Origem do rádio

Landell de Moura apresentou diversos aparelhos que construiu ao público como o teleauxiofono (telefonia com fio). um diapositivo que melhorava a detecção do som. Oliver Lodge desenvolveu o circuito electrónico sintonizado que permitia a mudança de sintonia escolhendo uma frequência. a tecnologia de transmissão de som através de ondas de rádio foi desenvolvida por Marconi. Em 1887. Hertz fez saltar faíscas através do ar que separava duas bolas de cobre. Em 1916. por isso outros cientistas e professores resolveram aperfeiçoa-la. através da qual duas pessoas podiam conversar sem serem escutadas por outras). bastante útil. demonstrou a provável existência de ondas electromagnéticas. Segundo alguns autores. Depois desta demonstração. Em 1897. Lee Forest instalou a primeira “estação – estúdio” de radiodifusão em Nova Iorque e em 1920. os antigos “quilociclos” passaram a chamar-se “ondas hertzianas” ou “quilohertz”. devido a este acontecimento. físico italiano e estudante em Bolonha conseguiu transmitir sinais de Morse sem auxílio de fios.Foram muitos os que contribuíram para a criação do rádio. exemplo disso foram Oliver Lodge e Ernest Branly que inventaram o “coesor”. Nesta época o rádio era a “telegrafia sem fio”. Em 1893 no Brasil. mas a Suprema Corte Americana concedeu o mérito da criação do rádio a Tesla. mas tudo começou em 1863 em Inglaterra quando James Clerck Maxwell. professor de física experimental. como por exemplo Henrich Rudolph Hertz. anematófono (telefonia com fio) e teletiton (telefonia sem fio. uma vez que Marconi utilizou dezanove patentes de Tesla. Marconi. o microfone surge através do engenheiro Westinghouse. o padre e cientista. muitos outros pesquisadores se interessaram pelo assunto. esta descoberta levantou muita polémica nos meios científicos levando Marconi a registar a sua invenção em 1896. Em 1895. Lee Forest desenvolveu a válvula de tríodo e Von Lieben e Armstrong utilizaram o tríodo para amplificar e produzir ondas electromagnéticas de forma contínua. Em 1922 no Brasil realiza-se a primeira transmissão radiofónica oficial e em 1823 é criada a primeira estação de rádio do Brasil. .

Quando a amplitude de uma onda portadora varia segundo as variações de frequência e da intensidade do sinal sonoro. que depois serão enviadas para o espaço através de antenas transmissoras. Abílio Nunes dos Santos criou uma verdadeira estação de rádio. este elemento é utilizado nos telefones celulares. existem também sistemas que são constituídos apenas pelo transceptor. O transmissor tem como função a transformação dos sinais sonoros. Os sistemas de radiocomunicação normais são constituídos por um transmissor e um receptor. Estrutura do rádio O rádio é um meio de comunicação que funciona através de ondas electromagnéticas que se propagam no espaço. equipamentos de comunicações em veículos oficiais e de empresas particulares. . O receptor tem como função a descodificação de sinais electromagnéticos recebidos do espaço através de antenas e a sua transformação em ondas sonoras. mas sem sucesso. chama-se modulação em AM. sinais analógicos e/ou sinais digitais. O transceptor tem a função do receptor e do transmissor. á excepção de Abílio Nunes dos Santos. eram muitos os que tentavam receber emissões através de receptores criados por eles próprios.Em Portugal. radares. quando a frequência da onda portadora varia chama-se modulação em FM. aeroportos. a Rádio Graça e em 1925 surgiram as primeiras emissões que eram preenchidas por saudações a um auditório desconhecido. este projecto mais tarde foi desenvolvido por Américo dos Santos que conseguiu constituir uma das estações mais populares da altura. tendo duas classificações: ondas curtas (ondas de alta frequência) e ondas longas (ondas de baixa frequência). analógicos ou digitais em ondas electromagnéticos.

br/historia.Bibliografia ☻ Http://www.microfone.org ☻ http://www.com/radio/portugal_historia ☻ Http://pt.htm .jor.aminharadio.wikipedia.