Escola secundária Sá da Bandeira

Área de competência ± Sociedade, Tecnologia e Ciência Domínio de referência: RA1 ± Contexto Profissional Núcleo gerador 7: Saberes fundamentais

Tipo III ± Relacione o resultado do referendo nacional sobre a IVG com a posição defendida pela Igreja Católica. quer por questões l egais. i sto pode ocorrer de forma espontânea ou artificial. o processo t em a designação médica de parto prematuro mas só acontece a esse prazo se o feto for deficiente. cirurgicamente ou por outros meios. definida pela não serem a favor gravidez pois desde o momento está grávida é desde do inicio e ainda não o ser criança que se pois mesmo ou por qualquer ser amada e que os abortos . quer por pressão social. a pós seis meses de gestação. e o fim da vida do feto. Tipo II ± Explique os principais argumentos a favor da despenalização da IVG? Os principais argumentos a favor da interrupção voluntária da gravidez são que muitas pessoas consideram haver um risco maior de crianças não desejadas. provocando -se o fim da gestação. crianças que nasceram apenas porque a interrupção voluntária da gravidez não era uma opção. A posição igreja católica é da interrupção da acreditam que que uma mulher uma criança que para além de dizem que é uma mata sem razão sendo deficiente outro motivo pode não á razão para existirem. quando o feto já é considerado viável.Esc sec S B e Sociedade Tipo I ± O que se entende por interrupção Voluntária da Gravidez (IVG)? Interrupção voluntária da gravidez é uma interrupção que se faz nas mulheres grávidas se a mesma for uma gravidez indesejada ou o bebé ter alguma deficiência realiza-se da 1 semana e pode se fazer ate as 10 semanas que basicamente é a expulsão prematura de um embrião ou feto do útero.

fixado à extremidade inferior do tubo. fixada à base. ¯ Revólver: Suporte de objectivas. Tem no centro uma abertura ± janela da platina ± destinada à passagem dos raios luminosos. ¯ Coluna ou Braço: Haste vertical ou inclinável. rápidos. . Esta.Explique as pri ipais aracterísticas da imagem obtida com o referido i strumento. dá uma imagem virtual. . que vai servir de objecto em relação à ocular. Parte Mecânica: ¯ Base ou Pé: Placa de apoio do microscópio que assenta sobre a mesa garantindo lhe estabilidade. invertida. Tipo II . ¯ Parafuso Macrométrico ou das grandes deslocações: Permi te movimentos de grande amplitude. Parte por onde se pega no microscópio.Qual i um que ermi e a ervação/estudo das élulas? . ¯ Parafuso Micrométrico ou de focagem lenta: Permite movimentos lentos da deslocação da platina para focagens mais precisas. colocando -as por rotação em posição de observação. Tipo III . Parte óptica: ¯ Sistema de ampliação: Consiste na associação de dois sistemas de lentes (objectiva e ocular) constituindo um sistema óptico composto. ¯ Tubo ou Canhão: Suporte cilíndrico da ocular. que serve para facilitar a substituição de uma objectiva por outra.As principais características da imagem obtida com o microscópio são uma imagem real. A preparação é fixada por duas molas ou pinças. ¯ Platina: Plataforma onde se colocam as preparações a observar. que suporta as restantes partes componentes do microscópio. por deslocação vertical da platina.Que funções desempenham os diferentes componentes do instrumento referido? . de maiores dimensões. que deve formar -se entre o ponto próximo e o ponto remoto do olho do observador.O objecto usado para observar as células é o microscópio. invertida (nos dois sentidos) em relação ao objecto a ser observado.Esc sec S B e Tecnologia Tipo I .

mais próxima do olho do observador e que recebe a imagem da objectiva. a luz reflectida pelo espelho ou directamente da fonte luminosa. o poder de resolução da o bjectiva. ampliando a imagem do objecto (projec ta uma imagem real. . direita e virtual). Quanto maior for o índice de refracção. A imersão tem por fim aumentar o valor da abertura numérica e portanto. ampliando -a e tornando-a visível (fornece uma imagem ampliada. situada no revólver. maior é a abertura numérica. ¯ Ocular: É uma associação de lentes que é colocada na extremidade do tubo. ¯ Condensador: É um sistema de duas lentes que distribui regularmente no campo visual do microscópio. que é colocada na extremidade mais próxima do objecto. ¯ Sistema de iluminação: consiste na associação destas três peças fundamentais: ¯ Espelho Duplo ou Fonte de Luz: O espelho destina -se a reflectir a luz que recebe da fonte luminosa para a platina (usa -se a face plana para reflectir luz natural e a face côncava para reflectir luz artificial). ampliada e invertida).Esc sec S B e ¯ Objectiva: É uma associação de lentes. ¯ Diafragma: Regula a quantidade de luz que vai atingir o campo do microscópio. ¯ Objectiva de imersão: (100x) A lente frontal da objectiva é mergulhada num óleo de imersão (de cedro ou anisol).

élula eucaríotica : possui núcleo. .Células procarióticas : são relativamente simples e são as que se encontram nas bactérias e cianófitas Procariotos são organismos bastante unicelulares. dos mais simples aos mais complexos. Tipo II ± Quais são as principais diferenças entre células eucarióticas e procarióticas? . formada por duas membranas (a interna lisa e a interna pregueada). ao contrário das células procarióticas. Mitocôndrias Organela citoplasmática responsável pela respiração celular. Complexo de Golgi.· Complexo de Golgi Organela membranosa com aspecto de sacos empilhados. Perox issomos. Lisossomo.· . (núcleo definido e protegido pelo envoltório nuclear) que contém um ou mais núcleo. Lisossomo Vesícula contendo enzimas digestivas actuantes na degradação de partículas e substâncias absorvidas por pinocitose ou fagocitose (vacúolo alimentar). Todos os seres vivos. são constituídos por células. A célula é a unidade básica de estrutura e função de todos os seres vivos . possui um conjunto de enzimas que proporcionam reacções altam ente específicas: Ciclo de Krebs e Cadeia Respiratória. Mitocôndrias.Esc sec S B e Ciência Tipo I Qual é a unidade básica de constituição e de funcionamento de todos os seres vivos? A unidade básica da constituição e funcionamento de todos os seres vivos é a célula.Os diferentes organelos são o Organoplastos. É constituída por muitas organelas citoplasmáticas. E podem ser animais ou vegetais. nas quais ocorre um conjunto de reacções químicas necessárias à manutenção da vida. Tipo III ± Que função desempenham os diferentes organélos das células eucarióticas? . com a função de processar e armazenar os produtos sintetizados pelo processo de transcrição e tradução de uma proteína.

í i . t li i . l . t i Organoplastos f Pl t i t ti BJE IV : P i ilit l l i i lt i . f t í t t t t t i l i l l .Escola secundária Sá da Bandeira Peroxissomos V í l i i .· t t iti .· t i l f l i t . l i . .