1

UNIVERSIDADE DO EXTREMO SUL CATARINENSE - UNESC CURSO DE ADMINISTRAÇÃO DE EMPRESAS e ADMINISTRAÇÃO COMÉRCIO EXTERIOR DISCIPLINA: ESTÁGIO SUPERVISIONADO II – 8ª FASE – 2º SEMESTRE DE 2010 PROFESSORES: ROBERTO DAGOSTIN e ROSANE ALÉSSIO DAL TOÉ ASSUNTO: ORIENTAÇÕES PARA ELABORAÇÃO DE MONOGRAFIAS1 1 ESTRUTURA DE APRESENTAÇÃO 1.1 Pré-textuais • • • • • • • • • • • • • Capa (obrigatório) Lombada (obrigatório) Folha de rosto (obrigatório) Folha de aprovação (obrigatório) Dedicatória (opcional) Agradecimentos (opcional) Epígrafe (opcional) Resumo e Palavras-Chave (obrigatório) Lista de ilustrações (opcional) Lista de tabelas (opcional) Lista de abreviaturas e siglas (opcional) Lista de símbolos (opcional) Sumário (obrigatório)

1.2 Textuais • Introdução • Desenvolvimento • Conclusão 1.3 Pós-textuais • • • • Referências Glossário (opcional) Apêndices Anexos

2 DESCRIÇÃO DOS ÍTENS 2.1 Elementos pré-textuais Capa • Nome da Instituição • Nome do Curso • Nome do autor
1

Texto elaborado a partir das Normas NBR 14724 e 10520/ABNT de agosto/2002 e NBR 6024/2003, por Profª Guiomar da Rosa Bortot do Curso de Pedagogia e Profª Kátia Dalla Líbera Sorato do Curso de Ciências Contábeis da UNESC.

nome do Curso e da Instituição a que é submetido. • Título do trabalho e subtítulo (se houver). • Nome do professor-orientador escrito com letras maiúsculas/minúsculas. fonte tamanho 12. • Local (cidade da instituição) mês e ano em letras maiúsculas. • Natureza. nome do Curso e da Instituição. que deve ter fonte tamanho 14. Folha de aprovação • Nome do autor do trabalho. Dedicatória (opcional) Onde você faz a dedicatória da sua Monografia a quem julgar merecedor. com exceção ao título que deve ter fonte tamanho 14. sem negrito e com espacejamento simples nas entrelinhas. com alinhamento a 6 cm da margem esquerda. objetivo (grau pretendido). Lombada Deve ser impressa. Linha de pesquisa. centralizado e negrito. OBS: Os elementos que compõem a capa são escritos em letras maiúsculas. mês e ano de entrega do trabalho. impresso longitudinalmente e legível do alto para o pé da lombada.UNESC Folha de rosto • Nome do autor. contendo as seguintes informações: • Nome do autor. Agradecimentos (opcional) Espaço em que você faz os agradecimentos a todos que direta ou indiretamente contribuíram de forma significativa na elaboração da sua monografia. • Assinatura dos componentes da banca examinadora. letras maiúsculas/minúsculas. • Natureza do trabalho (Monografia). instituições a que pertencem. alinhado a 6 cm da margem esquerda. • Data de aprovação.2 • Título e subtítulo (se houver) • Local (cidade) da instituição. A data de aprovação e assinaturas dos membros componentes da banca examinadora são colocadas após a defesa do trabalho. objetivo. • Título do trabalho • Sigla da Instituição e ano da entrega do trabalho UNIVERSIDADE DO EXTREMO SUL CATARINENSE . . • Título do trabalho e subtítulo se houver. fonte tamanho 12. em letras maiúsculas. com exceção do título. responsável intelectual do trabalho em letras maiúsculas. Os elementos que a compõem são escritos em letras com fonte tamanho 12. • Banca Examinadora contendo: nome. centralizado e negrito. titulação. conforme a NBR 12225. Obs. Obs: Os elementos que compõem a Folha de Rosto são escritos em letras maiúsculas.

não ultrapassando 500 palavras. devem ser acompanhadas do respectivo número da página inicial do assunto. Lista de ilustrações Elemento opcional. Recomenda-se elaborar uma lista para cada tipo. seguida de indicação de autoria. que relaciona. Deve ser elaborado conforme a ordem do texto. com o devido significado. indicadas de acordo com a metodologia adotada no texto. Lista de tabelas Elemento opcional. Sumário Elemento obrigatório. elaborado conforme a ordem apresentada no texto. Cada item deve ter seu nome específico. onde você apresenta uma citação. em função da quantidade. separadas entre si por ponto. elaboram-se listas individuais para cada tipo de ilustração. os resultados alcançados e a conclusão. as abreviaturas e siglas utilizadas no texto. . cujas partes. desenhos. seguidas das palavras ou expressões correspondentes por extenso. acompanhado do número da página. constitui-se em uma seqüência de frases concisas e objetivas e não de uma simples enumeração de tópicos. indicando o número da página. elaborado conforme a ordem no texto. Deve ser digitado em espaço simples e sem parágrafos. São palavras representativas do conteúdo do trabalho.3 Epígrafe Elemento opcional. Apresenta os objetivos do estudo. Se necessário. o problema. mapas e outros afins. composto por quadros. Lista de abreviaturas e siglas Elemento opcional. a metodologia. O resumo deve dar uma visão rápida e clara do trabalho. Resumo Consiste na apresentação dos pontos relevantes de um texto. em ordem alfabética. Palavras-chave Vêm seguidas do resumo. Lista de símbolos Elemento opcional. relacionada com o assunto tratado no corpo do trabalho. figuras.

Apresenta o problema e as questões norteadoras ou hipóteses.3 Elementos pós-textuais Referências Elaboradas de acordo com as normas da ABNT. Podem-se acrescentar recomendações. Deve-se indicar se os objetivos foram alcançados. Desenvolvimento (título e subtítulos) O desenvolvimento do assunto é a parte mais importante do texto. Apresenta os argumentos e demonstra o problema abordado. mas não foram citadas no texto. a partir das conclusões obtidas. deve figurar clara e ordenadamente as deduções tiradas dos resultados do trabalho ou levantadas ao longo da discussão do assunto. ou seja: questionário.4 2. Bibliografia complementar (opcional) Indicar as referências das fontes que subsidiaram o estudo. instrumentos e procedimentos). que são declarações concisas de ações julgadas necessárias. foi comprovada. entrevista. descreve e argumenta. Nesta seção. retomando-se as idéias mestras contidas no mesmo. metodologia (tipo de pesquisa. não se devem introduzir novos argumentos. o desenvolvimento poderá ser apresentado da seguinte forma: fundamentação teórica (capítulos que fundamentam teoricamente a pesquisa). Nesta etapa do estudo. bem como as relações existentes com outros trabalhos. analisa os fatos ou as idéias. Conclusão É parte final que se constitui de uma síntese interpretativa do trabalho desenvolvido. . se a hipótese. 2. se houver. Não deve antecipar conclusões e recomendações. Devem obrigatoriamente constar nesta lista todas as referências citadas no decorrer do trabalho. análise documental. entre outras. onde é exigível raciocínio lógico e clareza. Deve ser dividido em tantas seções e subseções quantas forem necessárias para o detalhamento da pesquisa. contexto de realização. define brevemente os objetivos do trabalho e as razões de sua elaboração. Quando o relatório se referir a pesquisa que inclua outras fontes de informação. população/amostra. apenas aterse ao que foi estudado e apresentado no trabalho. apresentação e análise dos dados (incluindo a discussão dos resultados a luz do referencial teórico).2 Elementos textuais Introdução Delimita o assunto. formulário.

3 REGRAS GERAIS DE APRESENTAÇÃO 3. São identificados com letras maiúsculas consecutivas seguidas de travessão e dos respectivos títulos. tamanho 12.3 Fonte Arial ou Times New Roman. separados do texto que os precede ou que os sucede. As citações longas. digitados no anverso. Sua identificação é feita por letras maiúsculas consecutivas seguidas de travessão e dos respectivos títulos.5. notas de rodapé. deixar dois espaços de 1.5. por dois espaços de 1..4 Espacejamento Todo texto deve ser digitado com espaço 1.1 Formato Papel branco formato A4 (21. que serve de fundamentação. legendas das ilustrações e fonte das tabelas e gráficos. paginação.7 cm). na cor preta. comprovação e ilustração. sendo que os parágrafos devem ser iniciados com recuo de 2 cm. Os subtítulos das seções devem ser escritos com letras maiúscula/minúsculas e em negrito. Sua utilização é opcional e recomenda-se quando se trata de um número significativo de palavras. sugere-se a indicação em notas de rodapé. 3. 3. as referências e o resumo devem ser digitados em espaço simples. xxx de 2004. entrelinhas (dois espaços entre o título e a escrita).. . entrelinhas alinhado à margem esquerda. . Exemplo: ANEXO A – Lei n. caso contrário. que devem ser digitados em tamanho 10. Anexo Consiste em um texto ou documento não elaborado pelo autor.0 cm x 29. Para iniciar o texto. as notas. Apêndice Texto ou documento elaborado pelo autor.2 Margem Esquerda e superior: 3 cm Direita e inferior: 2 cm 3.5. Exemplo: APÊNDICE A – Questionário aplicado aos professores da Escola X.5 Glossário Vocabulário em que se explicam palavras de significação obscura. exceto as citações longas. Os títulos das seções devem estar colocados na margem superior e alinhados à esquerda com letras maiúsculas e em negrito. a fim de complementar sua argumentação. com exceção às ilustrações.

A folha de aprovação. alinhado à esquerda. Havendo anexos. devem ser contadas seqüencialmente. a 2cm da borda superior. citação é a “menção de uma informação extraída de outra fonte. listas. sumário. Títulos sem indicativos numéricos. 3. mas não devem ser numeradas. como agradecimentos. a partir da primeira folha da parte textual (introdução). ficando o último algarismo a 2cm da borda direita.” Serve para esclarecimento do assunto em discussão ou para ilustrar ou sustentar o que se afirma. 1). 4 CITAÇÕES Conforme a NBR 10520 (2002. a dedicatória e a epígrafe são elementos sem título e sem indicativo numérico. a partir da folha de rosto. direta ou indireta. glossário.5 Indicativos de seção O indicativo numérico de uma seção precede seu título. numerá-los de maneira contínua e sua paginação deve dar seguimento à do texto principal.6 Paginação As folhas do trabalho. . apêndices e anexos devem ser centralizados. no canto superior direito. As normas específicas para apresentar as diversas formas de citações estão no “link” Normas de apresentação de Citações.6 3. de fonte escrita ou oral. Pode ser uma transcrição ou paráfrase (fidelidade nas idéias com elaboração própria). referências. p. em algarismos arábicos. separado por um espaço de caractere. resumo. A numeração é colocada.