UNIVERSIDADE ESTADUAL DE MARINGÁ CENTRO DE CIÊNCIAS EXATAS E TECNOLÓGICAS DEPARTAMENTO DE ENGENHARIA DE ALIMENTOS LABORATÓRIO DE QUÍMICA GERAL E INORGÂNICA

DENSIDADE DE UM SÓLIDO

PROFESSORA:

ALUNOS: Alexandre Fernandes Basanini Duarte ra: 67678 Taimara Castilho Pinheiro ra: 69381

Maringá, 24 de março de 2011

calculou-se a densidade e a densidade média. Portanto. Repetindo o mesmo procedimento para cada amostra. Após secarem-se bem a as amostras. a densidade do ferro.INTRODUÇÃO: A densidade é uma propriedade da matéria que relaciona massa e volume.     Este experimento tem por objetivo determinar-se. conseguiu-se o volume de cada uma delas. perpendicularmente à superfície do disco. um conta-gotas. água destilada e cinco amostras de ferro. Para remover o ferro da proveta. suas massas foram determinadas em uma balança semi-analítica. Bem como as densidades calculadas para cada amostra pela fórmula . colocou-se aproximadamente 7 mL de água em uma proveta de 10 mililitros. experimentalmente. uma balança. usado para transferir a água do béquer para a proveta. Por fim. com relação a um eixo que atravessa o centro de massa. e verificar que parte da energia potencial de um bloco em queda transforma em -se energia cinética de rotação de um disco. Analisar os movimentos do bloco e do disco do ponto de vista do princípio de conservação da energia. Após isso. Ajustou-se a quantidade de água para um valor mais exato com a ajuda de um conta-gotas. De posse de ambos os valores. a densidade foi determinada também pelo gráfico massa versus volume (anexo) e pela fórmula estatística de determinação do coeficiente angular. PROCEDIMENTO EXPERIMENTAL: Para esta prática utilizou-se um béquer. foi necessário retirar a água. RESULTADOS: Os resultados das medida das de massa e volume das amostras de ferro se encontram na tabela 1 abaixo. mergulhou-se a primeira amostra de ferro completamente sob a água. uma proveta. Depois. calculou-se a taxa de erro para cada densidade encontrada em relação ao valor encontrado em literatura. sendo assim possível determinar o desvio de cada amostra e o desvio médio. Em outras palavras. sendo anotado o deslocamento da coluna como o volume da amostra(por dois corpos não ocuparem o mesmo lugar no espaço ao mesmo tempo). Primeiramente. ela define a quantidade de massa de uma substância por unidade de volume. OBJETIVOS DO EXPERIMENTO: Medir indiretamente o momento de inércia de um disco.

n o número de pontos para o formação do gráfico (número de amostras mais o ponto (0.12 0.49 8.33 0.83 O valor médio da densidade foi calculado pela fórmula:   Chegando ao valor de densidade média 7.91 9.29 13. encontrou-se o desvio médio valendo 0.80 1.86 7.41 0.80 8.06 0. Amostra nº Massa do sólido (g) 7.82g/cm³.24 1 2 3 4 5 Volume de água + sólido (mL) 7. x os valores de volume do sólido e y os respectivos valores de massa.01 15.24 0. calculou-se a densidade como o coeficiente angular da reta. Assim. fazendo a média aritmética dos desvios de cada amostra de maneira análoga ao cálculo da densidade média. Permitindo determinar o módulo do desvio para cada amostra da seguinte forma: Assim.95 8. Construindo o gráfico m x v com as medidas da tabela 1. volume e densidade encontrados para cada amostra. para a amostra nº 1:   Tabela 1: Massa.55 7. Então.01 20. Após isso se utilizou a fórmula estatística do cálculo do coeficiente angular para se determinar a densidade:    Sendo. pôde-se calcular a porcentagem de erro de cada medida em relação à tabelada pela fórmula: .04 0.   Tendo em mãos três valores experimentais para a densidade e um tabelado (tido com real) de 7.91 2.132.01 6.69 Volume de água (mL) 7 7 7 7 7 Volume do sólido  (cm³) 0.55 0.04 0.95 1. para a primeira amostra.874 g/cm³. para as demais amostras conseguiu-se os resultados: Tabela 2: Desvios para cada amostra Amostra nº 1 2 3 4 5 Desvio da densidade 0.86 7.0) ).69 Densidade (g/cm³) 7. Da mesma forma.01 Então.06 7.

Portanto. Tomando a densidade média como exemplo para esse cálculo tem-se: Da mesma maneira.puc-rio. Sendo d a densidade calculada. o valor de percentual de %. os desvios foram satisfatoriamente baixos.br/condigital/mvsl/Sala%20de%20leitura/conteúdos/SLdensidade. o valor de literatura e E% a porcentagem de erro. por pequenos erros de medida da altura da coluna de água e alguma falta de exatidão na balança.ccead. g/cm³ para a densidade do ferro. então. Para esta prática. mais provavelmente. CONCLUSÃO: Encontrou-se. com erro REFERÊNCIA BIBLIOGRÁFICA: Web.96%). conseguiu-se a porcentagem de erro do gráfico ( ) e da fórmula estatística(0. a medida por meio foi a mais exata.pdf ± acessado em 23/03 . Os erros presentes neste experimento foram causados.