Curso de Capacitação de Tutores em Ead ± EAD/UFOP

Construção do texto em WIKI ± 7ª Atividade de Estudo / Unidade de Aprendizagem - Contexto Histórico, bases conceituais e fundamentos da Educação a Distância BREVE HISTÓRICO DA EAD NO BRASIL Aline Cristina Monteiro Roque Cristiane Barbosa de Melo Abdalla Ivone da Silva Gomes Gonçalves
Neuirk Silva Pereira

Turma 4/2011

1-INTRODUÇÃO A modalidade vem abrindo espaço no Brasil com números expressivos. Entre 2004 e 2005 chegou-se a uma marca de 215 cursos oferecidos por Instituições Brasileiras reconhecidas pelo MEC. Em Dezembro de 2008, o país já somava 2.648.031 alunos matriculados em cursos a distância, em todos os segmentos. Em virtude dessa realidade assistimos a mudanças inevitáveis no papel do professor, no aprimoramento das tecnologias, nos modelos de ensino-aprendizagem, no modo de estudar do aluno, que ao invés de receptor, colabora através das mais diversas estratégias de comunicação nos ambientes virtuais de aprendizagem. 1.1 Trajetória Histórica da Educação a Distância no Brasil A trajetória da Ead no Brasil teve início em 1904, como na maioria dos países, onde o ensino era por correspondência. Nesta época, as instituições privadas começaram a oferecer cursos na modalidade técnica sem exigir escolarização anterior. Em 1923, este modelo foi consagrado com a criação da Rádio Sociedade do Rio de Janeiro. Anos mais tarde (1939), A Educação a distância ganha a atuação do Instituto Monitor e do Instituto Brasileiro (1941) e, somente em 1970 e 1980, instituições privadas e ONGs começaram a oferecer cursos supletivos a distância, com aulas através de satélites e materiais impresso. Somente em meados de 1990 é que a universidade virtual, organizada como ensino superior a distância com uso de Tecnologias de Comunicação e Informação (TIC), surgiu no Brasil. Assim, o ano de 1990 foi crucial para o crescimento da educação a distância no Brasil devido o e avanço desenvolvimento da internet.

letras entre outros ofertados na modalidade a distância através os pólos municipais. possível e real para ensinar jovens e adultos. As ferramentas usadas para dar suporte à ação pedagógica em Ead são variadas. foi pela iniciativa do Ministério da Educação na criação da Universidade Aberta do Brasil em 2005 que estudantes de todo Brasil estão tendo oportunidades de graduarem cursos superiores em administração. onde consórcios foram sendo organizados por afinidade regional.No entanto. Atualmente. saberes e práticas pedagógicas diversificadas. 1. principalmente a telemática. nas redes públicas e privadas. demarca o nascimento da universidade virtual do Brasil. Entre 1999 e 2001. Com o aumento pela procura e necessidade profissional. foi à criação das Universidades Aberta do Brasil (UAB) que atende um grande número de estudantes espalhados por todos estados através de pólos municipais. as universidades virtuais formaram redes de cooperação acadêmica. tutores e alunos conectados e interligados por tecnologias. As mesmas potencializam o processo ensino aprendizagem e surge como alternativa de formação vencendo barreiras de tempo/espaço interligando contextos sujeitos. . passou a ser vista como uma forma viável. Realizando o ensino e aprendizagem através da interação entre professores. no Brasil.2 As Novas Tecnologias e o desenvolvimento da modalidade de educação a Distância O uso das Tecnologias da Informação e Comunicação no processo Educacional da EAD nos últimos tempos tem proporcionado grandes transformações e inúmeras possibilidades na ação pedagógica e na construção de conhecimentos. até então rejeitada por muitas universidades. A criação de uma secretaria de educação a distância (SEED) do Ministério também foi relevante no processo de tornar a EAD oficialmente válida e equivalente para todos os níveis de ensino. o fato que justifica o incremento dessa modalidade. o que de mais importante já foi realizado em Ead em nosso país. além da expansão da internet. cada uma com suas finalidades e objetivos desenvolvidos pelos recursos assíncronos e . seja ela presencial ou à distância. pedagogia. foi à promulgação da Lei de Diretrizes e Base (LDB) no ano1996. provocando assim um crescente envolvimento das instituições de ensino superior interessadas em oferecer cursos a distância. geografia. licenciatura em matemática. física. Assim.

Na área Acadêmica. os alunos que se vêem marginalizados do ensino superior. desenvolvendo atividades educativas. com a criação do decreto do MEC nº 5. por alunos que estudam a distância. a renovação do saber e a inserção mais veloz do saber fazer e do reaprender vêm de encontro atualmente ao advento das novas tecnologias que dão suporte à criação do conhecimento.622 de 19 de Dezembro de 2006. Desta forma. muito usado em dias atuais. telefone. fazendo da inovação e descoberta etapas relevantes para a construção do conhecimento. atualmente. CDs e DVDs. fazendo uma comparação entre a educação a distancia e a presencial. 1. Podendo também ser usado o correio. onde professores e alunos e tutores se interagem e participam das atividades propostas independentes de espaço físico reservado.3 Diferentes abordagens conceituais sobre Educação a Distância As primeiras abordagens da Ead a qualificavam pelo que ela estabelecia e pelo que representava ser. videoconferência. Com as NTICs. facilitando as mudanças organizacionais e pessoais. wiki. . mas não fazem por falta de tempo. para muitos profissionais e trabalhadores que precisam aperfeiçoar e melhorar seu desempenho. agora tem a garantia de acesso e possibilidade de cursar uma universidade. Este último com capacidade de interação entre os professores alunos em tempo real podendo realizar perguntas e discussões. o processo de aprendizagem deve ser contínuo e acompanhado pelo desenvolvimento das NTICs ± ³Novas Tecnologias da Comunicação e Informação´ visando promover a preparação profissional. onde estudantes e professores se encontram fisicamente separados no espaço e tempo. a Ead tornou-se uma modalidade educacional didático-pedagógica nos processos de ensino-aprendizagem mediada pela utilização das novas tecnologias de informação e comunicação. antes dita como educação convencional. facilitando o acesso ao ensino superior. mas não possui internet em sua residência. as NTICs permitem a superação dessa classe. estimulando a criatividade e ainda propiciando transformações significativas ao processo ensino-aprendizagem. Ainda. Esse último. Moram conceitua a EAD como processo educacional mediado pelas tecnologias. rádio e material impresso. fóruns de discussão. Chat. web conferencia.síncronos como: o e-mail. Mas.

refletindo que do conhecimento surgia a oportunidade de integração do aluno ao ensino superior. principalmente no que tange os instrumentos das políticas públicas educacionais. Com o avanço do desenvolvimento da internet. Como suporte para a realização temos as instituições. porém muitos são os caminhos para a superação destes. 1. Nas décadas de 80 e 90 consistiu em uma alternativa ao sistema formal de ensino oferecendo possibilidades de complementação de estudo àqueles que não haviam tido chances de freqüentar uma escola presencial.O processo educacional EAD está centrado na autonomia do aluno e mediado pelas TICs. professores. coordenadores. ressalta-se que tanto professores como os alunos têm muitos obstáculos a enfrentar. que exigem das pessoas uma maior e melhor qualificação a Ead tornou-se um meio viável para a realização do processo educacional. de inicio. Diante das transformações sociais e com o avanço das tecnologias. há a necessidade de investigação e pesquisa para averiguar como os alunos. Sendo assim. os quais muitos deles espalhados pelo país ministravam aulas sem a formação exigida. secretarias e governos que se uniram para atender a demanda social que é promover Educação de qualidade a todos sem distinção. instrutores. . tutores e tecnologia constroem o conhecimento e colaboram com novas informações.4 Por que e para que se constitui a Ead na realidade social brasileira A Ead foi instituída na realidade do Brasil. professores ocorrendo assim a aprendizagem mútua onde a aprendizagem acontece partindo da aprendizagem do outro. torna-se possível a aquisição de conhecimentos e transformação social. através destes. Diante de tais análises. A educação mediada pelo computador ocorre de forma cooperativa através da interação entre alunos. uma vez que todos os envolvidos nessa cooperação facilitam de uma forma ou de outra o enriquecimento do saber. para oferecer cursos de iniciação profissional em áreas técnicas ou em artes. tutores. pois a interação é troca de informações caracterizada pela participação e pela comunicação. CONCLUSÃO Neste texto buscou-se discutir o crescimento da Educação a Distância no Brasil. Visando também a formação de professores. muitas são as ações a fim de solucionar a questão.

n. cultura e crença. Curitiba. vem mudando a concepção de que estudar é parte de apenas uma etapa da vida e possibilita a educação continuada e atualização mediante as exigências da atual sociedade.Mugnol. classe social e etnia.Universidade Federal da Paraíba (UFPB). n.educacaoadistancia@ufmg. aprender a fazer. acumulados de trabalho ou não. Jorge Fernando Hermida .br. ativos e preparados para atuar no mercado de trabalho tão competitivo. p. REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS ± Hermida.Vila.eca. Bonfim. a Ead oferece cursos para pessoas de todo Brasil e do mundo. José Manuel. O que é Educação a Distância. principalmente às pessoas que antes não tinham possibilidades para usufruir desse direito.htm . eficiente e preparada para alavancar a EAD com qualidade a todos sem distinção de raça. Contudo. Universidade Federal de Minas Gerais ± Brasil ± Educação a distância no Brasil . ultrapassando fronteiras.A Educação À Distância: História. Licenciado sob uma Licença Creative Commons Moran. Além disso.Revista HISTEDBR On-line. 27..166±181. não basta somente ter acesso às novas tecnologias se não tiver uma organização educacional competente. Diálogo Educ. http://www. 2009.Rev. ISSN 1518-3483 . especial. Assim. críticos.usp.Doutoranda em Educação (UNICAMP) . Marcio ± A Educação a Distância no Brasil: conceitos e fundamentos. tendo como princípio os quatro pilares da educação (aprender a aprender. 9. a Ead vem facilitar a construção da educação. Maria do Carmo . p. ago 2006 ISSN: 1676-2584181 . Campinas. v.Sabe-se que não é fácil educar à distância. Cláudia Ramos de Souza . 335-349. Concepções e Perspectivas . aprender a ser e aprender a conviver) no intuito de formar cidadãos conscientes.Bolsista CAPES . limitados fisicamente ou não. maio/ago.br/prof/moran/dist. mediando a interação de alunos de diferentes níveis socias.