Introdução

Aracaju é um município brasileiro e capital do estado de Sergipe. Localiza-se no litoral, sendo cortada por rios como o Sergipe e o Poxim. De acordo com o Censo 2010, a cidade conta com 570.937 habitantes [7]. Somando-se as populações dos municípios que formam a Grande Aracaju: Nossa Senhora do Socorro, Barra dos Coqueiros e São Cristóvão, o número passa para 835.564 habitantes. É apontada como a capital com menor desigualdade do Nordeste Brasileiro [8], como a cidade com os hábitos de vida mais saudáveis do País e a capital com menor índice de fumantes [9], segundo o Ministério da Saúde. O topônimo "Aracaju" deriva da expressão indígena "ará acaiú", que em tupiguarani significa "cajueiro dos papagaios". O elemento "ará" significa "Papagaio" e "acaiú", fruto do cajueiro.

2

João Alves.Municípios Nossa Senhora do Socorro: Nossa Senhora do Socorro é um município brasileiro do estado de Sergipe. Na sua sede estão concentradas a maior parte dos órgãos da administração municipal. o município tornou -se verdadeira cidade-dormitório. o município passou por grandes transformações urbanísticas. os povoados foram alvo de empreendimentos imobiliários que provocaram mudanças em áreas antes ocupadas por mangues e pou co povoadas. a violência e à marginalidade. associando a atividade industrial à habitação. localizado na Região Metropolitana de Aracaju . Em razão de sua proximidade com a capital sergipana. porém. II e III. A sede da cidade não sofreu grandes alterações. Sua população estimada em 2006 segundo o IBGE era de 179. A partir da instalação dos conjuntos começaram a surgir problemas que o município tem difi culdades para resolver. Conjunto Jardim. possuindo diversos conjuntos habitacionais. São Cristóvão e Santo Amaro das Brotas. do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística-IBGE. De acordo com a ultima estimativa. recursos técnico e financeiro para combater dificuldades administrativas associadas ao desemprego. entre os ma iores: Marcos Freire I.060 habitantes. o que corresponde a 0. a concentração populacional é pequena em comparação aos complexos habitacionais da Taiçoca e Grande Socorro. O nosso município está inserido na micro-região do Vale do Cotinguiba. Parque dos Faróis e Taiçoca. divulgada em agosto de 2009. segundo a revista VEJA e o Jornal Nacional é uma das cidades que mais crescem no Nordeste Brasileiro e no Brasil.4% da região da Grande Aracaju. pois não existe nesta estrutura. O município limita -se com as cidades de Aracaju. Fernando Collor.2 km². entretanto. A partir de 1980. 3 .334 mil habitantes. o município de Nossa Senhora do Socorro tem 155.7% da área estadual e a 7. Laranjeiras. A sua extensão territorial é de 157. Essas mudanças foram conseqüência do projeto Grande Aracaju que objetiva fortalecer a economia do Estado.

Liga-se à capital sergipana pela ponte Aracaju . possui uma visão do mar inesquecível nas tardes de verão.Barra dos Coqueiros: Barra dos Coqueiros é um município brasileiro do estado de Sergipe.283 habitantes. no litoral sergipano. do Governador-Interventor Eronildes Ferreira de Carvalho.Dentre as diversas religiões presentes no município há o Espiritismo. segundo senso 2010. Possui algumas das mais belas praias do estado de Sergipe. como as romarias e as festas religiosas. a estrada que leva até o município vizinho de Pirambu.Foi a primeira capital de Sergipe. etnográfico e. Como a festa de Nosso Senhor dos Passos que atrai fiéis de vários estados do Brasil. São Cristóvão: São Cristóvão é um município brasileiro do estado de Sergipe.pecuária e turismo . São Cristóvão situase ao norte do estuário do rio Vaza-Barris.enquanto que em nível estadual já havia sido elevada a categoria de Cidade Histórica pelo Decreto -lei nº. tendo sido inscrita no livro de tombo arqueológico.101 km². mais precisamente quando começa a praia do Jatobá. Capital da província de Sergipe até meados do século XIX. Cidade tombada pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional desde 23 de janeiro de 1967. Com quarenta e sete metros de altitude. Limita-se com os municípios de Aracaju a leste.indústria da pesca. 4 . e Itaporanga d'Ajuda a oeste e sul. 94 de 22 de junho de 1938. distante 26 km de Aracaju. São Cristóvão guarda da fase colonial alguns edifícios históricos e conserva suas tradições. Cidade histórica do estado de Sergipe. No dia 21 de setembro de 2007 foi inaugurado o primeiro centro espírita da Barra dos Coqueiros: o Instituto Espírita Chico Xavier (Inecx). localizado na Região Metropolitana de Aracaju . localizado na Região Metropolitana de Aracaju . A paisagem urbana de São Cristóvão integra magistralmente a topografia acidentada do morro da Cidade Alta com a Cidade Baixa e o Rio Paramopama preservando a característica de implantação que herdou da época colonial. Nossa Senhora do Socorro e Laranjeiras ao norte. Sua população estimada em 2010é de 24.São destaques no Município a agricultura. considerada monumento nacional. até a transferência para Aracaju em 17 de março de 1855.Barra dos Coqueiros. E tem o título de quarta cidade mais antiga do Brasil.O município ocupa uma área de 91.

desembocando no coração do Parque Ecológico Tramandaí e posteriormente os mesmos são lançados nos rios Sergipe e Poxim. que causaram deslizamentos e até mortes na capital baiana. O sistema de saúde: O Sistema não funciona como deveria. Os magníficos prédios construídos nesta localidade não possuem rede de esgoto para tratar os resíduos e devolver a água ao rio sem que ela esteja contaminada. muito forte. Foram acumulados 364 mm de chuva ao longo do mês. a chuva volumosa e persistente foi conseqüência da passagem de uma frente fria. Na época. O mangue localizado nos fundos do bairro Coroa do Meio sofre dos mesmos problemas mas nossos governantes fingem não ver os problemas ambientais da cidade.Problemas: Saneamento: Os resíduos do esgotamento sanitário são despejados no canal Tramandaí que corta os bairros Jardins e Grageru. 50% acima do normal. Aracaju sofreu com a chuva forte. que alcançou Pernambuco. 5 . as reclamações pela demora na autorização de exames são constantes. pois o número de médicos não é suficiente para atender a demanda e a demora de atendimentos assim como na liberação de exames está sendo um grave problema para todos os aracajuanos que precisam do sistema publico de saúde. A maior parte deste total ocorreu entre os dias 9 e 16 de abril. Chuvas e Alagamentos: Durante o mês de abril de 2010. O mangue logo em frente ao bairro 13 de Julho também sofre coma falta de saneamento. A população de Aracaju e de Salvador devem ficaram atentas para o aumento da chuva os passar de abril. A influência desta frente fria foi sentida por vários dias e também foi responsável pela chuva excessiva que caiu sobre Salvador.

bueiros de boa qualidade e colaboração da população. não é falta de reclamações em relação aos problemas a população esta indo atrás de resolver estes problemas mas o governo fecha os olhos para os problemas. investimento do governo e já se elimina um problema.A cidade é cercada pelo mar e tudo vai desembocar no mesmo.Soluções: As soluções podem ser citadas de maneiras mais especifica a cada problema. porem basta uma estação de tratamento. 6 .mas como em todos os casos citados os problemas podem ser resolvidos com a melhora da política e governo.

7 .Se esses pr oblemas já citados forem solucionados poderia ser investido dinheiro no turismo que ainda não é algo muito forte na região mesmo contendo regiões de beleza natural extensa.Conclusão: Concluo neste trabalho que a metrópole de Aracaju esta em pleno desenvolvimento urbano e tem tudo para se tornar notável na economia brasileira.violência e saneamento. porem já os bairros em volta do centro de Aracaju sofrem muito com enchentes.

Related Interests