braga INTRODUÇÃO AO DIREITO Portfólio criado na disciplina de Introdução ao Direito com finalidade de ter disponível um material de consulta para entendimento dos principais fundamentos. Prodessor: Reni Arruda Belo Horizonte 2011 . funcionamento e estrutura das regras jurídicas de interesse do cidadão brasileiro.

.....................11 anexo 2: dicionário jurídico... críticas e sugestões para a melhoria da disciplina de introdução ao direito no cefet-mg........................................................................................................4 Ementa da disciplina......................................................................................................SUMÁRIO Apresentação....................................................................13 APRESENTAÇÃO ........5 contrato de locação de imóvel................................................................................10 anexo 1: dicionário Latim..................................................................................................................................................................9 Conclusão.....................................................................7 Auto-avaliação........................................................8 avaliação da disciplina......................................................12 Referências bibliográficas.............................................................................................................................................................

EMENTA DA DISCIPLINA .

.

CONTRATO DE LOCAÇÃO DE IMÓVEL .

proporcionaram o conhecimento dos principais fundamentos jurídicos que dizem respeito às relações que estabelecemos todos os dias. Além disso. talvez o mais importante. aprender como manusear as leis e a Constituição Federal em busca de alguma informação. pois houve um entendimento geral da hierarquia e constituição das regras jurídicas. Alguns conceitos previamente conhecidos foram melhores entendidos e contextualizados.AUTO-AVALIAÇÃO As aulas assistidas ministradas pelo Professor Reni Arruda na disciplina de Introdução ao Direito. As regras estabelecidas entre as relações interpessoais e profissionais ficaram mais claras e precisas. assim como os trabalhos desenvolvidos. foi possível conhecer também o significado dos termos jurídicos mais utilizados e. . Atribuo um aproveitamento de 100% na disciplina.

sugiro que o Sr. pois a exemplificação facilita muito o entendimento dos alunos e desperta mais o seu interesse quando é feita um correlação com o dia-a-dia das pessoas. CRÍTICAS E SUGESTÕES PARA A MELHORIA DA DISCIPLINA DE INTRODUÇÃO AO DIREITO NO CEFET-MG Através de todas as aulas ministradas pelo professor Reni Arruda. Para termos aulas cada vez mais didáticas e esclarecedoras. Reni Arruda ressalte sempre a importância de se conhecer as leis que vigoram no Brasil bem como a ignorância de tais leis pode prejudicar a vida do cidadão. . bem como sua importância no mundo como reguladoras das condutas dos cidadãos brasileiros. o professor Reni Arruda deve permanecer abordando estudos de caso em suas aulas. foi alcançado. Pela disciplina foi possível despertar o interesse pela Constituição Federal Brasileira e pelas leis que exercem influência nas atividades cotidianas dos alunos. seu fundamento e sua estrutura. Além disso.AVALIAÇÃO DA DISCIPLINA. o objetivo da disciplina de capacitar o aluno a entender o funcionamento das regras jurídicas.

O aprendizado na disciplina envolveu várias áreas do direito como: civil. comercial.CONCLUSÃO A montagem do portfólio permitiu sintetizar e relembrar todos os conhecimentos adquiridos no curso de Introdução ao Direito. consumidor e trabalho. . tributário.

ANEXO 1: DICIONÁRIO LATIM .

ANEXO 2: DICIONÁRIO JURÍDICO .

br/ccivil_03/constituicao/constitui%C3%A7ao.htm>.gov.gov. Acesso em: 28 abril 2011 Código de Defesa do Consumidor. Disponível em: <http://www.planalto.planalto. Acesso em: 28 abril 2011 . Disponível em: <http://www.htm>.br/ccivil_03/Leis/L8078.REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS Constituição da República Federativa do Brasil de 1998.