Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro - UNIRIO CURSO DE LICENCIATURA EM PEDAGOGIA - UNIRIO 2011.

1 GUIA DIDÁTICO SEMINÁRIO III “DOCÊNCIA E CULTURA LOCAL” Profa. Dra. Marina Henriques Coutinho Professoras-tutoras: Ana Paula Santos de Souza Roberta de Souza Dias 1. Objetivo Geral

Refletir sobre os efeitos da globalização nos diversos aspectos da vida atual (econômico, social e cultural) e o seu impacto em realidades mais específicas, locais. Refletir sobre o papel da prática docente na valorização e fortalecimento de culturas locais perante o contexto global. 2. Método de Estudo Serão indicados para leitura um texto introdutório aos temas do seminário, capítulos de livros, artigos e visitas a websites. Na leitura dos textos indicados o(a) cursista deverá destacar os pontos principais, suas dúvidas, impressões e comentários críticos. Os textos estão organizados e distribuídos em 4 fóruns. Os fóruns devem ser seguidos em ordem do 1 ao 4. A participação nos fóruns é obrigatória. A pesquisa nos sites indicados servirá como complemento ao debate teórico estabelecido nos fóruns. Após a leitura dos textos e antes do encontro presencial o(a) cursista deverá pesquisar em seu município a existência de 1 prática cultural que considere apresentar características próximas as dos exemplos destacados no Seminário. Em caso do(a) cursista não encontrar este exemplo de ação localizada em sua cidade, ou se preferir, poderá se dedicar a análise das iniciativas destacadas pelo Seminário no Fórum 4. 3. Atividades: Os 4 fóruns disponíveis na Plataforma são: Fórum 1: Introdução aos temas centrais do Seminário - Discussão do texto da profa. Marina Henriques Coutinho.

1

122:81/revistadigital/index. Sugestão de Filme: Encontro com Milton Santos ou O Mundo Global visto do lado de cá.ce.233.php/revistainteracoes 2 . p. Rio de Janeiro: Record.141-174) do livro: Por uma outra globalização: do pensamento único à consciência universal de Milton Santos.Discussão dos capítulos III (Uma globalização perversa p.org. 17/04/1997.Discussão dos capítulos 1 (Justificativa da Pedagogia do Oprimido. de Tião Rocha.br/paulofreire/ Vídeos no You Tube: • Última entrevista a Paulo Freire. p.146.122:81/revistadigital/index.ufpb. Fórum 3: Paulo Freire . Discussão dos textos: Cultura: matéria prima de Educação e de Desenvolvimento. Disponível em: http://200. Livro disponibilizado em: Biblioteca digital Paulo Freire http://www. TVE Brasil. Parte 1 e 2.Fórum 2: Milton Santos . Artigos e textos. • Chimamanda Adichie: O perigo de uma única história. v. 14ª. 1987. 29-56) e 4 (A Teoria da Ação antidialógica. Rio de Janeiro: Paz e Terra. no Rio de Janeiro. 37-78) e VI (A transição em marcha p.php/revistainteracoes/article/view/34/23 Portal de Revistas da Faculdade Católica de Uberlândia: http://200.br. Direção: Silvio Tendler. 2007. n. Vídeos no You Tube: • Entrevista com Milton Santos. no Programa Roda Viva. • Entrevista com Milton Santos no Programa Conexão Roberto D’Avila – 1998. Disponível no site oficial do Centro Popular de Cultura e Desenvolvimento: http://www. da favela do Vidigal. 17a.1.233.paulofreire. ed.cpcd. Revista Interações Cultura e Comunidade.1/2006. Fórum 4: Cultura local: vozes locais e novos poderes.146. Edição. 2007. O uso da abordagem dialógica do teatro em comunidades na experiência do grupo Nós do Morro.121-184) do livro: Pedagogia do Oprimido. Publicações. de Paulo Freire.

Rodrigo Felha.cufa.org. Lixo Extraordinário. Direção: Wagner Novais. Mineiros de ouro (nov.blogescolaolodum. • Reflexão crítica por escrito – Deverá ser entregue no dia do encontro presencial. Educação e Arte: http://www.com.com/ Sugestão de filme: 5 X favela . ou um dos exemplos apresentados no fórum 4 (Centro Popular de Cultura e Desenvolvimento ou Nós do Morro).com.br.org.Agora por nós mesmos.nosdomorro.observatoriodefavelas. http://www. http://www.afroreggae. • Participação nos Fóruns: Será avaliada pela postagem de comentários críticos.redesdamare. Direção: Lucy Walker.2010) e Programa Mobilização. Manaíra Carneiro. uma iniciativa que tenha conhecimento em sua cidade. Cadu Barcellos.juventudearte.mandicuera.cpcd. de preferência. 2010. Pesquisa opcional aos sites de iniciativas na área de Cultura. É muito provável que em sua cidade existam ações que valorizem e incentivem à cultura local.2010). 2010. Luciano Vidigal. impressões e/ou dúvidas sobre os textos selecionados para leitura. O(a) cursista deverá escolher.org/. As impressões e/ou dúvidas dos (as) cursistas sobre os textos orientadores serão acompanhadas pela participação nos fóruns. por uma reflexão crítica (por escrito) que articule os conteúdos do curso e pela participação no encontro presencial.com.org.Vídeos: • Entrevistas com Tião Rocha disponíveis no site oficial do Centro Popular de Cultura e Desenvolvimento: http://www. • Entrevista com Guti Fraga – A vida levada pela Arte – Petrobrás. projeto Araçuaí sustentável (reportagem exibida na TV Brasil agosto 2010). http://www.br.br/ http://www.org. Nela o(a) cursista deverá construir relação entre um exemplo de iniciativa no campo da Cultura. A participação nos 4 fóruns é obrigatória. Avaliação Os(as) cursistas serão avaliados de acordo com a sua participação nas discussões levantadas pelos fóruns.org.br. Luciana Bezerra.br/ http://www.br/ http://www. E visita ao site http://www. Cacau Amaral.br/ http://grupocodigo. 3 .br/.blogspot. Conexões urbanas (Multishow set. Educação e Arte e os conteúdos abordados nos textos lidos.

farão parte de sua avaliação: .Descrever brevemente a iniciativa (origem. mediando. interagindo e assistindo. 5. . às solicitações dos (as) 4 .Participação nos 4 fóruns sobre os textos. . Após o encontro presencial o(a) cursista deverá preencher uma ficha de avaliação do Seminário. cumprimento de prazos. presença e contribuição nos fóruns e encontro presencial. correção das citações e referências completas. tamanho A4. Este dia estará dividido em: mesa redonda e grupos de trabalho.) 2. 4 – Refletir sobre as possíveis relações entre a iniciativa que escolheu e o fenômeno que Milton Santos chamou de “revanche da cultura popular. Capas são desnecessárias (por motivo de economia de tinta e papel).Refletir sobre as possíveis relações entre a iniciativa e a valorização do conhecimento e às formas de expressão da cultura do lugar no qual ela está situada. espaço 1. Grupo 1: 9h às 12:30 Grupo 2: 13:30 às 17h.Entrega da reflexão crítica por escrito conforme os critérios solicitados.” Formato: O seu texto deve ser apresentado. Tutoria As professoras tutoras são facilitadoras da construção do conhecimento por parte dos estudantes.ações singulares.Entrega da ficha de avaliação do Seminário no dia 18/06/2011. seria muito interessante para o curso receber este seu relato. atividades. Em síntese. responsabilidade. demonstrando coerência entre suas questões e o conteúdo estudado. o(a) cursista deverá desenvolver um texto que contemple os seguintes pontos: 1. público alvo. Serão consideradas as observâncias das normas indicadas para a escrita e a observância de aspectos gerais como título. articulação dos conteúdos e conceitos. .Participação no encontro presencial na UNIRIO no dia 18/06/2011.5 e letra Times new Roman. Os pólos que comporão os grupos 1 e 2 serão distribuídos até o fim de março. digitadas. em 3 páginas. que pertençam ao seu lugar. A avaliação de seu desempenho será global. • Participação no encontro presencial: presença obrigatória. tamanho 12. objetivo principal. no máximo. as principais conclusões dos grupos de trabalho serão apresentadas na plenária final do Seminário. serão considerados os seguintes aspectos: compromisso. 3 – Refletir sobre as possíveis relações entre a atuação dos educadores envolvidos no projeto e o pensamento de Paulo Freire. autoria. localização. qualidade da redação do trabalho entregue. A partir da escolha deste exemplo. sempre que possível. O motivo da divisão é o excesso de inscrições para o tamanho do auditório.

2009.. São Paulo: Paz e Terra. por meio dos Fóruns e/ou de diversas TICs constantes na plataforma. FREIRE.. Augusto. O que é Cultura. n. Disponível em: http://portal. 7..1.. V. São Paulo: Paz e Terra.A Estética do Oprimido. CHOMSKY.cursistas. 1987. Bibliografia complementar: BOAL.. 17a. 2006...... Por uma outra globalização: do pensamento único à consciência universal. 14ª. de Tião Rocha. Paulo. Revista Interações Cultura e Comunidade.....cpcd. Rio de Janeiro: Record. Tutores presenciais A disciplina de Seminário 4 não oferecerá Tutoria Presencial. Coordenadora do seminário: Profa.. no Rio de Janeiro. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira. Edição.gov... Referências Bibliográficas: SANTOS. FREIRE. Dra. José Luiz..sexta de 13h às 19h. 5a..Pedagogia do Oprimido.. Disponível no site oficial do Centro Popular de Cultura e Desenvolvimento: http://www...Ação cultural para a liberdade.. 2007.. . Roberta de Souza Dias – sábado 8h às 14h. Paulo... Pedagogia do Oprimido... 1987 .org. E outros escritos. edição....pdf 5 .br/seb/arquivos/pdf/livro01. Pedagogia da Autonomia: saberes necessários à prática educativa..br...... Parâmetros Curriculares Nacionais. 9.. Rio de Janeiro: Paz e Terra. Teatro do Oprimido e outras poéticas políticas.. Rio de Janeiro: Paz e Terra.. Milton..... Publicações.. Reflexões errantes sobre o pensamento do ponto de vista estético e não científico. 1996 .mec... Noam. Marina Henriques. São Paulo: Brasiliense. 2006.. a disponibilidade de tutoria para este Seminário é à distância. Professores Tutores a distância Ana Paula Santos de Souza . 2001 SANTOS. O uso da abordagem dialógica do teatro em comunidades na experiência do grupo Nós do Morro.. ROCHA..... da favela do Vidigal.... O Lucro ou as pessoas? Neoliberalismo e ordem global.... Artigos e textos.1/2006. ed.. Rio de Janeiro: Garamond. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil. Marina Henriques Coutinho 10........ Tião.. COUTINHO.... 8... Cultura: matéria prima de Educação e de Desenvolvimento.