Sectores de Actividades

Sectores de Actividades
• Existe uma grande diversidade de actividades económicas que podemos classificar em 3 grupos: Primário, Secundário e Terciário. • Porem vou só falar do Sector Primário.

Sectores de Actividade
• O sector primário como o nome indica, engloba as actividades de exploração de recursos naturais. • As actividades deste sector desenvolvem-se no espaço rural, excepto as que se relacionam com a pesca.

Sector Primário
Aquacultura

Pecuária

Agricultura

Sector Primário
Silvicultura

Extracção Mineira

Caça

Sector Primário

Pesca

Salicultura

Sectores de Actividade
• Agricultura
É a actividade mais importante do sector primário e , como está directamente relacionada com as condições naturais do clima, do relevo, apresenta características diferentes, consoante a região do país onde é praticada.

Sector Primário
• Em Portugal foram definidas nove regiões agrárias:

Sector Primário
• Entre Douro e Minho: • Características dominantes:  Temp. amenas  Solos férteis  Abundância água  Exploração de pequena dimensão  Relevo acidentado ( socalcos)

Sector Primário
• Trás-os-Montes:  Temperaturas baixas no Inverno e altas no Verão  Relativa abundância de água  Solos pobres  Domínio de áreas planalticas  Exploração de media e grande dimensão.

Sector Primário
• Beira Litoral:  Temperaturas amenas  Solos férteis  Abundância de água  Relevo acidentado com planície  Exploração de pequena e media dimensão

Sector Primário
• Beira interior:  Temperaturas altas no Verão e baixas no Inverno  Relativa abundância de água  Predomínio de solos pobres  Relevo montanhoso com áreas planalticas  Exploração de media e grande dimensões

Sector Primário
Ribatejo e oeste:      Temperaturas amenas Solos férteis Abundância água Predomínio de planícies Exploração de media e grande dimensões

Sector Primário
Alentejo:  Temperaturas amenas no Inverno e elevadas no Verão  Escassez de água o que obriga á rega artificial  Solos pobres  Relevo aplanado(plano)  Exploração de grandes dimensões

Sector Primário
Algarve:     Temperaturas amenas Relativa abundância de água Predomínio de solos férteis Relevo acidentado, com algumas áreas de planície  Exploração de pequena e media dimensão

Sector Primário
Principais produtos
Entre-Douro e Minho Milho vinho Batata Produtos Hortícolas Centeio Vinho fruta Azeite Trás os montes

Beira Litoral

Milho Arroz Batata Vinho

Beira Interior

Centeio vinho Azeite Batata Fruta ( pêssego, cereja, maçã)
Arroz vinho

Ribatejo e oeste

Fruta ( melão, pêssego, morango,etc)

Alentejo

Trigo vinho Azeite Culturas industriais ( girassóis e tomate)
Produtos hortícolas amêndoa vinho fruta ( laranja,

Algarve

Sector Primário
…Nas regiões Autónomas: Principalmente na Madeira as principais espécies cultivadas são a vinha, a banana, a cana de açúcar e a batata que se distribuem segundo a altitude pois neste caso é devido á influência que o relevo tem no clima. Assim: Até 400 mts: cana de açucar-banana Entre 400 e 1000 mts: cereais, batatas, vinha Acima 1000 mts: algumas pastagens sem grande aproveitamento

Sector Primário
Nos Açores, as principais culturas são o vinho, o milho, a beterraba sacarinha e o ananás, cultivado em estufas.

Nesta região os campos são protegidos com muros de pedra ou sebes - devido á proximidade do mar que devido aos ventos húmidos salinos vão transportar partículas de sal fino que vão ser prejudiciais ás culturas.

Sector Primário
Pecuária

Sector Primário
A pecuária, ou seja, a criação de animais, está muito ligada á agricultura e como ela, depende das condições naturais. Em Portugal o gado ovino é o que se faz representar em maior número, embora o gado bovino e suíno tenha um maior peso económico devido á sua importância na alimentação humana.

Sector Primário
Distribuição geográfica:
Alentejo

• Predomina os bovinos e o gado ovino e caprino
Ribatejo e oeste

• Predomina a produção de suínos

Sector Primário
Silvicultura

Sector Primário
Da silvicultura ou seja a manutenção, exploração e recuperação da floresta, resulta a produção:

madeira

Cortiça

resina

Sector Primário
Existem também outros produtos que são utilizados como matérias primas pela industria do Imobiliário e do papel.

Sector Primário
Em Portugal a floresta ocupa cerca de 1/3 do território nacional, existindo em maior quantidade o pinheiro bravo o sobreiro a azinheira e o eucalipto.

Sector Primário
A importância do sobreiro na floresta portuguesa reflecte-se na produção de cortiça, ocupando Portugal o 1º lugar a nível mundial.

Sector Primário
Em Portugal, tem aumentado a área de floresta devido em grande parte á plantação de eucalipto em larga escala e á reflorestação de área onde a floresta natural tinha desaparecido.

Zona erosiva

Plantação eucalipto

Sector Primário
Recursos Minerais do Subsolo

Sector Primário
A actividade e extracção de minerais do subsolo é designada por industria extractiva e inclui-se no sector primário por retirar directamente da Natureza os produtos que fornece. A localização destas actividades depende da existência de jazidas minerais e de nascentes de aguas naturais.

Sector Primário
Associada á exploração de recurso do subsolo há ainda um aproveitamento dos recursos hidrominerais:

Aguas termais para fins medicinais e como componente turístico

Aguas minerais e de nascente

Sector Primário
Pesca

Sector Primário
A pesca e as actividades a ela ligadas continuam a ter alguma importância na economia nacional. No entanto tem-se registado uma diminuição da população activa deste sector. A pesca é uma actividade ligada ao mar, que tem grande importância na produção de recursos alimentares.

Sector Primário
As espécies mais pescadas nas águas portuguesas são:

Sector Primário
De entre os portos de pesca portugueses, destacam-se, pela quantidade de pescado desembarcado , os de Matosinhos, Peniche e Sesimbra. No entanto tem havido uma redução da quantidade de pescado desembarcado devendo-se sobretudo á intensa exploração das espécies muitas vezes com utilização de tecnicas proibidas, como as redes de malhas finas que capturam os peixes muito jovens impedindo a sua reprodução.

Sector Primário
Medidas tomadas de protecção das espécies:

Sector Primário
Aquacultura

Sector Primário
A outra forma de produzir recursos alimentares e ajudar a preservação das espécies é a Aquacultura.

A Aquacultura é a produção de espécies aquáticas em ambientes controlados pelo homem.

Sector Primário
Em Portugal as espécies mais produzidas em Aquacultura são:

Truta

Dourada

Robalo

Bivalves

Sector primário
Com este trabalho espero ter contribuído para um melhor conhecimento dos nossos recursos, referentes ao sector primário e ter contribuído para a nossa aprendizagem.

Este trabalho foi realizado por
Catarina Constantino 6º B- nº 5