XX/03/2010

F328 – Física Teórica III
Aula Exploratória 04 UNICAMP – IFGW username@ifi.unicamp.br

6 x 10-19 J Potencial em função do campo:     V f − Vi = − ∫ E ( r ). Unidade: joule/coulomb = J/C = volt Unidade de energia conveniente para cargas elementares: 1eV = elétron-volt= 1.dl  ri rf Se escolhermos o  infinito como referência: r     V ( r ) = − ∫ E ( r ) .O potencial elétrico É a energia potencial por unidade de carga: ∆U ∆V ≡ q U V≡ q Note que o potencial elétrico só depende do campo elétrico da distribuição de cargas. dl ∝ .

O potencial elétrico O potencial de um sistema de cargas puntiformes - + z ˆ +   r − ri +  Vi (r ) =  r qi   4π ε 0 | r − ri |  ri + y ˆ  V (r ) = ∑ i  Vi (r ) = ∑ i qi   4π ε 0 | r − ri | x ˆ .

01 Uma esfera de raio R (de 60cm) tem seu centro na origem. 1. Qual o potencial elétrico no pólo norte? . Qual é o potencial elétrico na origem? 2.Exercício . Cargas idênticas de Q (= 3µ C )são colocadas a intervalos de 60 o ao longo do plano equatorial da esfera.

A que velocidade a partícula tenderá quando se afastar muito de O? . Uma partícula de massa m e carga q positiva é colocada no ponto O e largada a partir do repouso. Ache o potencial V no ponto central O tomando V(∞)=0. 1.Exercício .02 Uma casca hemisférica de raio R está uniformemente carregada com carga positiva de densidade superficial σ. 2.

Discutir o potencial elétrico ao longo do eixo do disco (eixo x) para o caso de R → ∞ . 2. Determine a carga total no disco. Determine o potencial elétrico sobre o eixo do disco a uma distância x de seu centro. 3.Exercício .03 Um disco de raio R possui distribuição superficial de carga expressa por σ = σ 0 (1 − r 2 / R 2 ) . 1.

a) Determine a diferença de potencial entre as placas. A lâmina está descarregada. Elas têm área A e são separadas de uma distância d.Exercício . com intensidade σ. é inserida paralelamente entre as duas placas originais. Determine agora a nova diferença de potencial entre as duas placas e faça um esquema indicando as linhas de campo elétrico na região entre os dois planos originais. b) Uma lâmina condutora de espessura e mesma área A. .04 Duas grandes placas paralelas e não condutoras têm densidades de carga iguais e opostas.

Exercício . .05 Campo elétrico de um dipolo fora do eixo de simetria: Determinar a expressão do campo elétrico de um dipolo a partir da expressão do potencial elétrico.

metros 2 4 6 8 . 2. 18 15 12 9 6 V. Determine a componente x do campo elétrico para cada um dos intervalos mostrados (ignore o comportamento nas extremidades dos intervalos). Faça um gráfico de Ex em função de x. como é mostrado no gráfico da figura abaixo. Volts b c d 3 0 -3 -6 -9 -12 -15 -18 a e h f g -6 -4 -2 0 x. 3.06 O potencial elétrico de uma distribuição de cargas varia ao longo do eixo dos x.Exercício . 1. Determine a energia necessária para levar uma carga do ponto até ao ponto.

3 x A1/3 F. de raios e cargas iguais.07 Uma gota líquida de raio R. admitindo que ele pudesse se fissionar dessa forma. uniformemente carregada com carga Q. divide-se em duas. onde 1F (fermi) = 10-13 cm e A é o número de massa. qual seria a energia liberada na fissão. que se separam e se afastam até ficar a grande distância uma da outra. Se adotássemos esse modelo para fissão do U235. .Exercício . 1. em MeV? Calcule o raio do núcleo pela fórmula: R ≈ 1. Qual é a variação da energia potencial eletrostática nesse processo? 2.

Bom estudo. .